• Nenhum resultado encontrado

2 CONHECENDO A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE

2.1 SINDICATO SINTRASEM – ORGANIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA

A educação pública municipal de Florianópolis tem um forte aliado que luta pela sua qualidade e atua na correlação de forças junto às políticas locais: o sindicato:

O Sintrasem – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis foi fundado no dia 14 de outubro de 1988 em assembleia geral da categoria, como um sindicato independente de governos e patrões, em defesa dos direitos dos trabalhadores. (UMA HISTÓRIA..., [2018?]).

Na mesma assembleia de fundação foi escolhida uma diretoria temporária por um ano, responsável por organizar o estatuto sindical e as eleições da diretoria que estaria à frente por mais tempo.

A partir desse marco histórico, o Sintrasem uniu grupos que estavam separados por associações diferentes: educadores, quadro civil da PMF e funcionários da Companhia de Melhoramento da Capital (Comcap), fortalecendo o sentimento de pertença coletiva, união e coesão na luta a favor dos serviços públicos com qualidade, honestidade e direitos a todos os cidadãos, trabalhadores e moradores do município.

Nesse sentido, o Sintrasem acompanha a composição nacional da força sindical dos trabalhadores, realizando a mediação junto aos governantes e gestores, acompanhando o poder público das diferentes esferas: mundial, nacional, regional, estadual e municipal, divulgando as leituras das conjunturas políticas, impactos e necessidades de ações das categorias, sendo por passeatas, atos, apoios, documentos, manifestações e greves.

Atualmente sua equipe permanente é composta por dezessete diretores e catorze trabalhadores que respondem por diversas necessidades dos trabalhadores municipais, sendo de esclarecimentos até enfrentamentos legais que sejam necessários diante das situações de atividades profissionais, tornando-se mais um canal de apoio e mediação do trabalhador junto à prefeitura.

A escolha em ser independente financeiramente, ou seja, ter seus custos sustentados por filiados por adesão, não por obrigação ou imposição de lei, tornou o calcanhar de Aquiles da política local, por ser fiscalizador de todos os personagens públicos municipais: prefeito, vereadores, assessores e mecanismos afins (leis e documentos regulatórios).

Por essa razão liderou várias lutas de oposição por todas as categorias que representa, desde Data-Base até mudanças de posicionamentos políticos que impactariam na qualidade do serviço público e na precarização da força de trabalho. Dentre essas estão as da área educacional, que constantemente sofrem propostas de „mudanças‟ disfarçadas de ações para

economizar, possibilitando privatizações, precarizações e desqualificando toda a estrutura educacional: local, materiais, quantidade de estudantes por sala, plano de carreira dos profissionais e outros.

Essas políticas opressivas aparecem de várias formas: normativas legais, ausência de recursos humanos e materiais na escola, descaso no pagamento das progressões e direitos dos planos de cargos e salários, formações continuadas de baixa qualidade, até assédio profissional. Abusos que sozinho o trabalhador não teria possibilidade de reagir e tratar, mas que, quando levados ao sindicato, encontra amparo legal e político, favorecendo a resolução dessas questões.

Destaca-se ainda que o Sintrasem proporciona espaço democrático de formação continuada, acompanha e apoia diversas lutas dos trabalhadores e dos movimentos sociais no combate a qualquer forma de preconceito, opressão e injustiça cidadã, com trabalhadores e usuários dos serviços públicos. Por isso, hoje tem o reconhecimento de todos os envolvidos, trabalhadores ou gestores da política.

Em consulta ao seu estatuto vigente, consta a seguinte estrutura organizacional: Art. 7º- São órgãos do Sindicato, por ordem hierárquica:

I.- Assembleia Geral; II.- Congresso de Delegados; III. - Conselho Deliberativo;

IV - Diretoria;

V - Conselho Fiscal. (SINTRASEM, 2020). Sendo que,

Art. 8º - As Assembleias gerais são soberanas nas resoluções, respeitadas as determinações deste estatuto. (SINTRASEM, 2020).

Em função disso, toda unidade educativa tem o seu representante sindical eleito por três anos, assumindo ser um conselheiro sindical, isto é, participar das reuniões e movimentos, mediando às demandas da unidade, construindo caminhos de resistência pela militância e auxiliando nas diversas atividades sindicais, como por exemplo, as assembleias mensais que são de direito constitucional e permitem a organização dos funcionários municipais de forma coesa, por serem soberanas nas decisões.

Dentre as recentes contribuições que o Sintrasem realizou para a educação municipal de Florianópolis destaca-se a implementação e manutenção do Plano de Carreira do Magistério, a negociação para efetivação da Lei de Hora-atividade, a resistência contra a implantação das OS (Organizações Sociais). Além disso, ocorreram vigílias na Câmara dos Vereadores, após

denúncias de corrupção, desvio de verbas públicas, como contratação de empresas ou formadores para os estudos de formação continuada, que ficavam aquém em qualidade e além em custos.

Nas reivindicações anuais, esta é permanente:

CLÁUSULA 12ª – CURSOS DE FORMAÇÃO

A - A oferta de cursos de formação para todos os trabalhadores, anualmente, nas áreas de atuação e formação, com carga horária suficiente para avançar uma referência no plano de carreira. Os cursos oferecidos serão disponibilizados para todos do cargo e função, com ampla divulgação e transparência, sendo estes regulamentados a participação. (SINTRASEM, 2015).

Pela sua atuação, defende o estudo do trabalhador, auxilia a sua qualificação e a sua formação integral, sendo aliado e mediador na leitura da sociedade de maneira crítica com relação às desigualdades, injustiças e regulamentações que não favorecem a todos.

Por esses feitos, por mais que as correntes impositoras do capitalismo usem diversos mecanismos para desmoralizar, criminalizar e deslegitimar os sindicatos, no município de Florianópolis, esse coletivo tem se mantido forte e reconhecido pela classe trabalhadora.

Destaca-se ainda que o Sintrasem endossa a independência do sindicato como um organismo insubstituível no papel de defesa dos interesses da classe trabalhadora.

Sua história de trinta anos apresenta muitas lutas, resistência, atenção, articulação, ganhos e perdas. É referência nacional no acompanhamento das políticas públicas municipais, defendendo e atuando em prol da qualidade desses serviços, conjuntamente com respeito aos direitos da classe trabalhadora.

Assim, a cada movimentação ou proposta de implementação da prefeitura, o Sintrasem estuda, analisa e, se houver algo desvantajoso para o serviço público, ou nebuloso para a população, posiciona-se e publiciza sua análise, mobilizando a categoria e a cidade. Uma das razões de mobilizações anualmente, por ocasião da data-base são os direitos tidos em lei e não efetuados, conduzindo-os funcionários públicos para negociações de pagamento e greves. Como exemplo, temos as formações continuadas e os concursos públicos, que serão abordados no próximo tópico.