• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 – A ANÁLISE DOS DADOS

3.7. SEGUNDA DIMENSÃO: OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS

Nesta dimensão serão apresentados registros que se referem aos processos que indicam como se desenvolveu a formação do aluno no sentido freireano. Desta forma, assinalamos, aqui, quais os momentos deste processo, desde a identificação dos problemas, as propostas de solução, a proposta de mobilização prática para tais soluções, até as tentativas de expandir a visão de mundo por parte dos alunos. Estão contidas nesta dimensão as categorias “O reconhecimento dos problemas de

79 ordem do conteúdo”, “A identificação com os problemas: o processo de formação” e “A situação de sujeitos participantes da discussão e propostas de mudanças”, “As tentativas de construção de uma visão mais ampla” e “A formação dos alunos atrelada ao reconhecimento dos problemas além da DC”.

3.7.1. CATEGORIA “O RECONHECIMENTO DOS PROBLEMAS DE ORDEM DO CONTEÚDO”

As UAs agrupadas nesta categoria correspondem às descrições feitas pelos alunos que nos indicam o reconhecimento dos problemas relacionados ao conteúdo dos textos da DC postos em discussão nos momentos das atividades. Enfatizamos que este reconhecimento é básico, ou seja, os alunos apenas identificam o problema, não se propondo a buscar respostas e soluções nem tão pouco se identificam como agentes imersos no problema. Nesse sentido, as descrições apresentadas seguem um padrão no qual os alunos caracterizam-se como espectadores e não se apropriam do conteúdo proposto como um fator a ser enfrentado. Abaixo seguem as UAs organizadas por convergência de opiniões.

Aluno 23: Acho que esses problemas são mais vistos em cidades maiores. Acho

que a cultura aqui é um pouco diferente.

Aluno 08: Só que aqui em Arealva, meu tio me falou que em Goiânia eles passam

agrotóxico na laranja hoje e amanhã já colhem. Eu tenho outro tio também que disse que o pimentão passa hoje para daqui uma semana colher. Isso em Arealva. Eles não respeitam as regras.

Aluno 18: [...]é só usar agrotóxico de forma correta, para que não prejudique a

saúde humana e nem o meio ambiente ou usar agrotóxicos com menos riscos para que não possa haver nenhuma contaminação.

3.7.2. CATEGORIA “A IDENTIFICAÇÃO COM O PROBLEMA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO”

Nesta categoria as UAs apresentadas correspondem às descrições feitas pelos alunos que nos indicam o reconhecimento dos problemas relacionados ao conteúdo estudado presentes nos textos da DC postos em discussão nos momentos das atividades e uma identificação pessoal com o mesmo. Desta forma, tais

80 descrições apontam-nos um reconhecimento mais completo do problema, ou seja, os alunos posicionam-se frente à situação tomando-a parte de sua vida, propondo buscar respostas e soluções acerca das situações apresentadas. Nesse sentido, caracterizamos que tal imersão e identificação fazem mais sentido quando nos referimos ao processo formativo. Sendo assim, as UAs são apresentadas a seguir. Aluno 08: Alguém tem que alertar isso. Por que também o governo pode colocar as

melhores leis possíveis, só que se não tiver fiscalização, se não tiver ninguém em cima, cobrando, multando, sabe? Fazendo com que as leis sejam seguidas corretamente e se a população também não ajudar, como que vai ficar? Não adianta ficar esperando a agência de vigilância.

Aluno 08: Mas, aqui, no texto, também fala que a gente, aqui, no Brasil, não revisa o

uso de agrotóxicos há dois anos. Só que a gente não consegue porque não tem apoio, digamos assim, do ministério da agricultura. Se faz mal para as pessoas, por quê que não proíbe o uso desse agrotóxicos?

Aluno 02: Diante dos argumentos apresentados, concluo que todos deveriam se

conscientizar, para não sofrer as consequências futuras...

Aluno 02: As autoridades responsáveis devem orientar os agricultores para que eles

usem agrotóxicos de forma correta.

Aluno 23: Não, não. Devido ao aumento da produção, nesta produção não vai ter

maior lucro. Se gasta muito com a expansão, mas a gente acha que nas futuras colheitas vai ter maior lucro.

3.7.3. CATEGORIA “A SITUAÇÃO DE SUJEITOS PARTICIPANTES DA DISCUSSÃO E PROPOSTAS DE MUDANÇAS”

As UAs agrupadas nesta categoria dizem-nos respeito ao que julgamos ser outra etapa na formação do aluno, a motivação por mudanças. Nesse sentido, além de se identificar com o problema, esta etapa constitui na busca real de soluções e previsões futuras embasadas em tais processos. Sendo assim, as UAs são apresentadas a seguir.

Aluno 01: [...] e a cobrança de nosso povo para com o governo.

Aluno 01: Assim, mais um mal seria extinto e muitas pessoas automaticamente

conseguiriam emprego, já que as produções precisariam de cuidado e atenção humana.

81 Luis: Outra coisa também é sobre uma discussão da dosagem máxima, que no

Brasil é maior limite que em outros países. Daí, qual o papel do governo nessa situação?

Aluno 23: O governo tem que fazer leis mais rígidas.

Prof. Bru: Para facilitar o agrotóxico entrar no comércio ou dificultar?

Aluno 23: Diminuir o uso do agrotóxico no Brasil. Eu acho que o governo aqui tem

que fazer isso. Sei lá.

3.7.4. CATEGORIA “AS TENTATIVAS DE CONSTRUÇÃO DE UMA VISÃO MAIS AMPLA”

Esta categoria engloba as UAs que se referem às tentativas que os alunos realizaram com a intenção de expandir a discussão sobre o conteúdo apresentado pela DC. As falas correspondentes a este fato revelam a busca de relacionar outras dimensões da vida para a discussão, tais como: política, economia, poder, mídia. Nesse sentido, esta caracterização das ações evidencia a necessidade de melhor compreensão sobre o tema e também as pretensões de formação de argumentos mais fortes quanto à questão dos agrotóxicos. Assim, os turnos de falas desta categoria representam novas perspectivas formativas, ao passo que o reconhecimento da incompletude da discussão fez necessária maior reflexão e expansão dos horizontes até então não descobertos.

Prof. Bru: Então você acha que o cientista deixou a opinião dele para passar a

Ciência?

Aluno 08: Acho que ele colocou a opinião dele passando já o resultado da

pesquisa.

Luis: Isso nesse segundo texto? Aluno 08: É.

Luis: Pensando no químico, no cientista que faz o agrotóxico. Ele é a favor do

produtor ou do consumidor? Ele é ruim ou é bom?

Aluno 23: Eu acho que o cientista pensa também no bolso dele, né? Ou seja, ele

faz o que vai agradar o produtor.

Aluno 23: Acho que ele faz também tentando agradar o produtor. “nossa esse

82 3.7.5. CATEGORIA “A FORMAÇÃO DOS ALUNOS ATRELADA AO RECONHECIMENTO DOS PROBLEMAS ALÉM DA DC”

Nesta categoria as UAs apresentadas correspondem aos turnos de falas que indicam que o reconhecimento dos problemas da DC proporcionou um processo de formação que vai além dos outros processos apresentados nesta dimensão. Nesse sentido, os alunos nesta etapa de formação conseguiram se aproximar das possibilidades de reflexão sobre sua atuação frente à DC, ao conteúdo, à sequência didática e ao mundo. Além disso, tais fatos convergem diretamente com as pretensões desta pesquisa e também sustentam a importância do posicionamento frente uma realidade opressora em busca de uma formação mais completa. Seguem abaixo os exemplos de UAs congregadas nessa categoria.

Luis: Se a mídia então escolhe o que ela quer falar. Assim como o Aluno 23 falou

que o cientista é manipulado, isso sofre alguma influência também?

Prof. Bru: Vocês acham que tem uma manipulação na mídia? Aluno 23: Deve ter também.

Prof. Bruno: E vocês acham que elas querem manipular a opinião de quem? Aluno 14: De nós.

Aluno 03: Dos consumidores.

Aluno 08: Eles querem fazer que a gente fique com o pensamento mais certo. Aluno 01: Mais certo não, mais igual o pensamento dele, né?