• Nenhum resultado encontrado

SETOR CULTURA

No documento Relatório de Atividade Municipal (páginas 32-34)

1. DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

1.6 SETOR CULTURA

As principais atividades desenvolvidas no âmbito do Pelouro da Cultura (Rede Museológica, Programação e Ação Cultural, Estúdio Municipal de Dança e Biblioteca) no período acima referido foram as seguintes:

Rede Museológica

Museu Municipal – Registo de entradas no Museu Municipal/Fortaleza, contemplando 2348 visitas, das quais 1513 entradas, foram pagas, à taxa de € 1,60, correspondendo respetivamente a uma receita de € 2.420.80.

Museu Municipal – Exposição “75 Anos da Instalação da Prisão Política…”, no núcleo dedicado à Resistência Antifascista, registando 2348 visitas.

Museu Municipal – Exposição “Forte de Peniche – Lugar de Repressão, Resistência e Luta”, patente no Salão Nobre da Fortaleza de Peniche, entre 3 janeiro de 2014 e 4 de janeiro de 2015. Registou, entre 6 de novembro de 2014 e 11 de janeiro de 2015, 1985 visitantes.

Museu Municipal – Exposição de fotografia “Superfícies, texturas e pavimentos na orla costeira de Peniche”, de Francisco Félix, patente na Sala do Governador, entre 1 de novembro de 2014 e 11 janeiro de 2015. Registou, entre 6 de novembro de 2014 e 11 de janeiro de 2015, 1731 visitantes.

Museu Municipal – Exposição de fotografia “Auschwitz, o silêncio e o olhar”, de Carlos Inácio, patente

na Sala do Governador, entre 1 de fevereiro e 5 abril. Registou, entre 1 e 5 fevereiro, 217 visitantes.

Museu Municipal – Exposição “70.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e da vitória sobre

o nazi-fascismo”, da URAP, patente no Salão Nobre, entre 1 de fevereiro e 5 abril. Registou, entre 1 e 5 fevereiro, 169 visitantes.

Museu Municipal – Orientação de 15 visitas a grupos no âmbito do serviço educativo

Museu Municipal – Inserção/atualização de fichas do Inventário museológico na aplicação “In Patrimonium”: 103

Museu Municipal - digitalizações/registo fotográfico de peças: 15

Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB) – Registo de entradas: 481 visitantes

CIAB – Serviço Educativo

o - Orientação de 1 Visita ao CIAB, 15 participantes.

o - Orientação de 1 Visita ao CIAB e ao Centro Histórico da Vila de Atouguia da Baleia, 50 participantes.

o - Orientação de 3 Visitas ao CIAB e Exposição de Presépios seguidas de Oficina de Expressão Plástica, para público infantil, num total de 41 participantes

o - Oficina de Construção de Presépios de Natal, a 20 de dezembro: 18 participantes

CIAB – Iniciativa “Património do Mês”: seleção de objeto / património, produção de respetivo boletim informativo e exposição para divulgação: novembro – “Igreja S. José”, dezembro – “Baixo-Relevo da Natividade” e janeiro – “Jacinto Correia (30.09.1759 – 25.01.1808)”

CIAB – Exposição “O Presépio Português: Para lá do barro! Coleção de Rosa Nunes”, patente na igreja de S. José / CIAB, de 6 de dezembro de 2014 a 6 de janeiro de 2015

CIAB – Preparação da Exposição “Ao truár de artelharia: Memórias das guerras do século XX no concelho de Peniche”

Itinerância da Exposição “Eu e o Mar: Profissões Tradicionais de Peniche”, patente na ESTM-IPL de 6 a 28 de novembro.

Itinerância da Exposição “Eu e o Mar: Profissões Tradicionais de Peniche”, patente na Biblioteca Municipal da Nazaré de 12 de dezembro 2014 a 10 de janeiro 2015.

Produção e divulgação da Oferta Educativa da Rede Museológica do Concelho de Peniche para o ano letivo 2014/2015.

Programação e Ação Cultural

Organização do Programa “Novembro, Mês do Mar”, em parceria com a ESTM.

Promoção de Ciclo de Cinema “Vivendo (d)o Mar”, em parceria com a ESTM, no âmbito do qual se projetaram: “Peniche e as Berlengas” (6 de novembro), “É o amor”, de João Canijo (13 de novembro) e “Leviathan”, de Andrey Zvyagintsev (20 de novembro).

Participação no programa “Aqui Portugal”, da RTP 1, com o projeto “Eu conserto!”, no dia 15 de novembro.

Fortaleza – Encontros “Fortaleza de Peniche – Cruzamentos: História, Arte e Património”: Conversa “Bairro do Fialho e Estórias de Mar”, com Antero Anastácio, a 29 de novembro.

Promoção da abertura e visitação da Igreja de S. Pedro, recém-inaugurada após reabilitação, de 27 de novembro a 13 de dezembro.

Organização e promoção do Concerto de Ano Novo com o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, na Igreja de S. Pedro, a 3 de janeiro.

Fortaleza - Colaboração na Evocação da Fuga Coletiva de 1960 da Cadeia do Forte de Peniche, numa atividade organizada pelo PCP, a 3 de janeiro.

Organização e dinamização do Programa “Tocha da Liberdade” em Peniche – 70.º aniversário do final da 2ª Guerra Mundial, em colaboração com a URAP, a 1 de fevereiro.

Fortaleza - Inauguração da Exposição “70.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e da vitória sobre o nazi-fascismo”, da URAP, patente na Fortaleza, entre 1 de fevereiro e 5 abril.

Fortaleza - Inauguração da Exposição “Auschwitz, o silêncio e o olhar”, de Carlos Inácio, patente na Fortaleza, entre 1 de fevereiro e 5 abril.

Participação no projeto de edificação do Memorial dos Presos Políticos da Fortaleza de Peniche.

Participação no processo de revisão do Plano Diretor Municipal.

Levantamento, estudo e inventário de manifestações de Património Cultural Imaterial, nomeadamente através da realização de diversas entrevistas etnográficas.

Intervenções de conservação preventiva e conservação e restauro de património das coleções do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia e Museu Municipal de Peniche.

Intervenção de conservação e restauro de património integrado – Altar-mor da Capela de Santa Bárbara de Fortaleza de Peniche

Intervenção de manutenção e reabilitação no pano amuralhado da Fortaleza de Peniche.

Dinamização do projeto “Eu Conserto! Atividade de conservação e recuperação de peças antigas”, na Atouguia da Baleia, Peniche e Coimbrã, em colaboração com o Pelouro da Solidariedade Social. Foram realizadas 6 sessões.

Dinamização da Disciplina de Conservação e Restauro, num protocolo com a Universidade Sénior de Peniche, com uma turma num total de 14 alunos. As aulas tiveram início a 2 de fevereiro.

Emissão de pareceres relativos a projetos a desenvolver em áreas e imóveis de interesse arqueológico ou arquitetónico.

Acompanhamento e apoio a projetos de valorização do património cultural imóvel em curso no concelho.

Estúdio Municipal de Dança

Neste período o EMD foi frequentado por 117 alunos.

Espetáculo de Natal do EMD, com interpretação do bailado “O Quebra-Nozes”, no Pavilhão da Escola D. Luís de Ataíde, a 13 de dezembro.

Biblioteca

Utilizadores da Biblioteca (requisições, internet, atividades): aprox. 1112 utilizadores.

Requisição de Documentos (dvd, cd, vídeo, livro): 479 documentos emprestados.

Participantes em atividades do serviço educativo: 296 participantes.

Duas sessões d’ “A poesia anda por aí”: a 21 de novembro, no CAR Surf (“Na onda da Poesia”), e a 30 de janeiro, na Escola Secundária de Peniche (“Um roteiro poético pelo Modernismo”).

No documento Relatório de Atividade Municipal (páginas 32-34)