• Nenhum resultado encontrado

Sobre a empresa:

No documento Download/Open (páginas 75-78)

CAPÍTULO IV O DIÁLOGO ENTRE EMPRESA E COMUNIDADE: ANÁLISE E PROPOSIÇÕES

ARQUIPÉLAGO DE SANT´ANNA

5.1 Sobre a empresa:

A Petrobras é uma empresa brasileira líder do setor petrolífero no país, fundada em 1953, definida como uma sociedade anônima de capital aberto. Foi considerada a maior empresa do Brasil em 2012, levando em conta o valor de vendas líquidas e lucro17, e a 20ª maior empresa de energia do mundo, considerando avaliação de ativos e valor de mercado18. As atividades envolvem exploração e produção de óleo e gás, refino, comercialização, transporte, petroquímica, e distribuição de derivados. Também produz gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis. Ao final de 2012, possuía 85 mil empregados e 360 mil prestadores de serviço, e estava presente em 25 países da América, Europa, África e Ásia. Assume como missão "atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços

      

17

Ranking da Revista Exame de “100 maiores empresas do Brasil”, disponível em: http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/melhores-e-maiores/ranking/2012/. Acesso em: 18/09/2013.

18

As 5 maiores empresas do Brasil, segundo a Forbes, disponível em:

http://exame.abril.com.br/videos/o-negocio-e-lista/as-5-maiores-empresas-do-brasil-segundo-a-forbes. Acesso em: 18/09/2013. 

75  Brasil e dos países onde atua".

Com a descoberta de grandes reservatórios de petróleo em águas profundas e ultraprofundas do litoral brasileiro (no chamado “pré-sal”, que se refere ao conjunto de rochas que pode chegar a mais de 7 mil metros de profundidade no oceano), a empresa passou a estar recorrentemente frente a diversas pressões políticas e sociais, inclusive pelo fato da atividade impactar fortemente a economia do país, o desenvolvimento da indústria, a inovação tecnológica, a criação de empregos e a geração de impostos, entre tantas outras conseqüências.

Com relação aos temas chave desta dissertação, o “desenvolvimento sustentável” consta entre os atributos relacionados à “visão 2020” da Petrobras e entre os valores da companhia, que abrangem também “ética”, “transparência”, “diversidade humana e cultural”, “empreendedorismo”, entre outros. A empresa possui Políticas de Responsabilidade Social, Segurança, Meio Ambiente, Saúde, Recursos Humanos e Comunicação. Possui Código de Ética e conta com representante dos empregados no seu Conselho de Administração.

Sobre a presença destes temas na Companhia, Balthazar (2011) descreve o histórico tomando como marco o episódio de derrame de 1.293m3 óleo na Baía de Guanabara pela Petrobras em 18/01/2000, que causou poluição hídrica, dano a unidades de conservação, perecimento de espécies e impacto nas praias (p.9). Segundo o autor, após este acidente foi implantado um novo paradigma dentro da empresa, que valorizou a segurança, meio ambiente e saúde e passou a incorporar estes temas transversalmente em todas as áreas e unidades da empresa (p.37):

“Essas práticas apontaram para uma maior interatividade da empresa com outros atores, para a busca de integração com comunidades impactadas, poder público e centros de pesquisa nos processos de gestão do risco, que reconfiguravam os padrões tradicionais de segmentação intramuros e extramuros (uma gestão de risco que envolvia empresa, fornecedores, terceirizados, poder público e comunidade), ou pelo menos indicavam uma visão ampliada sobre os impactos das suas operações e sobre os atores implicados, num movimento convergente com outras empresas do setor de petróleo e gás, com forte vinculação ao contexto geopolítico dos territórios onde atuam, por isso sujeitas a um maior controle social (...)" (BALTHAZAR, 2011, p.37)

Responsabilidade Social, que até então fazia parte da Gerência de Comunicação Institucional, foi alçada à Gerência Executiva “para fortalecer a função, uniformizar a atuação e desenvolver mecanismos de controle da eficiência e eficácia dos projetos de responsabilidade social" (Relatório de Sustentabilidade da Petrobras 2012, p.16).

A Companhia declarou que, no ano, investiu cerca de R$552 milhões em mais de 1,5 mil projetos sociais, ambientais, culturais e esportivos no Brasil e demais países de atuação. Os projetos são contemplados por meio de Seleções Públicas (concursos com editais e regulamentos publicados na internet) e possuem indicadores e metas de desempenho que são acompanhados pela empresa. Há um sistema informatizado para gerenciamento destes dados. A Petrobras mantém 1,8 mil empregados dedicados ao Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), que tem por missão desenvolver “soluções tecnológicas, com visão de inovação e sustentabilidade”.

A Petrobras declara seguir os parâmetros da norma ISO 26000, que define comunidade como assentamentos sociais que tem proximidade física com instalações ou estão dentro de áreas de impacto. Sobre o relacionamento com comunidades, reconhece publicamente em seu Relatório de Sustentabilidade da Petrobras 2012 que suas atividades podem afetar a vida das comunidades no entorno dos empreendimentos e instalações, e que impactos negativos associados às operações são inerentes às atividades do setor de óleo e gás. Diante disso, investe em programas de diálogo com as comunidades do entorno, como o Programa Petrobras Agenda 21, que apóia a formação de fóruns locais multissetoriais.

O tema "Diálogo e Engajamento com Comunidades" está entre os dez mais relevantes para os públicos da empresa consultados na elaboração do teste de materialidade do Relatório de Sustentabilidade da Petrobras 2012, uma consulta às partes interessadas para identificação do que é relevante relatar de seu ponto de vista. No ano, foi instituída a Gerência de Relacionamento Comunitário, visando responder de forma corporativa a questão, que vinha sendo tratada de maneiras diferentes pelas diversas áreas da Companhia.

Vejo estas mudanças organizacionais como o reconhecimento pela alta direção da importância que o relacionamento com as comunidades alcançou para a empresa. Internamente, atende a demanda das diversas áreas e unidades da companhia em todo

77  entorno e reclamavam dos prejuízos que as diferentes respostas dadas às comunidades estavam causando ao relacionamento e à reputação da empresa. As “diferentes respostas” advêm do fato do ambiente interno da empresa ser complexo, composto por grupos com visões distintas a respeito do papel da companhia em responsabilidade social.

O projeto descrito neste capítulo é acompanhado pela Petrobras por meio de sua Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Campos, com base em Macaé, no litoral norte do Rio de Janeiro.

No documento Download/Open (páginas 75-78)