• Nenhum resultado encontrado

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

4.1 SETOR PRIVADO

O Setor Privado é formado pelas Federações, pelas instituições do Sistema “S” assim como por Instituições de Ensino Superior e Técnico ofertadas pela iniciativa privada apresentados a seguir.

 FIEPB

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB é uma instituição representante das indústrias vinculada à Confederação Nacional da Indústria – CNI. Suas atribuições percorrem desde a promoção de um ambiente propício às transações comerciais, à competitividade e ao desenvolvimento sustentável, bem como ao fortalecimento do mercado.

Para alcançar esses objetivos, a FIEPB oferece cursos de capacitação e consultorias técnicas e tecnológicas, promove eventos que impulsionem o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais através da oferta de prêmios e realização de palestras, além de elaborar estudos e pesquisas relacionadas ao setor produtivo (FIEPB, 2017).

A FIEPB atua também no apoio às empresas para obtenção de certificações de produtos. O Centro de Couro Calçadista de Campina Grande – Pb teve a FIEPB como um de seus principais apoiadores para a sua implantação e funcionamento. O Centro de Tecnologia de Couro e Calçados Albano Franco, vinculado à FIEPB, tem

como uma de suas principais atribuições o fomento às empresas na exportação de seus produtos (RELATÓRIO FIEP, 2010).

 IEL/FIEPB

O Instituto Euvaldo Lodi – IEL é o núcleo de capacitação vinculado à FIEPB responsável pelo desenvolvimento de competências para a gestão de empresas bem como à formação de lideranças corporativas orientadas para o fortalecimento da inovação e ao estímulo às relações entre empresas e centros de conhecimento. Em consonância com essas atribuições, o IEL/FIEPB elabora programas de aperfeiçoamento de carreiras, formação de lideranças empresariais, gestão empresarial e inovação por meio de parcerias e interações com os centros de conhecimento, como universidades e institutos de pesquisa (IEL/FIEPB, 2017).

O IEL/FIEPB também incentiva a certificação de produtos desenvolvidos pelas empresas, proporciona cursos de capacitação e contribui para a divulgação de editais para a seleção de projetos ofertando bolsas do BITEC (Bolsa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico) nas micro e pequenas empresas, nas instituições de ensino superior e, também, na imprensa. Os projetos selecionados são avaliados por uma comissão formada por integrantes do SENAI, CNPq e do IEL nacional. Nessa perspectiva, o IEL/FIEPB oferece suporte aos alunos por compreender que, em sua maioria, não dispõem de habilidades necessárias às interações com as empresas (RELATÓRIO FIEP, 2010).

 SENAI/FIEPB

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI foi criado com a finalidade de oferecer uma educação profissional e tecnológica assim como a prestação de serviços técnicos e tecnológicos de qualidade à indústria, promovendo a inovação como diferencial no âmbito da competitividade intrínseca ao mercado.

Para que o SENAI/FIEPB consiga atingir seus objetivos, oferece uma gama de consultorias e cursos de capacitação demandados pelas indústrias no intuito de formar e aperfeiçoar seus funcionários. Um exemplo dessa iniciativa foi a elaboração do projeto SENAI Inovação em parceria com a Escola Politécnica de Milão, onde foi ofertado uma consultoria às empresas para estudo e redesenho de marca, do design e da alocação no mercado. O SENAI/FIEPB também apoia as empresas através do

financiamento da participação em eventos nacionais e internacionais para a divulgação de seus produtos e serviços.(SENAI, 2017)

O Projeto de Extensionismo Tecnológico desenvolvido pelo SENAI/FIEPB põe em prática ações de extensão tecnológica testadas e consolidadas no cenário nacional. Essas ações buscam incentivar a demanda sistematizada pelas empresas, assim como disponibilizar mão de obra qualificada, infraestrutura de serviços tecnológicos de suporte e um conjunto de informações necessárias às empresas para a geração de inovação tecnológica.

O SENAI/FIEPB criou, ainda, o Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI onde se destaca como uma referência em Transferência de Tecnologia (TT) para o setor produtivo no Estado da Paraíba. Essas ações proporcionam ao SENAI/FIEPB uma posição relevante como ator do Sistema de Inovação Paraibano na interação entre as empresas, as instituições de ensino e pesquisa e as indústrias (RELATÓRIO FIEP, 2010).

 SESI/FIEPB

O Serviço Social da Indústria – SESI/FIEPB é o ator do Sistema de Inovação Paraibano que atua no setor industrial do Estado da Paraíba com o objetivo de oferecer educação para o mundo do trabalho bem como promover ações que propiciem uma melhor qualidade de vida do trabalhador. Para isso, oferece cursos de capacitação e firma parcerias com várias empresas voltadas ao aprendizado industrial, como o projeto Indústria do Conhecimento, disponibilizando o acesso a livros e a internet para os funcionários nas dependências das empresas (RELATÓRIO FIEP, 2010).

 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL – SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR tem a incumbência de estimular os trabalhadores e produtores rurais à capacitação profissional rural através de cursos e treinamentos voltados à melhoria da produção e qualidade de vida dessa categoria. O SENAR promove, ainda, o conhecimento de ferramentas e novas tecnologias que irão melhorar o processo produtivo rural (SENAR, 2017).

 SEBRAE/PB

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba é uma instituição privada e sem fins lucrativos cuja finalidade está direcionada ao apoio e fomento à criação, expansão e modernização de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Esse apoio visa oferecer o acesso ao conhecimento, ao crédito, à tecnologia e a capacitação dos agentes aspirantes à dinâmica das atividades produtivas que se enquadrem nas respectivas categorias elencadas previamente (SEBRAE/PB, 2017).

De acordo com site do Sebrae/PB, através dessas ações pretende-se “promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia do Estado da Paraíba” (SEBRAE/PB, 2017).

O aporte financeiro oferecido pelo Sebrae/PB para a participação de produtores em feiras e eventos de divulgação dos produtos e serviços, seja em âmbito nacional ou internacional, foi considerado pelas empresas como de fundamental importância para a consolidação de uma marca.

Outra ação importante para o desenvolvimento tecnológico e o fomento à inovação nas micro e pequenas empresas surgiu da parceria entre o Senai, o Sebrae e o CNPq através do Programa BITEC – Bolsa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico. Esse programa buscou a oferta de bolsas a estudantes universitários orientados por professores para a realização de pesquisas com essa finalidade (RELATÓRIO FIEP, 2010).

O Sebrae/PB promove, ainda, a oferta de cursos e consultorias voltados ao empreendedorismo nas micro e pequenas empresas, o levantamento de demandas das empresas realizado através dos Agentes Locais de Inovação, a oferta de consultorias tecnológicas e, também, workshop’s de inovação voltados às micro e pequenas empresas (RELATÓRIO FIEP, 2010).

 Escola Técnica Redentorista – ETER

A Escola Técnica Redentorista – ETER é uma instituição privada profissionalizante situada na cidade de Campina Grande – PB. Para exercer suas atividades, a ETER possui convênio com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e é mantida financeiramente pela Congregação Redentorista. A grande maioria de seus

alunos advém de escola pública e o pagamento integral de sua mensalidade é efetuada por cerca de 5% de seu alunado.

Através de uma parceria com o Governo do Estado da Paraíba, a ETER oferta cerca de 250 bolsas de estudos para seus alunos. Devido ao caráter profissionalizante da ETER, algumas parcerias são firmadas com empresas para a capacitação de mão – de – obra (RELATÓRIO FIEP, 2010).

 Faculdades IDEZ

A Faculdade IDEZ é uma instituição privada com sede na cidade de João Pessoa – PB ofertante de cursos técnico, de graduação e pós-graduação voltados à área de Tecnologia da Informação - TI. Esses cursos são elaborados para atender às expectativas da indústria e do mercado.

Quanto às parcerias realizadas, a Faculdade IDEZ em entendimento com o SENAI estão elaborando o curso denominado “Tecnólogo em Sistema de Gestão da Produção Industrial” para atender à demanda das indústrias. Outra parceria considerada importante pela Faculdade IDEZ diz respeito à cooperação com o Sebrae no projeto “Farol Digital” para o incentivo à inovação e à consolidação do setor de TIC no Estado da Paraíba (RELATÓRIO FIEP, 2010).