• Nenhum resultado encontrado

3. Jardins Verticais

3.5. Tipos de Jardins Verticais

3.5.2. Paredes Vivas

3.5.2.2. Sistemas pré-fabricados

Nesta classificação de sistemas de parede viva pré fabricada, incluem-se sistemas desenvolvidos por diversas empresas, onde da sua aquisição até ao produto final é um passo relativamente simples.

a) Tipo caixas de Substrato - Sistema Ecoparede da empresa Ecotelhado

Este sistema consiste em módulos verticais de plástico reciclado com 45 cm de comprimento, 10cm de largura e 12cm de profundidade (1500ml), fixos por estruturas de aço tratado, fixas à parede por parafusos. Os módulos de plástico têm a finalidade de armazenar o substrato da planta, assim como a água e nutrientes. O sistema é pensado de forma a reduzir ao máximo o seu peso, para tal usa materiais leves, para além de possuir pouca capacidade de armazenamento de substrato, o que permite um peso final médio de 50kg/m² (Ecotelhado, s.d.).

76

a) b)

Figura 54 – a) Caixas de substrato do sistema Ecoparede já plantadas, prontas a colocar na parede; b) Esquema demonstrativo do sistema Ecoparede, á base de caixas de substrato, que inclui sistema de reutilização de água da

rega (Retirado de: Ecotelhado, s.d.)

A irrigação dos módulos deste sistema é feita com tubulação colocada na parte superior do jardim, onde, através de uma pequena torneira por coluna de módulos é fornecida a água para os reservatórios inferiores, e demais módulos. Assim o caudal da água poderá ser controlado e assim evitar desperdícios de água (Ecotelhado, s.d.).

b) Tipo Suportes Plásticos - Wallgreen

O Wallgreen consiste num sistema modular pré-fabricado para a instalação de jardins verticais, composto por módulos de plástico, onde posteriormente se instalam as plantas em vasos individuais apropriados. O sistema poder-se-á aplicar de forma fácil e cómoda a qualquer tipo de parede, desde alvenaria, madeira, metal, entre outros, sendo que desta forma, cada módulo suporta individualmente o seu peso, não havendo sobrecarga pela sua maior expansão vertical, daí a sua idealidade para paredes altas (Wallgreen, s.d.).

Após a sua montagem, procede-se á fase da plantação. O substrato das plantas é colocado em sacos de filtro, de forma individual. Estes são encerrados por um fio, de forma a que apenas a folhagem da planta fique de fora, sendo posteriormente colocadas em vasos de plástico, apropriados para se suportarem horizontalmente nos módulos. Cada um destes tem capacidade para 3 vasos de plantação (Wallgreen, s.d.).

A individualização das plantas por vasos permite interessantes jogos de diferentes espécies vegetais, assim como a sua rápida manutenção ou substituição como se pode observar na figura 55 (Wallgreen, s.d.):

77

Figura 55 - Esquema explicativo do sistema Wallgreen, á base de suportes plásticos, onde se verifica ainda o seu sistema de rega com reutilização da água (Retirado de: Wallgreen, s.d.)

O Wallgreen conta ainda com um eficaz sistema de rega por goteje, no qual cada vaso conta com um gotejador individual, permitindo assim o máximo controlo de água, evitando desperdícios e garantindo que a água chegue a todas as plantas de igual forma (Wallgreen, s.d.).

c) Tipo painéis de Alumínio - Sistema Fytowall da Fytogreen

O sistema Fytowall consiste numa série de painéis modulares de espuma branca obtida através de resina de aminoplásto50

50 organitos que podem aparecer em algumas células vegetais.

, que servirá de substrato às plantas. Resulta numa estrutura leve mas muito estável, firme e esponjosa de pH neutro. Trata-se de um sistema muito eficiente para uma vasta gama de plantas e tipos de clima. É rápido de construir e fácil de usar, incluindo um sistema de rega automática de goteje por gravidade, responsável pela manutenção a nível de nutrientes para a planta. Para além de utilizado no exterior, este sistema também poderá ser instalado no interior, em qualquer tipo de parede e superfície. Veja-se a figura 56 que mostra algumas propriedades de montagem do Fytowall (Fytowall, 2010; Mir, 2011):

78

Figura 56 -esquema de montagem do sistema Fytowall em painéis de alumínio pré fabricados (Retirado de: Fytowall, 2010)

Tratando-se de um sistema pré-fabricado, de simples e rápida montagem. Começa-se por fixar os perfis de aço á parede, através de buchas e parafusos, com uma distância de 51cm (distância exigida pela medida estandardizada dos painéis de alumínio que posteriormente encaixarão nestes perfis através de simples ganchos). Os perfis de aço permitem uma caixa- de-ar de 5cm entre a parede e o sistema de parede viva, o que permitirá a circulação de ar, útil para o arrefecimento do ar naquela zona. As medidas estandardizadas dos painéis de alumínio são de 100cm de largura, por 49cm de altura e 14cm de profundidade, onde o peso do sistema saturado de água mas sem plantas poderá chegar aos 88Kg/m² (Fytowall, 2010; Mir, 2011).

a) Tipo blocos pré fabricados Cerâmicos - Sistema Green Wall Ceramic

O Green Wall Ceramic consiste no pré fabrico de tijolos cerâmicos não estruturais com cavidades próprias para a colocação do substrato das plantas (D’Addezio, www.ciclovivo.com.br, s.d.; GreenWallCeramic, 2010).

Os tijolos com dimensões compreendidas em 29cm de largura, 25cm de altura e 19cm de profundidade, são montados através de argamassa de cimento, sempre encostados a uma

Figura 57 -Unidade de tijolo cerâmico Wall Green Ceramic e o seu sistema de rega incorporado e imagens de Jardins Verticais conseguidos com este sistema (Retirado de: D’Addezio, s.d.)

79 parede estrutural. Esta última deverá possuir condições apropriadas á colagem dos tijolos, o que na eventualidade de possuir tinta ou outros revestimentos deverão ser retirados. Após a sua montagem é necessário proceder á sua impermeabilização, a fim de evitar eventuais permeabilizações para o interior do edifício. Poderá-lhe ser implementado um sistema de rega através de goteje (este não vem incluído com o produto Green Wall Ceramic). Uma vez montado, o sistema poderá ser pintado de cores desejadas, este passo só faz sentido caso se opte por jardins com pouca densidade de plantas (D’Addezio, s.d.; GreenWallCeramic, 2010).

A forma prática como poderá ser montado, uma vez que qualquer técnico de construção o poderá fazer, e os seus custos reduzidos são as suas principais vantagens. A sua desvantagem prende-se com o facto de só ser recomendado pelo fabricante para alturas máximas de 2,5m. Para alturas superiores são recomendados estudos estruturais o que implicará maiores custos e sistemas auxiliares de estruturamento (GreenWallCeramic, 2010).