• Nenhum resultado encontrado

Sobre Transparência e Acesso à Informação, julgue cada uma das alternativas a seguir como certa ou errada

A Lei de Acesso à Informação aplica-se aos órgãos públicos integrantes da administração direta e indireta do Poder Executivo, ao Ministério Público e aos Poderes Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, e Judiciário, bem como, no que couber, às entidades privadas sem fins lucrativos que recebam, para realização de ações de interesse público, recursos públicos diretamente do orçamento ou mediante subvenções sociais, contrato de gestão, termo de parceria, convênios, acordo, ajustes ou outros instrumentos congêneres.

Correto. A LAI tem aplicação nacional. Todos os órgãos públicos de todos os Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, assim como o Ministério Público, sujeitam-se ao seu regime.

Vale ressaltar que, no que concerne às entidades privadas sem fins lucrativos, nos casos em que a Lei especifica, a publicidade a que estão submetidas refere-se à parcela dos recursos públicos recebidos e à sua destinação, sem prejuízo das prestações de contas a que estejam legalmente obrigadas.

Os procedimentos previstos na Lei de Acesso à Informação devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as diretrizes de observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção e de divulgação de informações de interesse público, quando solicitadas. Errado. São cinco as diretrizes elencadas no art. 3º da LAI:

Art. 3º Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes:

I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;

II - divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações;

III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;

IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública;

V - desenvolvimento do controle social da administração pública. Portanto, é diretriz da LAI a divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações, o que se traduz em uma orientação de transparência ativa.

O acesso à informação de que trata a LAI compreende, entre outros, os direitos de obter informação contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, quando recolhidos ou não a arquivos públicos, e informação sobre atividades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive as relativas à sua política, organização e serviços, porém não compreende as informações referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

Correto. A LAI prevê um amplo acesso à informação, como podemos verificar em seu art. 7º, mas essa transparência encontra limites, dentre outras, nas hipóteses em que o sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado:

Art. 7º O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

I - orientação sobre os procedimentos para a consecução de acesso, bem como sobre o local onde poderá ser encontrada ou obtida a informação almejada;

II - informação contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, recolhidos ou não a arquivos públicos;

III - informação produzida ou custodiada por pessoa física ou entidade privada decorrente de qualquer vínculo com seus órgãos ou entidades, mesmo que esse vínculo já tenha cessado;

IV - informação primária, íntegra, autêntica e atualizada;

V - informação sobre atividades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive as relativas à sua política, organização e serviços;

VI - informação pertinente à administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação, contratos administrativos; e

VII - informação relativa:

a) à implementação, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e ações dos órgãos e entidades públicas, bem como metas e indicadores propostos;

b) ao resultado de inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo prestações de contas relativas a exercícios anteriores. § 1º O acesso à informação previsto no caput não compreende as informações referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações, por meio a ser definido pelo respectivo órgão ou entidade pública, devendo o pedido conter a especificação da informação requerida, bem

como seus motivos determinantes, sendo facultado ao requerente o anonimato.

Errado. A afirmativa contém três erros: primeiramente, o pedido pode se dar por qualquer meio legítimo. Além disso, são vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público. Ou seja, o interessado não precisa justificar seu pedido. Por fim, o pedido deve sim conter a identificação do requerente.

É dever do Estado controlar o acesso e a divulgação de informações sigilosas produzidas por seus órgãos e entidades, assegurando a sua proteção. Portanto, o acesso à informação classificada como sigilosa não cria a obrigação para aquele que a obteve de resguardar o sigilo.

Errado. De fato, é dever do Estado controlar o acesso e a divulgação de informações sigilosas produzidas por seus órgãos e entidades, assegurando a sua proteção. O acesso, a divulgação e o tratamento de informação classificada como sigilosa ficarão restritos a pessoas que tenham necessidade de conhecê-la e que sejam devidamente, sem prejuízo das atribuições dos agentes públicos autorizados por lei. No entanto, o acesso à informação classificada como sigilosa cria a obrigação para aquele que a obteve de resguardar o sigilo.

A pessoa física ou entidade privada que, em razão de qualquer vínculo com o poder público, executar atividades de tratamento de informações sigilosas adotará as providências necessárias para que seus empregados, prepostos ou representantes observem as medidas e procedimentos de segurança das informações resultantes da aplicação da Lei de Acesso à Informação.

Correto. As autoridades públicas adotarão as providências necessárias para que o pessoal a elas subordinado hierarquicamente conheça as normas e observe as medidas e procedimentos de segurança para tratamento de informações sigilosas.

Esse dever se estende à pessoa física ou entidade privada que, em razão de qualquer vínculo com o poder público, executar atividades de tratamento de informações sigilosas.

Conclusão

Prezados, encerramos aqui o 11º Passo Estratégico da disciplina Administração Pública direcionado para o concurso para AJAJ do TRT-15.

Bons estudos!

Um grande abraço,

Gustavo Garcia

Instagram: @profgustavogarcia Para acessar meus artigos, clique aqui. Vinícius de Oliveira

Documentos relacionados