• Nenhum resultado encontrado

Sistema de freio

No documento Prefácio TOYOTA DO BRASIL LTDA. (páginas 154-157)

O sistema do freio é um sistema hidráulico com dois sub-sistemas independentes. Se um dos sub-sistemas falhar, o outro manterá a opera- ção. No entanto, o pedal ficará mais duro, e as distâncias para frenagem do veículo serão mai- ores. Além disso a luz de advertência do sis- tema dos freios irá acender.

SERVO-FREIO

O servo-freio utiliza o vácuo do motor para au- xiliar os freios. Se o motor “morrer” enquanto você estiver dirigindo, você poderá parar usan- do a pressão normal do pedal do freio. Há re- serva suficiente de vácuo para um ou dois acionamentos do freio – mas não mais que isso!

ATENÇÃO

Não dirija o veículo somente com um sis- tema de freio. Repare os freios imedia- tamente.

ATENÇÃO

• Não bombeie o pedal do freio se o mo- tor “morrer”. Cada pressão exercida no pedal do freio consome vácuo da re- serva.

• Mesmo que toda a reserva de vácuo seja consumida, os freios irão funcio- nar. Mas você terá que exercer uma pressão maior, muito maior que o nor- mal no pedal do freio. As distâncias de frenagem serão maiores.

SISTEMA DE FREIO ANTI-BLOCANTE (alguns modelos)

O sistema de freio anti-blocante foi proje- tado para automaticamente, ajudar a evitar o travamento das rodas durante uma frenagem súbita ou frenagem sobre pistas escorregadias. Isto ajuda a melhorar a es- tabilidade da direção e o desempenho do volante de direção do veículo nestas cir- cunstâncias.

Procedimento correto para pressio- nar o pedal do freio: Quando o siste- ma de freio anti-blocante estiver ativado; você poderá sentir a pulsação do pedal do freio e ouvir um ruído. Nesta condição, para que o sistema de freio anti-blocante funcione, basta pres- sionar mais firmemente o pedal do freio. Não bombeie o freio. Isto reduzi- rá o desempenho de frenagem.

O sistema de freio anti-blocante passará a funcionar com o veículo à velocidade acima de aproximadamente 10 km/h. O sistema deixará de funcionar quando o veículo for desacelerado à velocidade abaixo de apro- ximadamente 5 km/h.

Ao pressionar o pedal do freio em superfícies escorregadias tais como em uma tampa de esgoto, placas de aço em construções, juntas em pontes, etc. em dias chuvosos, o sistema de freio anti-blocante tende a ser ativado. Você poderá ouvir um click ou um ruído no compartimento do motor por alguns segundos durante a partida do motor ou logo após a partida. Isto significa que o sistema de freio anti-blocante está no modo de auto-diagnósti- co, e não indica mau funcionamento.

Quando o sistema de freio anti-blocante estiver ativado, as condições abaixo pode- rão ocorrer. Isto não é indício de falha no sistema:

Você poderá ouvir o sistema de freio anti- blocante funcionar e sentir a pulsação do pedal do freio, vibrações da carroçaria e do volante. Poderá também ser ouvido o ruído do motor no compartimento do mo- tor mesmo após parar o veículo.

Ao final da ativação do sistema de freio anti-blocante, o pedal do freio poderá mo- ver um pouco para frente.

ATENÇÃO

Não superestime o sistema de freio anti-blocante: Embora esse sistema ajude a controlar o veículo, ainda é importante dirigir com o máximo cui- dado e mantendo uma velocidade mo- derada e a distância segura do veículo que está a frente, uma vez que mesmo com o sistema de freio anti-blocante acionado, existem limites para a esta- bilidade do veículo e para o funciona- mento efetivo do volante.

Se a capacidade de aderência dos pneus for excedida ou se houver aquaplanagem durante altas velocida- des sob condições de chuva, o sistema de freio anti-blocante poderá não con- trolar o veículo.

O sistema de freio anti-blocante não foi projetado para reduzir a distância de frenagem: dirija sempre em velocidade moderada, mantendo uma distância se- gura do veículo que está à frente. Com- parado com veículos sem o sistema de freio anti-blocante, seu veículo poderá exigir uma distância de frenagem maior nos seguintes casos:

• Condução em estradas irregulares, so- bre camada de pedregulhos ou neve. • Condução com pneus com câmara ins-

talada.

• Condução em lombadas ou sobre irre- gularidades na pista.

• Condução em estradas cuja superfície estejam esburacadas ou apresente su- perfície desnivelada.

Instale os 4 pneus conforme a dimen- são especificada e calibre-os à pressão adequada. O sistema de freio anti- blocante detecta a velocidade do veícu- lo utilizando sensores de velocidade nas respectivas rodas. A utilização de pneus não especificados poderá fazer com que o sensor não detecte com precisão a ve- locidade da roda, resultando em uma distância de frenagem mais longa.

Luz de advertência do ABS

A luz acende quando a chave de ignição está posicionada em “ON”. Se o sistema de freio anti-blocante funcionar corretamente, a luz irá apagar após alguns segundos. A seguir se o sistema apresentar falha, a luz acenderá no- vamente.

Quando a luz de advertência “ABS” estiver acesa, o sistema de freio anti-blocante, não irá funcionar, as rodas poderão travar durante uma frenagem brusca ou frenagem em super- fícies escorregadias, mas o sistema de freio irá funcionar no modo convencional.

Se alguma das condições abaixo existir, ha- verá falha em alguma parte dos componen- tes monitorados pela luz de advertência. Contacte o Distribuidor Toyota assim que possível para manutenção do veículo se: A luz não acender quando a chave de ig-

nição estiver posicionada em “ON”, ou se a luz permanecer acesa.

A luz acender durante a condução do veí- culo.

Indicadores de desgaste das

No documento Prefácio TOYOTA DO BRASIL LTDA. (páginas 154-157)