• Nenhum resultado encontrado

5. ANÁLISE DOS DADOS

5.1 Seleção e caracterização dos alunos-participantes

Tendo em vista que esta pesquisa se propõe a investigar as experiências de aprendizagem de nativos digitais, a primeira etapa foi caracterizar o perfil dos alunos- participantes pertencentes à geração digital. Para traçar o perfil detalhado dos participantes, utilizei um questionário on-line com questões de respostas abertas e fechadas (descrito em 4.5).

Conforme anunciado na Introdução deste trabalho, o termo “nativo digital” é

empregado, nesta pesquisa, para fazer referência a alunos que não somente nasceram em um mundo cercado por tecnologia digital, mas que também fazem uso de mídias digitais como parte de suas vidas. Dessa forma, as perguntas do referido questionário privilegiaram esses duas dimensões: a questão da faixa etária, segundo a literatura (2001a, 2001b - Introdução); e questões de uso da tecnologia, tais como a frequência e o tipo de acesso à Internet, bem como as atividades on-line que eles costumam realizar.

Na etapa inicial desta pesquisa, os 37 alunos das duas turmas de 2ª ano do Ensino Médio (23 alunos da Turma A e 14 alunos da Turma B) foram convidados a preencher o questionário on-line. Desse total, 31 alunos responderam ao questionário (83,3%) e, a partir

dessas respostas, foi possível traçar o perfil dos participantes, como podemos observar, a seguir.

O primeiro gráfico (Gráfico 1) mostra a faixa etária do grupo de alunos que participaram da etapa inicial da pesquisa, que varia entre 14 e 18 anos, com um número expressivo de alunos com 16 anos (55%).

Gráfico 1: Idade dos alunos-participantes

Com o objetivo de confirmar se os referidos participantes pertenciam à geração mais

recente de nativos digitais, conhecida como “Geração Y” – aquela formada por adolescentes

nascidos depois de 1990, o segundo item do questionário (Gráfico 2) correspondia ao ano de nascimento deles. Como podemos observar, ao analisar o próximo gráfico, todos os respondentes são, por definição, nativos digitais, uma vez que nasceram entre 1993 e 1997.

Gráfico 2: Ano de nascimento dos alunos-participantes

No entanto, como foi destacado na Introdução, o termo “nativo digital” é adotado

neste estudo para fazer referência a alunos que, além de terem nascido em um mundo cercado por mídias digitais, também fazem uso dessa tecnologia digital como parte de suas vidas. Dessa forma, os próximos itens do questionário procuraram averiguar a frequência (Gráfico 3) e o tipo de acesso à Internet (Gráfico 4), bem como as atividades que os alunos-participantes costumam realizar na Internet (Gráfico 5) e a quantidade de atividades que eles realizam simultaneamente (Gráfico 6).

Todos os alunos-participantes possuem acesso à Internet, com uma frequência alta, variando de três a sete vezes por semana. O índice mais expressivo é o de acesso diário à Internet (77%), como o gráfico abaixo indica. Além disso, os participantes que acessam a Internet todos os dias informaram o número de horas que, em média, gastam conectados (item

do questionário: “Caso você acesse a Internet todos os dias, quantas horas, você fica on- line?”). A média foi de 3 horas e meia ao dia.

Gráfico 3: Frequência com que os alunos-participantes acessam a Internet

Em se tratando do local de acesso à Internet, 94% dos alunos-participantes navegam de casa, por meio de conexão banda larga, como o gráfico 4 mostra a seguir. Vale destacar que o perfil socioeconômico geral dos alunos da instituição como um todo é de classe média.

Gráfico 4: Local em que os alunos-participantes acessam a Internet

Com relação às atividades on-line que os respondentes costumam realizar (Gráfico 5), podemos perceber que não há uma única atividade que se destaque como a mais popular entre eles, mas três grandes grupos de atividades on-line que fazem parte do cotidiano da grande maioria, em faixas de frequência diferentes. O primeiro grupo reúne atividades que fazem parte da vida de 84% dos alunos participantes. São elas: atividades vinculadas a relacionar-se

socialmente e a estudar. No segundo grupo (74% - 65%), temos: atividades relacionadas a interagir com conteúdos multimídia (com objetivo não definido – pode ser tanto para entretenimento quanto para informação/ estudo) e comunicar-se (por email). Por fim, o terceiro grupo, inclui as duas atividades on-line que menos participantes realizam – atividades relacionadas a interagir com conteúdos multimídia (com foco no entretenimento, 43%) e a comprar (32%).

Gráfico 5: Atividades que os alunos-participantes geralmente realizam na Internet

Por fim, concluímos que este grupo de participantes é multitarefas – uma das características mais marcantes dos nativos digitais (PRENSKY 2001a, 2001b) –, como já vimos na Introdução. Com exceção de um participante, os demais (94%) realizam várias atividades simultaneamente, de duas a sete. O participante que respondeu “sete” especificou

as seguintes atividades: “escutar música (ou ver vídeos no YouTube), conversar no MSN,

visitar redes sociais, fazer downloads, pesquisar novas músicas, filmes e séries, visitar sites de humor e ler revistas on-line”. Aproximadamente metade do grupo de alunos-participantes consegue participar de três a quatro atividades ao mesmo tempo. Há, ainda, uma quantidade expressiva (35%) que tem o hábito de conciliar cinco ou seis tarefas.

Gráfico 6: Número de atividades que os alunos-participantes

geralmente realizam na Internet

Se compararmos os resultados desse questionário com os divulgados, em setembro de 2012, pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, na primeira pesquisa TIC Kids Online Brasil (já mencionada na Introdução), notamos que o grupo de participantes aqui pesquisados, no que se refere ao uso da Internet, está acima da média em relação aos demais jovens brasileiros, como o quadro abaixo claramente indica.

Alunos-participantes desta pesquisa

Participantes da pesquisa TIC Kids Online Brasil Faixa etária 14 a 18 anos 9 a 16 anos

Acesso diário à Internet 77% 47%

Acesso à Internet no domicílio 94% 40%

Atividades realizadas

na Internet para: fazer trabalho escolar 84% 82% visitar uma rede

social 84% 68% assistir vídeos

no YouTube 71% 66%

Quadro 2: Comparação entre uso da Internet pelos alunos-participantes desta pesquisa e