• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III ANÁLISE DOS GRUPOS DE DISCUSSÃO

3.1 Grupo Outrora

3.1.1 Sobre os participantes

suas opiniões sobre várias questões relacionadas ao tema.

O áudio deste grupo ficou claro e de boa qualidade. Algumas temáticas tiveram uma duração de tempo maior, visto que os participantes se mostravam interessados e permaneciam sob o mesmo assunto por tempo longo. Fiz poucas intervenções. Os participantes gostaram da discussão, pois puderam relembrar bons momentos, rever pessoas queridas e abordar assuntos que nem sempre tinham oportunidade de expor. Disseram, ainda, que se sentiam surpresos, pois não esperavam que a atividade fosse tão prazerosa, que tinham outra opinião sobre como se desenrolaria o grupo de discussão antes de participarem da atividade. Como havia professores que tinham tempo limitado para voltarem para a sala de aula, delimitamos 80 (oitenta) minutos para a atividade, mas, como as conversas estavam animadas, estendemos a duração para 120 (cento e vinte) minutos.

3.1.1 Sobre os participantes18

Maria (Ef) nasceu em 1950, tem 66 anos, negra, casada, católica, natural de Januária-MG. Veio morar no Gama no ano de 1968, logo após seu casamento. Possui quatro filhos. Seu pai era fazendeiro, então toda a sua formação se deu em escola particular em Minas Gerais, onde fez curso normal, e veio para Brasília em busca de vida nova para a família que estava constituindo. Já no Distrito Federal, fez curso superior em Psicologia em faculdade particular. Todos os seus filhos também cursaram nível superior em faculdades privadas e são todos funcionários públicos. Atualmente Maria está aposentada e se dedica aos cuidados dos netos, de sua saúde e às visitas aos amigos dos tempos de professora. É líder comunitária do bairro onde mora e é muito respeitada. É bem familiarizada com a tecnologia, pois utiliza celular smartphone, possui perfil nas redes sociais e conversa por meio de aplicativos de interação.

Eduardo (Am) nasceu em 1970, tem 46 anos, declarou-se pardo, solteiro, sem religião, natural de Brasília - DF. Veio da Asa Norte e mora no Gama desde 1971. Possui quatro irmãos. Toda a sua formação se deu em escola pública, com exceção do curso superior, fez Licenciatura em Letras em faculdade particular. Mora com a

18 Os participantes não são identificados, visando preservar suas identidades. Por esta razão, todos os nomes próprios citados são fictícios.

mãe. Todos os seus irmãos também cursaram nível superior e são em sua maioria funcionários públicos. Eduardo atua desde 1992 e completa 25 anos no início de 2017 como professor de português e, nos últimos quatro anos, ocupando o cargo de coordenador pedagógico da escola. Em seu tempo livre, cuida de sua mãe, diverte- se com os amigos na própria cidade e gosta de viajar. É falante, extrovertido e possui espírito de liderança, sendo muito ouvido por seus pares.

Marcos (Bm) nasceu em 1957, tem 59 anos, declarou-se branco, casado, sem religião, natural de Afogados da Ingazeira - PE. Cursou Técnico em Contabilidade no segundo grau e fez licenciatura em matemática. Com medo de ser demitido do IBGE na época, fez vários concursos e o primeiro que o chamou foi o da Fundação Educacional do DF (Atual Secretaria de Educação do DF). Mudou-se para Brasília em 1980. Como foi lotado na cidade do Gama, mudou-se para a cidade, casou-se e teve três filhos. Toda a sua formação se deu em escola pública, com exceção do curso superior, que fez em faculdade particular. Marcos atuou como professor desde 1980 e está aposentado. Em seu tempo livre, interage com sua família, diverte-se com os amigos na própria cidade e gosta de viajar. É introvertido, reservado e fala pouco.

Elsa (Cf) nasceu em 1967, tem 49 anos, declarou-se parda, divorciada, não declarou religião, nasceu na cidade do Gama e mora na cidade desde então. Tem dois filhos. Seus pais também moram na cidade, bem como todos os seus quatro irmãos. Elsa cursou o segundo grau no Colégio do Gama e o curso superior de Licenciatura em história em instituição privada. Elsa é uma professora muito popular, se comunica com seus alunos nas redes sociais, é engajada nos eventos culturais e políticos da cidade e, em seu tempo livre, dedica-se à sua família, aos amigos, às viagens e às atividades políticas e culturais de sua cidade.

Íris (Df) nasceu em 1966, tem 50 anos, declarou-se negra, casada, sem religião, mas simpatizante da doutrina espírita, natural de Teresina - PI. Mora no Gama desde 1968. Dez anos antes seu pai veio trabalhar na construção de Brasília e organizou um local em um cortiço para que a família pudesse se juntar a ele na capital. Dois anos depois, seu pai conseguiu comprar uma casa financiada na cidade pelo Sistema Habitacional de Interesse Social (SHIS), criado pelo governo para financiar residências para a população de baixa renda, nos anos 1970. Cursou o segundo grau na Escola Normal de Brasília, pois havia sido expulsa do Colégio do Gama no ensino de 1º grau por participar de atividades políticas na escola, então,

para garantir a sua profissionalização, seus pais lhe enviaram para estudar em Brasília, mesmo conscientes das dificuldades que teriam para mantê-la numa escola considerada de elite. Por esse motivo, a conclusão do seu segundo grau foi muito sacrificada devido ao deslocamento difícil e à dificuldade de se alimentar longe de casa, pois precisava passar todo o dia na escola, comprar os materiais exigidos e usar o uniforme que também era muito caro. Em nível superior, formou-se em História. Possui duas filhas, três netos, tem grande atividade política na cidade. Participa com frequência das atividades culturais em que interage com os estudantes e com seus pais. É professora desde 1985.