• Nenhum resultado encontrado

Uma forma de garantir uma distribuição urbana sustentável é através do emprego de um sistema inteligente de transporte. Segundo Thompson (2003a), sistema inteligente de transporte envolve a aplicação de tecnologia de informação e comunicação avançada para reduzir custos de transporte, integrar pessoas, veículos e infra-estrutura de transporte.

Ainda, segundo Thompson (2003a), o sistema de transporte é formado por três principais elementos: controladores de veículos (motoristas), veículos e infra-estrutura de transporte. O sistema inteligente de transporte pode garantir o fluxo de informação entre estes elementos. Além disso, este sistema tem potencial para reduzir uma gama de custos associados com a movimentação de mercadorias, dentre eles, os custos de distribuição de carga através do aumento da produtividade dos veículos de entrega, da

melhoria do nível de serviço aos clientes através da confiabilidade das operações, do aumento da capacidade de carga através da redução da necessidade de infra-estrutura adicional. Além disso, o sistema inteligente de transporte pode ser utilizado para melhorar a segurança nas vias, bem como os impactos sociais e ambientais do transporte de carga.

Para Thompson (2003a), existe uma grande necessidade de informação no processo de distribuição devido ao estreito relacionamento que existe entre embarcadores, transportadores e varejistas. O sistema inteligente de transporte permite transportadores responderem às necessidades dos clientes com rapidez e eficiência, com nível de serviço satisfatório. Além disso, existem vários benefícios potenciais para os operadores de carga se tecnologias de informação avançadas forem implementadas, incluindo redução da entrada manual de dados, aumento da velocidade e precisão das transações, baixo custo de comunicação e procedimentos simplificados.

Ainda segundo Thompson (2003a), o sistema inteligente de transporte requer um alto grau de cooperação entre as organizações, sendo que a integração e a inteligência são características chaves. A integração relaciona a conexão e a coordenação dos principais elementos do sistema de transporte. A inteligência envolve obter conhecimento sobre o sistema de transporte através da coleta de dados e processamento da informação.

Também segundo Thompson (2003a), o sistema inteligente de transporte consiste de três principais elementos: aquisição, processamento de dados e disseminação da informação. Ele requer investimento da indústria de transporte e do governo. O governo justifica suas despesas através da análise custo-benefício, que será proporcional ao número de usuários, e os transportadores se interessam no investimento para reduzir seus custos operacionais, e devido ao fato de que estes são muito elevados, empresas de pequeno e médio porte têm dificuldades de justificá-los.

Dentre as tecnologias utilizadas pelo sistema de transporte inteligente, as mais utilizadas na distribuição de carga são (Thompson, 2003a):

− Sistema de Informação Geográfica: Também conhecido como GIS, consiste num sistema de hardware e software, de informação espacial e procedimentos computacionais, que permite e facilita a análise, gestão e representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem. Dentre as

principais aplicações, estão: segurança, minimização de caminho, programação e roteamento de veículos, monitoramento de demanda, planejamento logístico, dentre outros;

− Localização de Veículos Via Satélite: Também conhecido como Sistema de Posição Global (GPS), é um sistema de posicionamento por satélite, utilizado para determinação da posição de um receptor, como os veículos em um sistema de distribuição de carga. Dentre as principais aplicações desta tecnologia, estão: segurança, rastreamento de veículos e cargas, monitoramento de desempenho do sistema de distribuição, roteamento e programação dinâmica de veículos, dentre outros.

Thompson (2003b) apresenta as principais aplicações para o sistema inteligente de transporte, como sistema matching e sistema inteligente de gerenciamento de frota.

Sistema matching para a distribuição urbana busca combinar a demanda de embarcadores e a oferta dos transportadores. Todas as atividades de demanda, oferta, leilão, negociação e transação podem ser realizadas via Internet, telefone ou fax.

Em muitos casos, sistemas matching localizam mercados para a distribuição urbana, e permitem que somente os membros de uma associação realizem as atividades combinadas. A qualificação dos membros é muito importante para garantir um sistema de distribuição seguro e sem atrasos. O nível de serviço e a confiabilidade na distribuição dependem da qualificação dos membros deste sistema. A Figura 2.5 apresenta o esquema de um sistema matching para a distribuição urbana via Internet.

Internet Embarcador A Embarcador B Embarcador C Embarcador D Transportador A Transportador B Transportador C Transportador D Internet Embarcador A Embarcador B Embarcador C Embarcador D Transportador A Transportador B Transportador C Transportador D

Oferece produtos para serem transportados

Oferece espaço em veículos para transportar produtos

Figura 2.5: Integração de Sistemas para Transporte de Carga utilizando a Internet. (Fonte: Thompson, 2003b)

Outra aplicação do sistema inteligente de transporte é o sistema inteligente de gerenciamento de frota, o qual foi introduzido na logística para aumentar a eficiência das operações dos veículos e carga e rastrear encomendas e contêineres, permitindo que os transportadores controlem dinamicamente os veículos de cargas para fornecer um melhor serviço ao cliente. A Figura 2.6 ilustra o conceito de um sistema inteligente de gerenciamento de frota, que é composto por um computador localizado na central de controle da transportadora e um dispositivo de comunicação móvel, que está instalado nos veículos.

Figura 2.6: Exemplo de um sistema inteligente de gerenciamento de frota. (Fonte: Thompson, 2003b).

O sistema inteligente de gerenciamento de frota tem várias funções, onde se destacam (Thompson, 2003b):

− Entrada de pedidos;

− Recebimento de informações do itinerário do veículo na rota e da distribuição de mercadorias;

− Localização do veículo em tempo real através de mapas digitais;

− Envio de mensagens para os motoristas, com programação dos clientes que serão visitados e, para os clientes, programando as visitas;

− Relatórios diários das rotas e programação dos veículos; Relatório Diário Localização do Veículo Custos de Operação Central de controle no escritório Veículo Dispositivo de Comunicação Móvel com GPS

− Coleta e classificação de dados relacionados ao motorista, veículos e embarcadores etc.;

− Cálculo do custo das operações dos veículos;

− Gerenciamento das contas de cada embarcador, motorista, veículo, produto, etc.;

− Emissão de faturas aos clientes;

− Localização dos veículos e clientes com endereço e mapa digital; − Acesso às informações de tráfego e tempo através da internet;

− Armazenamento de dados históricos das operações dos veículos (no veículo); − Conhecimento da condição atual do veículo, motorista (no veículo);

− Recebimento de mensagens da central de controle (no veículo).

Segundo Thompson (2003b), se várias companhias trabalham conjuntamente com um sistema inteligente de gerenciamento de frota, eles precisam promover um sistema de distribuição cooperativo.