• Nenhum resultado encontrado

6. DISCUSSÃO

6.1. Seleção da amostra

A seleção da amostra foi realizada com base no objetivo do trabalho, que consistiu em comparar dois tipos de tratamento ortopédico-ortodôntico da má oclusão de Classe II, 1ª divisão, utilizando ainda um grupo controle com a finalidade de evidenciar os efeitos reais do tratamento instituído, daqueles advindos do crescimento e desenvolvimento craniofacial8,71,218,324.

Todos os jovens selecionados para este estudo apresentavam inicialmente má oclusão de Classe II, 1ª divisão bilateral. Os pacientes que apresentavam má oclusão de Classe II, 2ª divisão foram excluídos do estudo com a finalidade de se obter uma amostra o mais homogênea possível. A

possibilidade das características distintas inerentes a Classe II, 2ª divisão influenciar os resultados determinou a exclusão destes pacientes255.

A presença de dentes supranumerários, irrompidos ou não, e a ocorrência de agenesias ou perda de dentes permanentes foram critérios de exclusão dos pacientes da amostra, uma vez que estas condições podem interferir no desenvolvimento normal da oclusão, acarretando más oclusões que podem exigir recursos terapêuticos diferenciados, que vão além do propósito deste trabalho53,294.

As discrepâncias de tamanho dentário, avaliadas por meio da análise de Bolton, não foram consideradas neste trabalho em razão de sua ocorrência não interferir significativamente nos resultados finais141,269; além disto, a presença desta discrepância nos grupos estudados tende a ser semelhante, uma vez que não há nenhum fator que favoreça uma maior ocorrência da mesma em determinado grupo. Ainda, dentre os grupos de más oclusões de Angle, a má oclusão de Classe II apresenta a menor prevalência de discrepâncias de tamanho dentário26.

Os pacientes do Grupo Experimental 1, tratados por meio do Jasper Jumper associado ao aparelho fixo, constituíram uma amostra de caráter prospectivo, e foram tratados por apenas duas alunas do curso de Pós-Graduação em Ortodontia, em nível de Doutorado, da Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo. Desta maneira, todas as etapas do tratamento foram pré-determinadas e as profissionais calibradas. Entretanto, devido a sua característica prospectiva, o número de pacientes desta amostra reduziu-se consideravelmente. Inicialmente, dos aproximados 1800 jovens examinados em quatro escolas públicas de Bauru, foram selecionados 36 com base nos critérios de seleção deste estudo, como descrito no capítulo de Material e Métodos. Outro fator que contribui para este número relativamente reduzido da amostra inicial (n=36) foi a dificuldade financeira dos pais ou responsáveis por alguns jovens selecionados em arcar com os custos do tratamento (no caso, o pagamento das documentações ortodônticas inicial e final). Isto significa que inicialmente, de acordo com os critérios de seleção das amostras deste estudo, mais de 36 jovens apresentavam condições de participar do estudo, no entanto, foram excluídos pelas questões financeiras consideradas.

Vale ressaltar que este número de jovens selecionados (36 em 1800, o que representa 2% de todos os jovens examinados) não representa a prevalência da má oclusão de Classe II, 1ª divisão na população, que de acordo com SILVA FILHO et al.304, em 1990, corresponde a 11,5%. O motivo desta prevalência reduzida foi a obediência aos critérios de seleção adotados.

Posteriormente, dos 36 pacientes que iniciaram o tratamento, 2 abandonaram antes mesmo da instalação do Jasper Jumper; duas pacientes foram excluídas por apresentarem impacção de um segundo molar inferior, o que causou o prolongamento do tempo de tratamento. Este fato poderia influenciar os resultados, pois a correção ântero-posterior foi obtida, além de um correto alinhamento e engrenamento dos dentes, e o aparelho ortodôntico não foi removido até a desimpacção e alinhamento dos segundos molares. Além disto, uma paciente apresentava características da má oclusão de Classe II, 2ª divisão, e não foi incluída no estudo apesar do seu tratamento ter sido concluído satisfatoriamente. Finalmente, os 6 pacientes restantes foram excluídos deste estudo por terem seus tratamentos prolongados em virtude de intercorrências, tais como: falta de cooperação com a higienização, o que acarretou em hiperplasia gengival e necessidade de realização de cirurgia periodontal durante o tratamento ortodôntico; falta de colaboração com o tratamento, constatado por repetidas quebras dos acessórios ortodônticos e/ou com o uso de elásticos intermaxilares. Assim, restaram 25 pacientes que preencheram os requisitos para inclusão neste trabalho.

O tamanho da amostra (n=25), apesar de ter sido reduzido, apresenta-se suficiente para conferir confiabilidade aos resultados, considerando-apresenta-se também o fato de outros estudos terem utilizado amostras de tamanho

compatível56,183,184,191,198,218,340 ou mesmo

reduzido8,12,21,64,102,129,154,166,170,171,180,198,219,230,298. Além disto, pelo fato de ser uma amostra prospectiva, apresenta maior valor científico em decorrência da maior confiabilidade dos resultados e maior poder avaliativo317, pois minimiza as variações que podem ocorrer durante o tratamento21. Ainda, AELBERS; DERMAUT3 (1996) ponderaram que grupos experimentais contendo grande número de pacientes são, infelizmente, difíceis de serem encontrados na literatura.

O Grupo Experimental 2 foi selecionado a partir do arquivo de documentações da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo. Os pacientes que constituíram esse grupo foram tratados pelos alunos dos cursos de Pós-Graduação da referida instituição, sob orientação dos docentes responsáveis. Os pacientes foram selecionados retrospectivamente de acordo com os critérios impostos previamente e enumerados na seção de Material e Métodos, buscando ainda uma compatibilidade com o Grupo Experimental 1 em relação à severidade da má oclusão e distribuição quanto ao gênero. Assim, foram selecionados 30 pacientes, um número maior que o do Grupo Experimental 1, de acordo com a disponibilidade de documentações com as características almejadas no referido arquivo.

Apesar de apresentar caráter retrospectivo, provavelmente houve poucas variações nos métodos de tratamento utilizados entre os grupos experimentais, visto que são provenientes da mesma instituição de ensino, com a mesma filosofia de tratamento e, ambos, supervisionados pelos mesmos docentes responsáveis. Além disto, o maior número de pacientes do Grupo Experimental 2 (n=30) compensou as possíveis variações ocorridas durante o tratamento ortopédico-ortodôntico dos pacientes21.

O Grupo Controle foi selecionado retrospectivamente a partir da amostra longitudinal para estudos de crescimento da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP153, e foi composto por 22 jovens que satisfizeram os requisitos previamente determinados para inclusão nesta amostra. O número de jovens da amostra foi considerado satisfatório para essa investigação, considerando a dificuldade em se obter uma amostra com as características desejadas e visto que esse mesmo número já foi utilizado em grupos controle de outros estudos8,12,29 e, em outros utilizou-se amostra controle com tamanho menor64,102,154,166,170,171,183,184,218,219.

Durante a seleção desses jovens, levou-se em consideração as idades inicial e final, o período médio de avaliação e o gênero, a fim de compatibilizá-los com os pacientes do Grupo Experimental 1. Buscou-se essa compatibilização do Grupo Controle com o grupo tratado com o Jasper Jumper pelo fato do Grupo Experimental 2 ter sido tratado em duas fases, uma ortopédica (Bionator) e outra ortodôntica e, conseqüentemente, o tempo de

tratamento ter sido consideravelmente maior do que o do Grupo Experimental 1. Assim, pretendia-se realizar a comparação entre os grupos por meio da anualização das alterações das variáveis, e julgou-se mais adequado compatibilizar o Grupo Controle com o Grupo Experimental 1, e anualizar as alterações do Grupo Experimental 2, que apresentava maior tempo de tratamento.

Este tipo de amostra longitudinal de pacientes com má oclusão de Classe II, 1ª divisão não tratada torna-se extremamente importante para a comparação com os grupos experimentais, possibilitando distinguir os efeitos dos aparelhos testados daqueles decorrentes do crescimento craniofacial8,71,324.

Documentos relacionados