• Nenhum resultado encontrado

A segunda etapa da pesquisa seria iniciada com a realização dos estudos de caso. Antes, porém, foi necessário definir o tipo de REE que seria objeto dos estudos, pois as restrições de tempo para conclusão da pesquisa inviabilizariam o estudo de todos os tipos de REEs, já que isso implicaria identificar e analisar as cadeias reversas de cada um.

4.2.1. Definição do tipo de REE objeto dos estudos de caso

Contatos prévios com organizações que mais tarde foram alvo de estudos de caso contribuíram para focar a pesquisa nos REE gerados a partir de computadores pessoais de mesa ou portáteis, bem como seus componentes e periféricos. Assim, foram considerados cinco tipos principais de REE:

1) desktops: são os computadores mais volumosos e pesados, cuja configuração mínima inclui uma unidade central de processamento (CPU), um monitor e um teclado. A CPU é o componente que efetivamente realiza as operações, e é constituída por:

- gabinete (carcaça);

- placa mãe, que abriga o processador, podendo também receber placas adicionais (‘pentes’) de memória, de áudio, vídeo e rede;

- drivers para leitura e gravação de CDs e DVDs; - fonte;

- drivers leitores de disquetes de 3 ½” e 5 ¼”;

Quanto aos monitores, consideraram-se três tipos: os monitores mais antigos, que alojam tubos de imagem chamados tubos de raios catódicos (CRT), e os mais recentes, que utilizam telas de cristal líquido iluminadas por lâmpadas fluorescentes, caso dos monitores LCD (Liquid-Crystal Display), ou por LEDs (Light-Emitting Diodes, diodos emissores de luz).

2) notebooks; 3) netbooks; 4) tablets;

5) demais acessórios e periféricos: série de dispositivos necessários para operar um computador, caso do mouse e do teclado, ou realizar tarefas adicionais, como impressoras, scanners e modems; há ainda os cabos que realizam a conexão das diferentes partes do computador (PICHTEL, 2005).

4.2.2. Estudo de caso 1 - avaliação de legislações estaduais vigentes

Definidos os REEs objeto de estudo, foram iniciados os estudos de caso. Um estudo de caso é uma estratégia de pesquisa de fenômenos contemporâneos individuais, organizacionais, sociais, políticos e de grupo; ele permite uma investigação que preserva as características dos acontecimentos da vida real, como ciclos de vida individuais, processos organizacionais e administrativos, mudanças ocorridas em regiões urbanas, entre outros (YIN, 2005).

O primeiro estudo de caso consisitiu na pesquisa e análise dos dispositivos legais aplicáveis aos REE vigentes nos estados brasileiros, de modo a identificar o estado atual da legislação pertinente ao tema no país. Para tanto, foram realizadas buscas nos portais da Internet de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Os termos utilizados para pesquisas nos mecanismos de busca dos portais foram: lixo, resíduos, eletro, reciclagem. Nos casos em que não foi encontrada legislação pertinente ao tema, foi estabelecido contato via e- mail com as secretarias estaduais responsáveis, solicitando informações a respeito.

4.2.3. Estudos de caso 2 a 5 - município de São Carlos (SP)

A seguir, foram definidos estudos de caso a serem realizados em atores da cadeia reversa dos EE considerados. São Carlos (SP) foi a cidade inicialmente adotada como objeto

destes estudos, que procuraram avaliar as estratégias adotadas de gestão e gerenciamento de REE e a contribuição de atores identificados em âmbito municipal. Além de ser a sede da instituição do pesquisador, a escolha se justificou pela facilidade de acesso aos atores identificados para análise, o fato de o município ser reconhecido como pólo de alta tecnologia e, principalmente, apresentar um número de residências com computadores cerca de 27% maior que a média do estado e 51,2% maior que a média do país, segundo estudo do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (NERI, 2012).

Os estudos de caso no município tiveram como objetivo a coleta de dados quantitativos e qualitativos por meio de estrevistas semi-estruturadas, com a aplicação de questionários elaborados previamente e, quando possível, a realização de registros fotográficos e pesagem do material encontrado. Ao todo, foram realizados os seguintes estudos em São Carlos:

Estudo de caso 2: Legislação municipal

Atividades realizadas: pesquisa e análise dos dispositivos legais vigentes aplicáveis aos REE, realizada a partir de informações constantes no site oficial do município;

Estudo de caso 3: instalações do Programa Municipal de Coleta Seletiva

Atividades realizadas: visitas e entrevistas semi-estruturadas com os trabalhadores das instalações, e de registos fotográficos. Foram também realizadas entrevistas com funcionários da Prefeitura Muiciapal de São Carlos que atuavam em conjunto com o programa.

Estudo de caso 4: estabelecimentos de assistência técnica

Atividades realizadas: levantamento do número de estabelecimentos existentes no município, envio de questionário por e-mails, realização de visitas e entrevistas semi- estruturadas. O fenômeno de acumulação de equipamentos obsoletos descrito por Wagner (2009) motivou a realização de estudos de casos nesses estabelecimentos, com o objetivo de avaliar aspectos como o abandono de equipamentos pelos consumidores, e das práticas de gestão e gerenciamento de REE neles observadas.

O número de estabelecimentos de assistência técnica existentes em São Carlos foi obtido mediante contato com a Associação Comercial do município (ACISC), além de buscas

em listas telefônicas impressas e disponíveis em meio eletrônico22 e mesmo pela observação de outras empresas do setor pela cidade.

O contato inicial e o envio do questionário foram feitos via e-mail, estratégia que se mostrou pouco eficiente e foi substituída por visitas às empresas para apresentação da pesquisa, realização de entrevista e fotos. Quando não era possível realizar a entrevista, uma versão reduzida do questionário era deixada no estabelecimento para ser preenchida pelo responsável e oportunamente retornada ao pesquisador. Diversos contratempos foram enfrentados nesta etapa da pesquisa, porém mesmo em face destes problemas os resultados do estudo são apresentados no item 5.2.3, no que constitui uma sondagem inédita deste tipo de ator da cadeia reversa de REE, já que não foi identificada pesquisa anterior com abordagem semelhante no município.

Estudo de caso 5: projeto que coleta, testa e processa REE (Recicl@tesc)

Atividades realizadas: visitas iniciais para orietar a elaboração de questionários e fichas de coleta de dados para posterior aplicação. O estudo propriamente dito consistiu em duas campanhas de coleta de dados, a primeira no início de 2013 e a segunda no início de 2014, de modo a tentar identificar alterações nos procedimentos ou nas frequências de coleta/recebimento de REE. Durante os períodos do estudo, a sede do programa foi visitada de duas a três vezes por semana, para coleta dos dados. Além das análises quantitativas e qualitativas de resíduos recebidos pelo programa, procedeu-se a uma entrevista semi- estruturada, utilizando o questionário previamente elaborado, e que foi revisto para refletir melhor as atividades realizadas pelo programa. Além disso, diversas informações foram obtidas no contato diário com os técnicos e o responsável.

Todos os questionários e fichas de coleta de dados elaborados e utilizados nesses estudos de caso encontram-se no apêndice C.

4.2.4. Estudos de caso 6 e 7 - outros municípios

No decorrer da pesquisa confirmou-se a suspeita inicial de que a gestão e gerenciamento de REE gerados em São Carlos não ocorria totalmente no município, sendo frequente o transporte de resíduos para empresas de outras cidades, que realizavam operações adicionais de desmontagem, ou a separação propriamente dita de determinados materiais

visando sua recuperação. Assim, para uma visão mais abrangente da cadeia reversa destes resíduos, foram planejados e realizados os seguintes estudos de caso:

Estudo de caso 6: empresa fabricante de computadores pessoais e que mantém projeto de reciclagem de seus produtos, instalada no município de Jundiaí (SP)

Atividades realizadas: visita, com realização de entrevista semi-estruturada

Estudo de caso 7: empresa recicladora de REE instalada no município de Mauá (SP) Atividades realizadas: visita, com realização de entrevista semi-estruturada e registros fotográficos

Os questionários elaborados para utilização nas visitas e entrevistas encontram-se também no apêndice C.

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES