• Nenhum resultado encontrado

5. PROPOSTA DE CURSO SUPERIOR A DISTÂNCIA PARA

5.3. ORGANIZAÇÃO DO CURSO:

5.3.1. Sentido Didático da Prática Tutorial:

As atividades que se desenvolvem na tutoria têm um conteúdo basicamente didático. O aluno da Educação a Distância tem a oportunidade de contar com o acompanhamento, tanto a distância, como presencial, da figura de um professor/tutor que facilita e ajuda o desenvolvimento de sua aprendizagem. A interação entre ambos se traduz, algumas vezes, na solicitação de esclarecimentos por parte do aluno; outras, em explicações, em orientações de informações concretas de que o aluno necessita

para seu estudo e que são atendidas pelo professor tutor.

Este sentido didático da prática tutorial pode-se apresentar nos seguintes aspectos:

a) Informar. - Deve-se proporcionar ao aluno informações prontas e precisas de todos os temas e aspectos que são de seu interesse.

b) Motivar. - O estudante da educação a distância necessita de estímulo do professor tutor para que mantenha o esforço e supere as dificuldades encontradas durante os estudos.

c) Assessorar. - O aluno necessita orientações precisas em momentos de dificuldades, de dúvidas e indecisões. Este assessoramento o ajuda a conhecer melhor as técnicas de trabalho intelectual, a dominar estratégias que lhe permitam superar as dificuldades, a saber, onde encontrar as informações de que necessita no momento preciso, etc. d) Orientar. - Esta orientação deve contemplar não somente os aspectos

didáticos-pedagógicos da realização das tarefas acadêmicas, mas também a aspectos pessoais, atitudinais e de formação da própria personalidade, de tal forma que o ajude a tomar decisões, bem como na resolução de momentos de dúvida e no desenvolvimento de seus próprios valores individuais.

O sentido didático da prática tutorial deve propiciar em todo momento o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de iniciativa do aluno. Conseqüentemente, deve desenvolver ações encaminhadas a ajudar e orientar os alunos a:

- Adquirir novos comportamentos sociais e familiares, a harmonizar o trabalho e o estudo, a equilibrar esta nova tarefa de estudo com as outras atividades e compromissos anteriormente adquiridos.

dificuldades, a sentir-se satisfeito e motivado pelo trabalho realizado, ainda que não se traduza em resultados imediatos tangíveis.

- Fomentar as habilidades técnicas de trabalho intelectual, métodos de estudo, estratégias de aprendizagem, etc..., que lhe permitam potenciar sua capacidade de aprendizagem por si mesmo e saber administrar melhor o tempo de que dispõe, para conseguir melhor rendimento no tempo em que se dedica aos estudos.

- Buscar informações e realizar investigações, habilitar-se ao uso da biblioteca e à utilização de outros recursos e meios técnicos, audiovisuais; na realização práticas de seus trabalhos.

Definitivamente, trata-se de conseguir que o aluno mantenha autoconfiança em suas próprias possibilidades, desenvolva sua auto-estima e potencialize sua capacidade auto-instrutiva mediante a organização proveitosa de estudo autônomo.

A tutoria pode desenvolver-se de duas maneiras: - Presencial: individual e em grupos.

- A distância: também individual e coletivamente, por meio de: carta individual, correio eletrônico, telefone, vídeos e videoconferências.

5.3.1.1. A tutoria presencial:

Os sistemas educativos tradicionais têm exagerado na necessidade da presença do professor para tarefas que os alunos podem levar a cabo de forma autônoma e independente. Igualmente na educação a distância é habitual que em determinados momentos o aluno se encontre com seu tutor e companheiros, com a finalidade de:

- Melhorar suas capacidades verbais através da comunicação em aula.

- Facilitar a compreensão do processo de comunicação e da conduta humana. - Motivar e desenvolver atitudes e hábitos positivos em relação ao estudo. - Propiciar a estimulação mútua entre os participantes do grupo.

- Estimular o trabalho em equipe explorando os materiais fornecidos. - Discutir as práticas pedagógicas com base nas teorias estudadas.

a) A tutoria individual:

Esta modalidade de desenvolverá quando o professor tutor dispor de tempo para atender o aluno que solicitar uma orientação direta sobre problemas acadêmicos concretos, técnicas de trabalho e adaptação ao sistema.

Esse atendimento pode centrar-se em:

- Aspectos que fazem referência aos pré-requisitos necessários para abordar o estudo das matérias do curso.

- Dificuldades que podem oferecer os conteúdos expostos nos materiais de estudo.

- Dificuldades de caráter metodológico em relação às técnicas gerais de trabalho intelectuais independentes e particulares, requeridas pelas matérias do curso concreto, com o fim de consolidar as aprendizagens.

- Um aspecto importante nesse tipo de orientação individual que não se pode esquecer, é que faz referência ao estímulo concreto que muitos alunos precisam para continuar os estudos. A motivação se converte num elemento imprescindível nesse sistema.

b) A tutoria grupal:

É a forma ideal para que os participantes do curso se inter-relacionem com outros com o fim de compartilhar e complementar seus conhecimentos e minimizar os inconvenientes do auto-estudo.

Nas sessões grupais serão feitos intercâmbios de experiências e conhecimentos, confrontamento de idéias, potencialização do espírito crítico, respeito às posições antagônicas, aproveitando para fomentar os elementos socializadores.

exposição de temas, seminários, diálogos, consulta grupal, etc.

As sessões de tutoria presencial enfatizam o sentido de pertencer a um grupo e a própria instituição, o que reforça a motivação ao estudo a distância e diminui o grau de ansiedade diante dos trabalhos e das avaliações prescritas.

As sessões presenciais em grupo devem estar previamente programadas, embora possam manter um grau de flexibilidade. A freqüência desses encontros será registrada para atender a uma das normas legais do curso.

5.3.1.2.A tutoria à distância:

Por tutoria não presencial ou a distância se entende toda ação ou instrumento que permite superar obstáculos na aprendizagem a distância sem a presença do tutor oferecendo ao estudante um controle e “feed-back” sobre sua aprendizagem. Cirigliano, 1983 citado por Aretio, 1996.

No sistema tutorial à distância, o cursista, individualmente, entrará em contato com o tutor utilizando os meios de comunicação estabelecidos, nos horários definidos anteriormente ou em pequenos grupos de estudo. Nesse contato, poderá formular algumas questões ou dúvidas e solicitar ao tutor que os esclareça, utilizando- se de um sistema interativo de comunicação. Os meios de comunicação utilizados podem ser variados tais como: cartas, Internet, telefone, rádio, fax.

Esse tipo de tutoria também é válido para outras ações: a) Informativa

Utilizando o correio, o tutor envia a todos os alunos informações e circulares sobre:

- Convocação de reuniões gerais de início de curso. - Informações sobre aspectos tratados em reuniões gerais.

encontros culturais.

- Datas de entrega de cadernos e trabalhos. - Conteúdo das tutorias grupais.

- Qualquer outro tipo de informações que possam surgir. b) Motivadora

Esta finalidade da tutoria postal está destinada de forma especial àqueles alunos que, em momentos determinados do curso, apresentam indícios de abandono, não comparecem as sessões presenciais e não enviam seus trabalhos, atividades e cadernos.

Também este caráter motivador pode e deve empenhar-se com todos os alunos em determinado momento crítico do curso.

c) Didática

Esta ação tutorial postal se deve levar a cabo através dos trabalhos, atividades, cadernos da progressão dos alunos. Quando o professor tutor devolve ao aluno um determinado trabalho realizado por este, não deve limitar-se a respostas frias, mas aproveitar para, além das correções, estabelecer comentários positivos, tanto em relação aos erros cometidos quanto aos acertos, o que constitui uma enorme fonte de motivação.