• Nenhum resultado encontrado

7. EQUIPAMENTOS E SISTEMAS DE SEGURANÇA

7.3. Sistema de deteção, alarme e alerta

O edifício deve ser equipado com instalações que permitam detetar o incêndio, e em caso de emergência, difundir o alarme para os ocupantes, alertar os bombeiros e acionar sistemas e equipamentos de segurança.

7.3.1 Conceção do sistema e espaços protegidos

O sistema será constituído por uma central de sinalização e comando do tipo endere-çável, detetores automáticos pontuais, botoneiras de alarme, avisadores luminosos e dispositivos de alarme sonoro e luminoso, bem como através de altifalantes para transmissão de mensagens gravadas.

A atuação de um dispositivo de acionamento do alarme deve provocar, de imediato, o funcionamento do alarme restrito, devendo existir uma temporização entre o

alar-33816.07.SEG.PE.MD î 22 / 35

me restrito e o alarme local ou geral, de modo a permitir a intervenção do pessoal afeto à segurança, para eventual extinção da causa que lhe deu origem, sem proce-der à evacuação.

Temporização a definir pelo responsável de segurança, de acordo com o tempo per-corrido entre o posto de segurança e o local mais desfavorável do edifício, onde pos-sa deflagrar um incêndio.

Este edifício terá proteção total, pelo que todos os espaços serão providos de dete-ção automática, com excedete-ção das instalações sanitárias.

7.3.2 Configuração do alarme

A configuração do sistema (SADI) será de tipo 3 (artigo 125º da Portaria 1532/2008 de 29 de Dezembro), que compreende:

- Botões de acionamento de alarme;

- Detetores automáticos;

- Central de sinalização e comando – CDI (temporizações, alerta automático, co-mandos, fonte local de alimentação de emergência);

- Proteção total;

- Difusão do alarme no interior.

33816.07.SEG.PE.MD î 23 / 35

Imagem 1- Configuração do SADI

7.3.3 Características técnicas dos elementos constituintes do sistema

A central será alimentada pela energia elétrica da rede pública. Como fonte de ener-gia alternativa, deverá possuir um acumulador com capacidade suficiente para ga-rantir as funções permanentes do sistema durante um período mínimo de 72 horas, ou em caso de acionamento dos dispositivos de alarme e comando, de 30 minutos.

7.3.3.1Dispositivos de acionamento manual do alarme

Serão colocados dispositivos manuais de alarme junto à saída de cada piso, a 1.50m do pavimento, devidamente sinalizados.

7.3.3.2Detetores automáticos

Os dispositivos de deteção automática de incêndios serão selecionados e colocados em função das características do espaço a proteger, pelo que foram utilizados:

Detetores Óticos de Fumo, distribuídos pontualmente à razão de 1 por cada 60m² em locais com área superior a 80m2 e 1 por cada 80m2, em locais com área inferior;

33816.07.SEG.PE.MD î 24 / 35

Nos locais onde é expectável a produção de fumo, vapores e/ou poeiras que possam ativar os detetores de fumo, designadamente na copa, considerou-se Detetores Termovelocimétricos, já que têm maior resistência a condições adversas e podem ser utilizados em locais onde exista elevado grau de humidade e gorduras em sus-pensão e onde possam haver trabalhos que libertem fumo ou vapores, tendo sido distribuídos à razão de 1 por cada 30m².

Em espaços confinados, delimitados por tetos falsos com mais de 0.8m de altura ou pavimentos sobrelevados mais de 0.2m, deverá ser instalada deteção automática de incêndios, caso existam cablagens ou sejam instalados equipamentos ou condutas suscetíveis de causar ou propagar incêndios ou fumo. Se forem instalados detetores pontuais nestes espaços, deve existir, em local visível, sinalização ótica dos mesmos.

7.3.3.3Central de sinalização e comando (Central de Deteção de Incêndio - CDI)

A central de sinalização e comando deverá assegurar:

- A alimentação dos dispositivos de acionamento do alarme;

- A alimentação dos difusores de alarme geral, caso não sejam constituídos por unidades autónomas;

- A sinalização de presença de energia de rede e de avaria da fonte de energia autónoma;

- A sinalização sonora e ótica dos alarmes restrito e geral e do alerta;

- A sinalização do estado de vigília das instalações;

- A sinalização de avaria, teste ou desativação de circuitos dos dispositivos de acionamento de alarme;

- O comando de acionamento e de interrupção do alarme geral;

- A temporização do sinal de alarme geral, quando exigido;

- O comando dos sistemas e equipamentos de segurança do edifício;

33816.07.SEG.PE.MD î 25 / 35

- O comando de acionamento do alerta.

7.3.3.4Difusores de Alarme geral

Os difusores de alarme geral deverão ser instalados longe do alcance dos ocupantes e serão colocados, no mínimo, um por piso.

7.3.3.5Funcionamento genérico do sistema

Atendendo às extensões que o SADI terá de vigiar e com o objetivo de evitar que se criem situações de pânico generalizado, deve ser prevista a seguinte organização dos alarmes:

- Organização “Modo Noite”

- Organização “Modo Dia”

A comutação destes modos de organização poderá ser manual ou automática. No caso de ser automática, a comutação será conforme programação prévia.

A forma como o sistema processará os comandos para a realização de funções auxi-liares de segurança e as sinalizações de alarme restrito e geral, será sempre depen-dente do modo de operação em que se encontrar (Modo Noite ou Modo Dia). A op-ção pelo modo de operaop-ção do SADI caberá ao Responsável da Segurança do edifí-cio.

Além das funções atrás mencionadas, o sistema irá desencadear diretamente, se-gundo os níveis de alarme e a programação prevista no SADI, um conjunto de ou-tras ações (a incluir na matriz de comando) como sejam:

- Corte de alimentação aos quadros de ventilação e ar condicionado dos pisos afetados do edifício;

33816.07.SEG.PE.MD î 26 / 35

- Fecho dos registos corta-fogo das condutas de ventilação, que deverão assegu-rar, em caso de incêndio, que a compartimentação de fogo do edifício não apre-senta soluções de continuidade;

- Fecho automático das folhas das portas corta-fogo, com idêntica finalidade;

- Comando dos equipamentos de alarme de fogo e de evacuação;

- Transmissão do alerta para os Bombeiros.

Documentos relacionados