• Nenhum resultado encontrado

A Seção de Capacitação - responsável pelo planejamento, organização e execução dos eventos de capacitação profissional oferecidos pelo TRT –, no ano de 2006, realizou cursos internos em cidades do Interior do Estado, construiu cursos para atender demandas específicas, em conjunto com as Unidades interessadas, e elaborou o projeto de implantação e implementação do ensino a distância, em conformidade com o Projeto Rompendo Distâncias do TST.

A grande interação e integração da Seção com as Unidades Jurisdicionais e com os servidores, ocorrida em função desses trabalhos, foi extremamente positiva, qualificando o diagnóstico de necessidade e a efetividade dos cursos.

Destaca-se, também, a participação da Seção na concepção, organização e execução do 2º Encontro Nacional de Recursos Humanos e Saúde da Justiça do Trabalho, realizado em Porto Alegre, sob a responsabilidade deste TRT.

A meta orçamentária de 4.000 treinados foi novamente superada, salientando-se o aumento do índice de horas de treinamento anual por servidor, hoje estabelecida em mais de 26 horas por ano de treinamento por servidor.

Programa de Formação

- Integração de servidores (8 horas; 2 turmas; 20 participantes) - Informática para novos servidores (16 horas; 30 participantes)*

- Integração especial para Agentes de Segurança (16horas); 02 participantes)* Programa de Aperfeiçoamento

Porto Alegre

- Curso de Língua Portuguesa (7 módulos de 6 horas; 244 participantes)*. Realizado em Porto Alegre, Osório, São Leopoldo e Bento Gonçalves. Em 2006, foi possível atender parte da demanda desse

treinamento, superando-se algumas adversidades, tais como: falta de equipamentos nas cidades do interior, agendas, greve prolongada de servidores, reformas na sala de treinamento. Tendo em vista grande importância e procura desse curso, a Seção estudará a sua implementação na formatação a distância.

- Cursos de Informática (138 horas; 275 participantes )*. Realizados os seguintes Cursos: Curso de Mala Direta; Curso de Rede e Vírus, Cursop Consulta Jurídica na Internet; Curso Navegação Segura na Internet; Curso de Digitalização de Documentos; Curso de BROffice - Texto, Curso de BROffice - Planilha, Curso de BROffice – Apresentação.* Cabe salientar que, devido ao longo período de greve dos servidores, muitos cursos de informática foram suspensos, a fim de se evitar a subutilização dos instrutores em turmas muito reduzidas.

- Curso de Responsabilidade Civil (10 horas; 45 participantes).

- Curso Execução contra a Fazenda Pública (10 horas; duas turmas; 102 participantes). - Curso Lei de Falências (10 horas, duas turmas; 88 participantes).

- Curso de Acidente do Trabalho (10 horas; duas turmas; 86 participantes).

- Curso Reforma do Processo Civil e os Reflexos no Processo do Trabalho ( 30 horas; três turmas; 131 participantes).

- Curso de Qualificação para Executante de Mandados (40 horas; 26 participantes).

- Curso de Aperfeiçoamento nos Subsistemas de Varas do Trabalho – Protocolo (3,5 horas; 9 participantes) – Notificação (3,5 horas; 8 participantes) – Prazo (3,5 horas; 15 participantes) – Memorandos e Ofícios (3,5 horas; 15 participantes)* Este treinamento surgiu para atender a demanda colhida pela Seção de Capacitação junto aos servidores do 1º grau, que solicitaram cursos que lhes preparassem para todos os trabalhos e que dessem a visão sistêmica do funcionamento de Vara do Trabalho. O curso foi muito bem aceito e será objeto de estudo n próximo, visando sua realização na formatação de ensino a distância para facilitar a participação dos servidores lotados no interior do estado.

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 28 turmas; 137 participantes)* Visando a atender a solicitações da Corregedoria, que durante todo ano acompanhou a sua execução, foram realizadas 17 turmas, em Porto Alegre, e 22 turmas no interior. Nunca a Seção havia realizado ações com esta abrangência. Este trabalho, a Seção esteve sempre muito em contato com todo o 1º grau, oportunidade em que colheu-se novas necessidades de capacitação. Saliente-se, também, o trabalho da Seção no sentido de encontrar novos instrutores internos, mantendo a qualidade do curso, para dar conta da quantidade de treinamento a ser feito e observar o limite legal de horas/ano por instrutor. No ano de 2005, tínhamos três instrutores, todos do SOF. Hoje, temos 05 instrutores do SOF, 01 instrutor lotado na SEAUDI e um instrutor lotado na 5ª Vara do Trabalho de POA, o que representa um significativo acréscimo e mais valorização dos servidores como um todo.

- Curso de Execução Orçamentária e Financeira para servidores do Serviço de Precatórios, da Secretaria Administrativa e da Secretaria de Auditoria Interna (24horas; 25 participantes)* Elaborado a partir de demandas colhidas junto a Secretaria Judiciária e a Secretaria Administrativa. Saliente-se a inovação de convidarmos para atuar como instrutor interno, servidor do TST, Marcelo, expert em orçamento público, para ministrar o curso.

- Curso Prático de Retenção na Fonte de Impostos para servidores da Secretaria Administrativa (8horas; 23 participantes).A pedido da Secretaria Administrativa, o curso foi organizado, mediante contratação de empresa externa, turma fechada para servidores e realizado nas instalações do Tribunal, possibilitando a participação de mais servidores e um custo menor.

- Cursos para a Área de Segurança do Tribunal - Organizado em conjunto com a chefia da Seção de Segurança do Tribunal os seguintes cursos em Porto Alegre: Curso Prático Extensivo de Defesa Pessoal(28h), duas turmas, que se estenderam por todo o ano, em aulas semanais, contando com a participação de 35 pessoas; Curso de Aperfeiçoamento para Agentes de Segurança (32h), duas turmas, contando com Instrutores Externos e Internos e com a participação de 50 pessoas; Curso de Atendimento a Emergências (20h), duas turmas, com contratação externa, e participação de 40 servidores; Curso de Direção Defensiva para Agentes de Segurança (15 horas; 07 participantes).

Bagé

- Curso de Acidente do Trabalho (10 horas; 29 participantes)

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 24 participantes)* Bento Gonçalves

Caxias

- Curso de Intervenção de Terceiros (10 horas; 28 participantes)

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 22 participantes)* Erechim

- Curso de Intervenção de Terceiros (10 horas; 19 participantes)

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 12 participantes)* Frederico Westphalen

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 9 participantes)* Gramado

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 14 participantes)* Lageado

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 17 participantes)* Lagoa Vermelha

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 14 participantes)* Livramento

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 11 participantes)* Novo Hamburgo

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 25 participantes)* Osório

- Curso de Língua Portuguesa (6 horas; 15 participantes)* Palmeira das Missões

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 8 participantes)* Passo Fundo

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 8 participantes)* Pelotas

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; duas turmas; 29 participantes)* Rio Grande

- Curso de Intervenção de Terceiros (10 horas; 37 participantes)

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 24 participantes)* Santa Cruz do Sul

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 20 participantes)* Santa Maria

- Curso de Intervenção de Terceiros (10 horas; 19 participantes)

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 13 participantes)* Santa Rosa

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 12 participantes)* Santo Ângelo

São Borja

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 8 participantes)* São Leopoldo

- Curso de Língua Portuguesa (6 horas; 07 turmas; 189 participantes)* Taquara

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 17 participantes)* Torres

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 13 participantes)* Uruguaiana

- Curso Nova Certidão de Cálculos Trabalhistas (6 horas; 18 participantes)*

Além dos cursos acima, efetivaram-se 93 inscrições de servidores em eventos externos de capacitação profissional, as quais representaram 7,92% do total do valor destinado à capacitação de pessoal (computado, além do valor de inscrição, as diárias e as passagens, quando necessário).

Programa de Desenvolvimento Porto Alegre

- Curso de Análise de Recursos e Elaboração de Minutas de Acórdãos (36 horas; 26 participantes)* O objetivo desse curso foi de repassar aos servidores o funcionamento dos trabalhos dos gabinetes. O curso foi desenvolvido e ministrado por um grupo de Assessores, que atuaram como Instrutores Internos, demonstrando o esforço da Instituição pela valorização dos talentos internos. Para a Seção, novas parcerias que vieram para agregar valor e compartilhar saber. O lançamento do curso gerou uma grande procura (mais de 100 pessoas), tendo sido, entretanto, possível realizar-se apenas uma turma (falta de agenda na sala de treinamento).

- Palestra Estrutura do Tribunal – 2ª Instância (1hora, duas edições; 63 participantes)*

Ação da Seção executada para atender demanda obtida junto aos servidores em geral. Foi chamado para ministrar a palestra o Diretor da Secretaria Judiciária tendo em vista seu conhecimento e sua experiência na matéria. Foram realizadas duas palestras, contando com a participação de 60 servidores do Tribunal. Devido à importância do tema, será analisado a possibilidade de, no próximo, ano este evento ser ministrado a distância.

- Curso de Funções Jurisdicionais e Administrativas Varas do Trabalho (136 horas; 2 turmas; 82participantes). Do total de horas por turma – 100 horas foram objeto de contratação externa e 36 horas de instrutoria interna*. Curso que prepara servidores para novas funções na Varas Trabalhistas. Como se trata de curso ministrado durante vários meses, as idas e vindas do movimento grevista prejudicaram o seu andamento e a adequação do calendário ensejou muitas negociações e renegociações com alunos e professores.

- Cursos de Inglês: Este programa foi totalmente ampliado desenvolvido por Instrutores Internos, tendo sido realizadas quatro turmas, assim discriminadas: Inglês Básico para Informática (60horas; 10 participantes); Curso de Inglês Intermediário para Informática (60 horas; 10 participantes); Curso de Inglês Básico (60 horas; 17 participantes) e Curso de Inglês Intermediário (60 horas, 11 participantes). As aulas destes cursos ocorreram durante todo o ano, tendo sido aqui o desafio a superação das dificuldades normais de programas de execução prolongada (greve dos servidores, reformas na sala de treinamento, etc), o que se deu em função do interesse dos servidores que participaram do curso e do empenho dos instrutores. A ampliação do programa somente possível por ter-se localizado mais um servidor habilitado à função de instrutor interno, tendo em vista a observância do limite máximo de horas por instrutor.

- Curso de Qualificação para Instrutores Internos ( 16 horas; 15 participantes)* - Curso de Breeze – ferramenta do ensino a distância (40 horas; 8 participantes)

todo o ano, todas as segundas, à noite, sendo que este ano os oficineiros fizeram as seguintes apresentações públicas:

a) Audiência de 1944, trabalho apresentado no Encontro organizado pelo Memorial da Justiça do Trabalho, para um público de 87 pessoas.

b) Sarau Cultural, reunião de cinco performances apresentadas no 2º Encontro Nacional de Recursos Humanos e Saúde da Justiça do Trabalho, para um público de 95 pessoas

c) O reencontro e O caso do Papai Noel, duas performances apresentadas na Festa Prata da Casa, para um público de 300 pessoas.

d) Barbaridade, reunião de seis performances apresentadas em dezembro no Auditório do Foro de Porto Alegre, para um público de 105 pessoas

e) Relacionamentos têm Graça, três performances apresentadas para servidores do Ministério da Agricultura, em dezembro, para um público de 300 pessoas.

Programa de Desenvolvimento Gerencial

- Workshop O Papel da Chefia no Novo Sistema de Avaliação (8 horas; 7 turmas; 150 participantes) Organizado e executado em parceria com a Seção de Avaliação de Desempenho, ministrado por instrutor interno.

- Curso de Qualificação para Diretores de Secretaria de Varas do Trabalho (96 horas; 36 participantes). Do total de horas-aula por turma – 60 horas foram objeto de contratação externa e 36 horas de instrutoria interna.

- I Encontro Regional de Assessores, Assistentes Administrativos e Secretários de Gabinetes (4 horas; 107 participantes). Evento inédito, concebido pelos Assessores de Gabinetes, e, a pedido dos idealizadores, organizado e executado pela Seção, contando com a participação da palestrante de renome nacional Prof. Dra. Edina Bonsucesso (contratação externa).

- Encontro Regional de Diretores dos Serviços de Distribuição dos Feitos (8 horas; 21 participantes). - I Encontro Regional de Diretores de Secretaria de Varas do Trabalho (8 horas; 53 participantes). O evento contou com a participação do Diretor-Geral de Coordenação Administrativa. Na programação, também, as palestras Estrutura e Funcionamento do TRT 4ª Região (instrutor interno) e Gestão de Pessoas, pelo Prof. Dr. Luiz Paulo Bignetti (contratação externa).

- IX Encontro Anual de Chefias do TRT 4ª Região (8 horas; 119 participantes). Evento anual realizado em novembro, contando com a presença do Juiz Vice-Presidente, no exercício da Presidência, para a abertura. Realizada apresentação do projeto de educação a distância em desenvolvimento neste Tribunal, palestras e debates de temas relacionados e avaliação de desempenho e sobre qualidade de vida no trabalho, o papel da chefia no adoecimento e no tratamento das doenças, com palestrantes de renome nacional – Prof. Dr. Sergio Nicoletti e Prof. Dra. Rosinha Carrion.

- II Encontro Nacional de Recursos Humanos e Saúde da Justiça do Trabalho. O evento foi coordenado pelo Diretor da SRH e executado por servidores da SRH, da Comunicação Social, da Informática e dos Serviços Gerais Todos os servidores da Seção de Capacitação participaram do Encontro, integrando desde a concepção, organização e execução do Encontro que foi realizado em outubro no Novotel, durante três dias, bem como colaborarão na execução do IX Encontro de Diretores-Gerais da Justiça do Trabalho, no mesmo período, totalizando 164 participações de servidores de todos os Regionais e TST. Contou com a participação do Presidente do TRT na abertura do evento e com palestrantes de diversas áreas do conhecimento, como Prof. Dr. Luiz Paulo Bignetti (Gestão), Prof. Dr. Sergio Nicoletti (Saúde), Dr. Paulo Portich (Saúde), Dra. Salete Maria Pretto (Saúde), Dr. Márcio Perondi (Saúde) e Prof. Marco Aurélio Ferreira Vianna (Gestão), contratações externas. Participaram, também, servidores deste e de outros Regionais na apresentação de trabalhos e em grupos de discussão.

Ensino a Distância

Em maio de 2006, um servidor da Seção de Capacitação participou, em Florianópolis, de treinamento para conhecer o Projeto do TST Rompendo Distâncias, coordenado pelo TRT da 12ª Região, projeto esse que representa a introdução do Ensino a Distância – EAD na Justiça do Trabalho. Em junho do mesmo ano, a Seção participou, em Porto Alegre, do Curso Breeze (ferramenta adquirida pelo TST para o desenvolvimento do ensino a distância). A partir de setembro, a Seção passou a contar com mais um servidor para desenvolver estudos de implantação do EAD neste Regional, resultando na:

- elaboração, em conjunto com a Informática, do Tutorial do Sistema e-Jus, para veiculação em âmbito nacional pelo CSJT;

- realização de visita de cooperação técnica ao TRT da 12ª Região;

- apresentação do projeto de EAD no 9º Encontro Anual de Chefias do TRT 4ª, em novembro, realizado a distância, e em conjunto com o Diretor da SRH;

- elaboração do material para a apresentação do projeto de EAD à Administração deste Tribunal. - elaboração da minuta de programação de EAD a ser executada em 2007. Para tanto, participação em diversas reuniões com colaboradores internos para estabelecer parcerias, entre eles, SMO, SAF, CODITRA, SOF e Secretaria Judiciária;

- elaboração do projeto pedagógico do curso de cálculos trabalhistas a distância, quese encontra na fase de implementação com auxílio de consultoria externa.

Nº Treinados x Horas Treinamento

ÁREA INVESTIDA Nº PARTICIPANTES HORAS DE TREINAMENTO

Programa de Formação 52 512 Programa de Aperfeiçoamento 2.293 25.483 Programa de Desenvolvimento 1.334 22.217 Desenvolvimento Gerencial 664 10.952 Secretaria de Informática 100 2850 Magistrados 133 16.734 Total 4.576 78.748

Distribuição do orçamento da capacitação – 2006

39,50% 8,90% 7,60% 4,60% 10,20% 0,10% 19,10% 10,00% Aperfeiçoamento - 39,50% Desenvolvimento - 8,90% Desenvolvimento Ge- rencial - 7,6% Diárias - 4,6% Passagens - 10,2% Material Consumo - 0,1% Corregedoria - 19,1% Informática - 10%

Número de Treinados - 2003-2006 Magistrados e Servidores

Número de Horas de Treinamento – 2003-2006

Índice Número de Horas Anuais de Treinamento por Magistrado/Servidor – 2003-2006

Observação: O índice referente ao número de horas anuais de treinamento por colaborador foi obtido pela divisão do número de horas treinadas pelo total de servidores e magistrados.

2003 2004 2005 2006 0 2,5 5 7,5 10 12,5 15 17,5 20 22,5 25 27,5 30

16,49

17,42

26,03

27,57

2003 2004 2005 2006 0 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 4000 4500 5000 5500 2593 2595 2856 2856 4278 5428 4972 4576

Nº Servidores e

Magistrados

Nº de treinados

2003 2004 2005 2006 0 5000 10000 15000 20000 25000 30000 35000 40000 45000 50000 55000 60000 65000 70000 75000 80000 42782 45220 75356 78748 Nº Horas de Trei- namento