• Nenhum resultado encontrado

Sistema de ventilação para condicionamento de ar: volume constante e temperatura variável

No documento Aula 09 (páginas 85-116)

Gabarito: Errada

55) (141 – TCU/2009) O sistema de ventilação para

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 86 de 116

apresenta como principal limitação a incapacidade de controle individualizado por ambiente condicionado.

Resposta: O sistema de ventilação de volume de ar variável e temperatura constante (vazão de ar variável e temperatura de insuflamento constante). Utiliza as caixas VAV para insuflar o ar condicionado nos ambientes. Note que este sistema permite um controle individualizado por ambiente condicionado. As variações da carga térmica são compensadas com a variação do volume do ar insuflado com temperatura constante. O ‗damper‘ na entrada da caixa VAV realiza esta operação. Para manter a pressão e a temperatura do ar no duto principal constante, a vazão de água gelada da serpentina de resfriamento e a rotação do ventilador são controladas. Um sistema como o mostrado pode ter uma centena de VAVs e ambientes. Ar de exaustão Ar de retorno Ar externo Ar misturado Ar para ambientes Filtro Serpentina de resfriamento Ventilador insuflamento Abafador de ruído Abafador de ruído Damper D am p e r D am p er Ventilador retorno T T T P Caixa VAV Damper Caixa VAV Difusor

Figura 14 - Sistema de ventilação para condicionamento de ar: volume variávele temperatura constante

Gabarito: Errada RESFRIAMENTO

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 87 de 116

Ar condicionado do tipo split, chiller e torres de resfriamento Um ar condicionado tipo split separa o lado quente e o lado frio do sistema da seguinte maneira:

Figura 15 – Sistema de resfriamento Split

O lado frio, composto de uma válvula de expansão e de um evaporador, é colocado dentro de uma câmara ou dentro de outro sistema de distribuição de ar. O sistema movimenta uma corrente de ar através do evaporador e direciona o ar através do prédio todo, usando uma série de dutos. O lado quente, conhecido como a unidade condensadora, fica na parte externa do prédio. Na maioria das instalações residenciais, a unidade tem esta aparência:

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 88 de 116

Figura 16 – Unidade Condensadora Split

A unidade consiste de um trocador de calor com tubos em espiras na forma de um cilindro. Dentro do trocador existe um ventilador que sopra ar, um compressor resistente às

intempéries e um sistema de controle. Esse sistema tem evoluído

ao longo dos anos, pois tem baixo custo e também promove a redução do ruído dentro da casa - porém ocorre um aumento do ruído do lado externo. Além do fato de que o lado frio e o lado quente estão separados e a capacidade é maior (em função dos trocadores de calor e os compressores serem maiores), não existe diferença entre um sistema do tipo split e um ar condicionado de janela.

Em prédios de escritório, shopping centers, lojas de departamento, etc., a unidade condensadora normalmente fica no telhado e pode ser bem grande. Porém, também podem existir unidades menores no telhado, cada uma conectada para dentro do prédio por um sistema de distribuição de ar, que resfria uma zona específica do prédio.

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 89 de 116

Em edificações maiores e particularmente em arranha-céus, o uso do sistema de ar condicionado do tipo split acarreta alguns problemas. A instalação da tubulação entre o condensador e o evaporador excede a limitação da distância (em instalações longas existe o problema de lubrificação do compressor) ou a quantidade de dutos e sua extensão se tornam difíceis de serem administradas. Neste ponto, é preciso considerar um sistema de refrigeração do tipo refrigerador com água gelada (chiller).

Em sistemas com chiller, o sistema inteiro é instalado no telhado ou atrás do prédio. Ele resfria a água entre 4,4º C e 7,2º C. Esta água resfriada é, então, canalizada através de todo o prédio para os sistemas de distribuição de ar (fan coil). Não existe limite para uma tubulação de refrigeração do tipo chiller se ela for bem isolada.

Figura 17 - Chiller

Você pode ver neste diagrama que o ar condicionado (esquerda) é completamente normal. O trocador de calor permite que o gás frio resfrie a água que corre no prédio.

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 90 de 116

Figura 18 - Torres de resfriamento

Em todos os sistemas descritos anteriormente, o ar é usado para dissipar o calor da serpentina externa (condensador). Em sistemas maiores, a eficiência pode ser melhorada de forma significativa se usarmos uma torre de resfriamento. Esta torre cria uma corrente de água com temperatura mais baixa. Essa água corre através de um trocador de calor e resfria a serpentina quente (condensador). Este é um sistema mais caro, mas a economia de energia pode ser significativa a longo prazo, especialmente em áreas de baixa umidade, onde o sistema se paga rapidamente.

Existem torres de resfriamento de todos os tamanhos e tipos. Todas elas funcionam da mesma maneira: uma torre de resfriamento sopra ar através da corrente de água para que parte da água evapore. Geralmente, a água escoa através de uma malha com folhas espessas de plástico na forma de colméia. O ar sopra através dessa malha em ângulos retos em relação ao fluxo de água. A evaporação resfria a corrente de água. Como parte da água é perdida na evaporação, a torre de resfriamento deve ter, constantemente, adicição de água ao sistema para compensar a diferença.

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 91 de 116

Figura 19 - Torres de refrigeração

A quantidade de resfriamento que se pode obter de uma torre de resfriamento depende da umidade relativa do ar e da pressão barométrica

56) (198 – TCU/2007) A unidade resfriadora de líquido de uma

unidade de condicionamento de ar do tipo chiller trabalha com soluções à base de etileno-glicol.

Resposta:A unidade de condicionamento Chiller trabalha com solução a base de etileno-glicol, o uso do etileno-glicol é prejudicial.

Gabarito: Correta

É isso pessoal qualquer dúvidas mandem por e-mail. Bons Estudos!!

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 92 de 116

5 - QUESTÕES APRESENTADAS NESSA AULA

1) (15 – TCE-RN/2000 – ESAF) A NBR 5410/1997, tratando de

cargas de tomadas, preconiza que às tomadas de uso específico deve ser atribuída uma potência:

a) igual à potência nominal do equipamento a ser alimentado

b) de, no mínimo, 1500 VA e no máximo 2200 VA, para tensão de 220 volts

c) igual a 1,25 vezes a potência nominal do equipamento a ser alimentado.

d) de, no mínimo, 600 VA por tomada, até duas tomadas, e 100 VA, por tomada, para as excedentes.

e) de, no mínimo, 600 VA por tomada, até três tomadas, e 100 VA, por tomada, para as excedentes.

Gabarito: A

2) (34 – SEAD/PA – 2005) Em instalações elétricas em escadas ou

dependências, cujas luzes, pela extensão ou por comodidade, se deseje apagar ou acender de pontos diferentes, faz-se uso de um dispositivo de controle de circuitos denominado

A interruptor three-way ou paralelo. B interruptor de várias seções. C minuteria.

D chave magnética. E dimmer.

Gabarito: B

3) (179 – TCU/2005) Em instalações elétricas, o dispositivo de

proteção deve ser dimensionado para defesa contra sobrecargas e contra curtos-circuitos.

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 93 de 116

4) (17 – CGU/2008 – ESAF) Nos projetos de instalação elétrica e

de telefonia, é fundamental a importância do conhecimento da terminologia para a especificação técnica dos seus diversos componentes. É correto afirmar que:

a) plugue é um dispositivo elétrico sem contatos, ligado provisoriamente em condutores.

b) invólucro é o elemento que impede o acesso às partes vivas a partir de todas as direções.

c) fio de aço cobre é um fio constituído por núcleo central de cobre com capeamento de aço.

d) cordoalha é um condutor formado por fios metálicos não tecidos. e) clites são invólucros externos não metálicos, sem função de vedação.

Gabarito: B

5) (143 – TCU/2009) Em instalações industriais, podem ser

utilizados condutores de alumínio, desde que a seção nominal destes seja maior ou igual a 16 mm2, e a potência instalada, de, pelo menos, 50 kW.

Gabarito: Correta

6) (52 – SEGER-ES/2011) No esquema da figura abaixo, que

representa parte de um projeto elétrico, há um interruptor duplo, duas tomadas baixas e apenas quatro condutores fase.

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 94 de 116

Gabarito: Errada

(SEGER-ES/2011) Sabendo que as instalações elétricas de baixa tensão, para garantir o funcionamento adequado das instalações, a segurança de pessoas e animais e a conservação dos bens, devem estar em conformidade com as condições fixadas em norma técnica, julgue os itens que se seguem, referentes às instalações elétricas prediais.

7) 91 Na figura abaixo, o esquema representa uma linha elétrica

do tipo condutores isolados ou cabos unipolares em eletrocalha ou perfilado suspensa(o).

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 95 de 116

Figura 5 – Eletrocalhas ou perfilado, fonte NBR 5410

Gabarito: Errada

8) 92 Uma corrente elétrica de curto-circuito consiste em uma

sobrecorrente resultante, por exemplo, de uma falta direta entre condutores energizados, que apresentam uma diferença de potencial em funcionamento normal.

Gabarito: Correta

9) 93 No esquema TT de aterramento, um ponto de alimentação,

em geral o neutro, é diretamente aterrado, e as massas dos equipamentos elétricos são ligadas a esse ponto por um condutor metálico.

Gabarito: Errada

10) (49 – Analista Legislativo SP/2010 – FCC) Nas instalações

elétricas de baixa tensão, se em um circuito monofásico a seção do condutor fase de cobre é 35 mm2, a seção do condutor neutro de mesmo material é, em mm2,

(A) 6 (B) 10 (C) 16

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 96 de 116

(D) 25 (E) 35

Gabarito: E

11) (54 – Copergás/2011 – FCC) Considere a figura a seguir:

No projeto de instalações elétricas de uma residência são utilizados símbolos gráficos que representam os diversos componentes da instalação. Os símbolos I e II representam, respectivamente,

(A) interruptor paralelo e campainha. (B) tomada simples e interruptor paralelo.

(C) interruptor paralelo e tomada de uso específico. (D) interruptor simples e tomada de uso geral. (E) interruptor simples e interruptor paralelo.

Gabarito: A

12) (80 – TCE-AM/2012 – FCC) Considere a instalação elétrica do

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 97 de 116

Na instalação elétrica predial de baixa tensão apresentada na figura, os condutores que estão instalados entre os pontos a e b são, respectivamente,

(A) terra, neutro, de fase, retorno e neutro. (B) neutro, de fase, terra, retorno e de fase. (C) de fase, retorno, terra, de fase e retorno. (D) retorno, neutro, de fase, terra e neutro. (E) terra, de fase, neutro, retorno e de fase.

Gabarito: E

13) (52 – Sabesp Geotecnia/2012 – FCC) No projeto de instalação

predial de água fria, o sistema de abastecimento de água em que a rede de distribuição é alimentada pelo abastecimento público que assegure a continuidade no fornecimento da água é:

(A) direto (B) indireto. (C) misto. (D) hidropneumático. (E) pneumático. Gabarito: A

14) (56 – TRF2/2012 – FCC) Tendo em vista a função a que se

destina, a tubulação de uma instalação predial de abastecimento de água fria recebe nomes distintos ao longo do trajeto da água: subramais, ramais, barriletes e colunas de distribuição.Barrilete é (A) a ligação entre a coluna de distribuição e os ramais.

(B) a ligação final com a peça de utilização. (C) o distribuidor para os ramais.

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 98 de 116

(D) a tubulação que se origina nos reservatórios. (E) o coletor final do sistema.

Gabarito: D

15) (25 – SEAD/PA – 2005) A figura acima mostra um esquema

típico de entrada de água em edifícios. Com relação aos componentes do sistema mostrado, indicados pelas letras de V a Z, assinale a opção incorreta.

A V é um pescoço de ganso. B W é um registro de passeio. C X é um registro de bóia. D Y é uma válvula de retenção. E Z é um extravasor.

Gabarito: D

16) (26 – SEAD/PA – 2005) No que se refere aos componentes de

uma estação elevatória de água com bomba centrífuga, assinale a opção incorreta.

A As válvulas de retenção são peças conectadas na extremidade de tubulações de sucção em instalações de bombas não afogadas.

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 99 de 116

B No salão das máquinas, são instalados os conjuntos elevatórios e, na maioria dos casos, os equipamentos elétricos pertinentes.

C O poço de sucção é o compartimento, de dimensões limitadas, de onde parte a tubulação que conduz a água para a bomba.

D As tubulações das casas de bombas podem ser de ferro fundido com juntas de flange.

E O manômetro deve ser conectado na saída da bomba.

Gabarito: A

17) (50 – Analista Legislativo SP/2010 – FCC) Um edifício cujo

sistema de recalque envia água para a caixa d‘água superior possui uma bomba com 8 CV de potência e rendimento de 80%. Se a altura manométrica é 40 m, a vazão de água, em litros por segundos, é (A) 8 (B) 10 (C) 12 (D) 16 (E) 24 Gabarito: C

18) (85 – TCE-AM/2012 – FCC) O sistema elevatório de água de um

edifício é composto por duas bombas centrífugas iguais, ligadas em paralelo, com capacidade de 10 litros por segundo e 35 metros de altura manométrica. A vazão, em litros por segundo, e a altura manométrica, em metros, das duas bombas funcionamento em conjunto são, respectivamente,

(A) 10 e 35 (B) 10 e 70 (C) 20 e 35 (D) 20 e 70

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 100 de 116

(E) 40 e 70

Gabarito: C

19) (79- TCE-SE/2011 – FCC). Para instalação do sistema de

recalque de água de um edifício foram adquiridas duas bombas centrífugas iguais, com capacidade de 60 litros por segundo e 50 m de altura manométrica. Se as duas bombas forem instaladas em série, a vazão de água a ser recalcada, em litros por segundo, e a altura manométrica, em metros, serão, respectivamente,

(A) 120 e 100. (B) 120 e 50. (C) 60 e 100. (D) 60 e 50. (E) 30 e 25. Gabarito: C

20) (66. - TCE-SE/2011 – FCC) O sistema de recalque de água de

um edifício é composto por dois reservatórios, bomba hidráulica e tubulações, como representado na figura abaixo.

Sabendo-se que as distâncias L1 e L2 são, respectivamente, 5 m e 80 m e a perda de carga entre os pontos (A) e (C) é 3 m e entre os

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 101 de 116

pontos (C) e (H) é 7 m, a altura manométrica, em metros, a ser considerada no projeto de dimensionamento da potência da bomba é (A) 65 (B) 75 (C) 85 (D) 95 (E) 105 Gabarito: C

21) (57 – Sabesp Geotecnia/2012 – FCC) Um estudo prevê que um

edifício com 64 apartamentos será habitado por 320 pessoas. A água de abastecimento será recalcada do reservatório inferior para o superior por meio de conjuntos elevatórios. Sabendo que o consumo diário estimado é igual a 200 L/ hab e que as bombas terão a capacidade para recalcar o volume total diário a ser consumido em apenas 8 horas de funcionamento, a vazão mínima das bombas é igual a (A) 2,22 L/s (B) 0,74 L/s (C) 0,67 L/s (D) 0,42 L/s (E) 0,45 L/s Gabarito: A

22) (81 – TCE-AM/2012 – FCC) Uma caixa d‘água com capacidade

de armazenamento de 12 600 litros é alimentada por um tubo de PVC com área interna da seção transversal de 7 cm2. Considerando que a velocidade máxima da água na tubulação seja de 3 m/s, o tempo mínimo para atingir a capacidade total de armazenamento da caixa d‘água é

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 102 de 116

(B) 100 minutos. (C) 2100 minutos. (D) 12 horas. (E) 21 horas. Gabarito: B

23) (67 – MPU/2004 – ESAF) O conhecimento dos elementos e

procedimentos básicos para a execução de instalações é necessário a todo engenheiro civil. Com relação aos materiais e procedimentos para instalações de água fria, assinalar a opção incorreta.

a) Os tubos de PVC para instalações de água fria são, de acordo com o tipo de junta, classificados como soldáveis e roscáveis.

b) O sistema de junta roscável permite a montagem e a desmontagem das ligações, sendo que neste caso haverá um reaproveitamento do material.

c) Nípel é a conexão que permite a união de dois tubos ou peças de mesmo diâmetro com rosca interna.

d) As conexões têm a finalidade de possibilitar a união de tubos de diâmetros iguais ou diferentes, sendo as mais utilizadas: adaptador, redução, cap, cruzeta, curva, joelho, junção, luva, nípel, plugue e tê. e) O sistema de junta soldável tem como vantagem a maior rapidez na instalação, necessitando apenas da morsa para a sua execução. Gabarito: E

24) (27 – TCE-RN/2000 – ESAF) A ABNT - NBR 5626/1998 e

7198/93 – prescreve o(s) seguinte(s) valor(es) máximo(s) da velocidade da água para projeto e execução de instalações prediais de água fria e água quente:

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 103 de 116

b) 2,5 m/s para água fria e água quente

c) 3,0 m/s para água fria e 2,5 m/s para água quente d) 2,5 m/s para água fria e 3,0 m/s para água quente e) 1,0 m/s para água fria e água quente

Gabarito: A

25) (55 – Analista Legislativo SP/2010 – FCC). Considerando-se as

condições de pressão máxima e mínima previstas na norma NBR 5626/1992, é correto o que consta em:

(A) Em condições estáticas (sem escoamento), a pressão da água em qualquer ponto de utilização da rede predial de distribuição não deve ser superior a 200 kPa.

(B) Em qualquer ponto da rede predial de distribuição, a pressão da água em condições dinâmicas (com escoamento) deve estar entre 3 e 5 kPa.

(C) Em condições dinâmicas (com escoamento), a pressão da água nos pontos de utilização deve garantir a vazão de projeto e o bom funcionamento das instalações sanitárias, onde a pressão mínima deve ser de 10 kPa. No ponto da caixa de descarga e no ponto da válvula de descarga para bacia sanitária admite-se, respectivamente, pressão mínima 5 e 15 kPa.

(D) A ocorrência de sobrepressões devidas a transientes hidráulicos deve ser considerada no dimensionamento das tubulações. Tais sobrepressões são admitidas, desde que não superem o valor de 300 kPa.

(E) Recomenda-se que as tubulações horizontais sejam instaladas em nível, tendo em vista reduzir o risco de formação de bolhas de ar no seu interior e a garantir o alinhamento da rede, fator assegurado pela colocação de calços e guias.

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 104 de 116

26) (28 – TCE-RN/2000) Segundo a NBR 5626/1998 - Instalação

predial de água fria - a ocorrência de sobrepressões devidas a transientes hidráulicos deve ser considerada no dimensionamento das tubulações. Tais sobrepressões são admitidas, desde que não superem o valor de:

a) 400 KPa b) 200 KPa c) 40 KPa d) 20 KPa e) 75 KPa Gabarito: B

(TCU/2009) Com relação às especificações a aos tipos de tubulações que podem ser utilizados nas instalações hidráulicas de um prédio, julgue os seguintes itens.

27) 144 Para que tubos de chumbo sejam utilizados, estes devem

ser perfeitamente maleáveis, permitir dobramentos em ângulos de 180º, sem fissuras, e, entre outras características, não apresentar bolhas.

Gabarito: Errada

28) 145 Os tubos de PVC flexível, do tipo pesado, têm sua aplicação

limitada a redes que transportam água a baixa pressão, como residências unifamiliares e prédios residenciais de não mais de dois pavimentos.

Gabarito: Errada

29) 146 Permite-se a utilização de tubos de cerâmica desde que

eles sejam pintados externamente com tinta anticorrosiva, possuam revestimento interno e não transportem fluidos quentes.

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 105 de 116

Gabarito: Errada

30) (29 – MPOG/2006 – ESAF) Os serviços referentes às instalações

hidro-sanitárias devem ser executados por profissionais habilitados e as ferramentas utilizadas devem ser apropriadas aos serviços, sendo incorreto afirmar que:

a) as tubulações devem ser montadas dentro dos rasgos ou cavidades das alvenarias, de forma que o eixo dos registros fique com comprimento adequado à colocação da canopla e do volante. b) as tubulações deverão ter suas extremidades vedadas com bujões, a serem removidos na ligação final dos aparelhos sanitários.

c) as buchas, bainhas e caixas necessárias à passagem da tubulação através de elementos estruturais deverão ser executadas e colocadas antes da concretagem, desde que permitido expressamente no projeto estrutural.

d) as tubulações devem guardar certa distância das fundações, a fim de prevenir a ação de eventuais recalques.

e) para constituição de ventilador primário, os tubos de queda devem ser prolongados verticalmente até o nível da cobertura.

Gabarito: E

31) (34 – Metrô-SP/2010 – FCC) Em instalações hidráulicas de água

fria observa-se a ocorrência de ―ronco‖ durante a operação de fechamento de torneiras de boia em reservatórios de água. Tal fenômeno deve-se

(A) ao escoamento em velocidades muito abaixo das velocidades de projeto.

(B) ao escoamento de água continuado a partir de tubulação de extravasão de reservatório superior, desaguando sobre o sistema de coleta de águas pluviais.

Prof. Marcus V. Campiteli www.estrategiaconcursos.com.br

Página 106 de 116

(C) à manifestação na forma de uso deficiente de aparelhos sanitários por insuficiência de pressões e vazões.

(D) a incompatibilidades entre os materiais das tubulações hidráulicas e componentes hidráulicos utilizados, por conta de erros de execução. (E) à ressonância, pela formação de ondulações na superfície líquida. Certa, a causa desse barulho quem explicou foi um especialista em projetos de instalações hidráulicas.

Gabarito: E

32) (35 – Metrô-SP/2010 – FCC) As patologias em sistemas

hidráulicos podem ter suas causas decorrentes do armazenamento dos materiais. São cuidados a serem observados no armazenamento de tubos de plásticos rígidos:

(A) não devem ter contato com o solo; devem ser segregados por tipo de linha de instalação; devem ser armazenados em áreas de manobras e circulação de veículos.

(B) obedecer a uma inclinação de aproximadamente 5%; quando possível apoiados sobre estrado metálico, na posição vertical; diretamente no solo, se este estiver sido aplainado.

(C) posição horizontal sobre bancada de madeira; a altura das pilhas não devem ultrapassar 1,80 m; colocar os tubos com as bolsas alternadamente de cada lado.

(D) em locais abertos, as pilhas devem ficar soltas e desimpedidas para facilitar a utilização; os tubos das diferentes camadas devem ficar em contato direto, diminuindo assim a altura da pilha.

(E) devem ser armazenados cruzados e alinhando ponta e luva

No documento Aula 09 (páginas 85-116)

Documentos relacionados