• Nenhum resultado encontrado

2.3 Linguagem Delphi

4.5.2 SistemaAnnote School Windows

Na figura 27 mostra a tela de login utilizado pelo professor para acessar o sistema AnnoteSchool desktop para Windows, onde deve ser preenchido o login e senha, para poder acessa-lo, no caso do professor já possuir um cadastro, caso contrário terá que realizar um novo cadastro na opção "Novo Cadastro", onde precisará informar, nome do professor, e-mail, nome para utilizar como login, senha e disciplina que coordenará durante o período letivo.

Capítulo 4. Resultados 50

Figura 27 – Tela Login Desktop

Fonte: O autor

Na figura 28, apresentada logo abaixo, mostra a tela principal do sistema desktop para Windows, onde no menu cadastro possui um combo box que mostra os demais menus do sistema, sendo, "Aceita Matérias", utilizado pelo professor para verificar pedidos de alunos, "Mensagem", utilizado pelo professor para verificar e cadastrar mensagens e menu "Calendário", utilizado para cadastrar e visualizar eventos. Para sair do sistema basta utilizar a opção de fechar. No centro da tela apresenta o logotipo do sistema, onde é utilizado o mesmo para o aplicativo Android utilizado pelo aluno e o programa desktop Windows, utilizado pelo professor.

Capítulo 4. Resultados 51

Figura 28 – Tela Principal Desktop

Fonte: O autor

Na figura 29 mostra a tela "Aceita Matérias"do programa desktop Windows utilizado pelo professor, onde apresenta a lista de alunos com pedidos feitos pelo aplicativo para receber material postado pelo professor, nesta lista possui o código do aluno, que é gerado automaticamente pelo sistema, através de um contador, disciplina requerida, nome do aluno e status, sendo representado por números, onde o número 0 (zero), pedido ainda não conferido, 1 (um), pedido recusado e 2 (dois), pedido aceito. Para aprovar ou recusar o pedido, o professor seleciona o aluno na grid, clicando em visualizar, então abrindo uma nova tela com as opções de aceitar ou recusar. O aluno só poderá ter acesso ao conteúdo disponibilizado pelo professor se caso for aceito na disciplina, caso contrário só vai receber a mensagem de que foi recusado em seu aplicativo. Ao final da página tem a Opção de sair da tela, sendo possível fazer o mesmo processo clicando em fechar, utilizado padrão Windows, ao lado de maximizar e minimizar a tela.

Capítulo 4. Resultados 52

Figura 29 – Tela Lista de Pedidos

Fonte: O autor

Na figura 30 mostra a tela "Mensagem"utilizado no sistema desktop Windows, onde nesta tela apresenta uma lista de todas as mensagens já enviadas pelo professor para seus alunos aceitos em sua disciplina. Na grid mostra o código da mensagem, que é controlado através de um contador no banco de dados, data que foi enviada a mensagem, nome da disciplina que enviou a mensagem, corpo da mensagem com sua descrição e código do cadastro da disciplina. Para enviar uma nova mensagem, basta clicar em "Nova", ao abrir a nova tela preencher com as informações, e enviar, ou pode ser alterada uma mensagem.

Figura 30 – Tela Mensagens Desktop

Capítulo 4. Resultados 53

Na figura 31, mostra a tela "Calendário"do sistema AnnoteSchool para Windows, onde demostra todos os eventos cadastrados para o período de um mês, onde as datas que contenham eventos, é apresentada com a cor verde, finais de semanas com a cor vermelha. para cadastrar um novo evento basta clicar em "Novo Evento"com a data desejada esteja selecionada, assim vai abrir uma nova tela, onde pode ser inserido, também sendo possível altera-lo, para excluir um evento, selecionar a data que deseja excluir seu conteúdo e clicar em "Delete Evento". As demais funções são padrões do Windows.

Figura 31 – Tela Calendário Desktop

54

5 CONCLUSÃO

A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, no qual podemos contar com ferramentas de tecnologia da informação, trazem grandes vantagens para o ambiente escolar em geral, oferecendo muito mais praticidade, interatividade e motivação, aos alunos e professores.

Nesse sentido o instrumento desenvolvido para acompanhar cronogramas escolares, faz a organização de conteúdos programados em diversas disciplinas durante o período letivo, trazendo mais comodidade ao professor, por poder estar disponibilizando o conteúdo relacionado a sua disciplina para seus alunos, apenas em um único ambiente, onde conteúdos e avisos ficam disponíveis durante todo o período letivo, evitando que alunos fiquem sem informações fundamentais para dar andamento as aulas, assim tendo um maior rendimento em sua disciplina.

Para o desenvolvimento da ferramenta para acompanhamento de cronogramas, foi muito importante a criação de uma documentação e um estilo de ciclo de vida, onde através do estudo de viabilidade, teve sua organização, também com o uso de diversos programas sendo eles de licença gratuita ou para estudantes. A Linguagem de programação Delphi aliada ao Embarcadero, apresentou grandes vantagens e possibilitou com que o programa fosse construído, sendo fundamental para aprimorar está o software proposto.

O smartphone que utiliza o sistema operacional Android, são comuns entre alunos e professores, então foi o grande aliado para que o aplicativo seja utilizado e implantado em sala de aula. Mas também o software pode ser compilado para outros sistemas operacionais, mas o objetivo proposto seria em um ambiente Android e Windows, por ser mais populares entre alunos e professores.

O objetivo específico era identificar o conteúdo necessário para desenvolver o ambiente virtual, onde foi feito um estudo de sua usabilidade juntamente com o professor orientador. Com relação ao desenvolvimento, foi realizado e apresentado ao decorrer do trabalho desenvolvido, no qual teve o envolvimento do orientador, através de constantes trocas de informações, assim chegando a um resultado mais apropriado para o uso do aplicativo em sala de aula.

E quanto ao objetivo geral que seria desenvolver aplicativo pedagógico para uso do professor, no qual o professor possa trabalhar de uma maneira mais simples, postando seus recados, e conteúdos e organizando o material de sua disciplina, onde através de demonstrações dos programas em funcionamento foi aprovado o uso.

Como sugestão para verões do sistema futuras, por ser criado uma versão para ambiente WEB, ou mesmo incluir novas funcionalidades para a versão desktop, para

Capítulo 5. Conclusão 55

atender necessidades futuras que surgem ao professores e alunos, ao utilizarem diariamente o programa.

56

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, M. E. B. d. O educador no ambiente virtual: concepções, práticas e desafios.

Fórum de Educadores. São Paulo: SENAC, 2004. Citado na página 18.

ANTONIO, J. C. Uso pedagógico do telefone móvel (celular). Professor Digital, SBO, v. 13, 2010. Citado na página 16.

BENTO, M. C. M.; CAVALCANTE, R. d. S. Tecnologias móveis em educação: o uso do celular na sala de aula. Educação, Cultura e Comunicação, v. 4, n. 7, 2013. Citado na página 16.

BEZERRA, E. Princípios de Análise e Projeto de Sistema com UML. [S.l.]: Elsevier Brasil, 2017. v. 3. Citado 2 vezes nas páginas 36 e 37.

CORREIA, C. H.; TAFNER, M. A. Análise orientada a objetos. Florianópolis: Ed. Visual

Books, 2006. Citado 2 vezes nas páginas 18 e 19.

DATE, C. Introdução a sistemas de banco de dados. trad. Vandenberg Dantas de Souza.

Rio de Janeiro: Campus, 2000. Citado na página 27.

DAVIS, A. M. Software requirements: objects, functions, and states. [S.l.]: Prentice-Hall, Inc., 1993. Citado na página 35.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias. [S.l.]: Papirus editora, 2007. Citado na página 17.

LÉVY, P. Cibercultura. são paulo: Editora 34, 1999. As tecnologias da inteligência, 2001. Citado na página 16.

MAGNO, R. Protótipo de um sistema de gerenciamento da área azul de lages/sc trabalho.

REPOSITÓRIO DE RELATÓRIOS-Sistemas de Informação, n. 1, 2015. Citado na

página 20.

MARINHO, S. P. P. Educação na era da informação: os desafios na incorporação do

computador na escola. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 361p.

Tese (Doutorado) — Tese, Doutorado em Educação, 1998. Citado na página 14. MERCADO, L. P. L. Novas Tecnologias na Educação: Reflexões na Prática. Maceió: Edufal, 2002. Citado na página 13.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. [S.l.]: Papirus Editora, 2000. Citado na página 16.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. [S.l.]: Papirus Editora, 2007. Citado 2 vezes nas páginas 17 e 18.

MOTA, L. T. M.; MOTA, A. d. A.; FRANÇA, A. L. M. Modelagem e simulação de cargas residencias termostáticas para a recomposição do sistema elétrico a partir de uma abordagem orientada de objetos. Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de

Referências 57

PIAGET, J.; CABRAL ålvaro; OITICICA, C. M. A formação do símbolo na criança:

imitação, jogo e sonho, imagem e representação. [S.l.: s.n.], 1969. Citado na página 17.

PRESSMAN, R. S. Engenharia de software. [S.l.]: Makron books São Paulo, 1995. v. 6. Citado na página 22.

REZENDE, D. A. Engenharia de software e sistemas de informação. [S.l.]: Brasport, 2005. Citado na página 30.

RIBEIRO, E. N.; MENDONÇA, G. d. A.; MENDONÇA, A. F. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da ead. In: Anais do

13o Congresso Internacional de Educação a Distância. Curitiba, Brasil. [S.l.: s.n.], 2007.

Citado na página 18.

SOMMERVILLE, I. Software engineering (international computer science series). 5a edição. Reading: Addison-Wesley, 1995. Citado na página 22.

Documentos relacionados