• Nenhum resultado encontrado

SIMULADOR DE MONTAGEM DE NOTEBOOKS

4.3

ATENção: O modo aprendizado deste simulador também consiste na opção mais adequada para iniciantes no simulador.

ou melhorar as funcionalidades do notebook, tal como adicionar um disco rígido, um driver óptico ou leitores de cartão. A camada Docking Station Layer Access pro- porciona a conexão de dispositivos, tais como mouse, teclados e monitor externo. A camada External Cables Layer Access permite conectar cabos externos, tais como o cabo do monitor, o cabo de rede e o cabo de energia. Recomenda-se começar pela camada Underside Layer Access e avançar pelas demais completando a montagem, todavia, o simulador possibilita alterar as camadas em qualquer momento.

Através deste simulador, o profissional iniciante pode aprender a montar um note- book tendo a liberdade de escolher o melhor modo de adquirir conhecimento e o nível mais adequado com seu interesse. Os modos de operação podem ser alterados para proporcionar um aprendizado guiado (modo de aprendizado), sem a abstração das camadas e não guiado (modo teste) ou apenas para conhecer as especificações dos componentes (modo de exploração). Ao escolher o modo de aprendizado, o simulador proporciona diferentes níveis de abstração e disponibiliza ajuda para o usuário através de uma lista de tarefas a serem realizadas. Usando este simulador o profissional iniciante na área da informática pode aprender a montar um notebook sem a necessidade de adquirir um laboratório de hardware pessoal.

Agora que conhecemos melhor o simulador, vejamos um exemplo de atividade do simulador. A atividade aqui descrita pode ser acessada escolhendo o modo de aprendizagem e a primeira camada do simulador. Nossa tarefa consiste em mos- trar como remover os pentes de memórias do notebook usando o simulador. Para desempenhar esta tarefa, primeiramente devemos clicar sob o compartimento de memórias. Esta ação gerará um aviso indicando a substituição de memória, conforme ilustra a Figura 93. Clique novamente no compartimento de memórias para confirmar a intenção de remover os pentes.

Após a confirmação, o simulador mostrará uma animação girando o notebook para dar um zoom no compartimento de memória, conforme ilustra a Figura 94. Nesta figura, observa-se que o simulador destaca o parafuso do compartimento em

figUrA 92: Opções de Escolha de Camada no Simulador de Notebooks.

cor amarela, indicando a necessidade de removê-lo. Para remover o parafuso, apenas clique uma vez sobre ele. O simulador apresentará uma animação sobre a remoção do parafuso e guardará este componente na barra de seleção de componentes.

Na sequência, será mostrado o compartimento de memórias sem o parafuso – para removê-lo clique neste componente. Ao remover a tampa do compartimento, será mostrado o pente de memória RAM do notebook, conforme ilustra a Figura 95. Para remover o pente de memória, basta clicar sobre ele. Após o primeiro clique, você verá que o pente será levemente deslocado e necessitará de mais um clique para removê-lo completamente. Após executar esta ação, os pentes de memória rAm serão removidos e guardados na barra de seleção de componentes do simulador junto com outros componentes, conforme ilustra a Figura 96.

figUrA 93: Selecionando Compartimento de Memória.

figUrA 94: Acessando Compartimento de Memória.

figUrA 95: Removendo Pentes de Memória. foNTE: dos autores, 2017.

foNTE: dos autores, 2017.

Esta seção apresentou o simulador de montagem de notebooks desenvolvido pela Cisco para auxiliar profissionais da informática no aprendizado das técnicas de montagem e manutenção de laptops. Assim como o simulador de montagem de computadores desktops, estudado na seção anterior, o simulador de montagem de notebooks possui o modo de aprendizado, o modo de teste e o modo de explo- ração, onde cada um deles proporciona um nível diferenciado de experiência ao profissional de informática.

Além disto, o simulador apresenta quatro diferentes níveis de abstração para entender a montagem de notebooks. As principais vantagens deste simulador con- sistem na possibilidade de aprender como montar um notebook sem correr o risco de manusear um componente inapropriado, ocasionando sua possível inutilização e a possibilidade de praticar estas atividades sem precisar montar um laboratório de hardware físico. Entretanto, assim como o simulador de montagem de desktops, este simulador apresenta uma leve limitação em relação à ausência de suporte à língua portuguesa. No entanto, conforme foi mencionado anteriormente, a área da informática demanda um nível básico de compreensão da língua inglesa e a utilização deste simulador pode ser um ponto inicial para obter um maior contato com esta língua.

Esta unidade apresentou três simuladores que podem ser usados para poten- cializar o aprendizado de tarefas relacionadas com a montagem e manutenção de computadores desktops e notebooks, sendo eles o simulador de defeitos, o simulador de montagem de computadores desktops e o simulador de montagem de notebooks. Foi demonstrado que o simulador de defeitos apresenta uma série de desafios que devem ser resolvidos pelo profissional da área da informática na forma de um jogo e os simuladores de montagem de computadores desktops e no- tebooks virtualizam os componentes do computador, possibilitando a experiência de montar a máquina ao mesmo tempo que permite explorar detalhes técnicos dos componentes. Também foi explicado as principais funcionalidades de cada simulador e um exemplo de utilização, visando facilitar seu uso. Espera-se que, com o emprego destes simuladores, o aluno consiga realizar atividades relacionadas com a montagem e manutenção dos computadores sem a necessidade de possuir seu próprio laboratório de hardware e tenha acesso a estas tarefas a partir de seu próprio computador.

figUrA 96: Pente de Memória Removido.

5

PRÁTICAS DE