• Nenhum resultado encontrado

APÊNDICE I- Diário de campo Quadro qualitativo do desempenho

3. Método

3.2. Seleção e caracterização dos participantes

3.2.1. Critério para a seleção dos participantes

Para a seleção dos participantes foram utilizados os seguintes critérios

Critério de inclusão:

 Ter diagnóstico de deficiência intelectual;

 Apresentar necessidades complexas de comunicação;  Estar frequentando escola especial;

Critério de exclusão:

 Apresentar habilidades de comunicação desenvolvidas;  Ser usuário de CSA;

3.2.2. Seleção dos participantes

Após a assinatura da Carta de Autorização da instituição e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar, deu-se início à seleção dos participantes. A pesquisadora estabeleceu contato com as fonoaudiólogas, com a psicóloga e assistente social da instituição esclarecendo os objetivos da pesquisa e os critérios de seleção dos participantes, solicitando a estes profissionais uma lista de alunos com deficiência intelectual com necessidades complexas de comunicação.

A relação dos alunos indicados pelas profissionais continha um total de 11 alunos, destes, seis alunos com diagnóstico de síndrome de Down e cinco com diagnóstico de deficiência intelectual. Em seguida foram recolhidos os prontuários dos mesmos para observar se atendiam aos critérios de seleção. Deste modo, somente três crianças com síndrome de Down foram selecionadas para participarem do estudo.

3.2.3. Participantes

A amostra dos participantes foram três crianças: Carolina, Isabela e Marcos, com diagnóstico de síndrome de Down e comprometimento nas habilidades de comunicação, duas do sexo feminino e uma do sexo masculino, com idades variando de nove a 12 anos completos no início do estudo. Todos estavam matriculados na Escola Especial, nenhum dos três participantes frequentava o ensino regular. A seguir apresenta-se uma síntese das principais características dos participantes, de acordo com o Quadro 1:

Quadro 1 - Características gerais dos participantes Características gerais dos Participantes

Participantes Carolina Isabela Marcos

Data de Nascimento 28/08/2001 23/02/2004 12/01/2002

Idade 12 anos 9 anos 11 anos

Gênero Feminino Feminino Masculino

Diagnóstico síndrome de Down síndrome de Down síndrome de Down Atendimentos

A seguir, serão descritas as características específicas de cada um dos participantes de acordo com as informações obtidas por meio do prontuário dos mesmos.

Participante: Carolina

Carolina, uma garota de 12 anos com diagnóstico de síndrome de Down - trissomia simples (47, XX, +21). De acordo com as informações do prontuário ela frequenta a instituição desde os dois anos de idade. No relatório da fonoaudióloga está descrito que a participante apresenta dificuldades na linguagem oral (fala) e postura inadequada do sistema sensório-motor oral. Sua fala é bastante restrita, e, na maioria das vezes, ininteligível. De acordo com o relatório da professora, devido as suas limitações a participante realiza as atividades com dificuldade, recebendo estímulos constantemente para o desenvolvimento da fala. Suas atividades são: recortes, colagem, pintura a dedo, com giz de cera, jogos e brincadeiras. Segundo a professora, é uma criança teimosa onde é necessário impor limites, mas é super carinhosa. Adora atividades relacionadas à música e dança, participando com muita dedicação. Nas atividades, demonstra interesse durante aproximadamente 10 a 15 minutos, logo se desinteressa e fica quieta em sua carteira.

Participante: Isabela

Isabela de nove anos e seis meses com diagnóstico de síndrome de Down - trissomia simples (47, XX, +21). De acordo com as informações do prontuário ela frequenta a instituição desde um ano e meio de vida. Segundo o relatório da fonoaudióloga, a participante apresenta dificuldades de linguagem oral (fala), produz algumas palavras e às vezes sua fala é ininteligível. Em algumas situações faz uso de gestos indicativos (quando quer realizar algo que não consegue falar). É alegre e participativa, é muito teimosa quando contrariada e apresenta comportamento de birra quando lhe são propostas atividades que não quer realizar. No relatório da Professora está descrito que a mesma apresenta dificuldades nas áreas de coordenação viso-motora, escrita do nome, números de 0 a 10, quantidade, lateralidade, cores primárias, formas geométricas, letras do alfabeto e concentração. Sua fala é incompreensível, mas demonstra interesse em pronunciar corretamente as palavras direcionadas a ela. Seu

comportamento é participativo, gosta de estar na escola e também com os colegas de classe, um comportamento que se repete com bastante frequência é a imitação. Nas atividades, coopera com a professora e com os colegas.

Participante: Marcos

Marcos de 11 anos e sete meses com diagnóstico de síndrome de Down - trissomia simples (47, XY, +21). Em seu prontuário não foi encontrado nenhuma informação, pois o participante havia sido matriculado nesta instituição há dois anos, havia somente o exame genético (cariótipo). Devido à ausência de informações no prontuário, pediu-se à professora que fizesse um relatório em relação ao desempenho do participante, esta relatou que o participante utilizava vocalizações, expressões faciais, gestos para transmitir seus desejos e necessidades. Em relação ao seu comportamento, muitas vezes apresentava-se hiperativo e irritado, ficava agitado e brigava com os colegas da classe. Nas atividades, mantinha atenção por um tempo bastante restrito e não tinha interesse em realizá-las.

3.2.4. Informantes

Participaram da pesquisa com informações relevantes a respeito dos participantes os pais e a professora dos alunos. Os pais participaram colaborando com informações coletadas com a planilha de seleção de vocabulários quanto aos itens que eram reforçadores para os participantes. Receberam instruções de como deveriam usar a pasta de comunicação com seus filhos, além de contribuírem com informações para o questionário de validade social.

A professora participou da aplicação do treinamento e também forneceu informações coletadas por meio da planilha de seleção de vocabulários, além de participar do questionário de validade social.