• Nenhum resultado encontrado

VONTADE DE SABER CIÊNCIAS

8.2 O Ensino de Modelos Atômicos por Meio do Módulo Didático

8.2.2 Segundo Momento

Aula ministrada no dia 12 de agosto de 2014 das 7h00min às 8h35min. Estiveram presentes nessa aula 29 alunos de um total de 36.

Não foi possível concluir tudo o que estava previsto para esse dia. Calculamos que teríamos aproximadamente 1 hora e 35 minutos de aula, porém o que prevíamos ser o horário de início da aula é na realidade o horário em que o portão é aberto, além do mais, o professor regente requisitou alguns minutos da aula para devolutiva de atividades desenvolvidas antes do início da nossa intervenção, o que nos impediu de concluir o cronograma do dia.

63

Iniciamos a aula retomando os conceitos de modelo e átomo discutidos na aula anterior. Foi possível perceber na AA1 que os alunos associaram os modelos a fenômenos não visíveis, provavelmente por causa da atividade “Imaginado o invisível” em que eles modelaram um objeto não visualizado, então abordamos esse conceito dando ênfase à reestruturação dessa definição.

Dando prosseguimento, fizermos uma breve introdução ressaltando o fato de que o átomo nunca foi visto. Distribuímos e fizemos a leitura coletiva do texto 2 (apêndice F) por nós elaborado e intitulado “Modelo atômico de Dalton”. Durante as leituras dos textos sempre um aluno se prontificava a ler o primeiro parágrafo e os demais continuavam voluntariamente.

Após a leitura, fizemos a discussão coletiva do texto analisando um a um dos aspectos da teoria atômica de Dalton. Quando necessário voltávamos ao texto a relíamos alguns trechos. Foi possível deduzir pelo comportamento dos alunos que estava havendo dificuldades na compreensão do conteúdo, isso fez com que os alunos interagissem menos. A estratégia utilizada foi insistir em saber quais eram as principais dúvidas para tentar saná-las. A partir do momento em que os primeiros alunos se arriscaram a perguntar e a expor suas dúvidas, ainda um pouco intimidados, os demais começaram a interagir concordando ou complementado a pergunta dos que tomaram a iniciativa. As perguntas foram muitas, mas creio que esse cenário contribuiu muito para o desenvolvimento e compreensão do conteúdo.

Depois da discussão do texto pedimos aos alunos que construíssem modelos para representar o modelo atômico de Dalton e para representar substâncias simples e compostas de acordo com as ideias de Dalton. Foram sugeridas as substâncias hidrogênio, oxigênio e água. Todos os materiais necessários para essa atividade (massinha de modelar, bolinhas de isopor e palitos de madeira) foram disponibilizados por nós. Durante o período da construção dos modelos muitos alunos se distraíram construindo bonequinhos e animais com a massinha que foi disponibilizada para a realização da atividade. Por essa razão foi necessário chamar atenção dos alunos algumas vezes para que voltassem a se concentrar na atividade pedida. O tempo gasto nessa etapa foi maior que o previsto. Esse fato nos levou a reconsiderar o uso da massinha em outros momentos. A agitação e a diminuição do tempo de aula não nos permitiu concluir todas as atividades previstas para esse dia. Após esse momento os alunos deveriam ler e discutir o texto que abordava as modificações no modelo de Dalton, em seguida deveriam construir modelos para sustâncias simples e compostas de acordo com essas modificações e, para finalizar os alunos deveriam responder a Avaliação da Aprendizagem 2. Essas etapas apenas foram concluídas na aula seguinte.

Concluímos a intervenção com a construção dos modelos de acordo com Dalton (atividade com a massinha de modelar e demais materiais). Em seguida, o professor assumiu a turma para a devolutiva de uma atividade realizada anteriormente. Nessa etapa, o professor comentou que as terças-feiras o número de alunos em sala geralmente é menor, pois a aula ocorre no primeiro horário e os alunos atrasados são impedidos de entrar em sala.

Algumas representações do modelo atômico de Dalton e de substâncias simples e compostas de acordo com esse modelo elaboradas pelos estudantes podem ser observadas nas figuras a seguir.

Figuras 10 e 11: Representação do átomo de Dalton construída por um aluno.

Figuras 12, 13 e 14: Representação de substâncias simples e compostas segundo o modelo de Dalton construída por um aluno.

A representação do átomo segundo o modelo atômico de Dalton foi expressa pela grande maioria dos alunos como uma esfera maciça, como observado nas figuras 10 e 11.

Figura 10

Figura 14

Figura 13 Figura 12

65

Essa representação do átomo condiz com a representação apresentada pelos livros didáticos. Alguns alunos fizeram na representação do átomo alguns detalhes com cores de massinha diferentes. Acreditamos que tais estruturas não tenham sido justificadas por um erro conceitual, e sim por distrações e brincadeiras com a massinha. Quando perguntávamos o que seriam tais estruturas os alunos respondiam que não era nada específico.

Quanto à representação das substâncias simples e compostas segundo o modelo de Dalton, a quase totalidade dos alunos representaram as substâncias simples cada uma com um tipo de bolinha e as compostas com os dois tipos de bolinhas juntas, conforme podemos observar nas figuras acima. Na figura 12 o aluno representou uma das substâncias simples com bolinhas azuis, a outra com bolinhas brancas e a composta com bolinhas azuis e brancas. Na figura 13 o aluno representou uma das substâncias simples com bolinhas menores, a outra com bolinhas maiores e a substância composta com bolinhas maiores e menores juntas.

No comando da atividade foi sugerido que os alunos representassem as substâncias hidrogênio, oxigênio e água, e apesar de terem utilizado várias bolinhas para fazer tal representação é possível perceber que as substâncias simples foram representadas com bolinhas iguais, as substâncias simples diferentes foram representadas por bolinhas diferentes e as substâncias compostas foram representadas por bolinhas diferentes em uma mesma estrutura. A única exceção são os modelos ilustrados na figura 14 em que o aluno representou o hidrogênio com uma única bolinha em cor branca e rosa, o oxigênio com uma única bolinha de cor branca e a água com uma bolinha branca e uma bolinha branca e rosa juntas. Com base nesses resultados achamos relevante verificar e ressaltar com os alunos na próxima aula que cada bolinha representa um único átomo e orientá-los de maneira diferente quanto à execução dos próximos modelos de substâncias. Finalizando as análises dessa aula, partiremos aos relatos do terceiro momento.