• Nenhum resultado encontrado

Sistematizando as ações de Intervenção

2 ANÁLISE DA AÇÃO DO GERENTE PEDAGÓGICO: POLÍTICA DE

3.2 Sistematizando as ações de Intervenção

A qualidade dos processos educacionais tem se tornado uma tônica na sociedade atual. Boto (2005) ressalta o cuidado para não tratarmos como naturalmente universais os valores próprios da sociedade a qual pertencemos. A universalização da educação perpassa pelo reconhecimento de que o ser humano é sujeito de sua própria construção.

O presente estudo demonstra não somente a presença do Gerente Pedagógico em Belo Horizonte como sujeito que contribui para a melhoria da qualidade da educação no município, mas também a necessidade de rever a estrutura e a organização do trabalho desenvolvido.

O Plano de Intervenção detalhado apresenta uma estrutura que visa organizar as propostas, tendo em vista os achados de pesquisa. Para redesenhar e ressignificar a ação do Gerente Pedagógico em Belo Horizonte, compreende-se que será necessário que a gestão municipal tenha como referência o entendimento dos processos, das forças, das fragilidades, dos meios e finalidades da política que envolve o trabalho dos Gerentes Pedagógicos.

Os dados coletados possibilitaram construir uma organização da proposta em torno de seis eixos: 1-Legislação e Política de descentralização; 2-Dinâmica e organização do trabalho; 3-Formação e valorização gerencial; 4-Comunicação institucional; 5-Condições de trabalho; 6-Abordagem sistêmica dos resultados, projetos e processos.

Esses eixos confluem com os elementos identificados ao longo do estudo como parte dos processos que envolvem a ação do Gerente Pedagógico, possuindo forças a serem potencializadas e fragilidades a serem fortalecidas, para que haja equilíbrio entre os princípios que sustentam a prática gerencial pedagógica e os meios que a viabilizam. Nessa perspectiva, os eixos estão assim descritos:

1) Legislação e política de descentralização. Este eixo abordará ações voltadas para política de descentralização da gestão no município, da qual o Gerente Pedagógico faz parte. De forma específica, no que se refere à necessidade de se atualizar a legislação que organiza o trabalho do Gerente pedagógico.

2) Dinâmica e organização do trabalho: Refere-se à proposição de ações com o objetivo de contribuir para o redesenho do fazer cotidiano da ação gerencial. Considera-se neste ponto o que foi apontado pela pesquisa de campo, em que a forma de organização do trabalho dos Gerentes Pedagógicos faz com que, na prática cotidiana, a atuação vá além do que está previsto na política, chegando, às vezes, a distanciar-se daquilo que está proposto.

3) Formação e valorização gerencial: Volta-se para ações que contribuirão para o fortalecimento das competências gerenciais. Este tópico dirige-se para a necessidade de sistematizar os mecanismos de responsabilização e avaliação do trabalho desenvolvido pelos gerentes.

4) Comunicação Institucional: Este é um elemento importante para o gerenciamento das diversas demandas e atividades, uma vez que a pesquisa permitiu constatar que a comunicação institucional está, atualmente, desarticulada, o que compromete as ações desenvolvidas pelos gerentes. 5) Condições de trabalho: No caso, a estrutura física, os equipamentos e os

demais elementos voltados para a organização do ambiente e condições de trabalho do gerente.

6) Abordagem sistêmica dos resultados, processos e projetos: Este item refere-se à necessidade de abordar os resultados, de se implementar os projetos e de se desenvolver os processos educacionais, de forma mais articulada, para que os Gerentes Pedagógicos, enquanto implementadores das políticas educacionais do município, façam da gestão por resultados, não apenas os procedimentos administrativos, mas os processos de análise qualificada, revertidos em ações e projetos efetivos na garantia do direito e da qualidade da educação.

Nesta organização por meio dos eixos, destaca-se a importância dos momentos coletivos, como espaço para deliberar, construir e transformar a realidade. Momentos que devem ser qualificados para que a ação, no cotidiano do Gerente Pedagógico, seja compartilhada e conhecida por todos.

O plano de intervenção considera esse aspecto, no momento em que as ações descritas são de abrangência municipal e sua implementação tem como elemento estruturante o desenvolvimento coletivo e o fortalecimento de espaços para planejamento e análise.

Para cada um dos eixos haverá a proposição de ações diferentes, considerando sua exequibilidade e relevância para o trabalho gerencial.

As ações elaboradas foram pautadas nas necessidades verificadas a partir dos dados coletados durante a pesquisa. Assim, para cada eixo, será apresentada uma justificativa que retoma as principais evidências encontradas.

À frente das propostas apresentadas, está a secretária municipal de educação de Belo Horizonte, que será a protagonista para viabilizar a proposição das mudanças necessárias, por meio do diálogo deliberativo com o Executivo municipal. Esta ação é necessária, uma vez que, para rever o processo de descentralização gerencial e propor medidas de responsabilização, será importante, além de ampla discussão, a proposição de mudanças na lei que regulamenta o cargo de gerente pedagógico.

Não sou responsável direta na implementação do Plano, mas participarei do seu desenvolvimento, por fazer parte da equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação, composta pelos onze gerentes de Nível 1, que formam uma espécie de colegiado no apoio às decisões e implementação da política.

As ações propostas são importantes para que a secretária municipal de educação possa, a partir das questões mapeadas pela pesquisa, redesenhar a política que organiza o trabalho gerencial, desde a regulamentação legal, até ao fazer cotidiano dos gerentes.

O Quadro 17 sintetiza os objetivos de cada eixo e suas respectivas ações. Essas proposições concentram-se na ação do gerente pedagógico. Entretanto, não se pode deixar de destacar que todos os sujeitos envolvidos na gestão educacional são corresponsáveis para a garantia de uma educação de qualidade. Como se trata de um quadro síntese, cada ação será detalhada no tópico seguinte.

Quadro 17 – Síntese do Plano de Intervenção

EIXOS OBJETIVOS AÇÕES

Legislação e Política de Descentralização

Atualizar a legislação que regulamenta as atribuições dos

Gerentes Pedagógicos.

Realizar Fórum Centralizado, com a participação das equipes da SMED/ das Regionais e dos

representantes da Secretaria de Recursos Humanos de Prefeitura de Belo Horizonte, para análise e debate sobre as atribuições e o papel do Gerente Pedagógico.

Instituir Comissão Técnica e Pedagógica, para estudo da legislação e proposição de mudanças.

Republicar o Decreto que regulamenta o processo de descentralização da gestão no município, revendo as atribuições dos Gerentes Pedagógicos.

Dinâmica e Organização do

Trabalho

Redesenhar as diretrizes operacionais para o trabalho do

Gerente Pedagógico.

Discutir e estabelecer novas diretrizes operacionais para o trabalho do Gerente Pedagógico, considerando os aspectos para a gestão da informação, das pessoas, dos processos e da própria ação gerencial. Estabelecer fluxos de trabalho entre as gerências da SMED, em diálogo com as gerências regionais, para solicitações gerenciais.

Formação e Valorização gerencial

Contribuir para a qualificação e valorização do Gerente

Pedagógico

Instituir e regulamentar processo de formação inicial e continuada para os Gerentes pedagógicos, com certificação.

Estabelecer mecanismo de avaliação do trabalho, desenvolvido pelo Gerente Pedagógico, associado a um processo de responsabilização. Comunicação Institucional Reorganizar e otimizar a comunicação institucional da SMED.

Realizar Seminário para debate sobre a comunicação institucional da SMED. Rever o sistema se comunicação, com alinhamento dos processos.

Criar um Sistema Integrado de Comunicação, com alinhamento e limitação de, no máximo, duas agendas por dia.

Condições de

Trabalho Garantir melhor estrutura física e equipamentos adequados.

Diagnosticar as condições de trabalho do Gerente Pedagógico.

Criar Plano Diretor, por regional, com previsão de metas para readequar as condições de trabalho do Gerente Pedagógico. Abordagem Sistêmica dos Resultados, Processos e Projetos

Contribuir para maior interação entre os elementos educacionais, considerando o

trabalho desenvolvido pelo Gerente Pedagógico.

Promover a orientação teórico-prática sobre as possibilidades de interação e comunicação entre os resultados, processos e projetos que envolvem a ação dos Gerentes Pedagógicos.

Construir ações voltadas para o fortalecimento da abordagem sistêmica dos resultados, processos e projetos.

A subseção a seguir apresentará o detalhamento das ações apresentadas. As ações e estratégias propostas são simples e exequíveis e dizem de uma organização que contribuirá não somente para o trabalho do Gerente Pedagógico, mas para as demais gerências da SMED e das Secretaria Regionais.