• Nenhum resultado encontrado

Seleção dos plug-ins de gerenciamento do aplicativo

No documento Kaspersky Security Center 10 (páginas 60-69)

Etapa 15. Descompactação e instalação de arquivos no disco rígido ... 69

Etapa 1. Leitura do Contrato de Licença

Nessa etapa do Assistente de Instalação, você deve ler o Contrato de Licença, o qual é celebrado entre você e a Kaspersky Lab.

Também é possível que seja solicitado que leia os Contrato de Licença dos plug-ins de gerenciamento disponíveis no kit de distribuição do Kaspersky Security Center.

Leia o Contrato de Licença do Usuário Final com atenção. Se você aceitar todas as provisões, selecione a caixa de seleção Aceito os termos do Contrato de Licença. A instalação continua. Se você não concordar com o Contrato de Licença do Usuário Final, cancele a instalação

do aplicativo clicando no botão Cancelar.

Etapa 2. Seleção do método de instalação

Distribuir o Servidor de Administração 61

Etapa 3. Seleção dos componentes

a serem instalados

Selecione os componentes do Servidor de Administração do Kaspersky Security Center que você deseja instalar:

Suporte para dispositivo móvel. Este componente assegura o gerenciamento da proteção de dispositivos móveis através do Kaspersky Security Center.

Agente SNMP. O componente obtém informações estatísticas para o Servidor de Administração via SNMP. O componente está disponível se o aplicativo estiver instalado em um dispositivo com o SNMP instalado.

Após a instalação do Kaspersky Security Center, os arquivos .mib necessários para recuperar as estatísticas estarão localizados na subpasta SNMP da pasta de instalação do aplicativo.

A caixa de diálogo do Assistente contém informações de referência sobre o componente selecionado e o espaço necessário no disco para sua instalação.

O Agente de Rede e o Console de Administração não são exibidos na lista de componentes. Esses componentes são instalados automaticamente e você não pode cancelar sua instalação.

A versão do servidor do Agente de Rede será instalada no dispositivo junto com o Servidor de Administração. O Servidor de Administração não pode ser instalado junto com a versão regular do Agente de Rede. Se a versão do servidor do Agente de Rede já estiver instalada em seu dispositivo, remova-a e reinicie a instalação do Servidor de Administração.

Nessa etapa, você deve especificar uma pasta para instalação dos componentes do Servidor de Administração. Por padrão, os componentes são instalados em <Disco>:\Program

Files\Kaspersky Lab\Kaspersky Security Center. Se essa pasta não existir, a pasta é criada automaticamente durante a instalação. Você pode alterar a pasta de destino usando

Distribuir o Servidor de Administração 62

Etapa 4. Seleção do tamanho da rede

Especifique o tamanho da rede na qual o Kaspersky Security Center é instalado.

Dependendo do número de dispositivos na rede, o Assistente configura a instalação e a aparência da interface do aplicativo.

A tabela seguinte lista as configurações de instalação do aplicativo e configurações de aspeto da interface que são ajustadas com base em vários tamanhos de rede.

Tabela 5. Configurações de instalação dependendo do tamanho da rede

Configurações

1 a 100

dispositivos

101 a 1.000

dispositivos

1.001 a 5.000

dispositivos

5.001 +

dispositivos

Exibição do nó de Servidores de Administração escravos e virtuais e de todas as configurações relacionadas com os Servidores de Administração escravos e virtuais na árvore do console

não disponível não disponível disponível disponível

Exibição das seções Segurança nas janelas de propriedades

do Servidor de Administração e de grupos de administração

não disponível não disponível disponível disponível

Distribuição aleatória do tempo de inicialização para a tarefa de

atualização em dispositivos cliente

não disponível sob o intervalo de 5 minutos

sob o intervalo de 10 minutos

sob o intervalo de 10 minutos

Se você conectar o Servidor de Administração com um servidor de banco de dados MySQL ou SQL Express, recomendamos evitar usar o aplicativo para gerenciar mais do que

Distribuir o Servidor de Administração 63

Etapa 5. Seleção da conta

Selecione a conta que será usada para iniciar o Servidor de Administração como um serviço no dispositivo:

Conta do sistema local. O Servidor de Administração será iniciado na Conta do sistema local com as credenciais dessa conta.

Um funcionamento correto do Kaspersky Security Center requer que a conta usada para iniciar o Servidor de Administração tenha os direitos de administrador no recurso onde o banco de dados do Servidor de Administração é alojado.

Em Microsoft Windows Vista e versões posteriores do Windows, o Servidor

de Administração não pode ser instalado na conta do sistema local. Nesses casos, a opção Conta gerada automaticamente (<Nome da conta>) está disponível.

Conta de usuário. O Servidor de Administração será iniciado sob a conta

de usuário selecionada. O Servidor de Administração iniciará todas as operações usando as credenciais dessa conta. Clique no botão Selecionar e selecione a conta de usuário e especifique a senha.

Se usar um servidor SQL num modo que pressupõe a autenticação de contas do usuário com as ferramentas Microsoft Windows, o acesso ao banco de dados deve ser garantido. O usuário deve ter o status de proprietário do banco de dados do Kaspersky Anti-Virus. O esquema dbo é usado por predefinição.

Se mais tarde você decidir alterar a conta do Servidor de Administração, você precisará usar o utilitário para a troca de conta do Servidor de Administração (klsrvswch). Para obter informações detalhadas, consulte o Guia do Administrador do Kaspersky Security Center.

Distribuir o Servidor de Administração 64

Etapa 6. Configuração de uma conta

para executar serviços

Selecione a conta de usuário sob a qual os serviços do Kaspersky Security Center serão executados neste dispositivo:

Conta gerada automaticamente. O Kaspersky Security Center cria uma conta no grupo kladmins. Os serviços do Kaspersky Security Center serão executados sob a conta que foi criada.

Especificar uma conta. Os serviços do Kaspersky Security Center serão executados sob a conta de usuário que foi especificada. Clique no botão Selecionar para especificar uma conta de usuário e inserir a senha.

Etapa 7. Seleção do banco de dados

Nessa etapa do Assistente, você deve selecionar um recurso – Microsoft SQL Server

(SQL Express) ou MySQL – que será usado para armazenar o banco de dados de informações do Servidor de Administração.

Se você instalar o Kaspersky Security Center em um servidor que atua como controlador de domínio só de leitura (RODC), o Microsoft SQL Server (SQL Express) não estará disponível para instalação. Nesse caso, para instalar o Kaspersky Security Center corretamente, recomendamos que você use MySQL.

A estrutura da base de dados do Servidor de Administração está descrita no arquivo klakdb.chm que está localizado na pasta de instalação do Kaspersky Security Center.

Distribuir o Servidor de Administração 65

Etapa 8. Configuração do servidor SQL

Nessa etapa do Assistente, o servidor SQL é configurado.

Dependendo do banco de dados que você selecionou, as opções seguintes estão disponíveis para configuração do servidor SQL:

 Se você selecionou SQL Express ou Microsoft SQL Server na etapa anterior, selecione uma das seguintes opções:

 Se um servidor SQL estiver instalado na rede da empresa, especifique seu nome no campo Nome do servidor SQL.

O campo Nome do servidor SQL exibe o nome de um Servidor SQL por padrão se um for detectado no dispositivo do qual o Kaspersky Security Center deve ser instalado. Para visualizar uma lista de todos os servidores SQL que foram instalados na rede, clique no botão Procurar.

Se o Servidor de Administração começar usando o administrador local ou conta do sistema local, o botão Procurar não ficará disponível.

No campo Nome do banco de dados, especifique o nome da base de dados, que será criada para informações do Servidor de Administração. O nome padrão para o banco de dados será KAV.

Se você pretender gerenciar menos de 5.000 dispositivos através

do Kaspersky Security Center, poderá usar o Microsoft SQL Express 2005/2008. Se você pretender gerenciar mais de 5.000 dispositivos através

do Kaspersky Security Center, recomendamos usar o Microsoft SQL 2005/2008.

Recomendamos que você use qualquer edição de Servidor SQL diferente

da Express se pretender usar o Controle de Privilégio de Aplicativo para gerenciar mais de 50 dispositivos.

Distribuir o Servidor de Administração 66

Se nenhum servidor SQL não estiver instalado na rede, selecione a opção Instalar o Microsoft SQL Server 2014 Express SP1.

O Assistente de Instalação irá então instalar o Microsoft SQL Server 2014 Express SP1. Todas as configurações necessárias serão configuradas automaticamente.

 Se um servidor MySQL tiver sido selecionado durante a etapa anterior, especifique seu nome no campo Nome do servidor SQL (por padrão, o sistema usa o endereço IP do dispositivo no qual o Kaspersky Security Center deve ser instalado). No campo Porta, especifique a porta de conexão (o número de porta padrão é 3306).

No campo Nome do banco de dados insira o nome do banco de dados, que será criado para armazenamento dos dados do Servidor de Administração (o nome do banco de dados padrão é KAV).

Se você quiser instalar o Servidor SQL manualmente no dispositivo do qual executa a instalação de Kaspersky Security Center, deverá anular a instalação e reiniciá-la após a instalação

do Servidor SQL. Os servidores SQL suportados são listados nos requisitos do sistema. Se você desejar instalar manualmente um servidor SQL em dispositivo remoto,

não há necessidade de anular o Assistente de Instalação do Kaspersky Security Center. Instale o servidor SQL e retorne à instalação do Kaspersky Security Center.

Distribuir o Servidor de Administração 67

Etapa 9. Seleção do modo de autenticação

Determine o modo de autenticação que será usado durante a conexão do Servidor de Administração ao servidor SQL.

Dependendo do banco de dados selecionado, você pode selecionar um dos vários modos de autenticação seguintes.

 Para SQL Express ou Microsoft SQL Server, selecione uma das seguintes opções:

Modo de autenticação do Microsoft Windows. A verificação de direitos usa a conta usada para iniciar o Servidor de Administração.

Modo de autenticação do Servidor SQL. Se selecionar essa opção, a conta especificada na janela será usada para verificar os direitos de acesso. Preencha os campos

Conta, Senha e Confirmar senha.

Se o banco de dados do Servidor de Administração estiver em outro dispositivo e a conta do Servidor de Administração não tiver qualquer acesso ao servidor do banco de dados, você deve usar o modo de autenticação do servidor SQL ao instalar ou atualizar o Servidor de Administração. Isso pode ocorrer quando o dispositivo que armazena os bancos de dados estiver fora do domínio ou quando o Servidor de Administração estiver instalado sob uma conta do sistema local.

 Especifique a conta de usuário e a senha para o servidor MySQL.

Etapa 10. Seleção de uma pasta compartilhada

Defina a localização e o nome da pasta compartilhada que será usada para realizar as seguintes ações:

 Armazene os arquivos necessários para a instalação remota dos aplicativos (os arquivos serão copiados para o Servidor de Administração durante a criação dos pacotes de instalação).

 Armazenar atualizações que foram baixadas de uma fonte de atualização para o Servidor de Administração.

Distribuir o Servidor de Administração 68

O compartilhamento de arquivo (somente leitura) será ativado para todos os usuários. Você pode selecionar uma das seguintes opções:

Criar pasta compartilhada. Criação de uma nova pasta. Na caixa de texto, especifique o caminho para a pasta.

Selecionar uma pasta compartilhada existente. Selecione uma pasta compartilhada que já existe.

A pasta compartilhada pode ser uma pasta local no dispositivo que executa o instalador ou pode ser uma pasta remota em qualquer dispositivo cliente na rede corporativa. Você pode usar o botão Procurar para selecionar a pasta compartilhada ou especificá-la manualmente ao inserir seu caminho UNC (por exemplo, \\server\Share) no campo correspondente.

Por padrão, o instalador criar uma subpasta Share local na pasta do programa contendo os componentes do Kaspersky Security Center.

Etapa 11. Configuração de conexão ao Servidor

de Administração

Configurar a conexão ao Servidor de Administração:

Número da porta. O número da porta usado para conectar ao Servidor de Administração. O número da porta padrão é 14000.

Número da porta SSL. Número da porta para conectar ao Servidor de Administração usando o protocolo SSL. O número da porta padrão é 13000.

Se o Servidor de Administração estiver instalado em um computador que executa

Microsoft Windows XP com Service Pack 2, então o firewall incorporado do sistema bloqueia as portas TCP 13000 e 14000. Portanto, para permitir o acesso ao Servidor de Administração no dispositivo após a instalação, essas portas devem ser abertas manualmente.

Distribuir o Servidor de Administração 69

Etapa 12. Definição do endereço do Servidor

de Administração

Definição do endereço do Servidor de Administração. Você pode selecionar uma das seguintes opções:

Nome do domínio DNS. Esse método é útil se a rede inclui um servidor DNS

e dispositivos cliente possam usá-lo para obter o endereço do Servidor de Administração.

Nome NetBIOS. Esse método é útil se os dispositivos cliente obtêm o endereço

do Servidor de Administração através do protocolo NetBIOS ou houver um servidor WINS disponível na rede.

Endereço IP. Essa opção é usada se o Servidor de Administração possui um endereço IP estático, o qual não será mudado no futuro.

Etapa 13. Definição das configurações

para dispositivos móveis

Essa etapa do Assistente de Instalação está disponível se você selecionar o componente Suporte de dispositivos móveis para instalação.

Especifique o endereço do Servidor de Administração para conexões a dispositivos móveis.

Etapa 14. Seleção dos plug-ins

de gerenciamento do aplicativo

Selecione os plug-ins de gerenciamento de aplicativos que devem ser instalados com o Kaspersky Security Center.

Etapa 15. Descompactação e instalação

No documento Kaspersky Security Center 10 (páginas 60-69)

Documentos relacionados