• Nenhum resultado encontrado

Saúde

No documento Comportamental (páginas 90-95)

2 REVISÃO DA LITERATURA

4.6 A GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) NA

4.6.2 Saúde

A atuação da Petrobras tem como eixos a promoção da saúde e a prevenção das doenças entre os trabalhadores, com base na concepção de saúde integral – dentro e fora do trabalho. Os programas e intervenções na área são orientados pela análise epidemiológica de informações como mortalidade, morbidade e prevalência de fatores de risco. Esse procedimento sistemático tem produzido resultados positivos na saúde dos empregados.

O indicador Percentual de Tempo Perdido (PTP), que contabiliza os afastamentos do trabalho por doenças ou acidentes, vem se mantendo estável nos últimos anos (gráfico 6). A meta para 2011 do PTP é de 2,18.

Gráfico 6 – PTP (Percentual de Tempo Perdido)

Fonte: Petrobras S/A (www.petrobras.com.br - Indicadores de Responsabilidade Social e Ambiental)

Foram desenvolvidos diversos programas que visam à melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.

Seguindo o conceito de saúde integral, esses programas envolvem aspectos físicos, emocionais e sociais, além de avaliar e prevenir os impactos dos riscos ocupacionais e ambientais na saúde da força de trabalho e das comunidades vizinhas.

Esse procedimento sistemático tem produzido resultados positivos. As doenças não- ocupacionais, sem vínculos com atividades profissionais, predominaram entre as causas de afastamento de empregados próprios em 2006 (gráfico 7), a exemplo dos anos anteriores. Isso justifica a ênfase dada pela Companhia ao Programa de Promoção de Saúde, que estimula a adoção de estilos de vida saudáveis. A Petrobras também incentiva e monitora a participação de todos os empregados nos exames anuais de saúde e estimula o cumprimento das recomendações médicas.

A força de trabalho participa das discussões relacionadas a SMS por meio de comitês formais como a CIPA, nos quais 100% dos empregados e terceirizados são representados.

Gráfico 7 – Causas dos afastamentos em 2006 (%) Fonte: Petrobras S/A (Balanço Social e Ambiental – 2006)

Anualmente, diversos eventos e campanhas são organizados com o intuito de investir na prevenção de acidentes e doenças e na melhoria da saúde da força de trabalho, como o

Workshop

de Promoção da Saúde e a Semana da Saúde. Por ocasião da campanha de vacinação contra a gripe, a vacina é oferecida gratuitamente a empregados e terceirizados, assim como aos demais beneficiários da Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS). Como exemplo, nove campanhas de conscientização em SMS foram veiculadas nos empreendimentos de engenharia com o objetivo de melhorar o desempenho em SMS em áreas específicas. Alguns temas abordados foram prevenção de acidentes com as mãos e doenças sexualmente transmissíveis. A Companhia oferece aos seus empregados o benefício de participação de psicoterapia, visando a facilitar o tratamento de doenças psicossomáticas e problemas psicológicos ou relacionados ao estresse.

Na implementação de empreendimentos para a Região Norte, a Petrobras possui o Serviço de Monitoramento de Vetores e Controle de Endemias do Gasoduto Urucu- Coari-Manaus. A Petrobras realiza um estudo prévio e avalia as possíveis consequências da reprodução de parasitas nas comunidades localizadas nas áreas de construção do gasoduto. A partir desse estudo, as Secretarias Municipais de Saúde são envolvidas em ações de prevenção e controle, além do diagnóstico e tratamento dos casos de malária nas comunidades próximas. A saúde dos trabalhadores e das comunidades vizinhas da obra também é monitorada, assim como os acidentes por animais peçonhentos e as doenças transmitidas pela água.

A Companhia busca cooperar de forma afirmativa no desenvolvimento de políticas públicas de orientação e prevenção da Aids. Por isso mantém contato com organizações nacionais e internacionais responsáveis pela vigilância, assistência e pesquisa sobre a doença.

A Política HIV/Aids da Petrobras garante a não-discriminação no local de trabalho, a confidencialidade caso o portador do vírus comunique a Companhia sobre sua condição e serviços de aconselhamento e cuidados com a saúde. Oferece medicamentos, inclusive para os dependentes do portador do vírus, e capacita os profissionais de saúde da Companhia no atendimento ao trabalhador soropositivo. A Petrobras disponibiliza a todos os seus empregados a realização gratuita de testes de diagnóstico, desde que sejam requisitados voluntariamente. Como medidas preventivas, a Companhia realiza campanhas de conscientização entre a força de trabalho. Dessa forma, todos podem ter conhecimento dos meios de transmissão, adoção de comportamento seguro e compreensão do risco individual.

Para resolver e prevenir problemas ocasionados pela postura incorreta ou local de trabalho inadequado, foi criado o Projeto Gestão de Riscos Ergonômicos.

Algumas Unidades já desenvolviam programas de ergonomia com resultados positivos. Porém, identificou-se a necessidade de estabelecer orientações corporativas para padronizar as ações com o objetivo de promover hábitos mais saudáveis e de forma integrada às normas de segurança e saúde. Os empregados que solicitam esse serviço recebem orientações específicas sobre sua postura e seu local de trabalho.

As Normas e Procedimentos de Saúde Ocupacional abrangem os temas: exames médicos ocupacionais, exposição ao ruído, condições de trabalho em plataformas marítimas, exames odontológicos ocupacionais, documentação de saúde e absenteísmo por doença. A Companhia possui ainda o Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional, onde a força de trabalho é monitorada e orientada nesses aspectos.

Todos os trabalhadores possuem Atestado de Saúde Ocupacional e as instalações dispõem de procedimentos operacionais com instruções para minimizar a exposição ao risco.

O ACT 2007 possui um capítulo dedicado exclusivamente à questão saúde, detalhado em temas como: exame médico periódico, comissões de SMS de empregados próprios, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Programas de Alimentação e de Avaliação Nutricional Periódica, Prevenção em Saúde Ocupacional, Programa de Contingência, Prevenção em Segurança do Trabalho, Combate a Incêndio, Monitoramento Ambiental Biológico e Política de Saúde, entre outros.

No documento Comportamental (páginas 90-95)