• Nenhum resultado encontrado

1. I

ZILABS

A IZILABS Software é uma empresa de base tecnológica com sede no Regia-Douro Park situado na zona industrial de Vila Real, sendo que esta tem como principal foco o desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma, contando com várias aplicações móveis de sucesso.

Com mais de 5 anos de experiência, tendo já mais de 10 aplicações desenvolvidas com 4 milhões de downloads, mais de 35 milhões de acessos nos últimos anos, com 200 mil utilizadores mensais ativos e estando no TOP 20 de aplicações gratuitas desde 2012, esta tornou-se numa empresa de referência e em destaque.

De entre as várias parcerias estabelecidas, destaca-se a UTAD (Universidade de Trás- os-Monter e Alto Douro), a LDF, a InnoWave Technologies, 2Play+ e o Regia Douro Park. Para além destes parceiros, destaca-se também ligação com Intel e Microsoft BizSpark.

2. C

OLABORADORES

A IZILABS Software, é ainda uma start-up, tem uma equipa relativamente pequena, sendo que em inícios de 2016 era constituída por 4 elementos, todos eles antigos alunos da UTAD. Desta forma, a equipa era constituída pelo CEO e developer Andreas Vilela, os developers António Botelho, André Conde e Álvaro Almeida.

Publicidade e Design de Aplicações Móveis Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Andreas Vilela

O fundador e atual CEO da empresa, é mestre em Informática pela UTAD tendo um conjunto de experiências de trabalho no seu currículo, destacando-se um estágio em Inglaterra e trabalho em projetos e empresas de destaque (PT Inovação, MBWAY, MeoGO!). A titulo individual, criou um conjunto de aplicações móveis de sucesso, destacando-se o jogo “Kill the Duck” e a aplicação “Backgrounds Wallpapers HD”.

Como CEO, Andreas é quem toma as decisões mais importantes relacionadas com os dois departamentos, assim como com os assuntos gerais da empresa. É líder incondicional e organiza o trabalho dos restantes colaboradores.

António Botelho

Também ex-aluno do curso de Informática, o António tem a função de programador mobile. O António tem no seu currículo o desenvolvimento do jogo “Quiz 8” e a passagem pela PT Inovação durante 1 ano.

Álvaro Almeida

Álvaro Almeida é o elemento com mais experiência, contando com mais de 10 anos de desenvolvimento de software, tornando-se no elemento mais senior da equipa. O Álvaro é também ex-aluno do curso de TIC, e tal como outros elementos, trabalhou também 1 ano na PT Inovação.

Ele, sendo a pessoa na empresa com mais experiência, ajuda e forma os restantes colegas, auxiliando a equipa, principalmente nas funcionalidades mais importantes e de competências mais avançadas.

André Conde

Também formado na UTAD, o André tirou o curso de Informática, sendo o melhor aluno do ano de 2015. Assim sendo, tornou-se no elemento mais recente da equipa e está integrado na equipa como developer de aplicações móveis.

Publicidade e Design de Aplicações Móveis Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

3. C

ONTEXTO DA EMPRESA

Tudo começou em finais de 2010 quando o fundador da empresa, estando ainda na UTAD no curso de Informática e a estagiar na PT Inovação, criou um jogo gratuito para Windows Phone. O jogo, chamado “Kill the Duck” teve um sucesso enorme, tendo mais de 1.5 Milhões de downloads, chegando ao segundo lugar a nível mundial tornando-se na melhor posição de sempre de uma aplicação desenvolvida por um estudante.

Já a decorrer o ano de 2011 e trabalhando na PT Inovação, criou uma nova versão do jogo “Kill the Duck” e desenvolveu outros jogos e aplicações móveis.

Em 2012 e com o desenvolvimento de várias aplicações móveis de sucesso, surgiu a necessidade de associar um nome profissional (empresa) aos vários projetos. É neste momento que nasce a “IZILABS Software”.

Ainda em 2012 e com o lançamento do Windows 8 (26 de Outubro de 2012), o fundador Andreas Vilela estabeleceu uma parceria com a Microsoft, no sentido de desenvolver a aplicação “Backgrounds Wallpapers HD” para dispositivos Windows, sendo que se tornou na melhor e mais utilizada aplicação de wallpapers, estando no TOP das 20 melhores apps desde 2012, contando com mais de 4 Milhões de downloads e mais de 35 Milhões de acessos nos últimos anos.

Mais recentemente, em 2015, a empresa foi convidada para o desenvolvimento da aplicação “MB WAY”, a qual permite aos seus utilizadores fazerem os pagamentos nas lojas aderentes por telemóvel sem terem de utilizaram os cartões multibanco. Nesse mesmo ano, a empresa desenvolveu também a aplicação para a ’Feira São Mateus’ de Viseu.

Publicidade e Design de Aplicações Móveis Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

4. F

UNCIONAMENTO

I

NTERNO

4.1H

ORÁRIO

,

A

USÊNCIAS

EF

ALTAS

O horário de trabalho na IZILABS Software é flexível, isto permite fazer uma gestão do horário conforme as necessidades do colaborador. No entanto, o horário de funcionamento normal é entre as 9 horas e 30 minutos e as 18 horas e 30 minutos, com uma hora para o almoço entre as 13 horas e as 14 horas.

Na eventualidade de se ter de faltar ao trabalho, o colaborador justifica junto do Andreas o respetivo motivo, acordando posteriormente entre ambas as partes como proceder.

4.2O

RGANIZAÇÃO

D

AS

P

ASTAS

E

D

OS

A

RQUIVOS

Utilizando o serviço da Dropbox, que dá aos utilizadores a possibilidade de guardar os seus ficheiros num espaço on-line, houve a criação de duas pastas partilhadas: uma geral, onde todos os elementos da equipa tinham acesso; E outra partilhada entre a designer e o CEO. Por estes serem conteúdos mais pesados decidiu-se não sobrecarregar as pastas dos restantes membros da equipa com informação desnecessária para eles.

Projeto 2 IZILABS Design Material do Projeto Projeto 1 IZILABS Geral Material do Projeto

Publicidade e Design de Aplicações Móveis Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

4.3E

XEMPLO

S

IMPLES

D

O

F

LUXO

D

E

T

RABALHO

Em termos de dinâmica de equipa a IZILABS tem um ambiente bastante descontraído onde todos os membros participam nas decisões da empresa fazendo-se votações e debates sobre que rumo seguir e qual a melhor escolha em cada situação.

Quando há projetos novos faz-se reunião de empresa, discutem-se ideias gerais e define- se quem ficará responsável pelo projeto, sendo que em certas alturas todos os elementos podem estar a trabalhar para um mesmo projeto.

Para além disso, fazem-se reuniões mensais onde se fala sobre todo o trabalho realizado durante o mês, sobre os projetos finalizados, assuntos a debater e sobre o que se pretende fazer no mês seguinte.

Abaixo encontra-se o fluxo de trabalho, mais direcionado para a área de Design, onde a orientanda realizou o estágio:

1º Passo — Esboços, estudo

Depois de uma discussão de ideias e de um estudo sobre o assunto, seguem os primeiros esboços de forma a explorar os possíveis conceitos discutidos e criados pela equipa. Depois dos esboços e estudos serem discutidos, dá-se início ao processo de

Design. Esta função está a cargo da Designer Diana Sá. 2º Passo — Re-design de conceitos

Esta fase, mais finalizada do que a primeira, representa a reformulação do Design e a revisão posterior do mesmo depois de ser avaliado em equipa e de se ter discutido o que se poderia melhorar.

3º Passo — Finalização do Design

Depois de uma análise dos elementos, discutidos os pormenores no 2 passo, surge uma versão final. Consoante o suporte onde a informação será apresentada é exportado o projeto.

Publicidade e Design de Aplicações Móveis Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Documentos relacionados