• Nenhum resultado encontrado

SOBRE OS ORGANIZADORES Ary Henrique Morais de Oliveira Possui graduação em

Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense - IC/UFF e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ. Atualmente é professor adjunto do curso de Ciência da Computação e professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Exerce a função de coordenador do curso de Ciência da Computação da UFT. Atua como diretor do Eixo de Tecnologia da Informação do Instituto de Pesquisa e Extensão de Atenção às Cidades (IAC/UFT). Coordena a Fábrica Social de Software da Ciência da Computação da UFT. Tem experiência na área de ciência da computação com ênfase em metodologia e técnicas da computação, atuando principalmente nas subáreas de banco de dados, engenharia de software e computação aplicada, em especial em temáticas envolvendo agricultura de precisão, cidades inteligentes, indústria 4.0, ciência e saúde eletrônica. E-mail: aryhenrique@mail.uft.edu.br.

Conceição Rego - É doutora, trabalha no departamento de Economia, Escola de Ciências Sociais, Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia, Universidade de Évora, Largo dos Colegiais 2, 7004-516 Évora, Portugal. E-mail: mcpr@uevora.pt.

Danilo Gualberto Zavarize - É mestrando em Agricultura e Ambiente pela Universidade Estadual do Maranhão, especialista em Biotecnologia Ambiental pela UniCesumar e bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins. É colaborador nos laboratórios de Química e de Biotecnologia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão onde desenvolve trabalhos na área de remediação de contaminantes emergentes com matérias-primas alternativas. E-mail: danilozavarize@uft.edu.br.

PESQUISA EM INOVAÇÃO: MÚLTIPLOS OLHARES RUMO A UMA CONVERGÊNCIA FORMATIVA

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior - É doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas, mestre em Educação, graduado em História, Pedagogia, Jornalismo e Letras. Realizou estágio de pós-doutoramento nas Universidades de Cádiz (Espanha), Universidade de Coimbra (CEIS-20, UC, Portugal), UNESP (São Paulo, Brasil) e UnB (Brasília, Brasil). Atualmente é coordenador do Núcleo de Pesquisas e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE) e professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT). No PPGCom/UFT realiza pesquisas com foco em ensino de jornalismo, formação e preservação da memória, processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. Professor do Programa de Pós- Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação(Profnit). E-mail: gilsonportouft@gmail.com.

George Lauro Ribeiro de Brito - Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso, especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília; é professor associado da UFT. Tem experiência na área de engenharia elétrica com ênfase em sistemas elétricos de potência, atuando principalmente nos seguintes temas: estimação de estado, observabilidade de redes, método de locação de medidores, dentre outros. E-mail: gbrito@uft.edu.br.

Gláucia Eliza Gama Vieira - É doutora, docente no curso de Engenharia Ambiental e nos programas de pós-graduação em Agroenergia e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Tocantins e coordenadora do Laboratório de Ensaio e Desenvolvimento em Biomassa e Biocombustíveis (LEDBIO) com expertise em aproveitamento de resíduos urbanos a partir de tecnologias termoquímicas voltadas à linha de pesquisa em meio ambiente e energia. É professora do curso de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica (Profnit). E-mail: glauciaeliza@uft.edu.br.

Glenda Michele Botelho - Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestrado e doutorado em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora adjunta do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit). Coordena o Núcleo de Computação Aplicada da Universidade Federal do Tocantins (NCA/ UFT). Participa do Comitê Técnico Científico da Universidade Federal do Tocantins. É editora associada da Revista Desafios (ISSN 2359-3652). Tem experiência na área de ciência da computação, atuando principalmente nas subáreas de processamento de imagens e inteligência artificial, focando principalmente em análise de dados e imagens, além de aprendizagem de máquina. E-mail: glendabotelho@mail.uft.edu.br.

Glêndara Aparecida de Souza Martins - Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), graduação em Matemática pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais, mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras, doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFT e pós- doutorado com ênfase em Ciência e Tecnologia do Leite e do Ovo pelo Agrocampus Ouest - França. Atualmente é professora adjunta III do curso de Engenharia de Alimentos e orientadora no Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos na UFT. E-mail: glendarasouza@uft. edu.br.

Isabel Joaquina Ramos - É doutora, trabalha no departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento, Escola de Ciências e Tecnologia, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade de Évora, Largo dos Colegiais 2, 7004-516 Évora, Portugal. E-mail: iar@uevora.pt.

João Nunes da Silva - É doutor em Comunicação e Cultura contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Sociologia, com licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia pela Universida de Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Metodologias e Linguagens em EaD. É professor adjunto I da Universidade Federal do Tocantins – Câmpus Miracema e professor do curso de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica (Profnit). E-mail: joao.ns@uft.edu.br

PESQUISA EM INOVAÇÃO: MÚLTIPLOS OLHARES RUMO A UMA CONVERGÊNCIA FORMATIVA

José Lauro Martins - É graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Ciência da Educação - Universidad Autónoma de Asunción e doutor em Ciência da Educação pela Universidade do Minho (revalidado pela Universidade Federal do Ceará). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins no curso de Jornalismo, pesquisador do Núcleo Opaje e professor do curso de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica (Profnit). E-mail: jlauro@ mail.uft.edu.br.

Lucyano Campos - É técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Câmpus Inconfidentes – MG, bacharel em Sistema de Informação pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) Araguaína/TO, pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação pela Faculdade Católica do Tocantins (FACTO) Email: lucyanocm@gmail.com.

Kleber Abreu Sousa - É pós-doutor pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), possui doutorado na área de Gestão da Inovação, mestrado em Engenharia de Produção e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Amazonas. Cursou Administração de Empresas na Faculdade Adventista de Administração (FAAD). É professor do curso de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica (Profnit). E-mail: kleberabreu@uft.edu.br

Marco Antônio Baleeiro Alves - Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestrado em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É químico da Universidade Federal do Tocantins, foi criador e gerente do Núcleo de Gestão de Suprimentos Laboratoriais da UFT (NUGE LAB) onde atuou em elaboração de processos licitatórios de compras laboratoriais e elaboração de relatórios e pareceres técnicos na área de Química. Foi diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFT entre 2013 a 2016. E-mail: baleeiro@ mail.uft.edu.br.

Maria Raquel Lucas - É doutora, trabalha no departamento de Gestão, Escola de Ciências Sociais, Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia, Universidade de Évora, Largo dos Colegiais 2, 7004-516 Évora, Portugal. E-mail: mrlucas@uevora.pt.

Miguel Araújo Medeiros - É doutor, docente no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em desenvolvimento de tecnologias ambientais a partir do uso de resíduos industriais, principalmente resíduos da produção de biocombustíveis e da indústria da mineração. E-mail: mmedeiros@uft.edu.br.

Nelson Russo de Moraes - É doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), especialista em Gestão de Programas e Projetos Sociais (ITE/Bauru-SP) e em Gestão Pública (FAG-TO/2011). Tem pós- doutorado em Comunicação e Sociedade (UFT). É professor na UNESP, docente permanente do programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento (FCE/UNESP), docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade (UFT). Pesquisa temáticas como comunicação organizacional, transparência de contas públicas, democracia, desenvolvimento local e comunidades tradicionais. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Democracia e Gestão Social (GEDGS), pesquisador do grupo de pesquisa Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE), pesquisador do grupo de pesquisa Pesquisas em Gestão e Educação Ambiental (PGEA) e articulador da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Comunidades Tradicionais – RedeCT. E-mail: nelson.russo@unesp.br.

Rafael Lima de Carvalho - Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Tocantins, mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, no curso de Ciência da Computação e no Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica (Profnit). Tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em inteligência computacional. Atua principalmente nos seguintes temas: tracker, weightless neural networks, problema de conectividade dinâmica, aprendizado de máquina. E-mail: rafael.lima@mail.uft.edu.br.

PESQUISA EM INOVAÇÃO: MÚLTIPLOS OLHARES RUMO A UMA CONVERGÊNCIA FORMATIVA

Tiago da Silva Almeida - Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário de Jales e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor assistente I do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em circuitos eletrônicos. E-mail: tiagoalmeida@mail. uft.edu.br.

Warley Gramacho da Silva - Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), especialização em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestrado em Computação pelo Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (IC - UFF), doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE - UFRJ), pós-doutorado em Computação pelo Institut de Recherche en Informatique et Systèmes Aléatoires na França (IRISA). Tem experiência na área de ciência da computação aplicada com ênfase em algoritmos e otimização. É professor do curso de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica (Profnit). E-mail: wgramacho@uft.edu.br.

A

vias tecnológicas que, inovadoras em seus processos, possam articular entre condições estruturais do modo de vida da humanidade erigidas por décadas e as tessituras conjunturais próprias dos arranjos humano- ambientais por vezes desorganizados pelas decisões dos próprios homens resultando na ampliação da envergadura dos problemas de sustentabilidade ambiental, social, organizacional e reputacional. Assim, no cenário contemporâneo de tantos complexos contextos, é que bem se insere o livro Pesquisa em inovação: múltiplos olhares

rumo a uma convergência formativa, que traz em seu cerne

um chamamento à participação responsável da universidade à arena de articulação e de debate sobre o novo, sobre as novas possibilidades e especialmente sobre os meios para se estruturar ou reestruturar a sociedade.