• Nenhum resultado encontrado

Interface de dados padronizada Interface de comunicação de dados

3.5.2 Serviços Geográficos

O Módulo de Serviços Geográficos é composto pelas funcionalidades descritas a seguir:

Disponibilizar consultas de agregação/desagre- gação de informações espaciais sobre a Base Hidrográfica Ottocodificada.

Esse webservice disponibilizará as características físicas das bacias, sejam essas provenientes de mapa de classes (como o mapa de uso do solo), sejam de superfície de valores (como o mapa de chuva média anual ou de altimetria), por meio da sobreposição desses planos de informação com as ottobacias. Esse procedimento de consulta espacial pode ser feito por intermédio de operadores espa- ciais em Banco de Dados Geográficos, que retornem as informações resultantes da intersecção desses planos de informação.

Essa solução, porém, impossibilita a obtenção de qualquer informação que não esteja agregada por ottobacia. Como exemplo, pode-se citar a determi- nação de informações a montante de determinado ponto que esteja localizado no meio do caminho entre uma confluência e outra. Assim, sugere-se tra- balhar com modelo híbrido composto por um modelo discretizado (Base Hidrográfica Ottocodificada) e por um modelo contínuo (área incremental determi- nada por modelo digital de elevação hidrologica- mente consistente).

Em resumo, as informações pré-processadas são geradas a partir do cruzamento das ottobacias com os mapas temáticos. Já a informação incremental, no caso da estação ou do ponto de interesse estarem loca- lizados no meio caminho do trecho de curso d’água, será obtida por meio do modelo contínuo de dados. Essa informação total será obtida pela informação pré- processada somada à informação incremental.

C AD ER N O S D E RE C U RS O S H ÍD RI C O S

Salienta-se que, para que haja compatibilidade com as informações obtidas em ambos os módulos, a Base Hidrográfica Ottocodificada tem de ser gerada pelo modelo contínuo ou modelo digital de elevação hidrologicamente consistente.

Disponibilizar consultas espaciais de pontos Hidrorreferenciados

Esse webservice disponibilizará ao cliente o objeto espacial resultante da projeção de uma feição geo- métrica (ponto) na Rede Hidrográfica e a aqui- sição de informações dessa projeção como código de curso d’água do segmento ou trecho de curso d’água de referência e distância à foz da bacia.

Analogamente às coordenadas geográficas de lati- tude e longitude, no hidrorreferenciamento, têm-se as coordenadas hidrorreferenciadas compostas pelo código de curso d’água e distância à foz da bacia.

Esse serviço é um pouco mais complexo que uma consulta espacial simples, pois necessitará de ope- radores de construção de mapas de distância.

Disponibilizar Informações Hidrográficas Nativas

O webservice de informações hidrográficas nativas diz respeito a disponibilização de informações em relação aos elementos lógicos da Base Hidrográfica Ottocodificada como trecho de cursos d’água, rio, curso d’água, nascente, confluência, foz e ottobacia.

Atualmente, esses elementos são obtidos a partir do plano da informação espacial denominada HIN- TEGRADA, por meio de consultas espaciais. Esse plano de informação possui todas as informações necessárias para a constituição desses elementos.

A construção da base hidrográfica ottocodificada também compreende o pré-processamento de infor- mações hídricas em banco de dados geográficos com a consequente modelagem, transformação e normali- zação das tabelas topológicas usadas como base.

Disponibilizar Informações de trechos/ottobacias a jusante e a montante

A determinação de trechos ou ottobacias a mon- tante a partir de determinado ponto é realizado por meio de consulta alfanumérica em Banco de Dados sem que para isso se recorra às operações espaciais presentes em Banco de Dados Geográ- ficos, pois a relação topológica entre os trechos de curso d’água estão embutidos nos dígitos do código de bacias de Otto Pfafstetter.

Disponibilizar visualização por meio de mapas estáticos em formato de imagem

A forma mais básica de disseminação de dados geográficos na web é, naturalmente, a publi- cação de mapas estáticos em formato de imagem, embutidas em páginas web. Apesar de a interati- vidade ser limitada, é possível produzir e manter

Fo to : P ed ro T os ca no Serra da Cantareira – SP

AR Q U IT ET U RA C O M PU TA C IO N AL E S IS TÊ M IC A D O S N

disponíveis, para consulta e referência histórica. Atualmente, a ANA possui uma grande demanda, interna e externa, por mapas pré-elaborados que podem ser consultados por meio da Biblioteca Virtual e do Portal do Snirh.

Disponibilizar visualização por meio de mapas gerados a partir de formulários

Essa alternativa consiste em oferecer ao usuário um formulário para preenchimento em que são solici- tadas informações quanto à região geográfica de interesse, à composição do mapa e mesmo alguns elementos de composição visual. Quando o usuário termina o preenchimento do formulário, as informa- ções são transmitidas a um servidor, que recupera os dados necessários e converte o mapa final para um formato de imagem, como GIF ou JPEG. Essa imagem é então inserida em uma página web.

Permitir navegação baseada em mapas-chaves

Nessa funcionalidade, o usuário indicará com o mouse uma região de seu interesse, gerando uma navegação para outro mapa ou imagem mais detalhada, ou clicará em ícones periféricos à imagem para navegar para regiões adjacentes, mantendo a escala de visualização.

Eventualmente, podem existir ícones que ativam funções mais sofisticadas, como medição na tela, identificação de elementos ou ativação/desativação de camadas.

A Figura 31 ilustra a função de Apresentação de Mapas.

3.5.3 Análise

O Módulo Análises Geográficas é composto pelas funcionalidades descritas a seguir:

3.5.3.1 Visualização

Nessa funcionalidade são disponibilizados via web re- cursos de visualização de elementos geográficos e da- dos tabulares associados. Inclui seleção de temas, indi- cação de simbologia, seleção de objetos e navegação.

3.5.3.2 Manipulação desktop

Nessa funcionalidade são disponibilizados recursos de manipulação da base de dados por ferramentas de Sistema de Informações Geográficas – SIG de funcio- namento em ambiente cliente de estações de trabalho.

3.5.3.3 Manipulação web

Nessa funcionalidade são disponibilizados via web recursos de manipulação da base de dados por fer- ramentas de SIG de funcionamento semelhante às de ambiente cliente.

C AD ER N O S D E RE C U RS O S H ÍD RI C O S