• Nenhum resultado encontrado

Six Sigma – Papéis e Responsabilidades

ESCALA SIGMA QUALIDADE

5.4 Six Sigma – Papéis e Responsabilidades

•  Executivo Líder: representado pela alta gerência. Tem como responsabilidades a implantação do Six Sigm, o compromisso com o sucesso da implantação da estratégia de melhoria do processo e a condução das iniciativas. Além disto, incentiva e supervi- siona tais iniciativas e verifica os benefícios financeiros alcançados. Também seleciona os executivos para desempenhar o papel de campeões;

•  Campeões: tem como responsabilidades a liderança dos executivos-chave, organi- zar e conduzir o começo, o desdobramento e a implementação do Six Sigma na orga- nização. Campeões devem dominar o Six Sigma de forma prática e teórica e facilitar as mudanças necessárias. Serão os responsáveis por definir as pessoas que disseminarão o Six Sigma na empresa.

•  Master Black Belt: responsáveis pela conscientização e implantação do Six

Sigma na empresa, além de ajudar com as mudanças na organização e ajudar os cam-

peões nos projetos de melhoria. Devem dedicar 100% de seu tempo ao Six Sigma e estarem preparados para solução de problemas estatísticos, além de treinar e instruir

Black Belts e Green Belts.

•  Black Belts: trabalham sob ordens do Master Black Belt e devem possuir algumas habilidades como bom relacionamento interpessoal e comunicação, devem buscar al- cançar resultados e possuir influência no setor em que atuam, além de saber trabalhar em equipe. Black Belts devem possuir conhecimento técnico avançado na área de atu- ação, pois aplicarão as ferramentas e conhecimentos em projetos específicos. Normal- mente, recebem treinamento amplo em técnicas estatísticas e treinam os Green Belts. •  Green Belts: estão na chefia intermediária da organização. Os Green Belts executa- rão as tarefas do Six Sigma em seu cotidiano e auxiliarão os Black Belts na coleta de dados e experimentos.

5.5 DMAIC

O ciclo DMAIC é a metodologia adotada na solução de problemas. A sigla representa: •  D – Define (definir), •  M – Measure (medir), •  A – Analyse (analisar), •  I – Improve (melhorar), •  C – Control (controlar).

Com a utilização dessa sequência de ações é possível melhorar produtos, serviços e processos. Há semelhanças entre o DMAIC e o PDCA, alguns auto- res consideram que ambos oferecem métodos similares. Sendo assim, o méto- do PDCA também trabalha com melhorias, criado na década de 30 por Walter A. Shewart, foi popularizado somente nos anos de 1950, por William Edward Deming. A metodologia ganhou reconhecimento mundial por ter sido aplica- da no Japão após a devastação da segunda guerra mundial, sendo considerado junto com o Programa de Qualidade 5S, relevantes motriz para o desenvolvi- mento estratégico das empresas japonesas.

A sigla PDCA refere-se a: •  P – Plan (Planejar) •  D – Do (Executar)

•  C – Check (Checar, verificar) •  A – Act (Atuar, agir)

Essa metodologia trabalha em ciclo contínuo e auxilia tanto na implantação de novos projetos como na solução de problemas. No DMAIC, Pande, Neuman e Cavanagh (2001) indicam estratégias na filosofia Seis Sigma:

•  Estratégia de melhoria do processo: que visa aplicar soluções que eliminem as cau- sas-raiz dos problemas que afetam o desempenho de uma empresa, mantendo a es- trutura básica do processo.

•  Estratégia de projeto/reprojeto: visa trocar parte ou todo o processo por outro refor- mulado.

Define (definir) Measure (medir) Control (Controlar) Improve

(Melhorar) (Analisar)Analyse

Tabela 5.1 – Cinco fases DMAIC. Fonte: Material Estácio WebAula.

•  Definição: são definidos processos cujos desempenhos podem comprometer con- sideravelmente a conquista das metas estratégicas e que perturbam as expectativas do consumidor. Devem ser identificadas qual o produto, quem é o cliente, e quais suas expectativas.

•  Medição: Escolhidos os processos que devam ser melhorados, analisa-se a capa- cidade dos processos atuais que serão melhorados, e suas condições de atender os produtos e processos de acordo com as exigências definidas. Acontece a execução do mapa de processo e a elaboração da matriz de causa e efeito. No término dessa etapa, percebe-se as fases críticas do processo e são elencados uma seleção de variáveis do processo que serão melhor analisadas. Essa fase define quais pontos críticos devem ser atacados primeiro.

•  Análise: Chegando a essa etapa já se tem definida o que e quais processos devem ter prioridade. Agora, são mapeados as causas raízes de defeitos e seus impactos. •  Melhoria: Após, a identificação, medição e análise é hora de executar a melhoria, são desenvolvidas soluções para alterar o processo defeituoso e reduzir significativa- mente os níveis desses defeitos.

•  Controle: Essa etapa mantém a melhoria aplicada, pois é através do controle esta- tístico do processo com medições e monitoramento que mantem-se a performance do desempenho alcançado.

•  Considera-se que a melhoria contínua se dá pela aplicação do DMAIC para outros projetos ligados aos mesmo processos, e não ficar revisando projetos já concluídos. Outras ferramentas do Six Sigma como o Design for Six Sigma e o DMADV viabilizam sucessivos aperfeiçoamentos até que todas as correções e intervenções sejam apli- cadas.

5.6 DFSS

Enquanto que o ciclo DMAIC é a metodologia adotada na solução de problemas. A metodologia DFSS (Design for Six Sigma) trata da qualidade no projeto de no- vos produtos, sendo aplicável em processos produtivos ou de serviços e que ao estarem prontos atinjam o nível de excelência dos Seis Sigmas. O Design para seis Sigma também serve para a aplicação em processos que apresentam baixo nível de desempenho, e que a aplicação do DMAIC não seja possível pelo com- prometimento do processo, sendo assim é necessário um novo design. O DFSS serve para projetar um novo produto ou serviço, ou reprojetar os já existentes.

O diferencial do DFSS é que a metodologia traz valor ao produto ou serviço através da inovação e da satisfação das necessidades reais dos clientes. Além de também melhorar a qualidade e reduzir custo de produção ou serviço. Como o Design for Six Sigma atua em novos projetos o programa é visto como um facili- tador no controle de qualidade.

5.7 DMAVD

A metodologia DMADV (Definição, Medição, Análise, Projeto e Verificação) também apresenta cinco fases bem determinadas:

D

Define MeasureM AnalyzeA DesignD VerifyV

Define the project Identify functions. Generate andselect concepts.

Verify design performance. Implement design.

Determine customer requirements and wishes.

Develop, test/optimise design components and

complete design.

Figura 5.2 – Metodologia DMADV. Fonte: http://cerasis.com/wp-content/uploads/2013/10/ what-is-lean-six-sigma-dmadv.png.

•  Na “Definição” identifica-se o que será projetado e os objetivos almeja- dos. A utilização de um quadro de projeto auxilia na execução do projeto man- tendo o foco da equipe nas diretrizes estratégicas.

•  Na "Medição" analisa-se as expectativas e necessidades dos clientes rela- tivas ao novo produto ou serviço, mapeando-as e definindo assim, os atributos que são críticos para a qualidade (CTQ – Controle Total de Qualidade) do proje- to. Dessa forma, tem-se mapeados os requisitos gerais que a equipe desenvol- verá, nas próximas etapas.

•  Na "Análise" usa-se a Matriz de Pugh para a definição do melhor conceito de design entre os disponíveis.

•  No "Design" é realizado o design de alto nível, detalhando cada fase. Fazem parte dessa etapa a descrição detalhada do conceito do produto ou servi- ço, mapas de processos e a execução das instalações com equipamentos e ma- teriais ou suprimentos necessários.

•  A "Verificação" serve para testar e validar o projeto. Nessa etapa, a equipe irá acompanhar o desempenho dos CTQs (Controle Total de Qualidade) do pro- duto ou serviço através das cartas de controle.

O CTQ, Controle de Qualidade Total, busca atender as necessidades de con- sumo do mercado, definindo a finalidade de uso, o preço de venda, e a oferta do produto e serviços no mercado.

CONEXÃO

Faça uma leitura com mais detalhes e comparações nas metodologias do Six Sigma: http://www.camilomarcelino.com/sixsigma.htm

Documentos relacionados