• Nenhum resultado encontrado

5 ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

5.1.2 O segundo grupo de informações

Este segundo grupo de informações teve como base um questionário respondido por: Líderes Operacionais, Equipe da EGEME e Gerentes e Engenheiros. Tal questionário foi composto por 8 questões. Sendo que destas 10, 7 são perguntas abertas e 3 são assertivas e construído de modo a capturar as impressões dos líderes a respeito dos questionamentos encontrados na literatura, citados no item “3.2 PESQUISA ONLINE”.

A seguir são apresentadas as compilações para cada uma das questões do referido questionário. Vale salientar que para as perguntas abertas as respostas serão depuradas, qualificadas e quantificadas, padronizando-se as respostas por categoria, sendo que as respostas não padronizadas serão categorizadas como “outras”, tendo o resultado da tabulação representada em gráfico no formato de barras. Já as questões fechadas serão tabuladas e representadas em gráficos em formado “pizza”.

A primeira pergunta questionava os entrevistados quanto a sua participação no PMO. O Gráfico 9 a seguir demonstra que a maioria respondeu que teve uma participação de leve a moderada.

Gráfico 9 - Percentual de validação entrevistado quanto à participação no PMO Fonte: O Autor (2016)

A segunda pergunta questionava os entrevistados quanto as Dificuldades encontradas na implantação do PMO, onde apresentou uma tendência forte a Resistências Culturais, seguido de Falta de Comprometimento e Resistência do Gestor da Filial.

Gráfico 10 - Percentual de validação entrevistado quanto às dificuldades encontradas

Fonte: O Autor (2016)

A terceira pergunta questionava os entrevistados quanto as Facilidades encontradas na implantação do PMO, onde apresentou uma distribuição considerável no Apoio da EGEME, programa de informática, apoio da diretoria, regras bem definidas, treinamentos e boa comunicação.

Gráfico 11 - Percentual de validação entrevistado quanto às Facilidades Encontradas Fonte: O Autor (2016)

A quarta pergunta questionava os entrevistados quanto as Mudanças ocorridas depois da implantação do PMO e teve os resultados de sua tabulação dividida em duas categorias Pontos positivos depois do PMO e Pontos negativos depois do PMO.

Na categoria dos Pontos positivos depois do PMO as tendências mais consideráveis ficaram para: Maior organização, Possibilidade de ascensão profissional, Usa de software gestor e Maior participação dos Colaboradores.

Gráfico 12 - Percentual de validação entrevistado quanto aos Pontos positivos encontrados depois do PMO

Fonte: O Autor (2016)

Na categoria dos Pontos negativos depois do PMO as tendências mais consideráveis ficaram para: Maior organização, Possibilidade de ascensão profissional, Uso de software gestor e Maior participação dos Colaboradores.

Gráfico 13 - Percentual de validação entrevistado quanto aos Pontos negativos encontrados depois do PMO

Fonte: O Autor (2016)

A quinta pergunta questionava os entrevistados quanto suas Participações na manutenção do PMO, onde apresentou uma tendência elevada para a participação de forma moderada.

Gráfico 14 - Percentual de validação entrevistado quanto as suas participações na manutenção do PMO

Fonte: O Autor, 2016.

A sexta pergunta questionava os entrevistados quanto aos Fatores que contribuíram para a melhoria na integração dos serviços, onde apresentou uma

distribuição considerável para: Melhor Colaboração entre setores, Melhor Organização da Filial e Melhor Comunicação entre setores.

Gráfico 15 - Percentual de validação entrevistado aos Fatores que contribuíram para a melhoria na integração dos serviços

Fonte: O Autor (2016)

A sétima pergunta questionava os entrevistados quanto aos Fatores que contribuíram para os resultados positivos obtidos no PMO, onde apresentou uma distribuição considerável para: Melhor Colaboração entre setores, Melhor Organização da Filial e Melhor Comunicação entre setores.

Gráfico 16 - Percentual de validação entrevistado aos Fatores que contribuíram para os resultados positivos obtidos no PMO

A oitava pergunta questionava os entrevistados quanto aos Fatores que contribuíram para os resultados negativos obtidos no PMO, onde apresentou tendência considerável para a Resistência cultural.

Gráfico 17 - Percentual de validação entrevistado aos Fatores que contribuíram para os

resultados negativos obtidos no PMO Fonte: O Autor (2016)

A nona pergunta questionava os entrevistados quanto as Principais maneiras pelo qual o PMO impactou na reorganização da Filial Rio, onde apresentou tendências maiores para: Apoio da EGEME, Normas e procedimentos e Mudanças Organizacionais.

Gráfico 18 - Percentual de validação entrevistado pelas Principais maneiras pelo qual o PMO impactou na reorganização da Filial

A décima pergunta questionava os entrevistados quanto as Principais estratégias utilizadas pela liderança na implantação do PMO, onde apresentou tendências maiores para: Comunicação, Liderar e Dar exemplo.

Gráfico 19 - Percentual de validação entrevistado pelas Principais estratégias utilizadas pela liderança na implantação do PMO

Fonte: O Autor (2016)

A décima primeira pergunta questionava os entrevistados quanto satisfação na Empresa depois da implantação do PMO, onde apresentou uma tendência muito forte para a Indiferença e a Insatisfação.

Gráfico 20 - Percentual de validação entrevistado pelo Grau de Satisfação dos colaboradores na participação do PMO

5.1.3 O terceiro grupo de informações

Este terceiro grupo de informações teve como base relatórios de monitoramento e atas de reunião, tendo seus dados extraídos, depurados, quantificados e qualificados por categoria e subcategoria, seguindo os modelos sugeridos pelos autores Miles e Hubermen (2014) e Patton (2002), para esta análise de dados.

Quadro 3 - Estratégias

Estratégias Definição da Missão e

Visão

- Ocorreu na preparação para o PMO juntamente com a Diretoria.

Divulgação

- Foi divulgado a todos os colaboradores durante todo o processo do PMO.

Diferenciação

- Ocorreu uma diferenciação em relação a concorrentes, devido principalmente ao melhor atendimento ao cliente, pontualidade nos resultados e maior detalhamento e esclarecimento das faturas.

Organização e expansão

- Já na fase de implantação do PMO, notou-se uma maior organização e necessidade de expansão devido ao considerável aumento de serviços

Uso do nome

- O melhor uso do nome da organização, que é conhecida dentro e fora do país, foi usado como estratégia para alavancar o aumento das vendas de serviços.

Dificuldade de conscientização

- Encontradas dificuldades na conscientização da importância da Missão, Visão e implantação do PMO. Fonte: Dados da pesquisa