• Nenhum resultado encontrado

As maiores preocupações com a segurança do computador do aluno são protegê- lo contra roubo, impedir a infiltração de vírus, impedir o roubo de informações e impedir que o aluno tenha acesso a conteúdo inadequado da Web.

Proteção contra roubo. A proteção contra roubo é geralmente o tipo de proteção mais fácil de implementar. Esta proteção abrange métodos, como armários com tranca, que protegem fisicamente os computadores laptop, os computadores desktop e outros equipamentos técnicos quando eles não estiverem em uso. O envolvimento da comunidade com o eLearning pode também criar um estigma social contra roubo e vandalismo.

Proteção contra vírus. Quando o computador do aluno está conectado à Internet ou a um dispositivo USB externo, ele se torna vulnerável a softwares maliciosos (“malware”), vírus, worms e outras ameaças. A proteção contra vírus geralmente envolve o uso de algum software antivírus (como McAfee VirusScan*, Norton AntiVirus*, Cisco Security Agent* e AVG Anti-Virus*) fornecido por fabricantes comerciais ou obtidos gratuitamente como software de código aberto.

O computador do aluno deve ter também uma firewall pessoal, que protege o aluno permitindo a passagem de apenas certos tipos de tráfego de rede. A firewall controla a conexão a “zonas confiáveis” que neste caso seriam as redes internas da escola ou o computador laptop do aluno. As firewalls pessoais estão disponíveis como produtos separados, fornecidos por empresas como Symantec, McAfee e AVG (www.grisoft.com).

Os softwares antivírus oferecem também proteção contra hackers e defendem a privacidade e a identidade do aluno. Adicionalmente, os produtos de anti-spyware podem atuar como uma firewall pessoal, protegendo contra ameaças externas e invasões indesejadas.

Proteção da privacidade e das informações. O acesso sem fio tem implicações adicionais de segurança, pois qualquer pessoa dentro da área de alcance do sinal de rede sem fio pode potencialmente se conectar a esta rede e acessar dados ou informações confidenciais. Uma das abordagens mais comuns à segurança da rede sem fio é o uso de criptografia, de forma que apenas as pessoas que conhecem o código de acesso podem entrar na rede e acessar suas informações.

Os pontos de acesso sem fio (WAPs - wireless access points) funcionam tipicamente com WEP (Wired Equivalent Privacy), que oferece confidencialidade comparável à de uma rede tradicional com fio. O protocolo WEP, porém, não protege um usuário contra o outro quando eles estão na mesma rede. Hackers podem também comprometer a segurança WEP. Dois novos protocolos, o WiFi Protected Access (WPA) e o WPA2, são considerados muito mais eficientes e exigem senha para permitir o acesso à rede e às informações da rede.

Conteúdo Web inadequado. Softwares que protegem o aluno contra o acesso a material inadequado podem ser implementados em diferentes níveis: no nível de infraestrutura nacional, no nível de rede, no nível de servidor ou no nível do computador do aluno. Para a proteção no nível do computador do aluno, procure produtos de empresas como Symantec, Trend Micro e Max Secure Software.

32

3

Planejamento do programa de eLearning

Serviços e servidores da escola

Os servidores da escola otimizam o desempenho da rede e garantem acesso contínuo para alunos e professores, quer eles estejam na escola ou trabalhando de casa. Dependendo do número de alunos e do nível de suas necessidades, os servidores podem atuar também como repositórios de conteúdo localizado e podem suportar segurança e caching de Internet.

Os servidores da escola, com sistemas operacionais Windows ou Linux, podem fornecer: • Serviços compartilhados de arquivos e impressão

• Compartilhamento e publicação de conteúdo • Cache e acesso à Internet

• Segurança (firewall e controle de acesso) • Serviços de Web e de aplicativos Web • Serviços de email

• Serviço DHCP (dynamic host configuration protocol) • Serviço LMS (learning management system) • Calendário e agendamento de reuniões

• Acesso remoto e acesso por VPN (virtual private network) • Serviços de diretório

• Serviço DNS (domain name system) • Streaming media

Conectividade

A conectividade - acesso sem fio e irrestrito à Internet - é um elemento essencial para o sucesso na sala de aula. A Internet de banda larga fornece acesso mais amplo a informações e a capacidades de comunicação. Use um navegador da Web e aplicativos comuns para:

• Acessar e fazer download de informações de pesquisa • Comunicar-se com pessoas do mundo todo

• Trabalhar em grupo na execução de projetos localmente, regionalmente ou globalmente

• Auto-treinamento no seu próprio ritmo Opções

Estão disponíveis muitas opções de tecnologias de conectividade para atender necessidades específicas de salas de aula e de alunos. Estas opções incluem: • 3G, 4G, LTE

• ADSL ou DSL • Ethernet • WiFi (802,11) • WiMAX (802,16)

A maioria destas opções precisa de equipamentos locais para conectar os PCs de alunos e professores à Internet. Além disso, uma rede sem fio é muito útil.

3

Rede sem fio da sala de aula

Um dos elementos mais importantes dos ambientes de eLearning eficientes é a rede sem fio, que é usada para criar relacionamentos de colaboração entre alunos, professores e comunidades escolares. Embora as conexões com fio sejam comumente usadas em ambientes de laboratórios de PCs, a liberdade e a mobilidade das redes sem fio dá aos alunos a oportunidade de fazer o aprendizado em qualquer lugar. É relativamente fácil implementar o acesso sem fio em uma sala de aula com um ponto de acesso de grau comercial. A implementação de acesso sem fio de ampla escala exige um planejamento mais profundo e um conhecimento técnico maior. Consulte o seu provedor de serviço para decidir qual é a melhor abordagem para a sua situação.

Conectividade Internet de banda larga: DSL e ADSL

As redes DSL (Digital Subscriber Line) e ADSL (Asymmetric DSL) fornecem acesso Internet de banda larga usando os mesmos fios de cobre usados nas linhas serviço de discagem telefônica. Uma vez que as velocidades de upload são geralmente menores que as velocidades de download, a opção de ADSL pode ser uma alternativa de melhor relação custo/benefício. O acesso por DSL e ADSL está geralmente limitado a uma distância de menos de 5 quilômetros do provedor telefônico.

As velocidades de DSL são geralmente de 256 kbps a 24.000 kbps, dependendo do equipamento de DSL, das condições da linha e do nível de serviço. Para garantir um nível ótimo de velocidade e serviço, uma única linha DSL não deve ter mais de 100 laptops (de alunos e de professores) conectados. O modem DSL é tipicamente usado para acoplar a linha DSL a um computador ou a um roteador que, por sua vez, se conecta a um ou mais computadores.

Documentos relacionados