• Nenhum resultado encontrado

As arquiteturas convencional (Σ∆T) e a proposta neste trabalho (AR-Σ∆T) foram mo- deladas no ambiente Matlab R/Simulink R para fins de comparação, utilizando termisto- res NTC. O parâmetros do modulador Σ∆T, assim como as especificações do sensor são mostradas na Tabela 3.1. O diagrama de blocos no Simulink foi desenvolvido para ser totalmente parametrizado e controlado via rotinas do Matlab. Os parâmetros de entrada do sistema são estabelecidos pelo usuário e todos os parâmetros do Σ∆T são calculados automaticamente para que as simulações sejam executadas.

Tabela 3.1: Especificações do NTC e do Σ∆T para medição de radiação solar. Parâmetros do Sensor Parâmetros do Σ∆T

GT H 2.8 mW/K Tamin 0oC CT H 29 mJ/K Tamax 45 oC αS 17 µm2 PHmax 34 mW B 3650 K Pemax 168.4 mW R25 333 Ω ∆TM0 57.14oC TREF 60.15oC ∆TM 12.14oC RREF 91.65 Ω BW 2 Hz

As primeiras simulações foram realizadas com ambas as arquiteturas para comparação do espectro de potência e da distribuição de densidade do bitstream de saída, para OSR

3.3. SIMULAÇÕES E COMPARAÇÃO DE DESEMPENHO ENTRE Σ∆T E AR-Σ∆T35

de 64. Para todas as simulações, a temperatura ambiente foi considerada 25oC. Como en- trada dos sistemas foi utilizado um sinal de potência de radiação senoidal com frequência de 1 Hz e amplitude de -3 dB em relação ao valor de escala completa (-3 dBFS), para evi- tar a saturação do modulador. Na parte superior da Figura 3.8 são mostradas a Densidade Espectral de Potência (PSD) do bitstream de ambas as arquiteturas, normalizadas pelo valor máximo. O efeito de noise shaping pode ser observado em ambos os moduladores. O SNR do Σ∆T foi de 40,5 dB, enquanto o do AR-Σ∆T foi de 54 dB, ou seja, em termos de SNR a arquitetura proposta obteve ganho de 13,5 dB sobre a convencional.

Os gráficos do centro e inferior mostram o bitstream de saída no domínio do tempo, durante um período do sinal de entrada, para os moduladores Σ∆T e AR-Σ∆T, respecti- vamente. Pode-se observar que no caso do AR-Σ∆T a densidade de pulso do bitstream é melhor distribuída, ou seja, ocupa melhor a faixa de amplitude na saída, indicando sensi- bilidade mais alta que a arquitetura convencional.

Também foram realizadas simulações com o sistema proposto com o OSR variando entre 16 e 4096 (24to 212), com entrada de radiação senoidal com amplitude de -3 dBFS e frequência 1 Hz. Os resultados de SNR obtidos são mostrados na Figura 3.9 junto com o SNR teórico, calculado a partir da Equação (3.20) para um modulador sigma-delta de 1aordem (MLADENOV et al., 2011).

SNRT = APH(dB)+ 9.03 log2(OSR) + 2.61, (3.20) na qual APH(dB) = 20 log10(APH/PHmax), com APH como a amplitude de pico do sinal se- noidal.

Pode ser observado nos resultados da Figura 3.9 que o SNR do AR-Σ∆T varia em função do OSR com valores bastante aproximados aos valores teóricos. Com o valor de OSR=256 (28) foi obtido SNR de 73 dB, sendo então escolhido para as demais simulações e para a implementação prática do sistema.

Outro conjunto de simulações foi realizado para a obtenção dos valores de SNR em função da amplitude do sinal de entrada do modulador, os resultados são apresentados na Figura 3.10, junto com os valores teóricos. As duas arquiteturas foram simuladas com OSR de 256, frequência de clock de 1024 Hz e com sinal de entrada (potência de radiação PH) com frequência de 1 Hz e amplitude variável. A arquitetura proposta AR-Σ∆T obteve

um ganho médio de SNR em relação ao Σ∆T convencional em torno de 10 dB. Pode ser visto que os resultados do sistema proposto de aproximam dos valores teóricos. O comportamento da curva do AR-Σ∆T é explicado por um efeito típico dos moduladores sigma-delta de 1aordem, chamado pattern noise (ruído padrão) (SCHREIER et al., 1997).

Figura 3.8: Simulações do Σ∆T e AR-Σ∆T, para sinal de entrada com -3 dBFS em 1 Hz e OSR de 64. Superior: Espectros de Potência Normalizados; Centro: bitstream de saída do Σ∆T (vermelho) e sinal de entrada normalizado pela escala completa (preto); Inferior: bitstreamde saída do AR-Σ∆T (azul) e sinal de entrada normalizado pela escala completa (preto).

3.3. SIMULAÇÕES E COMPARAÇÃO DE DESEMPENHO ENTRE Σ∆T E AR-Σ∆T37 Log2(OSR) 4 5 6 7 8 9 10 11 12 SNR (dB) 20 40 60 80 100 120 Teórico Simulação

Figura 3.9: SNR como função do OSR para a arquitetura AR-Σ∆T comparada aos valores teóricos. P H(dBFS) -80 -70 -60 -50 -40 -30 -20 -10 0 SNR (dB) -10 0 10 20 30 40 50 60 70 80 Teórico AR-Σ∆ T Σ∆T

Capítulo 4

Ambiente Experimental e Resultados

4.1

Descrição dos sistemas e ambiente experimental

Para validação experimental da arquitetura proposta e comparação entre o AR-Σ∆T e o modulador Σ∆T convencional, foi desenvolvido um protótipo de um pirânometro, assim como um ambiente de verificação, mostrado na Figura 4.1 e descrito ao longo deste capítulo. PCI sensor protegido Sensor de radiação PCI sensor de radiação FPGA Sensor protegido Cobertura Domo de vidro Suporte 2x 10 W 6000 K LED 2x 10 W 3000 K LED

Figura 4.1: Diagrama de blocos do ambiente experimental.

No protótipo do piranômetro foram utilizados dois termistores NTC, cada um com área de 18 µm2 e localizados no interior de uma cúpula de vidro. Um dos sensores foi pintado de preto e localizado no centro da cúpula, exposto diretamente a radiação inci- dente, chamado sensor de radiação. O segundo NTC, chamado de sensor protegido, foi pintado de branco e protegido da radiação através de uma cobertura, que não deve gerar diferença na temperatura ambiente medida pelos dois sensores.

Duas placas de circuito impresso idênticas foram produzidas, uma para cada sensor, com o circuito analógico do modulador Σ∆T. A fonte de corrente é baseada em um am- plificador operacional (TL082), um transistor bipolar PNP e um transistor NPN para con- trole. O comparador de tensão (LM311) recebe a tensão de referência VREF e a tensão do

sensor VS. Os valores de referência VREF e IREF são ajustados através de potenciômetros.

Todo o circuito digital foi implementado em FPGA (Field Programmable Gate Ar- ray), utilizando a linguagem Verilog para descrição do hardware. Para prototipação foi utilizada placa de desenvolvimento DE1, baseada em FPGA da Altera. O sistema digital compreende:

• A parte digital do modulador Σ∆T para ambos os sensores, ou seja, o flip-flop e a porta lógica NAND.

• O circuito de geração do sinal de clock. A frequência de clk utilizada nos experi- mentos foi de 1024 Hz, sendo o OSR o mesmo utilizado nas simulações (256). • Um filtro SINC de 3a ordem com fator de decimação de 256, para estimação do

valor de temperatura ambiente.

• Um sistema para cálculo da temperatura ambiente e, baseado no valor de ˆTa, cálculo dos valores de tL0 e tL1, com resolução de 10 bits.

Como interface com o usuário foram utilizadas chaves para seleção entre o Σ∆T con- vencional e o AR-Σ∆T e outras configurações do sistema. As saídas dos moduladores Σ∆T (bitstream) foram gravadas para análise no Matlab, onde foi utilizado o mesmo fil- tro decimador para estimação dos resultados finais. O sistema completo é mostrado na Figura 4.2, acondicionado em uma caixa com vedação e alimentado por uma bateria para os experimentos com radiação solar.

Como instrumento de referência foi utilizado um piranômetro second class comercial (SR05-DA2, da Hukseflux), para comparação dos resultados. As principais especificações do SR05 são a faixa de medição de 0 a 2000 W/m2, incerteza de medição de 1,8% e offset em zero máximo de 15 W/m2(HUKSEFLUX, 2015).

Para verificação experimental em laboratório foi produzida uma fonte de luz com 4 LEDs de 10 W cada, sendo dois de luz fria (6000 K) e dois de luz quente (3000 K), obtendo assim uma maior faixa no espectro da radiação emitida. Foram desenvolvidos suportes para manter os LEDs fixos à mesma distância dos sensores NTC do Σ∆T e do elemento sensor do SR05, assim como evitar interferência de luz externa. O acionamento dos LEDs é realizado através do sistema digital no FPGA.

4.2. RESULTADOS EXPERIMENTAIS 41

Figura 4.2: Protótipo do conversor AR-Σ∆T para medição de radiação solar.

4.2

Resultados experimentais

Antes de realizar os experimentos para medição de radiação, os parâmetros dos senso- res foram obtidos através de ensaios iniciais. Utilizando uma unidade de medição (SMU - Source and Measurement Unit) foram aplicados pulsos de potência elétrica ao sensor e medida sua resistência. A partir dos resultados foram identificados os valores de condu- tância térmica (GT H) e capacitância térmica (CT H).

Um segundo experimento foi realizado para a obtenção do parâmetro αS, aplicando pulsos de luz com valores de radiação conhecidos, previamente medidos com o piranôme- tro de referência. Os parâmetros restantes (B e R25) foram obtidos no datasheet do sensor.

Os parâmetros obtidos na caracterização estão na Tabela 3.1 e também foram utilizados nas simulações descritas na Seção 3.3 do Capítulo 3.

Para verificação do desempenho do conversor AR-Σ∆T e compará-lo com a arquite- tura convencional e com o piranômetro SR05-DA2, foram realizados experimentos em laboratório, onde foi aplicada aos sensores a seguinte sequência de pulsos de luz {0, 0; 2, 50; 4, 100; 2, 150; 0, 200}, sendo que em {x,y}, x é o número de LEDs acesos e y é o tempo de acionamento, em segundos. Na Figura 4.3 são mostrados os resultados da medição de radiação para as duas versões do Σ∆T e para o instrumento de referência.

O desvio padrão (σ) obtido para a radiação estimada pelo AR-Σ∆T foi de 3,2 W/m2, com nível de ruído de -56 dBFS e número de bits efetivo (ENOB - Effective Number of Bits) de 9,3 bits. Usando o Σ∆T convencional obteve-se σ de 14 W/m2, nível de ruído de -43 dBFS e ENOB de 7,2 bits. A redução de ruído do AR-Σ∆T em relação ao modulador

0 50 100 150 200 250 Time (s) -100 0 100 200 300 400 500 600 700 H (W/m 2 ) Reference TΣ∆ AR-TΣ∆

Figura 4.3: Estimação da radiação incidente usando o Σ∆T convencional, a arquitetura proposta AR-Σ∆T e o piranômetro de referência SR05-DA2, para três valores de radiação.

convencional foi de 4,5 vezes ou 13 dB, resultado que confirma o desempenho obtido nas simulações.

O tempo de resposta para o AR-Σ∆T e Σ∆T convencional foi de aproximadamente 1 s, influenciado principalmente pelo tempo de resposta do filtro decimador digital. O piranômetro de referência apresentou tempo de resposta de cerca de 16 s.

Ambos os conversores, Σ∆T e AR-Σ∆T, apresentaram pequenos valores de ultrapas- sagem (overshoot/undershoot), principalmente nas transições de descida. O efeito foi mais acentuado no Σ∆T convencional, e pode ser explicado pela mudança na dinâmica do sensor protegido provocada pela cobertura que protege o sensor da radiação incidente. Várias configurações de cobertura foram testadas e resultaram em valores diferentes de ultrapassagem, portanto pode-se concluir que um projeto cuidadoso para a proteção do sensor protegido pode minimizar este problema.

Também foram realizados experimentos para medição de radiação solar em campo, usando a arquitetura AR-Σ∆T e comparando os resultados com o piranômetro de refe- rência. No resultado de uma das medições, mostrado na Figura 4.4, foram adquiridos dados durante 200 s, iniciando aproximadamente às 15 h 30 min. O céu estava aberto, com poucas nuvens, porém entre 100 e 150 s a irradiância foi reduzida pela passagem

4.2. RESULTADOS EXPERIMENTAIS 43

de uma pequena nuvem, sombreando os sensores. Pode ser observado no resultado que, no AR-Σ∆T, a variação de radiação detectada foi bem maior do que no piranômetro de referência, o que pode ser explicado pelo menor tempo de resposta do sistema proposto.

0 20 40 60 80 100 120 140 160 180 200 T (s) 300 350 400 450 500 550 600 H (W/m 2 ) AR-TΣ∆ Reference

Figura 4.4: Radiação solar medida pelo AR-Σ∆T e piranômetro de referência SR05-DA2.

No resultado da Figura 4.4 o AR-Σ∆T apresentou incerteza de 3,15 W/m2 em rela- ção à medição do instrumento de referência, utilizando os dados entre 0 e 100 s, quando a intensidade da radiação variou suavemente. Esperava-se que nos experimentos em labora- tório a exatidão das medidas fosse degradada, pois a luz emitida pelos LEDs divergem e é refletida pelas paredes dos suportes e, além disso, as medições foram feitas em sequência, podendo haver pequenas diferenças nas distâncias para os diferentes sensores. No en- tanto, os resultados das medições em laboratório apresentaram desvio padrão semelhante à medição em campo e foram importantes para a comparação entre o modulador Σ∆T e a arquitetura AR-Σ∆T.

Capítulo 5

Conclusões

Neste trabalho de tese foi apresentada uma nova arquitetura para um conversor Sigma- Delta Térmico para medição de radiação térmica incidente, chamada AR-Σ∆T. Nesta ar- quitetura, a faixa de medição do modulador é ajustada automaticamente, a partir do valor de temperatura ambiente, para que seja igual a faixa de radiação térmica completa. A principal vantagem do conversor AR-Σ∆T é que o SNR do sinal de saída e a sensibilidade do medidor não depende da faixa de operação em temperatura, ou seja, pode ser utilizado em um ambiente com temperatura não-controlada sem prejuízo à resolução da saída, ao contrário das arquiteturas Σ∆T mais recentes que empregam sensores termoresistivos, e sem aumento na complexidade do circuito.

O modulador AR-Σ∆T foi comparado com a arquitetura Σ∆T convencional da qual a proposta foi derivada. Ambas as arquiteturas foram simuladas e implementadas expe- rimentalmente utilizando dois sensores termoresistivos NTC idênticos, instalados dentro de uma redoma de vidro, para medição da temperatura ambiente e radiação térmica. Para uma faixa de temperatura ambiente de 0 ◦C a 45 ◦C e uma faixa de radiação térmica de 12,14◦C, com OSR de 256, o modulador proposto apresentou nos experimentos um ENOB de 9,3 bits. O AR-Σ∆T apresentou SNR cerca de 13 dB acima da arquitetura convencional tanto nos experimentos quanto nas simulações realizadas.

Caso seja definida uma faixa maior de temperatura ambiente, teoricamente o desem- penho do AR-Σ∆T permanecerá o mesmo, por outro lado o Σ∆T convencional terá SNR (e ENOB) degradado quanto maior for a faixa de temperatura ambiente definida. As ar- quiteturas apenas poderão apresentar desempenho semelhante no caso de um ambiente com temperatura controlada.

Os resultados experimentais obtidos com o conversor AR-Σ∆T, em laboratório utili- zando fonte de luz controlada e no campo medindo radiação solar, foram muito próximos aos valores do piranômetro de referência. Nos resultados experimentais em laboratório ambos os sistemas, AR-Σ∆T e Σ∆T, apresentaram pequenos valores de ultrapassagem pro-

vavelmente motivados pela cobertura de proteção utilizada no sensor blinded, que mudou a dinâmica do sensor. Avaliando-se apenas o tempo de resposta do AR-Σ∆T é equivalente a um piranômetro secondary standard, melhor classificação pela ISO-9060. O conver- sor proposto apresentou tempo de resposta próximo a 1 s, enquanto o piranômetro de referência cerca de 16 s.

Como apresentado nos Capítulos preliminares, os moduladores Σ∆T podem ser apli- cados em medição de diversas grandezas, entre elas a radiação térmica, incluindo solar e infravermelho. Essa arquitetura pode empregar diversos sensores térmicos, nesta tese fo- ram utilizados termistores NTC, mas a técnica também pode ser empregada por exemplo em microbolômetros para detecção IR. A arquitetura proposta AR-Σ∆T acumula todas as vantagens do circuito convencional, como a simplicidade do circuito e a conversão direta radiação/digital, com desempenho mais robusto em relação as especificações de faixa de operação.

Os resultados experimentais obtidos não representam o desempenho máximo de um modulador AR-Σ∆T em termos de SNR e ENOB, o objetivo principal da tese é comprovar a eficácia da nova arquitetura em comparação com as anteriores. O desempenho intrínseco do modulador AR-Σ∆T pode ser otimizado de diversas maneiras: utilizando circuitos ana- lógicos menos susceptíveis a ruído, principalmente nos circuitos de referência de tensão e corrente, utilizando valores mais altos de OSR ou utilizando sensores termoresistivos com sensibilidade ainda maior que os termistores NTC.

Uma vez comprovado o desempenho do AR-Σ∆T na medição de radiação solar, um possível trabalho futuro pode ser a aplicação do mesmo método na detecção IR. Expe- rimentos iniciais poderiam ser realizados com termistores convencionais, dada a dificul- dade na fabricação de bolômetros, e utilizando feixes de laser. Implementações futuras em bolômetros reais podem ser também consideradas.

Pode ser desenvolvido um protótipo de piranômetro/detector IR, em um único equi- pamento, substituindo o modelo de bancada utilizado nos experimentos da tese, de forma a facilitar o manuseio e utilização do protótipo em campo. Neste caso, seria projetada uma única placa de circuito impresso para abrigar os circuitos analógicos e o FPGA (ou microcontrolador).

Outro trabalho futuro é a implementação do conversor proposto em circuito integrado, incluindo mais funções inteligentes ao sistema. A conversão direta da grandeza medida para digital é uma vantagem do método, sendo a função de ajuste automático da faixa de operação uma primeira função inteligente adicionada às arquiteturas convencionais. Os Σ∆T são, portanto, circuitos apropriados para projetos de smart sensors e para aplicações em internet das coisas, por exemplo.

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, W.; FREIRE, R.; CATUNDA, S.; ABOUSHADY, H. Cmos sigma-delta thermal modulator. In: Instrumentation and Measurement Technology Conference (I2MTC), 2010 IEEE. [S.l.: s.n.], 2010. p. 555–559. ISSN 1091-5281.

ALMEIDA, W.; FREITAS, G.; PALMA, L.; CATUNDA, S.; FREIRE, R.;

ABOUSHADY, H.; SANTOS, F.; OLIVEIRA, A. A constant temperature thermoresistive sigma-delta anemometer. In: Instrumentation and Measurement Technology Conference Proceedings, 2007. IMTC 2007. IEEE. [S.l.: s.n.], 2007. p. 1–6. ISSN 1091-5281. ARAUJO, L.; CATUNDA, S.; DOREA, C.; FREIRE, R. A controlled-temperature hot-wire anemometer with voltage feedback linearization. In: Instrumentation and Measurement Technology Conference (I2MTC) Proceedings, 2014 IEEE International. [S.l.: s.n.], 2014. p. 325–330.

BALBINOT, A.; BRUSAMARELLO, V. J. Instrumentação e Fundamentos de Medidas. 2. ed. [S.l.]: Grupo Gen - LTC, 2011. v. 1.

BREVET, W.; SEBASTIANO, F.; MAKINWA, K. A 25 mw smart cmos wind sensor with corner heaters. In: Industrial Electronics Society, IECON 2015 - 41st Annual Conference of the IEEE. [S.l.: s.n.], 2015. p. 001194–001199.

CERIMOVIC, S.; TALIC, A.; BEIGELBECK, R.; SAUTER, T.; KOHL, F.; SCHALKO, J.; KEPLINGER, F. A novel calorimetric flow sensor implementation based on thermal sigma-delta modulation. In: Sensors, 2009 IEEE. [S.l.: s.n.], 2009. p. 1923–1926. ISSN 1930-0395.

DENOUAL, M.; BROUARD, D.; VEITH, A.; SAGAZAN, O. D.; POULIQUEN, M.; ATTIA, P.; LEBRASSEUR, E.; MITA, Y.; ALLÈGRE, G. A heat balanced sigma–delta uncooled bolometer. Measurement Science and Technology, v. 25, n. 6, p. 065101, 2014. Disponível em: <http://stacks.iop.org/0957-0233/25/i=6/a=065101>.

DENOUAL, M.; DELAUNAY, S.; ALLÈGRE, G.; ROBBES, D. Capacitively coupled electrical substitution for resistive bolometer enhancement. Measurement Science and Technology, v. 20, n. 1, p. 015105, 2009. Disponível em: <http: //stacks.iop.org/0957-0233/20/i=1/a=015105>.

DENOUAL, M.; DELAUNAY, S.; DURANTEL, F.; GUILLET, B.; LEBARGY, S.; ROBBES, D.; BASTIE, J. Microbolometer on polymer membrane with heat feedback

control for non radiative applications. In: Sensors, 2007 IEEE. [S.l.: s.n.], 2007. p. 178–180. ISSN 1930-0395.

DENOUAL, M.; DELAUNAY, S.; ROBBES, D. Capacitively coupled electrical substitution for bolometers. In: Sensors, 2008 IEEE. [S.l.: s.n.], 2008. p. 1604–1606. ISSN 1930-0395.

DENOUAL, M.; POULIQUEN, M.; ALLÈGRE, G.; BROUARD, D.; VEITH, A.; SAGAZAN, O. D.; ATTIA, P. Heat Balanced Bolometer with Sigma-Delta Interface. In: Proc. of SensorDevices 2012. rome, Italy: [s.n.], 2012. p. pp56–60. Disponível em: <https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-00981587>.

DOMINGUEZ, M.; CASTANER, L. Bounding of thermal sigma;- delta; modulators output for sensors. In: Circuits and Systems, 1999. ISCAS ’99. Proceedings of the 1999 IEEE International Symposium on. [S.l.: s.n.], 1999. v. 2, p. 244–247 vol.2.

DOMINGUEZ, M.; MASANA, F.; JIMENEZ, V.; BERMEJO, S.; AMIROLA, J.; BALLESTER, J.; FUEYO, N.; CASTANER, L. Low-cost thermal sigma-delta air flow sensor. Sensors Journal, IEEE, v. 2, n. 5, p. 453–462, Oct 2002. ISSN 1530-437X. FERREIRA, R.; FREIRE, R.; DEEP, G.; NETO, J. de R.; OLIVEIRA, A. Hot-wire anemometer with temperature compensation using only one sensor. Instrumentation and Measurement, IEEE Transactions on, v. 50, n. 4, p. 954–958, Aug 2001. ISSN 0018-9456.

FREIRE, R.; CATUNDA, S.; LUCIANO, B. Applications of thermoresistive sensors using the electric equivalence principle. Instrumentation and Measurement, IEEE Transactions on, v. 58, n. 6, p. 1823–1830, June 2009. ISSN 0018-9456.

FREITAS, G.; SA, A.; PALMA, L.; FREIRE, R.; OLIVEIRA, A. Thermal sigma- delta modulator: A temperature measurement application. In: Instrumentation and Measurement Technology Conference Proceedings, 2008. IMTC 2008. IEEE. [S.l.: s.n.], 2008. p. 1198–1201. ISSN 1091-5281.

FUJITA, H.; OHHASHI, T.; ASAKURA, M.; YAMADA, M.; WATANABE, K. A thermistor anemometer for low-flow-rate measurements. Instrumentation and

Measurement, IEEE Transactions on, v. 44, n. 3, p. 779–782, Jun 1995. ISSN 0018-9456. HUKSEFLUX. User Manual SR-05 Digital second class pyranometer. [S.l.], 2015. JANSSEN, J.; ENSING, L.; ERP, J. V. A constant-temperature-operation hot-wire anemometer. Proceedings of the IRE, v. 47, n. 4, p. 555–567, April 1959. ISSN 0096-8390.

KIPPZONNEN. Pyranometers for the accurate measurement of Solar Irradiance. Disponível em: <www.kippzonen.com/Download/70/Brochure-Pyranometers>.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 49

KREIDER, J. F. A simple stable constant-temperature hot-wire anemometer.

Instrumentation and Measurement, IEEE Transactions on, v. 22, n. 2, p. 190–191, June 1973. ISSN 0018-9456.

LEE, H.-Y.; HSU, C.-M.; LUO, C.-H. Cmos thermal sensing system with simplified circuits and high accuracy for biomedical application. In: Circuits and Systems, 2006. ISCAS 2006. Proceedings. 2006 IEEE International Symposium on. [S.l.: s.n.], 2006. p. 4 pp.–4370.

LV, J.; ZHONG, H.; ZHOU, Y.; LIAO, B.; WANG, J.; JIANG, Y. Model-based low-noise readout integrated circuit design for uncooled microbolometers. Sensors Journal, IEEE, v. 13, n. 4, p. 1207–1215, April 2013. ISSN 1530-437X.

MAKINWA, K.; HUIJSING, J. Constant power operation of a two-dimensional flow sensor using thermal sigma-delta modulation techniques. In: Instrumentation and Measurement Technology Conference, 2001. IMTC 2001. Proceedings of the 18th IEEE. [S.l.: s.n.], 2001. v. 3, p. 1577–1580 vol.3. ISSN 1091-5281.

MAKINWA, K.; HUIJSING, J. A wind-sensor with integrated interface electronics. In: Circuits and Systems, 2001. ISCAS 2001. The 2001 IEEE International Symposium on. [S.l.: s.n.], 2001. v. 1, p. 356–359 vol. 1.

MAKINWA, K.; HUIJSING, J. Constant power operation of a two-dimensional flow sensor. Instrumentation and Measurement, IEEE Transactions on, v. 51, n. 4, p. 840–844, Aug 2002. ISSN 0018-9456.

MAKINWA, K.; HUIJSING, J. A smart cmos wind sensor. In: Solid-State Circuits Conference, 2002. Digest of Technical Papers. ISSCC. 2002 IEEE International. [S.l.: s.n.], 2002. v. 1, p. 432–479 vol.1.

MAKINWA, K.; HUIJSING, J. A 2nd order thermal sigma-delta modulator for flow sensing. In: Sensors, 2005 IEEE. [S.l.: s.n.], 2005. p. 4 pp.–.

MAKINWA, K.; SZEKELY, V.; HUIJSING, J. Modeling and simulation of thermal sigma-delta modulators. In: Instrumentation and Measurement Technology Conference, 2002. IMTC/2002. Proceedings of the 19th IEEE. [S.l.: s.n.], 2002. v. 1, p. 261–264 vol.1. ISSN 1091-5281.

MATTHIEU, D.; SÉBASTIEN, D.; SYLVAIN, L.; GILLES, A. Cces: a new configuration for electrical substitution for bolometers. VIII Semetro - Seminário Internacional de Metrologia Elétrica, 06 2009.

MLADENOV, V.; KARAMPELAS, P.; TSENOV, G.; VITA, V. Approximation formula for easy calculation of signal-to-noise ratio of sigma-delta modulators. ISRN Signal Processing, Hindawi Publishing Corporation, v. 2011, 2011.

MUKARO, R.; CARELSE, X. F. A microcontroller-based data acquisition system for solar radiation and environmental monitoring. IEEE Transactions on Instrumentation and Measurement, v. 48, n. 6, p. 1232–1238, Dec 1999. ISSN 0018-9456.

OLIVEIRA, A.; COSTA, A.; PALMA, L.; LIMA, A.; FREIRE, R. A constant

temperature operation thermo-resistive sigma;- delta; transducer. In: Instrumentation and Measurement Technology Conference, 2004. IMTC 04. Proceedings of the 21st IEEE.

Documentos relacionados