• Nenhum resultado encontrado

Subsistema Planejamento e Gestão – Plann

Inteligência geográfica Interface de integração

3.3 Subsistema Planejamento e Gestão – Plann

O Planejamento de Recursos Hídricos da ANA está fundamentado nos artigos 6o e 7o, da Lei no

9.433/1997, que cria o Sistema Nacional de Geren- ciamento de Recursos Hídricos e estabelece que os Planos de Recursos Hídricos são planos diretores de longo prazo que visam a subsidiar e a orientar a imple- mentação da Política Nacional de Recursos Hídricos e o gerenciamento dos recursos hídricos, com hori- zonte de planejamento compatível com o período de implantação de seus programas e projetos.

Compete à ANA, entre as atribuições conferidas no artigo. 4o, da Lei no 9.984/2000, no inciso XI, em arti-

culação com órgãos e entidades públicas e privadas integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, promover a elaboração de estudos para subsidiar a aplicação de recursos finan- ceiros da União em obras e serviços de regularização de cursos d’água, de alocação e distribuição de água e de controle de poluição hídrica, em consonância com o estabelecido nos planos de recursos hídricos.

O Subsistema de Planejamento e Gestão permitirá aos gestores de recursos hídricos o acompanha- mento físico e financeiro do planejamento por bacia hidrográfica e aquífero de forma organizada.

AR Q U IT ET U RA C O M PU TA C IO N AL E S IS TÊ M IC A D O S N

O Subsistema de Planejamento e Gestão permitirá aos gestores de recursos hídricos o acompanha- mento físico e financeiro das ações por bacia hidro- gráfica e aquífero de forma organizada. Esse acom- panhamento permitirá promover maior visibilidade do processo de planejamento e funcionará como base para a gestão das ações executadas por comitês de bacias e outros órgãos gestores.

Para isso, o sistema deverá permitir a entrada e a alteração das informações sobre a estrutura dos planos, entrada dos dados sobre a evolução física e financeira das ações tanto da ANA quanto dos ges- tores estaduais e dos comitês de bacias e disponi- bilizar, por meio de webservices ou páginas web, informações sobre a estrutura e o acompanhamento dos planos, para o público em geral na forma de relatórios gerenciais.

Além disso, esse subsistema deverá permitir uma visão geral da situação dos recursos hídricos tanto do ponto de vista de quantidade quanto de quali- dade, em escala nacional.

Figura 22. Apresentação de dados da Base de Dados Quali-Quantitativos

Entre as atividades da ANA também se inclui o enqua- dramento dos corpos d’água, que é o estabelecimento do nível de qualidade (classe) a ser alcançado ou mantido em segmento de corpo d’água ao longo do tempo, que visa a assegurar às águas qualidade com- patível com os usos mais exigentes a que forem des- tinadas e a diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes (Lei no 9.433/1997, art. 9o).

O enquadramento dos corpos d’água é um dos ins- trumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, sendo referência importante para os demais instru- mentos de gestão das águas (outorga, cobrança, planos de bacia), assim como para os instru- mentos de gestão ambiental (licenciamento e moni- toramento), sendo, portanto, importante elo entre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e o Sistema Nacional de Meio Ambiente.

A noção de enquadramento dos corpos d’água também está contemplada nesse subsistema na forma de integração com o Subsistema de Inteligência

C AD ER N O S D E RE C U RS O S H ÍD RI C O S

Geográfica, para que esse aspecto seja considerado nos processos de planejamento.

No Brasil, o uso dos recursos hídricos tem sido alvo de crescentes demandas dos diversos setores usuá- rios. Os conflitos pelo uso da água agravaram-se e o meio ambiente apresenta quadro de crescente degra- dação. Os potenciais conflitos resultantes dos múl- tiplos usos da água e os problemas ambientais têm levado a esforços para a adoção de gestão racional de seu uso, com a aplicação de instrumentos que auxiliem o desenvolvimento sustentável das bacias e das regiões hidrográficas.

Uma atividade essencial é a implantação dos instru- mentos de gestão dos usos dos recursos hídricos nas bacias e nas regiões hidrográficas, o que envolve muitas análises técnicas para estabelecer uma eficiente alocação da água. Para alcançar esse objetivo é previsto o desenvolvimento de Sis- temas de Suporte à Decisão – SSD, que fornecerão subsídios para a resolução de conflitos e auxiliarão a gestão integrada e eficiente das bacias e das regiões hidrográficas.

Os SSDs desenvolvidos permitirão o comparti- lhamento das informações entre as diversas enti- dades envolvidas com a gestão dos recursos natu- rais e facilitarão a transparência e a democratização das decisões. Deverão ser desenvolvidos somente para bacias e regiões hidrográficas que apresentem quadros e situações complexas que demandem a simulação de cenários e alternativas de intervenção.

Módulos do Subsistema de Planejamento e Gestão:

3.3.1 Planejamento e Gestão de Águas de

Superfície

O módulo de Planejamento e Gestão de Águas Super- ficiais permite analisar, de forma conjunta, os dados de disponibilidade e demanda de águas superficiais com os dados da realidade socioeconômica, política e ambiental relacionados com a questão hídrica.

3.3.2 Planejamento e gestão de águas

subterrâneas

O módulo de Planejamento e Gestão de Águas Subter- râneas permite analisar, de forma conjunta, os dados de disponibilidade e demanda de águas subterrâneas com os dados da realidade socioeconômica, política e ambiental relacionados com a questão hídrica.

Essa função inclui a gestão de elementos como:

• aquíferos livres e rios permanentes;

• área de recarga direta;

• indicadores de vulnerabilidade natural;

• pesquisa de proximidade;

• apoio à decisão.

3.3.3 Instrumentos de Gestão

O Módulo Instrumentos de Gestão é composto pelas funcionalidades descritas a seguir:

Figura 23. Subsistema Planejamento e Gestão

Hidrografia

Elementos de planejamento e gestão

Águas de

superfície subterrâneas Águas Outros elementos hidrográficos

Inteligência Geográfica Interface de Integração

Segurança

Estudos e Modelos Gestão de Indicadores Instrumentos de Gestão Planejamento e Gestão de Água Superficiais

Planejamento e Gestão de Águas Subterrâneas

Socioeconomia Oferta e

demanda

AR Q U IT ET U RA C O M PU TA C IO N AL E S IS TÊ M IC A D O S N

• gestão de planos – em que são registrados os ins- trumentos de planejamento de recursos hídricos;

• gestão de ações – em que são registradas todas as ações que afetam a disponibilidade e a demanda de recursos hídricos.

3.3.4 Gestão de Indicadores

O Módulo Gestão de Indicadores permite o registro, a divulgação, a simulação e o acompanhamento de indicadores que constam dos diversos planos sobre a realidade de recursos hídricos.

3.3.5 Estudos e Modelos

O Módulo Estudos e Modelos permite o registro de estudos realizados em relação aos recursos hí- dricos e ao acompanhamento dos modelos utili- zados na formação desses estudos.

3.4 Subsistema de Segurança de Acesso à