• Nenhum resultado encontrado

Foto 2 Foto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Raimundo

1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: IMPLICAÇÕES NO

2.2 SITUANDO O LÓCUS DA PESQUISA

Subordinado à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN, o Campus Avançado Professor João Ismar de Moura - CAJIM está inserido em uma hierarquia administrativa (conforme mostra a Figura 1). Historicamente, tem como marco inicial a Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró - FACEM, instituída através da Resolução nº 01/43, de 18 de agosto de 1943, por iniciativa da Sociedade União Caixeiral, mantenedora da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral na cidade de Mossoró/RN.

A luta do grupo de idealistas da União Caixeiral, somou-se a União Universitária Mossoroense, entidade fundada em 9 de julho de 1955, composta por universitários de Mossoró que estudavam em outras cidades. A entidade foi presidida por João Batista Cascudo Rodrigues que veio a ser o primeiro reitor da UERN. Como resultado desses esforços, surgiu, com a Lei Municipal nº 41/63, de 5 de dezembro de 1963, sancionada pelo prefeito Antônio Rodrigues de Carvalho, a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e da Técnica - FUNCITEC que, em 1968, foi transformada em Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte - FURRN.

A FURRN foi criada pela Lei Municipal nº 20/68, de 28 de setembro de 1968, assinada pelo prefeito Raimundo Soares de Souza, com o objetivo de implantar progressivamente e manter a Universidade Regional do Rio Grande do Norte - URRN. Após a transformação da FUNCITEC em FURRN, o Monsenhor Walfredo Gurgel, então Governador do Rio Grande do Norte, autorizou o seu funcionamento como instituição superior, através do Decreto Estadual nº 5.025, de 14 de novembro de 1968. Integravam, inicialmente, a URRN, nos termos da Lei nº 20/68, a Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró, a Faculdade de Serviço Social de Mossoró, a Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Mossoró6 e a Escola Superior de Enfermagem de Mossoró.

Em 15 de maio de 1973 a Faculdade de Educação foi reconhecida através do Decreto Oficial 72.263. Tendo já formado três turmas de pedagogos respectivamente em 1970, 1971 e 1972.

Um dos passos mais importantes para continuidade da Instituição foi dado em 8 de janeiro de 1987. Naquela data, o governador Radir Pereira, através da Lei nº 5.546, estadualizou a FURRN que já contava com o Campus Universitário Central, em Mossoró, e

6 Criada no dia 13 de dezembro de 1965, através do Decreto municipal nº 47-B/65, sendo instalada em 13 de

dezembro de 1966, começando a funcionar em 1967. Desmembrada em: Faculdade de Educação, Instituto de Letras e Artes; Instituto de Ciências Humanas pela Lei municipal 20/68.

os Campi Avançados de Açu, Patu e Pau dos Ferros. Outro passo importante na história da UERN foi o seu reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação, em sessão realizada no dia 4 de maio de 1993, conforme Portaria Ministerial nº 874, de 17 de junho de 1993, e Decreto nº 83.857, de 15 de agosto de 1993, do ministro Murílio de Avellar Hingel.

Em 29 de setembro de 1997, o Governador Garibaldi Alves Filho, através da Lei Estadual nº 7.063, transformou a Universidade Regional do Rio Grande do Norte em Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, mantendo no entanto, a sigla URRN. a Lei 7.761, de 15 de dezembro de 1999, publicada no DOE de 16.12.1999, alterou a denominação anterior para Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Ao longo da sua história a UERN tem assumido a oferta de cursos de graduação como atividade principal da educação superior. Os cursos ofertados objetivam atender às exigências de formação profissional e de acesso a outros níveis de educação superior, conforme as demandas de qualificação profissional no universo de atuação da universidade. Esta oferta está distribuída no Campus Central, Campi Avançados e Núcleos espalhados por 18 municípios do RN.

FIGURA 1: ORGANOGRAMA UERN, CAMPI E NÚCLEOS

De modo particular, o Curso de Pedagogia atende às exigências para formação de profissionais da Educação Básica, ao longo de 42 (quarenta e dois anos), marcados por diferentes contextos, em face das políticas públicas nacionais de formação de professores, a constituição de seu corpo docente e as condições materiais de funcionamento do curso.

Em 1967, o Curso de Pedagogia da UERN formava profissionais da educação em duas habilitações: Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino de 2º Grau e Administração Escolar. Na década seguinte, passou a ofertar mais duas habilitações: Supervisão Escolar (1974) e Orientação Educacional (1978). No entanto, em razão das limitações oriundas do próprio contexto de inserção, o Curso de Pedagogia/CAJIM, que começou a funcionar a partir de 1981, ofertava apenas a habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino de 2º Grau.

Em 1995, consonante às orientações da Faculdade de Educação, implementou uma reformulação curricular que criou uma habilitação voltada para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Essa formação docente para atuar no Magistério dos anos iniciais do ensino fundamental constituiu-se também em uma necessidade para os profissionais já em exercício, sendo criado, em 1999, o Programa Especial de Formação Profissional para a Educação Básica – PROFORMAÇÃO.

Nos últimos três anos, a concorrência no Processo Seletivo Vocacionado – PSV, no curso de Pedagogia tem mantido a concorrência média, entre 11 (onze) a 12 (doze) candidatos por vaga no CAJIM, contra 6 (seis) a 7 (sete) do Campus Central. Essa diferença é atribuída às peculiaridades locais, como o reduzido número de cursos, por exemplo: 3 (três) cursos no CAJIM, contra 29 (vinte e nove) no Campus Central.

Neste último ano, a UERN, em atendimento a essa demanda e considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, seu corpo docente e às condições institucionais, amplia a licenciatura do curso de graduação em Pedagogia, para formar profissionais aptos a atuarem na docência da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e na Gestão de processos educativos, em ambientes escolares e não escolares.

Nessa trajetória, a Faculdade de Educação e suas congêneres nos Campi Avançados têm sido desafiados a dar respostas aos problemas da formação de profissionais da educação básica, atendendo a demandas gerais e específicas.

O Projeto Político Pedagógico da UERN salienta a importância da dinamização das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, que devem ser, ao mesmo tempo, independentes e integradas. Os achados de pesquisas tornar-se-ão indispensáveis para que o

ensino seja repensado, ocorrendo da mesma forma com as atividades de extensão. O que não pode persistir são atividades isoladas, de saberes construídos no âmbito das experiências acadêmicas da UERN ou fora dela.

O Curso de Pedagogia em todo o âmbito da UERN, portanto, não se propõe a formar apenas o pedagogo para o espaço escolar, mas um profissional capaz de atuar em diversos âmbitos educativos, respondendo às diversas demandas e exigências de uma sociedade cada vez mais complexa. Para tanto, precisa estar preparado para enfrentar, com criatividade e competência, os problemas do cotidiano: ser flexível e tolerante, ter espírito crítico, estar atento às questões decorrentes da diversidade cultural que caracteriza nossa sociedade, desenvolvendo responsabilidade social, atitude ética e comprometida com a melhoria da finalidade de ensino da nossa região, e, conseqüentemente do nosso país.

Criado em 1980 pelo Decreto nº 176/80 de 04 de Setembro de 1980 o CAJIM, lócus de nossa investigação, está situado em Patú-RN e oferece três cursos de Graduação Pedagogia, Ciências (habilitação em Matemática) e Ciências Contábeis.

Foto 1: CAJIM – Campus Avançado Profº. João Ismar de Moura

Na época da criação do Campus Avançado de Patu, o município contava apenas com 04 profissionais licenciados em Pedagogia, não ultrapassando o total de 26 licenciados em toda a área de abrangência do Campus, incluindo-se os municípios do vizinho Estado da Paraíba. Essa carência de profissionais qualificados na área de educação, numa região com elevado índice de analfabetos e crianças que não chegavam a concluir a antiga 4ª série primária, motivou os idealizadores do projeto a optarem por um curso de Licenciatura em Pedagogia, com o intuito de suprir a necessidade local para a área de Educação.

O primeiro vestibular ocorreu em janeiro de 1981, com o total de 375 inscritos, para 100 vagas distribuídas nos três cursos, a saber: 40 vagas para Pedagogia, 30 vagas para

Ciências e 30 vagas para Ciências Contábeis. Este número de vagas oferecidas por curso permanece até aos dias de hoje.

Concretizado o projeto, em 1984, com a conclusão da primeira turma do Curso de Pedagogia, o Campus entregava à comunidade 33 profissionais com a Habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino de 2º Grau.

Em seus 29 (vinte e nove) anos de existência, o Campus Avançado Prof. João Ismar de Moura já entregou à comunidade uma média de 873 profissionais licenciados em Pedagogia, configurando-se, assim, como uma instituição com relevantes serviços prestados à região do Médio-Oeste Potiguar e Paraíba7.

FIGURA 2: LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DO CONTEXTO DA PESQUISA

7 Cidades da Paraíba: Belém do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, Catolé do Rocha, Riacho dos Cavalos, Brejo

Atualmente o Curso de Pedagogia/CAJIM tem 175 alunos matriculados, distribuídos como expressa o quadro abaixo:

QUADRO 4: NÚMERO DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

PERÍODOS8 Nº DE ALUNOS TURNOS9

1º 40 Noturno

3º 44 Noturno

5º 48 Noturno

7º 43 Noturno

Dados da Secretaria do Departamento de Pedagogia do CAJIM

Desde que foi criado, o Curso de Pedagogia/CAJIM obedeceu às diretrizes traçadas pela Faculdade de Educação - FE/Campus Central, mantendo a mesma estrutura curricular elaborada à época de sua criação. Em 1994, a FE iniciou o processo de reformulação curricular do Curso de Pedagogia em toda a sua área de abrangência, em decorrência dos movimentos nacionais que aconteciam no país desde a década de 1980, em prol da reorganização democrática da sociedade brasileira.

A reflexão acadêmica, implementada nacionalmente, levou à percepção de que o grande problema do profissional formado pelo Curso de Pedagogia concentrava-se, principalmente, na questão da formação técnica em detrimento de sua formação política. No bojo dessas discussões, o Curso de Pedagogia passou a buscar caminhos que favorecessem uma formação crítica, com as dimensões técnica e política, preparando o profissional para, no exercício da profissão, ser capaz de resolver ou propor alternativas para os problemas que envolvem a prática educativa.

Articulada a esse momento, a Faculdade de Educação/UERN iniciou um processo de discussão sobre a sua proposta curricular, iniciando-se o processo de reformulação do seu projeto pedagógico, tendo como eixo central a formação do pedagogo para a função docente com a criação da Habilitação Magistério em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, destinada a atender alunos provenientes da demanda social existentes na área de atuação da UERN.

8 Durante o ano têm dois semestres os quais funcionam No 1° semestre os períodos ímpares (1, 3º, 5º, 7º) e no 2º

semestre os períodos pares (2º, 4º, 6º, 8º).

Concluído o Projeto de Reformulação Curricular do Curso de Pedagogia, iniciou- se sua implantação, em todos os Campi Avançado, a partir de 1995. Porém, em 1998, essa Habilitação sofreu modificações decorrentes das exigências legais da Disciplina Prática de Ensino, que estipula uma obrigatoriedade do cumprimento de 300 horas de atividades didáticas, reduzindo a atuação da formação profissional para apenas as Séries Iniciais. Assim, a Habilitação Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental passou a denominar-se Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

No contexto atual, o Curso de Pedagogia passa por mais um processo de reformulação, a fim de se enquadrar nas exigências determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, conforme Resolução nº 01-CNE, de 15 de maio de 2006. Essa reformulação pauta-se na necessidade de superar os limites do atual currículo diante das transformações de ordem econômica, política, social, científica e tecnológica que vêm ocorrendo na sociedade, de maneira a ressignificar o perfil e a atuação profissional do pedagogo, indicados nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia.

Com relação às condições de funcionamento atuais o Curso de Pedagogia conta com uma estrutura pedagógica, um quadro administrativo e uma infra-estrutura em parâmetros de qualidade normal no sentido de atender ao mínimo das exigências postuladas para o oferecimento de um curso em nível superior. Os quadros abaixo apresentam as especificidades de cada um desses contingentes.

No momento atual, o quadro de lotação apresenta-se conforme especificado no quadro apresentado a seguir:

QUADRO 5: CORPO DOCENTE

Nº DE PROFESSORES CARGA HORÁRIA TIRULAÇÃO 03 PROFESSORES 40h Especialista 03 PROFESSORES 40h Mestrando 04 PROFESSORES DE Mestre

O quadro técnico-administrativo se apresenta adequado à demanda existente. De acordo com o Quadro de Lotação da UERN, em nível institucional, há previsão para que este seja alterado de acordo com as demandas subseqüentes. Atualmente, apresenta-se como demonstrado no quadro a seguir:

QUADRO 6: TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Nº DE TÉCNICOS FUNÇÃO

01 Secretária

01 Auxiliar de Secretária

Apresentamos a seguir alguns dados sobre os recursos materiais disponíveis no CAJIM. É algo simples, mas servirá para dar uma idéia às pessoas que não conhecem o CAJIM para que possam avaliar os materiais que estão disponíveis para o trabalho docente. Vejamos os materiais.

QUADRO 7: INFRA- ESTRUTURA

I – PARA AÇÕES DE ENSINO • 04 salas de aula com 42m² cada uma

• 02 blocos de sanitários (masculino e feminino) • 160 carteiras escolares

• 05 quadros escolares tamanho 4m x1,20m, revestidos com fórmica

• 16 ventiladores • 01 bebedouro elétrico • 02 quadros de avisos • 01 tela para retroprojetor

• 02 televisores • 02 vídeos-cassete • 01 aparelho de DVD • 01 microssistem • 01 rádio gravador

• 01 sala para atividades com recursos audiovisuais

• 01 sala para Coordenação do Curso de Especialização • 01 sala de brinquedoteca II – PARA AÇÕES ADMINISTRATIVAS DO DEPARTAMENTO • 01 sala medindo 40m² onde funcionam

concomitantemente sala de professores e dependência administrativa

• 06 escrivaninhas com cadeira • 01 estante de aço

• 04 armários de aço • 02 aparelhos telefônicos • 01 mesinha para telefone

• 05 armários de aço com gavetas • 02 computadores • 02 impressoras • 02 mesas para computador • 01 mesa retangular • 11 cadeiras

Com relação à brinquedoteca, ainda não existem materiais necessários para o pleno desenvolvimento das atividades a que se propõe. No que se refere aos recursos de informática, utiliza-se o laboratório do Curso de Ciências Contábeis.

As atividades práticas são desenvolvidas nas salas de aulas das escolas-campo de estágio, onde se realizam oficinas pedagógicas e aulas para os alunos das séries iniciais, assim como a realização de atividades junto às famílias e equipes escolares.

Com o processo de implantação do novo currículo, é objetivo ativar a brinquedoteca, assim como outros espaços para otimização das atividades ofertadas no Curso de Pedagogia - CAJIM/UERN, considerando-se que nem sempre encontramos nas escolas campo de estágio o ambiente adequado às atividades que pretendemos desenvolver.

A título de informação e no intuito de proporcionar um conhecimento básico sobre o lócus de trabalho das professoras egressas que foram sujeitos de nossa pesquisa descreveremos sucintamente a caracterização da Escola onde atuam como profissionais.

Foto 2 - Escola Municipal do Ensino Fundamental Profº. Raimundo Nonato de Lima

A escola lócus de trabalho das professoras sujeitos de nossa pesquisa está situada em Rafael Godeiro/RN localizada á 13 km de Patú onde está localizado o CAJIM, é uma escola que oferece a modalidade de Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, atendendo a 264 alunos.

Foi criada em 16 de Dezembro de 1976, possui uma área de 1.320m². Sua infra- estrutura compõe-se de 06 salas de aulas, 01 biblioteca, 01 sala para reforço escolar, 01 sala de leitura, 01 secretaria onde funciona também a diretoria, 01 sala para professores, 01 cozinha, 01 sanitário masculino e 01 sanitário feminino (cada um com 10 boxes), 01 banheiro para funcionários, 01 quadra de esportes descoberta, usada pela manhã cedo para a prática de Educação Física.

No que se refere aos funcionários, constatamos que a escola contava com um número de servidores bastante expressivo para as atividades administrativas e pedagógicas, o

que é um aspecto favorável. Para um melhor conhecimento do quadro funcional, faremos um demonstrativo através do quadro abaixo.

QUADRO 8: QUADRO DOS SERVIDORES QUE ATUAM NA ESCOLA

Função que exercem Número de servidores que exercem a

função Diretora

Vice-diretora Secretária Geral Bibliotecário

Professor de sala de aula Professor da sala de leitura Supervisor pedagógico Coordenador pedagógico Auxiliar de secretaria Servente Merendeira Auxiliar de merendeira Porteiro Digitador 01 01 01 01 16 02 01 01 01 06 04 02 02 02

Fonte: Secretaria da Escola

Percebemos que a escola tem um espaço agradável, visto que as salas são amplas e arejadas. Também por haver várias plantas no pátio e os alunos costumam ficar na hora do intervalo brincando embaixo das plantas.

Podemos perceber também que a escola oferece alguns recursos didático- pedagógicos como: livros de literatura infantil, jogos didáticos, mapas, globo, jogos didáticos, álbum seriado do corpo humano. Também dispõe de recursos como: 01 máquina de escrever, 02 computadores, 01 impressora, 01 DVD, 01 microssistem, 01 TV.

Em linhas gerais notamos que a escola possui pelo menos o mínimo de padrão de qualidade para funcionamento.

Após a apresentação do lócus de pesquisa (CAJIM) e também do conhecimento do ambiente onde os sujeitos da pesquisa trabalham, passaremos a relatar alguns dos momentos importantes da interação com os sujeitos.