• Nenhum resultado encontrado

Os serviços das subposições 1.0301.1 e 1.0301.2 ocorrem mesmo quando prestados em trens (dining cars) ou a bordo de navios, não se confundindo com os serviços prestados mediante contrato com

SEÇÃO II SERVIÇOS DE INTERMEDIAÇÃO NA DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS; SERVIÇOS DE DESPACHO ADUANEIRO; FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS E SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM;

Capítulo 3 Fornecimento de alimentação e bebidas e serviços de hospedagem

5) Os serviços das subposições 1.0301.1 e 1.0301.2 ocorrem mesmo quando prestados em trens (dining cars) ou a bordo de navios, não se confundindo com os serviços prestados mediante contrato com

companhia de transporte (comissaria ou catering) da subposição 1.0301.32.

Considerações Gerais

Estão incluídos no presente Capítulo as seguintes operações: a) Fornecimento de alimentação (posição 1.0301).

b) Fornecimento de bebidas (posição 1.0302). c) Hospedagem (posições 1.0303 e 1.0304).

Notas Explicativas

1.0301 Fornecimento de alimentação, incluindo refeições

Esta posição inclui o fornecimento de alimentação acompanhado de serviços completos de restaurante ou serviços limitados de restaurante; o fornecimento de alimentação, incluindo refeições, sob prévio contrato, e, ainda, residualmente, o fornecimento de alimentação sob outro formato.

1.0301.10 Fornecimento de refeições acompanhado de serviços de restaurante

São serviços de restaurante a oferta de refeições e de bebidas, com as comodidades e apetrechos usualmente necessários para o seu consumo, como por exemplo, mesas e assentos apropriados,

talheres e serviços de mesa e garçom. Ainda, podem estar acompanhados ou não de entretenimento, como, por exemplo, espetáculos musicais.

Esta subposição inclui a preparação e o fornecimento de refeições para o consumidor final por: - Restaurantes, cafeterias e instalações semelhantes que forneçam serviços de restaurante. - Hotéis ou por outros lugares que ofertem hospedagem e que forneçam serviços de restaurante.

- Meios de transporte, como trens (dining car) ou a bordo de navios que forneçam serviços de restaurante.

Estão excluídos desta subposição:

1 - A preparação e o fornecimento de alimentação sob contrato com companhias de transporte (comissaria ou catering), que se classificam na subposição 1.0301.32.

1.0301.2 Fornecimento de refeições com serviços limitados de restaurante

Esta subposição se divide em 3 (três) subposições de segundo nível, que possuem como característica comum a falta de um ou mais apetrechos ou comodidades ofertados pelos serviços de restaurante classificados na subposição 1.0301.10.

1.0301.21 Fornecimento de refeições pelo sistema de autosserviço (self-service)

Esta subposição inclui o fornecimento de refeições em estabelecimentos usualmente conhecidos como self-service. As refeições são servidas pelos próprios clientes, ainda que o fornecimento de bebidas ou sobremesas seja realizado por garçons. São comumente vendidas por peso ou preço fixo, havendo locais para sentar, mas com menos comodidades do que se espera de um serviço completo de restaurante da subposição 1.0301.10.

Estão excluídos desta subposição:

1 - Fornecimento de refeições por cantinas e concessões, que se classifica na subposição 1.0301.39. 2 - Fornecimento de comidas em estabelecimentos sem garçons e que ofereçam espaço para sentar, que classifica na subposição 1.0301.29.

1.0301.22 Fornecimento de comidas rápidas (fast-food)

Esta subposição inclui o fornecimento de refeições usualmente conhecidas como fast-food, caracterizadas pelo seu preparo rápido, desde sanduíches e pizzas, até massas, risotos e carnes. Estão normalmente localizadas em praças de alimentação de shopping centers, onde existe mobiliário com assentos.

Estão excluídos desta subposição:

1 - Fornecimento de refeições por cantinas e concessões, que se classifica na subposição 1.0301.39. 2 - Fornecimento de comidas em estabelecimentos sem garçons e que ofereçam espaço para sentar, que se classifica na subposição 1.0301.29.

1.0301.29 Fornecimento de refeições com serviços limitados de restaurante não classificado em subposições anteriores

Esta subposição residual inclui o fornecimento de refeições com serviços limitados de restaurante não classificado em subposições anteriores, como o fornecimento de comidas em estabelecimentos sem garçons e que apenas ofereçam espaço para sentar.

Está excluído desta subposição:

1 - Fornecimento de alimentação, incluindo refeições, sob contrato, que se classifica na subposição 1.0301.3.

1.0301.3 Fornecimento de alimentação, incluindo refeições, sob contrato

O termo “sob contrato” faz referência aos contratos estabelecidos entre as partes de forma prévia, com o intuito de ofertar o serviço de alimentação geralmente para um grupo definido.

1.0301.31 Fornecimento de alimentação para eventos

Esta subposição inclui a preparação e o fornecimento de refeições para atender a eventos ou ocasiões específicas, a partir de contrato firmado com o cliente, em instalações governamentais, comerciais, industriais ou residenciais ou outra localização especificada pelo cliente. Cita-se, como exemplo, os serviços de buffet contratados para um cerimonial.

Estão excluídos desta subposição:

1 - Vendas de produtos por máquinas automáticas de propriedade dos agentes que trabalham por comissão ou contrato, que se classificam na posição 1.0201.

2 - Fornecimento de alimentação, incluindo refeições, para operadores de transportes (comissaria ou catering), que se classifica na subposição 1.0301.32.

1.0301.32 Fornecimento de alimentação para operadores de transportes (comissaria ou catering) Esta subposição inclui o serviço de preparação e o fornecimento de alimentação, incluindo refeições, para operadores de transporte (comissaria ou catering).

Estão excluídos desta subposição:

1 - A preparação e o fornecimento para o consumidor final de refeições e de bebidas em meios de transporte, classificados na subposição 1.0301.10.

1.0301.39 Fornecimento de alimentação, incluindo refeições, sob contrato, não classificado em subposições anteriores

Esta subposição residual inclui outros serviços de preparação e fornecimento de alimentação sob contrato, como para cantinas e concessões.

Exemplo de contratos para cantinas são aqueles firmados por fábricas, indústrias ou escritórios, para o serviço de preparação de refeições e bebidas aos seus funcionários e empregados, comumente servidos em refeitórios próprios do contratante.

Os contratos de concessão são caraterizados pelo fornecimento de alimentação e bebidas em determinados locais de forma contínua ou diária. São exemplos de concessões os estabelecimentos que vendem pipocas, doces e refrigerantes em cinemas, teatros e parques.

1.0301.90 Fornecimento de alimentação não classificado em subposições anteriores Esta subposição residual inclui o fornecimento de:

- Comidas e bebidas em quiosques e barracas. - Sorvetes, doces e tortas.

- Refeições e bebidas por veículos motorizados (food-trucks) com preparação para o seu consumo imediato.

1.0302 Fornecimento de bebidas em bares, cervejarias e outros

Esta posição inclui o fornecimento de bebidas alcoólicas ou não alcoólicas, como acontece, por exemplo, em bares, cervejarias, boates, danceterias e instalações semelhantes, com ou sem entretenimento. Tal fornecimento ocorre ainda em bares que funcionam em hotéis, ou em instalações de transporte, como em trens ou a bordo de navios.

1.0303 Serviços de hospedagem para visitantes

Serviços de hospedagem são aqueles prestados por empreendimentos ou estabelecimentos que ofertam alojamento temporário para hóspedes, mediante adoção de contrato, tácito ou expresso, de hospedagem e cobrança de diária (às vezes também por semana ou por períodos mais extensos), pela ocupação da unidade mobiliada e equipada (UH) e outros serviços oferecidos aos hóspedes. Deve-se entender por diária o preço de hospedagem correspondente à utilização da UH e dos serviços incluídos, observados os horários fixados para entrada (check-in) e saída (check-out) do hóspede.

1.0303.1 Serviços de hospedagem em quartos ou unidades de hospedagem para visitantes

Esta subposição compreende os serviços de hospedagem em quartos ou em unidades com ou sem serviços de faxina. A ocupação desses quartos e unidades segue a regra comum, qual seja, ocupação por diárias, embora também seja possível o emprego da sistemática de partilha (time-share) ou por múltipla ocupação dos mesmos.

1.0303.11 Serviços de hospedagem em quartos ou unidades de hospedagem para visitantes, com serviços diários de faxina

Esta subposição inclui os serviços de hospedagem, tipicamente fornecidos em base diária ou semanal, que consistem na disponibilização de quartos ou unidades de hospedagem, com serviços de limpeza diária.

1- Serviços de hospedagem em quartos ou unidades de hospedagem para visitantes, em propriedades partilhadas, que se classificam na subposição 1.0303.13.

2- Serviços de hospedagem em quartos ou unidades de hospedagem para visitantes, em quartos de múltipla ocupação, que se classificam na subposição 1.0303.14.

1.0303.12 Serviços de hospedagem em quartos ou unidades de hospedagem para visitantes, sem serviços diários de faxina

Esta subposição inclui os serviços de hospedagem, tipicamente fornecidos em base diária ou semanal, em quartos ou unidades, sem serviços de limpeza diária.

Estão excluídos desta subposição:

1 - Serviços de hospedagem em quartos ou unidades de hospedagem para visitantes, em propriedades partilhadas, que se classificam na subposição 1.0303.13.

2 - Serviços de hospedagem em quartos ou unidades de hospedagem para visitantes, em quartos de múltipla ocupação, que se classificam na subposição 1.0303.14.

1.0303.13 Serviços de hospedagem em quartos ou unidades de hospedagem para visitantes, em propriedades partilhadas

Esta subposição inclui os serviços de hospedagem de propriedades com tempo partilhado (time-share). A expressão “tempo partilhado” (time-share) significa a compra da titularidade do quarto ou unidade de hospedagem por um período específico, sendo conhecido também como “titularidade partilhada”.

1.0303.14 Serviços de hospedagem em quartos ou unidades de hospedagem para visitantes, em quartos de múltipla ocupação

Esta subposição inclui os serviços de hospedagem em quartos ou recintos, ambos de múltipla ocupação, em base diária ou semanal. São típicos exemplos dessa maneira de hospedar: os albergues, as pensões, os hostels, as cabanas ou refúgios em montanhas e praias.

1.0303.20. Serviços de acampamentos turísticos (camping)

Os acampamentos turísticos (camping) são áreas especialmente preparadas para a montagem de barracas e o estacionamento de reboques habitáveis (trailers), ou equipamento similar, dispondo, ainda, de instalações, equipamentos e serviços específicos para facilitar a permanência dos usuários ao ar livre. Esta subposição inclui todos os serviços envolvidos nesses acampamentos, tais como:

- Disponibilização de espaço, ao ar livre ou sob uma cobertura protetora, necessário aos veículos e às barracas.

- Fornecimento de barracas para pernoite combinado ou não com fornecimento de comida, recreação ou treinamento.

- Fornecimento de pacotes para acampamentos diferenciados.

1.0303.90 Serviços de hospedagem para visitantes não classificados em subposições anteriores

Esta subposição residual inclui os serviços de hospedagem para visitantes não contemplados nas subposições anteriormente mencionadas.

1.0304 Serviços de hospedagem, exceto para visitantes

Esta subposição inclui os serviços de hospedagem que em geral envolvem maior período de permanência do hóspede, tais como residências estudantis, unidades de hospedagem para trabalhadores, condomínios hoteleiros, flats, apart-hotéis, apart-services condominiais e similares.

1.0304.10 Serviços de hospedagem em quartos ou unidades de hospedagem para estudantes em residências estudantis

Esta subposição inclui:

- Serviços de quarto ou unidades de hospedagem para estudantes em residências estudantis, em regra associadas às escolas e universidades.

- Serviços de quartos e unidades em residências estudantis para participantes de conferências e reuniões similares.

1.0304.20 Serviços de hospedagem em quartos ou unidades de hospedagem para trabalhadores em hotéis ou campos

Esta subposição inclui os serviços de hospedagem em albergues e acampamentos de trabalhadores, usualmente em curto prazo ou por períodos certos conforme o tipo de trabalho a ser desenvolvido, como ocorre, por exemplo, durante colheitas e processamento de cana-de-açúcar.

1.0304.90 Serviços de hospedagem, exceto para visitantes não classificados em subposições anteriores

Esta subposição residual inclui todos os demais serviços de quarto ou unidades de hospedagem em residências, pensões e clubes residenciais, bem como os serviços destinados a acolher veículos e permitir que seu ocupante durma dentro deles.

Capítulo 4 - Serviços de transporte de passageiros

Notas

1) No âmbito deste Capítulo, entende-se por:

a) Local: a região que compreende as áreas urbana e rural de um município e, ainda, a região metropolitana.

b) Área metropolitana ou região metropolitana: o centro populacional resultante da reunião de dois ou mais municípios integrados tanto do ponto de vista econômico quanto político e cultural.

c) Ônibus: o veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para mais de vinte passageiros sentados, ainda que, em virtude de adaptações com vistas à maior comodidade destes, possa transportar um número menor de passageiros.

d) Serviço de transporte integrado: aquele que faz uso de mais de um veículo, em uma ou mais modalidades de transporte.

e) Serviços de transporte aquaviário de passageiros: a modalidade de transporte feita por vias marítimas, lacustres ou fluviais.

f) Passeios turísticos (sightseeing): os passeios de curta distância em áreas urbanas ou rurais, inclusive na área metropolitana, percorrendo locais que despertem interesse por seu valor cultural, importância histórica, beleza natural ou artificial, características únicas, raras ou misteriosas, e/ou percorrendo, ainda, locais para recreação ou diversão.

g) Navegação interior: o transporte aquaviário feito em áreas abrigadas ou parcialmente abrigadas de mau tempo, onde as tempestades que ocorrem em mar aberto não afetam ou afetam muito pouco, como baías, enseadas, lagoas, rios, lagos, canais etc., em percurso nacional ou internacional.

h) Navegação costeira: o transporte aquaviário feito em regiões em mar aberto onde ainda é possível avistar a costa, limitadas ao máximo de 20 (vinte) milhas náuticas da costa e, em princípio, não é necessária a utilização de instrumentos de orientação, pois navega-se observando a terra.

i) Navegação transoceânica: o transporte aquaviário realizado entre portos nacionais e estrangeiros, fora dos limites de visibilidade da costa e sem outros limites estabelecidos. Requer a utilização de instrumentos de localização e orientação analógicos ou digitais.

j) Fretamento: o serviço de transporte prestado por um proprietário (fretador) de veículo a terceiro (afretador), para realizar uma ou mais viagens preestabelecidas, reservando-se ao fretador o controle sobre a tripulação e a condução técnica do veículo envolvido. O contrato por viagem distingue-se do contrato por tempo (posição 1.0405) e da locação de veículo com operador (posição 1.0404).

k) Fretamento contínuo: o serviço de transporte prestado por um proprietário de veículo a pessoas jurídicas para o transporte de seus empregados, a instituições de ensino ou agremiações estudantis para o transporte de seus alunos, professores ou associados ou a entidades governamentais e outras instituições para o transporte de seus servidores e colaboradores, com frequência e horários estabelecidos em contrato, por prazo determinado, reservando-se ao fretador o controle sobre o operador e a condução técnica do veículo.

l) Fretamento eventual ou turístico: o serviço prestado por um proprietário de veículo a terceiro, este podendo ser pessoa ou grupo de pessoas, com caráter ocasional e para fins turísticos, em circuito