• Nenhum resultado encontrado

3.2 IDENTIFICAÇÃO DAS FUNCIONALIDADES

3.2.8 Seção “Recursos Humanos” (8 e G)

Na seção “Recursos Humanos” do PTSF, é possível consultar informações sobre: servidores do Senado; viagens oficiais; pensionistas; horas-extras; concursos públicos; estagiários; terceirizados e menores aprendizes.

Para a consulta de informações dos servidores, há um quadro para buscar por nome do servidor, podendo o usuário fazer filtros por: vínculo; situação (ativo ou aposentado); lotação; filtrar os servidores cedidos (para ou pelo Senado); cargo; especialidade; símbolo da função gratificada que ocupa; função gratificada e período da data de admissão.

Figura 45 – Layout da consulta de servidores

Fonte: Extrato de PTSF (2015).

Se o usuário optar em deixar todos os campos sem preenchimento e clicar em pesquisar, aparecerá a lista completa dos servidores do Senado. A lista exibe o nome do servidor, vínculo, ano de admissão, cargo, especialidade e função gratificada (se possuir). A lista está dividida em páginas, e o usuário deve navegar por estas para verificar a listagem completa dos servidores.

Figura 46 – Extrato da listagem dos servidores do Senado

Fonte: Extrato de PTSF (2015).

Os nomes dos servidores estão escritos em forma de link. Ao clicar, o usuário visualiza a página para consulta da remuneração do servidor. Conforme visto anteriormente na seção “Senadores”, sobre consulta de subsídios parlamentares, também é necessária a identificação do usuário para a consulta da remuneração do servidor do Senado Federal, como pode ser visualizado na figura a seguir.

Figura 47 – Layout da consulta de remuneração dos servidores

Ao preencher os campos de identificação, o usuário consegue visualizar a remuneração do servidor selecionado, assim como um link para download em PDF do Ato da Comissão Diretora n.º 10/2012, do Ato do 1º Secretário n.º 10/ 2012 e a decisão judicial e determinação da Diretora-Geral, quanto ao seu cumprimento.

Figura 48 – Layout dos dados de remuneração dos servidores

Fonte: Extrato de PTSF (2015).

Na seção “Recursos Humanos” do PTSF, também há um link intitulado “Lista Completa de Servidores”, no qual o usuário pode observar um documento em formato PDF que apresenta a listagem de todos os servidores do Senado, separado por unidade do Senado.

Figura 49 – Layout da consulta do quadro de servidores efetivos e comissionados

Fonte: Extrato de PTSF (2015).

Neste relatório, são apresentados os nomes dos servidores, o cargo que ocupam, se estão em afastamento, o vínculo (comissionado ou efetivo) e a função que exercem, além da data de admissão. Em cada linha com a unidade no Senado, há uma contagem dos servidores que exercem suas atividades nestas unidades.

Na mesma seção “Recursos Humanos” do PTSF, há um link para consulta de informações sobre as viagens oficiais dos servidores. Este link leva o usuário a uma página com três outros links: “Pagamento de Diárias a Servidores”; “Devolução de Diárias de Servidores” e “Passagens emitidas pelo Senado Federal”. As consultas são apresentadas da mesma maneira como foram descritas na seção 3.2.5 deste trabalho.

Na consulta realizada para este trabalho, o link de informações sobre o pagamento de diárias a servidores apresentou 36 registros, sendo o mais antigo com data de 17/07/2015 e o mais recente com data de 14/08/2015. Assim, o PTSF apresentou registros apenas para um período mensal. Por sua vez, a consulta de devolução de diárias de servidores, realizada na mesma data, apresentou 74 registros, sendo o mais antigo com data de 10/01/2013 e o mais recente de 13/07/2015.

O documento, em formato PDF, disponível no link “Passagens emitidas pelo Senado Federal” é semelhante ao abordado na seção “Senadores”, cujo título é: “Controle de Passagens e Seguros 2015/2016”. Contudo, este documento apresenta as passagens e seguros dos servidores do Senado, enquanto o outro documento citado anteriormente traz apenas informações dos senadores.

Em “Recursos Humanos” do PTSF, é apresentado um link para “Consulta sobre Pensionistas”. Ao clicar neste link, o usuário visualiza uma lista com diversas páginas de pessoas que recebem pensão do Senado, com seus nomes em forma de links, como se pode observar na figura a seguir.

Figura 50 – Layout da consulta de pensionistas do Senado

Fonte: Extrato de PTSF (2015).

Percebe-se, a partir da figura anterior, que é possível fazer a busca na barra de pesquisa, colocando o nome do pensionista e, em seguida, clicando em “Consultar”. No entanto, se a barra de pesquisa não for preenchida, o PTSF já apresenta os nomes de todos os pensionistas do Senado em forma de lista, sendo esta dividida em diversas páginas. A consulta mostra o nome do pensionista, a data de início da pensão e seu fundamento legal, o instituidor da pensão ao beneficiário e a data de óbito do instituidor. Ao clicar sobre o link do nome do pensionista, o usuário é direcionado a uma página semelhante à Figura 47, na qual é necessário preencher seus dados para a consulta dos valores da pensão, estes são apresentados de mesma maneira à Figura 48.

A seção “Recursos Humanos” do PTSF traz também a possibilidade de consulta das horas-extras realizadas pelos servidores do Senado. É possível fazer o download dos relatórios dos meses de novembro e dezembro de 2013, de janeiro a dezembro de 2014 e de janeiro a julho de 2015 (informações obtidas até a data da realização deste trabalho). Estas informações são geradas em um relatório cujo nome é “Relatório de Serviços Extraordinários”, no qual estão as informações das horas-extras prestadas por cada servidor do Senado. As horas-extras mensais de cada servidor estão dispostas no relatório, conforme quadro adaptado a seguir.

Quadro 9 – Informações de horas-extras trabalhadas de servidor

Fonte: Extrato adaptado de PTSF (2015).

Também há um link de consulta de editais de concursos públicos do Senado Federal na seção “Recursos Humanos”. Os links disponíveis referem-se aos editais do concurso realizado no ano de 2012, relação de aprovados e nomeados, ato de prorrogação do concurso e o quadro de cargos efetivos. Todos estes links direcionam o usuário às páginas externas ao PTSF.

Nesta mesma seção do Portal, está disponível um documento em formato PDF que traz a listagem de todos os estagiários que trabalham no Senado Federal. Esta lista apresenta o nome do estagiário, o curso que está fazendo e a lotação na qual exerce suas funções no Senado.

Além disso, o Portal traz, em sua seção “Recursos Humanos”, a lista dos funcionários terceirizados que são contratados para prestarem serviços nas unidades do Senado Federal. É apresentada uma lista com nome, CPF, função, lotação e empresa que terceiriza o funcionário.

Nome: <Nome do servidor>

Obs: O valor R$ 1.450,89, lançado na Folha de Pagamento de 07/2015, refere-se à prestação de serviços extraordinários no mês 06/2015, conforme especificado abaixo.

Pagamento efetuado no mês 07/2015: R$ 1.450,89

Quantidade de horas-extras trabalhadas no mês citado acima: 16h22

Dia Horas-Extras Setor de Prestação

02/06/2015 02h00 PRESID - Presidência do Senado Federal

03/06/2015 00h37 PRESID - Presidência do Senado Federal

09/06/2015 00h38 PRESID - Presidência do Senado Federal

10/06/2015 02h00 PRESID - Presidência do Senado Federal

11/06/2015 02h00 PRESID - Presidência do Senado Federal

16/06/2015 02h00 PRESID - Presidência do Senado Federal

17/06/2015 02h00 PRESID - Presidência do Senado Federal

18/06/2015 01h07 PRESID - Presidência do Senado Federal

24/06/2015 02h00 PRESID - Presidência do Senado Federal

Figura 51 – Layout da consulta de terceirizados do Senado

Fonte: Extrato de PTSF (2015).

O nome da empresa está em forma de link, como pode ser observado na figura anterior. Este link direciona o usuário à página que traz informações sobre o contrato que foi estabelecido entre a empresa prestadora de serviço e o Senado. O layout do contrato pode ser observado na seção “Licitações e Contratos” deste trabalho, na qual a Figura 22 apresenta quais informações dos contratos são exibidas.

Da mesma forma como são apresentadas as informações dos terceirizados, também há um link para consulta de informações dos “Menores Aprendizes”. O layout da consulta é o mesmo da Figura 51. O nome da empresa contratada para ceder os menores aprendizes também está em forma de link, e ao clicá-lo, o usuário pode visualizar informações do contrato vigente entre a empresa e o Senado.