• Nenhum resultado encontrado

SISTEMAS DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS 1 SAFS: ALTERNATIVA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR?!

Para Projetos com Unidades de Beneficiamento

4. SISTEMAS DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS 1 SAFS: ALTERNATIVA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR?!

4.1.3. Identificar e caracterizar o modelo de SAF utilizado 4.1.4. Qual é a área total implementada pelo projeto? 4.1.5. Qual é a área média por propriedade?

4.1.6. Identificar as funções principais do SAF utilizado na estratégia do projeto e do produtor (recuperação de solos, renda, alimentação, preservação de nascen- tes....)

4.1.7. Quais foram os motivos dos produtores na escolha das espécies plantadas (distância do mercado, gostos individuais, assistência técnica, etc.).

4.1.8. Identificar as interações dos SAFs com as demais atividades desenvolvidas na propriedade.

4.1.9. Identificar a satisfação dos participantes do projeto em relação ao custo/ benefício do emprego de mão-de-obra na implementação de SAFs.

4.1.10. Em que medida o projeto promoveu a diversificação e a adequação das combinações das espécies, seus limites e potencialidades agronômicas, interações ecológicas (manejo de fauna, etc.)?

4.1.11. Analisar a compatibilidade entre o trabalho da família nos cultivos anuais de alimentos, emprego temporário em outras atividades e assistência aos SAFs, quando for o caso;

4.1.12. SAFs podem significar uma alternativa econômica viável ?(variáveis: origem cultural da comunidade, distância dos produtores, mercado potencial, solo , escala, fundos perdidos , investimentos públicos, planejamento,...)

4.1.13. As políticas locais, estaduais e regionais propiciam o avanço dessas experi- ências?

4.1.14. Existem gargalos infra-estruturais que dependem da ação do Poder Público para viabilizar essas experiências (por exemplo, fornecimento de energia elétrica, água potável, vias de escoamento, canais de comunicações, entre outros)?

4.2. MANEJO FLORESTAL

4.2.1. Foi elaborado plano de manejo ? Quem realizou/implementou? 4.2.2. Qual a distância média da área de coleta?

4.2.3. Existe algum conflito de uso nas áreas de coleta (fundiário, áreas com ou- tros coletores)?

4.2.5. Qual é a área total manejada pelo projeto? e pela comunidade como um todo (caso haja divergência)?

4.2.6. Qual é a área média manejada por família?

4.2.7. Identificar as funções principais do manejo na estratégia do projeto e do pro- dutor (recuperação de solos, renda, alimentação, preservação de nascentes...)

4.2.8. Quais foram os motivos da escolha das espécies manejadas (distância do mercado, gostos individuais, assistência técnica, etc.).

4.2.9. Identificar as interações do manejo com as demais atividades desenvolvi- das na propriedade.

4.2.10. Identificar a satisfação dos participantes do projeto em relação ao custo/ benefício do emprego de mão-de-obra na implementação do manejo.

4.2.11. Analisar a compatibilidade entre o trabalho da família nos cultivos anuais de alimentos, emprego temporário em outras atividades e manejo, quando for o caso;

4.2.12. A atividade de manejo pode significar uma alternativa econômica viável? 4.2.13. As políticas locais, estaduais e regionais propiciam o avanço dessas experi- ências?

4.2.14. Existem gargalos infra-estruturais que dependem da ação do Poder Público para viabilizar essas experiências (por exemplo, fornecimento de energia elétrica, água potável, vias de escoamento, canais de comunicações, entre outros)?

4.3.PISCICULTURA

4.3.1. Identificar e caracterizar o modelo adotado

4.3.2. Identificar as funções principais e as interações da piscicultura na estratégia do projeto e do produtor (segurança alimentar, renda, saúde, recuperação ambien- tal, educação ambiental, outros.)

4.3.3. Quais foram os motivos dos produtores na escolha das espécies (mercado, gostos individuais, assistência técnica etc.).

4.3.4. Identificar a satisfação dos participantes do projeto em relação ao custo/ benefício do emprego de mão-de-obra na piscicultura.

4.3.5. A piscicultura pode significar uma alternativa econômica viável?

4.3.6. As políticas locais, estaduais e regionais propiciam o avanço dessa ativida- de?

4.3.7. Existem gargalos infra-estruturais que dependem da ação do Poder Públi- co para viabilizar essa experiência (por exemplo, fornecimento de energia elétrica, água potável, vias de escoamento, canais de comunicações, entre outros)?

4.4. APICULTURA/MELIPONICULTURA

4.4.1. Identificar e caracterizar o modelo adotado

4.4.2. Identificar as funções principais e as interações da apicultura/meliponicultura na estratégia do projeto e do produtor (segurança alimentar, renda, saúde, poliniza- ção, educação ambiental, outros.)

4.4.3. Quais foram os motivos dos produtores na escolha das espécies (mercado, gostos individuais, assistência técnica etc.).

4.4.4. Identificar a satisfação dos participantes do projeto em relação ao custo/ benefício do emprego de mão-de-obra na apicultura/meliponicultura.

4.4.5. A apicultura pode significar uma alternativa econômica viável?

4.4.6. As políticas locais, estaduais e regionais propiciam o avanço dessa ativida- de?

4.4.7. Existem gargalos infra-estruturais que dependem da ação do Poder Público para viabilizar essa experiência (por exemplo, fornecimento de energia elétrica, água potável, vias de escoamento, canais de comunicações, entre outros)?

4.5. ECOTURISMO

4.5.1. Identificar e caracterizar o modelo adotado

4.5.2. Identificar as funções principais e as interações do ecoturismo na estratégia do projeto e dos beneficiários( preservação ambiental, educação ambiental, gera- ção de renda, outros.)

4.5.3. Identificar a satisfação dos participantes do projeto em relação àsatividades executadas.

4.5.4. O ecoturismo pode significar uma alternativa econômica viável?

4.5.5. As políticas locais, estaduais e regionais propiciam o avanço dessa ativida- de?

4.5.6. Existem gargalos infra-estruturais que dependem da ação do Poder Público para viabilizar essa experiência (por exemplo, fornecimento de energia elétrica, água potável, vias de escoamento, canais de comunicações, entre outros)?

4.6.COMERCIALIZAÇÃO

4.6.1. Identificar as estratégias de comercialização empregadas pelo projeto e suas inserções de mercado; analisar oportunidades e dificuldades geográficas e de infra- estrutura para o escoamento da produção aos mercados consumidores desejados; 4.6.2. Identificar como os produtos estão sendo (serão) comercializados (em natura, beneficiado, etc.)

4.6.3. Como é realizada a venda dos produtos (feiras locais, regionais, telefone, equipe de vendas, internet, visitas esporádicas, etc)

4.6.4. Foi realizado algum estudo de mercado para os produtos oferecidos pela comunidade?

4.6.5. Já participaram ou participam de feiras comerciais (nacionais e internacio- nais)? Quais os resultados que tiveram?

4.6.6. Existe alguma instituição que já auxiliou na comercialização de seus produ- tos?

4.6.7. Os preços de seus produtos estão compatíveis com a média dos preços pra- ticados no setor? Se não, por quê?

4.6.8. Já houve algum tipo de reclamação, por parte de clientes, sobre o cumpri- mento do prazo de entrega, qualidade, etc? Em caso afirmativo, o que foi feito para melhorar?

4.6.9. Na sua opinião, o que deveria ser feito para melhorar o desempenho na co- mercialização?