• Nenhum resultado encontrado

O SISTEMA DE PRÁTICA DO FALUN GONG

No documento FALUN GONG. Li Hongzhi (páginas 71-98)

Falun Gong é uma prática de cultivo especial na Escola Buda. Suas

peculiaridades a diferenciam de outros métodos normais de cultivo da Escola Buda. Falun Gong é um sistema avançado de prática de cultivo. No passado, ele serviu como um método intensivo de cultivo, requerendo que praticantes tivessem um xinxing extremamente alto ou uma grande qualidade inata. Por essa razão, este sistema de prática de cultivo é difícil de se tornar popular. Entretanto, para que mais praticantes aprimorassem seus níveis, tomassem conhecimento deste sistema de cultivo e também para satisfazer as demandas de numerosos praticantes dedicados, eu compilei uma série de exercícios de cultivo apropriados para o público. Apesar das modificações, esses exercícios ainda excedem de longe a média dos sistemas de cultivo em termos do que eles oferecem e dos níveis nos quais eles são praticados.

Os praticantes de Falun Gong não só podem desenvolver rapidamente sua potência de gong e habilidades supranormais, mas também podem adquirir um Falun (Roda da Lei) de força incomparável em curto tempo. Uma vez formado, o Falun gira automaticamente no abdômen inferior de um praticante todos os momentos. O Falun recolhe energia do universo e a transforma em gong (energia de cultivo) no benti (corpo-verdadeiro) do praticante. Assim, o objetivo do “Fa (lei) refina o praticante” é alcançado.

Falun Gong consiste de cinco séries de movimentos: Buda Mostrando

as Mil Mãos; A Postura Parada Falun; Penetrando os Dois Extremos Cósmicos; Circulação Celestial Falun e Fortalecendo Poderes Divinos.

1 – Fozhan Qianshou Fa67 (Buda Mostrando as Mil Mãos)

Princípio:

O objetivo do exercício Buda Mostrando As Mil Mãos é de alongar e abrir todos os canais de energia do corpo. Depois de praticarem este exercício, os iniciantes serão capazes de adquirir energia em um curto espaço de tempo e os praticantes experientes poderão se aprimorar rapidamente. Este exercício faz com que todos os canais de energia sejam abertos desde o começo, permitindo que praticantes pratiquem de imediato em um nível bastante alto. Os movimentos deste exercício são bastante

simples porque O Grande Caminho, como regra, é simples e fácil de aprender. Apesar de os movimentos serem simples, eles controlam, em um nível macro, muitas coisas desenvolvidas pelo sistema inteiro de cultivo. Ao fazer o exercício, o praticante sentirá seu corpo quente e notará a existência de um forte campo de energia. Isso é causado pelo alongamento e abertura de todos os canais de energia do corpo inteiro. O objetivo é desbloquear todas as áreas onde a energia está bloqueada, permitir que a energia circule livre e facilmente, mobilizar a energia dentro do corpo e debaixo da pele, fazendo-a circular vigorosamente e absorver uma grande quantidade de energia do universo. Ao mesmo tempo, ele capacita o praticante a entrar rapidamente no estado no qual ele terá um campo de energia qigong. Este exercício é praticado como o exercício básico do

Falun Gong e é normalmente feito primeiro. Ele é um dos métodos para

fortalecer o cultivo.

Kou Jue (Verso recitado uma vez antes do exercício68)

Shenshen HeYi69 Dong Jing Suiji70

(chanchan râi dong djing sueidji)

Dingtian Duzun71 Qianshou Foli72

(dingtien duzun tchienchou fuoli)

Preparação:

Relaxe o corpo inteiro, mas não muito solto. Mantenha os pés separados na mesma largura que a distância dos ombros. Dobre os joelhos ligeiramente. Mantenha os joelhos e os quadris relaxados. Traga ligeiramente o queixo para dentro. Toque o céu da boca com a ponta da língua. Deixe os dentes entreabertos. Feche os lábios e os olhos suavemente. Mantenha uma expressão serena no rosto. Durante a prática você terá a sensação de ser grande e alto.

Liangshou Jieyin73 (Junte as mãos):

68 Kou Jue (kou jue) – “Rima mnemônica”, neste caso um verso recitado antes de

fazer o exercício. Cada exercício tem seu próprio verso específico que pode ser recitado em voz alta ou simplesmente escutado na música de exercícios.

69 Shenshen Heyi – Unir Juntos Mente e Corpo.

70 Dong Jing Suiji – Mover-se de Acordo com os Mecanismos de Energia. 71 Dingtian Duzun – Tão Alto como o Céu e Incomparavelmente Nobre. 72 Qianshou Foli – O Buda de Pé com Mil Mãos.

Traga as mãos para cima com as palmas voltadas para cima, como mostra a figura 1-1. As pontas dos dois dedos polegares se tocam levemente. Una os outros quatro dedos de uma mão e sobreponha-os nos dedos da outra mão. Para homens, coloque a mão esquerda sobre a direita; para mulheres a mão direita sobre a esquerda. As mãos criam uma forma oval em frente ao abdômen inferior. Mantenha os cotovelos à frente, suspensos para que as axilas permaneçam abertas.

Mile Shenyao74 (Maitreya Alongando suas Costas):

Comece com Jieyin (postura de unir as mãos). Vá levantando as mãos ainda unidas, esticando ambas as pernas gradualmente. Quando as mãos alcançarem a frente do rosto, separe-as e vire as palmas para cima gradualmente. Quando as mãos estiverem acima do topo da cabeça, as palmas voltam-se para cima e os dedos apontam para os outros dedos a uma distância de 20-25 cm entre elas (figura 1-2). Ao mesmo tempo, impulsione a cabeça para cima e pressione os dois pés para baixo no chão. Empurre para cima vigorosamente com a base de ambas as palmas e alongue o corpo por 2 a 3 segundos. Depois relaxe o corpo todo imediatamente, particularmente os joelhos e os quadris devem retomar o estado relaxado.

Rulai Guanding75 (Tatagata Enchendo o Topo da Cabeça de

Energia):

Siga a postura anterior. Gire ambas as mãos simultaneamente, de modo que a parte interna do punho fique voltada para a outra, formando assim o formato de um funil. Flexione os punhos e mova-os para baixo (figura 1-3). Quando as mãos alcançarem a altura do peito, as palmas voltam-se para o peito a uma distância de aproximadamente 10 cm. Continue a mover ambas as mãos para baixo em direção ao abdômen inferior. (figura 1-4).

Shuangshou Heshi76 (Pressione as Mãos Juntas em Frente ao

Peito):

73 Liangshou Jieyin (lian-chou djie-iin). 74 Mile Shenyao (mi-la chan-iau). 75 Rulai Guanding (ru-lai guan-ding).

Ao alcançar a área do abdômen inferior, erga imediatamente as mãos na altura do peito e faça o Heshi (figura 1-5). Ao fazer o Heshi, os dedos e a base das palmas são pressionados uns contra os outros, deixando um espaço entre as palmas. Mantenha os cotovelos à frente, com os antebraços formando uma linha reta. (Mantenha as mãos no Gesto de Lótus77, exceto

ao fazer o Heshi e Jieyin, o mesmo serve para o próximo exercício).

Zhangzhi Qiankun78 (Mãos Apontando para o Céu e a Terra):

Comece com a postura de Heshi. Separe ambas as mãos a uma distância de 2 a 3 cm e ao mesmo tempo comece a virá-las. Homens giram a mão esquerda (mulheres a mão direita) em direção ao peito e giram a mão direita para fora, de modo que a mão a esquerda esteja em cima e a direita em baixo. Ambas as mãos formam uma linha reta com os antebraços (figura 1-6).

Depois disso estique o antebraço esquerdo diagonalmente para o lado esquerdo superior (figura 1-7), com a palma voltada para baixo até que a mão alcance a altura da cabeça. Mantenha a mão direita em frente ao peito com a palma voltada para cima. Ao mesmo tempo em que você estiver estendendo a mão esquerda, alongue todo o corpo gradualmente, impulsione a cabeça para cima e pressione os pés para baixo. Alongue a mão esquerda para cima, em direção a lado esquerdo superior, enquanto a mão direita que está em frente ao peito se alonga para fora juntamente com o braço (figura 1-7). Alongue por 2 a 3 segundos e relaxe o corpo inteiro repentinamente. Traga a mão esquerda de volta para frente do peito e Heshi (figura 1-5).

Agora gire as palmas novamente (figura 1-8). A mão direita (esquerda para mulheres) está sobre a mão esquerda (direita para mulheres).

A mão direita repete os movimentos anteriores da mão esquerda, ou seja, estique o braço direito diagonalmente na direção do canto superior direito com a palma da mão voltada para baixo até que ela alcance a altura da cabeça. Mantenha a mão esquerda em frente ao peito com a palma da mão voltada para cima. Depois de alongar (figura 1-9), relaxe o corpo todo

76 Shuangshou Heshi (chuan-chou rê-chi).

77 Gesto de Lótus – Uma postura da mão na qual o dedo médio (do meio) inclina-

se ligeiramente para dentro, em direção à palma da mão, permanecendo quase reto.

de uma vez só. Traga a mão de volta para Heshi em frente ao peito (figura

1-5).

Jinhou Fenshen79 (Macaco Dourado Dividindo seu Corpo):

Comece com a postura de Heshi. Separe as mãos em frente ao peito e estenda-as para os lados do corpo, formando uma linha reta com os ombros (figura 1-10). Gradualmente alongue o corpo todo. Pressione a cabeça para cima, os pés para baixo, estique as mãos vigorosamente para os lados e alongue nas quatro direções (figura 1-10) por 2 a 3 segundos. Imediatamente solte o corpo inteiro e Heshi (figura 1-5).

Shuanglong Xiahai80 (Dois Dragões Mergulhando no Mar):

Começando do Heshi, separe as mãos e estenda-as diretamente para baixo em frente ao corpo. Quando ambos os braços estiverem paralelos e retos, eles devem formar um ângulo de aproximadamente 30 graus com as pernas (figura 1-11). Alongue todo o corpo. Pressione a cabeça para cima e os pés para baixo. Alongue por 2 a 3 segundos. Relaxe o corpo todo instantaneamente. Traga as mãos de volta e Heshi (figura 1-5).

Pusa Fulian81 (Bodisatva Colocando as Mãos nos Lótus):

De Heshi, separe ambas as mãos e estenda-as diagonalmente para os lados do corpo, formando um ângulo de 30 graus com as pernas (figura 1-

12). Alongue o corpo inteiro gradualmente e alongue as pontas dos dedos

para fora e para baixo com um pouco de força. Relaxe o corpo inteiro imediatamente. Traga as mãos de volta ao peito e Heshi (figura 1-5).

Luohan Beishan82 (Arhat Carregando uma Montanha nas Costas):

Comece com Heshi. Separe as mãos e estenda-as para trás do seu corpo. Ao mesmo tempo, volte ambas as palmas para trás. Quando as mãos estiverem passando ao lado do corpo, flexione os punhos lentamente. Quando as mãos alcançarem atrás do corpo, o ângulo entre os punhos e o

79 Jinhou Fenshen (djin-rrau fan-chan). 80 Shuanglong Xiahai (chuan-lon chia-rrai). 81 Pusa Fulian (pu-sá fu-lien).

corpo deverá ser de 45 graus (figura 1-13). Alongue o corpo inteiro gradualmente. Depois que ambas as mãos estiverem na posição certa, impulsione a cabeça para cima e os pés para baixo. Mantenha o corpo ereto e alongue durante 2 a 3 segundos. Relaxe todo o corpo imediatamente. Traga as mãos de volta e Heshi (figura 1-5).

Jingang Paishan83 (Vajra Empurrando Uma Montanha):

Comece com Heshi. Separe ambas as mãos e empurre para frente com as palmas (figura 1-14). Os dedos apontam para cima. Mantenha os braços na altura dos ombros. Depois que os braços estiverem esticados, impulsione a cabeça para cima e pressione os pés para baixo. Mantenha o corpo ereto. Alongue durante 2 a 3 segundos. Relaxe o corpo inteiro de uma só vez. Ponha as mãos juntas em frente ao peito e retorne a Heshi (figura 1-5).

Diekou Xiaofu84 (Sobreponha as Mãos em frente ao Abdômen

Inferior):

Comece com Heshi. Mova as mãos para baixo lentamente, voltando as palmas das mãos para a área do abdômen inferior (figura 1-15). Quando as mãos alcançarem a área do abdômen inferior, sobreponha as mãos. Para homens, a mão esquerda para dentro e para as mulheres, a mão direita. A palma de uma mão fica virada para as costas da outra mão. Mantenha uma distância de 3 cm entre as mãos e entre a mão interna e o abdômen inferior. Normalmente mantém-se essa posição durante 40 a 100 segundos. Termine este exercício com Liangshou Jieyin (figura 1-16).

2 – Falun Zhuang Fa85 (Postura Parada Falun)

Princípio:

Esta é a segunda série de exercícios do Falun Gong. É uma meditação tranqüila, em pé, composta de quatro movimentos de abraçar-roda. Os movimentos são bem lentos e cada postura precisa ser mantida durante longo tempo. No começo os principiantes podem sentir os braços pesados e doloridos. Entretanto, depois da prática, eles sentirão seu corpo

83 Jingang Paishan (djin-gan pai-chen). 84 Diekou Xiaofu (die-cou chiao-fo). 85 Falun Zhuang Fa (fá-lun djuan fa).

completamente relaxado, sem nenhum cansaço típico de como se sentem depois de trabalhar.

À medida que a freqüência e a duração da prática aumentam, os praticantes podem sentir o Falun girando entre os dois braços. A prática freqüente da Postura Parada Falun permitirá que o corpo inteiro se abra completamente e que a potência de gong seja fortalecida. A Postura Parada Falun é um método de cultivo completo para aumentar a sabedoria, elevar níveis e fortalecer poderes divinos.

Os movimentos são simples e muito é possível se alcançar com este exercício e a sua prática abrange tudo. Faça os movimentos naturalmente durante a prática. Você deve estar consciente que está praticando. Não oscile, apesar de ser normal mover-se levemente. Como outros exercícios de Falun Gong, o término deste exercício não significa o fim da prática porque o Falun nunca pára de girar. A duração de cada movimento pode variar de pessoa para pessoa e quanto mais tempo durar melhor.

Kou Jue (Verso recitado uma vez antes do exercício) Shenghui Zengli86, Rongxin Qingti87

(shangrruei zangli, rongchin tingti)

Simiao Siwu88 Falun Chuqi89

(szzmiau szzuu falun tchutchi)

Preparação:

Relaxe o corpo inteiro, mas não muito solto. Fique de pé naturalmente com os pés separados na mesma largura do que a distância dos ombros. Dobre os joelhos ligeiramente. Mantenha os joelhos e os quadris relaxados. Traga ligeiramente o queixo para dentro. Toque o céu da boca com a ponta da língua. Deixe os dentes entreabertos. Feche os lábios e os olhos suavemente. Mantenha uma expressão serena no rosto. Shuangshou Jieyin (junte as duas mãos) (figura 2-1).

Toqian Baolun90 (Segurando a Roda em Frente à Cabeça):

86 Shenghui Zengli – Eleva a Sabedoria e Reforça Poderes. 87 Rongxin Qingti – Harmoniza o Coração e Torna Leve o Corpo. 88 Simiao Siwu – Como em um Estado Maravilhoso e Iluminado. 89 Falun Chuqi – Falun Começa a Subir.

Comece de Jieyin. Eleve ambas as mãos lentamente do abdômen inferior e separe-as ao mesmo tempo. Quando as mãos alcançarem a altura da cabeça (figura 2-2), as palmas estarão voltadas para o rosto, na altura das sobrancelhas. As pontas dos dedos de uma mão apontam para as pontas dos dedos da outra mão, a uma distância de 15 cm. Ambos os braços formam um círculo e o corpo inteiro está relaxado.

Fuqian Baolun91 (Segurando a Roda em Frente ao Abdômen):

Mova ambas as mãos gradualmente para baixo. Mantenha a postura inalterada até que as mãos alcancem a área do abdômen inferior (figura 2-

3). Mantenha uma distância de 10 cm entre as mãos e o abdômen.

Mantenha ambos os cotovelos à frente, mantendo as axilas abertas. As palmas das mãos voltam-se para cima. Os dedos de uma mão apontam para os dedos da outra mão, a uma distância de 10 cm. Os braços formam um círculo.

Touding Baolun92 (Segurando a Roda Acima da Cabeça):

Da postura anterior, levante as mãos lentamente, mantendo o formato circular com os braços inalterados (figura 2-4). Segure a roda em cima da cabeça, com os dedos de uma mão apontando para os dedos da outra mão. Mantenha os ombros, os braços, os cotovelos e os punhos relaxados.

Liangce Baolun93 (Segurando a Roda nos Dois Lados da Cabeça):

Da posição anterior, mova as duas mãos vagarosamente para as laterais da cabeça (figura 2-5). Mantenha as palmas de ambas as mãos voltadas para as orelhas, os antebraços eretos e os ombros relaxados. Não coloque as mãos muito próximas das orelhas.

Diekou Xiaofu (Sobreponha as Mãos em Frente ao Abdômen Inferior):

91 Fuqian Baolun (fu-tchien bao-lun). 92 Touding Baolun (tou-din bao-lun). 93 Liangce Baolun (lian-tse bao-lun).

Da posição anterior, desça ambas as mãos lentamente, até a altura do abdômen inferior. Sobreponha as mãos (figura 2-6). Termine o exercício com Liangshou Jieyin (figura 2-7).

3 – Guantong Liangji Fa94 (Penetrando os Dois Extremos

Cósmicos) Princípio:

Este exercício tem como objetivo penetrar a energia cósmica e misturá-la com a energia dentro do corpo. Uma grande quantidade de energia é expelida e absorvida. Em pouquíssimo tempo, o praticante pode expelir o qi negro e patogênico de seu corpo e absorver uma grande quantidade de qi do cosmos, de forma que seu corpo possa ser purificado, alcançando o estado do “Corpo Branco-Puro” rapidamente. Além disso, ao se fazer os movimentos com as mãos, este exercício facilita a “abertura do topo da cabeça” e desbloqueia as passagens embaixo dos pés.

Antes de realizar o exercício, imagine-se como dois tubos vazios e grandes, gigantescos e incomparavelmente altos, de pé entre o céu e a terra. Com o movimento das mãos para cima, o qi dentro do corpo corre diretamente para fora do topo da cabeça para o extremo cósmico superior; com o movimento das mãos para baixo, o qi sai por debaixo dos pés para os extremos cósmicos inferiores.

Seguindo os movimentos das mãos, a energia retorna de ambos os extremos cósmicos para dentro de seu corpo, e depois é emitida na direção oposta. Repita os movimentos alternadamente nove vezes. No nono movimento, mantenha a mão esquerda (direita para as mulheres) levantada e aguarde a chegada da outra mão. Depois mova ambas as mãos para baixo, trazendo a energia para os extremos inferiores e depois de volta para os extremos superiores, ao longo do corpo.

Após as mãos juntas se moverem para cima e para baixo nove vezes, a energia é trazida de volta para seu corpo. Gire o Falun no sentido horário (visto pela frente) na altura do abdômen inferior quatro vezes, para girar a energia que está do lado de fora do corpo para dentro do corpo. Junte as mãos para terminar o exercício, mas não a prática.

Kou Jue (Verso recitado uma vez antes do exercício)

Jinghua Benti95 Fakai Dingdi96

(djingrua banti facai dingdi)

Xinci Yimeng97 Tongtian Chedi98

(xintsz iimang tongtien chedi)

Preparação:

Relaxe o corpo inteiro, mas não muito solto. Fique de pé naturalmente com os pés separados na mesma largura que a distância dos ombros. Dobre os joelhos ligeiramente. Mantenha os joelhos e os quadris relaxados. Traga ligeiramente o queixo para dentro. Toque o céu da boca com a ponta da língua. Deixe os dentes entreabertos. Feche os lábios e os olhos suavemente. Mantenha uma expressão serena no rosto. Shuangshou Jieyin (junte as duas mãos) (figura 3-1) e Heshi (figura 3-2) (traga as mãos para o meio do peito).

Danshou Chong’guang99 (Movimento de Uma Mão):

De Heshi, comece o movimento de uma mão. As mãos movem-se lentamente ao longo do mecanismo de energia (Qiji) fora do corpo. Seguindo os movimentos das mãos, a energia dentro do corpo flui para cima e para baixo continuamente. Para homens, primeiro levante a mão esquerda; para mulheres, primeiro levante a mão direita (figura 3-3).

Lentamente levante a mão passando-a ao longo do rosto e estendendo- a além do topo da cabeça. Ao mesmo tempo, abaixe lentamente a mão direita (esquerda para mulheres). Continue movimentando alternadamente ambas as mãos dessa maneira (figura 3-4). Mantenha as palmas de ambas as mãos voltadas para o corpo a uma distância de 10 cm. Ao fazer o exercício, mantenha o corpo inteiro relaxado. Um movimento para cima e para baixo conta como uma vez. Repita nove vezes.

Shuangshou Chong’guan100 (Movimento das Duas Mãos):

95 Jinghua Benti – Purifica o Corpo.

96 Fakai Dingdi – O Fa Abre as Passagens de Energia Superiores e Inferiores. 97 Xinci Yimeng – O Coração é Benevolente e a Vontade é Forte.

98 Tongtian Chedi – Alcança o Zênite do Céu e o Nadir da Terra. 99 Danshou Chong'guang (dan-chou chong guan).

No nono movimento de uma mão, a mão esquerda (direita para mulheres) permanece levantada enquanto a outra mão sobe. Ambas as mãos apontam para cima (figura 3-5).

Depois disso, mova ao mesmo tempo ambas as mãos para baixo (figura 3-6). Mantenha as palmas das mãos voltadas para o corpo a uma distância de 10 cm. Um movimento para cima e para baixo conta como uma vez. Repita nove vezes.

Shuangshou Tuidong Falun101 (Girando o Falun com as Duas

Mãos):

Depois de completar o movimento das duas mãos, desça ambas as mãos, passando pelo rosto e pelo peito até que alcance a área do abdômen inferior. Agora mova o Falun no abdômen inferior (figuras 3-7, 3-8 e 3-9) com a mão esquerda por dentro para os homens e a direita por dentro para as mulheres. Mantenha uma distância entre as mãos de 3 cm e a mesma distância entre a mão interna e o abdômen inferior. Gire o Falun 4 vezes no sentido horário (visto pela frente) para girar a energia de fora de volta para dentro do corpo. Ao girar o Falun, mantenha os movimentos das mãos dentro da área do abdômen inferior. Shuangshou Jieyin (figura 3-10).

4 – Falun Zhoutian Fa102 (Circulação Celestial Falun)

Princípio:

O exercício de Circulação Celestial Falun permite que a energia do corpo humano circule sobre grandes àreas do corpo. Ao invés de percorrer apenas através de um ou vários canais, a energia circula de todo o lado yin do corpo para o lado yang, repetidamente. Este exercício é muito superior aos métodos comuns de abrir canais de energia, ou à grande e à pequena circulação celestial. É um exercício de nível intermediário do Falun Gong.

Baseando-se nas três séries anteriores de exercícios, o objetivo deste é abrir todas as passagens de energia por todo o corpo (incluindo a grande circulação celestial), de forma que os canais de energia sejam conectados gradualmente por todo o corpo, de cima até embaixo. A característica mais proeminente deste exercício é que a rotação do Falun é usada para retificar todas as condições anormais do corpo humano, para que o corpo humano, o

101 Shuangshou Tuidong Falun (chuan-chou tuei-don fá-lun). 102 Falun Zhoutian Fa (fálun djou-tien fa).

pequeno cosmos, retorne ao seu estado original e a energia do corpo todo possa circular livre e suavemente.

Para alcançar este estado, o praticante terá atingido um nível de cultivo bastante alto da Lei-No-Mundo-Triplo. Aqueles com grande qualidade inata podem começar o cultivo do Dafa (Grande Lei). Nesse momento, sua potência de gong e seus poderes divinos crescerão dramaticamente. Ao se

No documento FALUN GONG. Li Hongzhi (páginas 71-98)

Documentos relacionados