• Nenhum resultado encontrado

Sobre o protagonismo didático, pode-se dizer:

No documento Luiz Renato Ribeiro Ferreira (páginas 37-42)

Verificação de Leitura AULA

4. Sobre o protagonismo didático, pode-se dizer:

I - Para ensinar, o professor precisa, antes de tudo, aprender, sendo o principal mediador entre o aluno e o conhecimento, o docente não pode ignorar sua condição de aprendiz e, por isso, de estudioso da educação.

II – É preciso de um professor capaz de articular o que ensina com os contextos nos quais e para os quais ensina, no entanto, “conhecimento e rigor metodológico” não são os principais instrumentos didáticos.

III - Assim como não é possível construir um prédio sem alicerce e planejamento, não é provável construir conhecimento sem métodos de ensino, nos dois casos, a falta de estruturação resultam em desabamentos, inconclusões e fracassos.

IV - O conhecimento tem como função formar um aluno cidadão, crítico e criativo, e o professor possui o papel fundamental de mediar esse contato entre o aluno, o conhecimento e a realidade, para isso, o trabalho docente exige metodologias de ensino.

Assinale:

a) se somente I e II estiverem corretas; b) se somente I, II e III estiverem corretas; c) se somente III e IV estiverem corretas; d) se somente I, II e IV estiverem corretas; e) se somente I, III e IV estiverem corretas;

Verifique seu desempenho nesta questão, clicando no ícone ao lado.

Verifique seu desempenho nesta questão, clicando no ícone ao lado.

5. Sobre o Professor e a Formação Docente:

I – O professor, como qualquer profissional, precisa conhecer sua ocupação, sendo seu labor o ato de ensinar, é fundamental que ele saiba como ensinar.

II –Além dos conhecimentos específicos, o professor deve manter-se atualizado sobre as formas de ensinar aquilo que aprendeu, as metodologias de ensino compõem um arranjo necessário às práticas pedagógicas.

III – O professor tem de saber organizar o processo de ensino de forma consciente e sistemática, e para isso é inevitável fazer uso de sua preparação teórico-científica.

IV - Um docente bem preparado possui uma sólida formação acadêmica e também uma formação para a prática de ensino (técnico-prática).

V - A formação teórica a formação prática devem ficar separadas.

Assinale:

a) se somente II e IV estiverem corretas; b) se somente I, II e III estiverem corretas; c) se somente I,II,III e IV estiverem corretas; d) se somente I, II e V estiverem corretas; e) se somente III e V estiverem corretas;

AULA 4

1. Sobre Ensino e Planejamento:

I - Qualquer processo de ensino exige planejamento, isto significa organizar as ações a partir da delimitação de objetivos.

II – Os objetivos de ensino têm de estar alinhados com o projeto pedagógico da escola e com as

Verifique seu desempenho nesta questão, clicando no ícone ao lado.

necessidades de aprendizagem dos alunos.

III - O planejamento deve ser compreendido algo estático.

IV - A seriedade da organização pedagógica permite conhecer a realidade do aluno, da escola e das condições de ensino.

V - Diante de um cenário elaborado, o professor pode atuar com mais precisão, definindo objetivos que efetivamente produzam resultado.

Assinale:

a) se somente II e III estiverem corretas; b) se somente I, II e III estiverem corretas; c) se somente II e V estiverem corretas; d) se somente I, II, V e IV estiverem corretas; e) se somente I e V estiverem corretas;

2. Planejar é, EXCETO:

a) Definir as metas de ensino, associadas às metas da instituição;

b) Conhecer a realidade institucional: quem são os alunos? Quais os recursos disponíveis? c) Definir as principais necessidades dos alunos frente ao currículo previsto;

d) Tomar decisões importantes de forma isolada da comunidade acadêmica;

e) Preparar as atividades a serem desenvolvidas, assim como definir as formas de avaliação;

Verifique seu desempenho nesta questão, clicando no ícone ao lado.

Verifique seu desempenho nesta questão, clicando no ícone ao lado.

3. Sobre o Planejamento Pedagógico de uma disciplina, é preciso:

a) observar a coerência com o Projeto Pedagógico do Curso para definir as metas e conteúdos para as aulas;

b) não associar o planejamento aos recursos disponíveis na instituição e na comunidade;

c) planejar o mesmo tipo e quantidade de atividades para um aluno do período noturno, que aquelas preparadas para um aluno do diurno;

d) determinar como e com que freqüência pretende planejar suas aulas, mas sem necessidade de registrar em um Plano de Ensino;

e) preparar um roteiro anual ou semestral, mas não há a obrigatoriedade de compatibilidade com o Projeto Pedagógico do Curso;

4. Sobre o Processo Avaliativo podemos dizer, EXCETO:

a) A atividade avaliativa é necessariamente reflexiva, não há salto qualitativo para a aprendizagem e para o ensino sem que os processos sejam avaliados.

b) Não corresponde à simples quantificação de resultados, avaliar exige planejamento e definição de objetivos claros, é uma tarefa permanente e acompanha o processo de ensino em todo o seu percurso. c) Avaliar é verificar os progressos da aprendizagem, saber se os recursos e métodos didáticos

selecionados e aplicados produzem os efeitos necessários.

d) A aferição é uma parte da avaliação, quantificar os resultados é a única forma de proferir resultados. e) A prova é um dos instrumentos de avaliação, e como tal é elaborada de maneira integrada ao currículo.

Verifique seu desempenho nesta questão, clicando no ícone ao lado.

Verifique seu desempenho nesta questão, clicando no ícone ao lado.

5. Avaliação Somativa corresponde a:

a) Preparar as aulas tendo em vista os questionamentos iniciais, incide em saber quem é o aluno e o que ele sabe, para prever até onde ele pode chegar.

b) Preparar as atividades e conteúdos de acordo com a realidade avaliada.

c) Desenvolver atividades que partam da realidade observada e que implementem um processo cada vez mais desafiador.

d) Avaliação contextualizada e contingencial, corresponde à apuração de resultados, uma quantificação norteadora que possibilita conhecer a situação dos alunos.

e) Pode ser tomada como objeto único de avaliação e como punição por resultados não alcançados.

Verifique seu desempenho nesta questão, clicando no ícone ao lado.

No documento Luiz Renato Ribeiro Ferreira (páginas 37-42)

Documentos relacionados