• Nenhum resultado encontrado

sAiBA mAis: Flash Player é um reprodutor de multimídia disponibilizado gratuitamente pela empresa Adobe Systems.

figUrA 79: Tela inicial do Simulador de Defeitos.

qUAdro 3: Ações de Reparação de Hardware no Simulador de Defeitos. foNTE: dos autores (2017), adaptado por NTE, 2017.

A tela inicial do simulador de defeitos possui cinco campos principais, os quais estão enumerados na Figura 79. O campo com o número 1 descreve um desafio, ou seja, qual o sintoma do problema que você deve resolver e o campo número 2 pode apresentar informações adicionais. Os campos 3 e 4 dizem respeito à forma como você pode resolver o problema encontrado, sendo que o campo 3 compre- ende ações envolvendo a reparação do hardware e o campo 4 contém as ações para reparação do software. Por último, o botão destacado no campo 5 representa a ação de desligar o computar para executar um reparo sempre que necessário.

Existem onze tipos de reparação de hardware possíveis, envolvendo a substituição do processador, placa-mãe, cooler do processador, memória rAm, placa de vídeo, monitor, fonte de alimentação, disco rígido, drive de cd-rom, drive de disquete. A única ação de reparação que não envolve a substituição de componentes internos é aquela ilustrada por um pincel, sendo ela responsável pela limpeza dos componentes internos do computador. O Quadro 3 resume as ações de reparação de hardware, associando o ícone, nome do componente e sua respectiva função no simulador.

qUAdro 4: Ações de Reparo de Software no Simulador de Defeitos. foNTE: dos autores, 2017.

foNTE: dos autores, 2017.

O uso do simulador de defeitos ajuda os profissionais iniciantes a aprender como solucionar falhas nos computadores. Independente da seleção definida pelo usuário, o simulador de defeitos fornece dicas sobre como a funcionalidade escolhida está relacionada com o sintoma apresentado pelo computador. Desta forma, o profis- sional de informática pode aprender com seus erros e também com seus acertos. As ações de reparação de software compreendem reinstalações e verificações de

software. Dentre elas, torna-se possível reinstalar o sistema operacional, drives dos dispositivos e programas aplicativos. Considerando as ações de verificação, pode-se detectar e remover vírus e identificar as configurações do drive de disquete no se- tup. Diferentemente das ações de reparação de hardware, as melhorias de software necessitam ser executadas quando o computador estiver ligado.

ATENção: Certifique-se que o botão de ligar do computador no simulador está verde antes de escolher uma destas opções.

Vamos considerar a incitação apresentada na Figura 79 para exemplificar como resolver um desafio no simulador de defeitos. Neste caso, o sintoma relatado era que o computador travava ou reiniciava sozinho em qualquer momento, tanto durante a utilização de quaisquer programas quanto antes do boot. Analisando o sintoma, nota-se que os travamentos ocorrem antes mesmo do boot, o que elimina a escolha de reparações baseadas em software. Desta forma, podemos passar para as reparações baseadas em hardware.

Quando você passar a seta do mouse entre as opções de hardware, você visualizará informações sobre ela, conforme ilustra a Figura 80. Dentre as opções de repara- ção, a mais adequada para este sintoma consiste na substituição do processador, pois quando este componente está defeituoso ocasiona diversos travamentos no sistema. Ao escolher esta opção você receberá a mensagem ilustrada na Figura 81, indicando que a resposta está correta.

Ao solucionar um problema no simulador de defeitos, você receberá pontos e componentes virtuais. Usando este sistema de recompensa, torna-se divertido usar o simulador de defeitos, pois torna possível competir contra si mesmo para obter pontuações cada vez melhores. A Figura 82 mostra um exemplo de um componente virtual adquirido ao solucionar um desafio.

figUrA 80: Exemplo de possível solução.

figUrA 81: Exemplo de desafio solucionado. foNTE: dos autores, 2017.

foNTE: dos autores, 2017.

ATENção: Antes de realizar este procedimento você precisará desligar o computador no simulador, tal como faria em um laboratório real de hardware.

Esta seção descreveu o simulador de defeitos da Intel, o qual objetiva auxiliar pro- fissionais iniciantes no ramo da informática a interpretar sintomas de problemas no hardware e software de um computador e encontrar uma ação de reparo para concertá-lo. Um diferencial deste simulador consiste no seu projeto em forma de jogo, o que estimula o seu uso e facilita o aprendizado. Outro benefício do simulador consiste no suporte à língua portuguesa.

figUrA 82: Exemplo de recompensa por solucionar um desafio.

O simulador de montagem de desktop foi desenvolvido para auxiliar no aprendi- zado dos passos necessários para montar um computador desktop, explorando os componentes do computador e proporcionando um ambiente para testar os conhecimentos sobre este assunto. Este simulador foi desenvolvido pela empresa Cisco como uma ferramenta para auxiliar a capacitação de profissionais da área da informática.

Para possuir uma versão deste simulador em seu computador pessoal, não existe a necessidade de uma instalação típica, apenas possuir os requisitos de software necessários. Estes requisitos consistem no sistema operacional Windows e o software Adobe Flash, ou seja, os mesmos softwares necessários executar o simulador de defeitos. Possuindo estes softwares, você precisará apenas descompactar o arquivo com o simulador e executar o arquivo executável localizado no diretório raiz.

Sempre que iniciado, o simulador apresenta um tutorial em inglês explicando como usar a ferramenta. A Figura 83 ilustra a tela do simulador explicando sobre os três modos de operação, sendo eles, o modo aprendizado, o modo teste e o modo de exploração. O modo aprendizado, destacado com o número 1 na figura, possibilita a montagem de um computador desktop. O modo teste, salientado na figura com o número 2, possibilita a construção de um computador desktop sem proporcionar nenhuma assistência. Enquanto que o modo de exploração (ver número 3) provê informações sobre as especificações e componentes do computador. Ao escolher estes modos, o aluno pode encontrar uma funcionalidade mais adequada com suas necessidades de aprendizagem, entretanto para quem nunca usou o simulador, aconselha-se começar pelo modo de aprendizagem.

SIMULADOR DE MONTAGEM DE