• Nenhum resultado encontrado

INSTRUMENTAÇÃO E SEU DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO A Embrapa é uma instituição de ciência e tecnologia, pública de direito privado

(%) Diferença relativa à

7.2 PERFIL DAS UNIVERSIDADES MAPEADAS

7.2.7 South China University of Technology

A South China University of Technology fundada em Guangzhou em 1952 está sobre o governo do Ministério de Educação do Estado, tem 1.843 docentes, possui no total uma área de 294 hectares subdivididos em dois campi: Wushan e Campus Central de Ensino Superior (SOUTH CHINA UNIVERSITY OF TECHNOLOGY, 2009). Realizou no período de 2003- 2012, um total de 7.329 depósitos de patentes.

As unidades da universidade atuantes em pesquisas que se aproximam de questões associadas ao agronegócio e à instrumentação aplicada ao agronegócio são: a Escola de Indústria Leve e Ciência dos Alimentos e a Escola de Ciências e Engenharia do Ambiente e a

Escola de Química e Engenharia Química. Ambas escolas são formadas pelos seguintes departamentos, institutos e laboratórios (Quadro 28):

Quadro 28 - Estrutura da Escola de Indústria Leve e Ciência dos Alimentos, Escola de Ciências e Engenharia do Ambiente e a Escola de Química e Engenharia Química (South China University of Technology).

Escola de Indústria Leve e Ciência dos Alimentos (School Of Light Industry And Food Science) - Departamento de Indústria Leve

- Departamento Ciências e Engenharia, - Departamento de Ciência dos Alimentos

- Departamento de Segurança Alimentar e Qualidade

- Laboratório de Processamento de Produtos Verde Agrícolas

Escola de Ciências e Engenharia do Ambiente (School Of Environmental Science And Engineering)

- Departamento de Ciência Ambiental, - Departamento de Engenharia Ambiental, - Departamento Municipal de Engenharia - Instituto de Pesquisa em Ciência Ambiental

Escola de Química e Engenharia Química (School Of Chemistry And Chemical Engeneering) -Departamento de Engenharia Química

-Departamento de Química Aplicada -Departamento de Engenharia Farmacêutica -Departamento de Engenharia de Energia -Departamento de Química

-Laboratório de Tecnologia Verde e Produto Químico -Laboratório de Novas Tecnologias de Energia

Fonte: (SCHOOL OF CHEMISTRY AND CHEMICAL ENGENEERING, 2012; SCHOOL OF LIGHT INDUSTRY AND FOOD SCIENCE, 2009; SCHOOL OF ENVIRONMENTAL SCIENCE AND ENGINEERING, 2009).

Dentre as áreas de pesquisas das unidades diretamente ou indiretamente associadas ao agronegócio (Quadro 29), evidenciou-se maior quantidade de pesquisas relacionadas à alimentos. O Laboratório de Processamento de Produtos Verde Agrícolas se concentra na investigação de tecnologias utilizadas no processamento de produtos agrícolas e equipamentos críticos, facilitando o desenvolvimento de ciência tecnologia de alimentos na província de Guangdong, contribuindo o avanço de produtos da agricultura e da indústria de processamento de alimentos e fortalecendo a competição deste campo de mercado na China.

Quadro 29 - Áreas de pesquisas científicas da Escola de Indústria Leve e Ciência dos Alimentos, Escola de Ciências e Engenharia do Ambiente e Escola de Química e Engenharia Química associadas ao agronegócio e à instrumentação aplicada ao agronegócio (South China University of Technology).

Agronegócio

-Química fibra vegetal

-Microbiologia de alimentos, bioquímica de alimentos -Análise de alimentos

-Princípios de processamento de alimentos e preservação -Análise de produtos de açúcar

-Biotecnologia de açúcar -Controle da poluição do ar

- Controle de resíduos sólidos, recuperação e descontaminação da água

Instrumentação Aplicada ao agronegócio

-Energia e meio ambiente

-Instrumentos químicos e de automação -Princípio e engenharia de embalagem -Equipamentos engenharia de alimentos -Princípio e engenharia de celulose e papel -Tecnologia de impressão

-Engenharia de energia e automação

Fonte: (SCHOOL OF CHEMISTRY AND CHEMICAL ENGENEERING, 2012; SCHOOL OF LIGHT INDUSTRY AND FOOD SCIENCE, 2009; SCHOOL OF ENVIRONMENTAL SCIENCE AND ENGINEERING, 2009).

As tecnologias recuperadas pertencentes à South China University of Technology estiveram relacionadas principalmente ao preparo e tratamento de produtos alimentícios e engenharia genética. Podem ser aplicáveis em alimentos, criações, detecção de pragas e doenças e aprimoramentos (Quadro 30).

Quadro 30 - Principais áreas e aplicações tecnológicas em à instrumentação aplicada ao agronegócio da South China University of Technology (2007-2011).

South China University

of Technology

Principais áreas tecnológicas de interesse Principais aplicações: A23L (20) - alimentos, produtos alimentícios ou bebidas não

alcoólicas; seu preparo ou tratamento, por ex., cozimento, modificação das qualidades nutritivas, tratamento físico etc. C12N (20) - micro-organismos ou enzimas; suas

composições; propagação, conservação, ou manutenção de micro-organismos; engenharia genética ou de mutações; meios de cultura

C08B (19) - polissacarídeos; seus derivados

C12R (17) - esquema de indexação associado às demais subclasses da Classe C1214, relativas aos micro-organismos usados nos processos classificados nas subclasses C12C- C12Q15.

Alimentos (15) Criação (6) Detecção (5) Aprimoramento (5)

Fonte: Derwent Innovations Index.

14C12- bioquímica; cerveja; álcool; vinho; vinagre; microbiologia; enzimologia; engenharia genética ou de mutação

15C12C- produção de cerveja; C12Q processos de medição ou ensaio envolvendo enzimas ou micro-organismos; suas composições ou seus papéis de teste; processos de preparação dessas composições; controle responsivo a condições do meio nos processos microbiológicos ou enzimáticos

As tecnologias da universidade estiveram focadas principalmente em química orgânica e inorgânica seguido de polímeros, sendo que as classificadas dentro dos dois primeiros focos relacionavam-se à água, ácido clorídrico, hidróxido de sódio, etanol, ácido cítrico, etc. As tecnologias abrangidas pelo foco instrumentação e teste se referiam a equipamentos de radiação, dispositivo de desnitrificação e desfosforização, dispositivos para preparação de picles e equipamentos de ultrassom (Gráfico 20).

Gráfico 20 - Foco das tecnologias relacionadas à instrumentação aplicada ao agronegócio desenvolvidas pela South China University of Technology (2007-2011).

Fonte:Derwent Innovations Index.

No Gráfico 21 verificou-se destaque na atividade inventiva dos pesquisadores LI XIAOWEI, vinculado à School of Chemistry and Chemical Engeneering e CAI JUNPENG, pesquisador do College of Light Industry and Food Sciences especialista em ciências dos alimentos, segurança e biotecnologia alimentar (SCHOOL OF CHEMISTRY AND CHEMICAL ENGENEERING, 2012; COLLEGE OF LIGHT INDUSTRY AND FOOD SCIENCES, 2013).

Gráfico 21 - Top 10 inventores da South China University of Technology em instrumentação aplicada ao agronegócio (2007-2011).

Se fez possível visualizar através do Gráfico 22 que as tecnologias da South China University of Technology foram depositadas em sua totalidade no país de origem da universidade. No entanto duas tecnologias se destacam com depósitos mundiais sendo elas referentes às patentes WO2012010096-A1 e WO2012037741-A1. A primeira busca proteger um dispositivo para a remoção de azoto e de fósforo em esgotos municipais mistos e esgotos fecais, sendo formado por um tanque anaeróbio, um tanque anóxico, um tanque aeróbio ligados à um tanque de sedimentação. A vantagem desta tecnologia está no fato que seu uso contribuir para reforçar as condições para a reação de nitração, realizar uma melhor desnitrificação e desfosforização, aumentar a biomassa nos tanques de arejamento e potencializar o feito de purificação da água.

Já a segunda patente é referente a um tecido de reparação feito de colágeno tipo I, extraído de tendão bovino, sendo um método útil para preparar material de reparo do tecido de colágeno biônico modificado, que é muito utilizado na fabricação de cosméticos principalmente. Nas etapas de preparação deve-se realizar várias etapas de congelamento do material, em algumas delas havendo a possibilidade de utilizar-se como instrumento refrigeradores a vácuo.

Gráfico 22 - Países de depósito e origem das tecnologias em instrumentação aplicada ao agronegócio da South China University of Technology (2007-2011).

Fonte: Derwent Innovations Index

Analisando a rede de colaborações da South China University of Technology, mostrada na Figura 15, apesar de apresentar várias instituições parceiras esta mantém conexão de maior força com a empresa chinesa Forshan Sears Daily Necessities, localizada em Foshan e especializada na fabricação de produtos para a pele do bebê como géis, sabonetes,

cremes e óleos. Seu centro de P&D está alocado dentro da South China University of Technology (FORSHAN SEARS DAILY NECESSITIES,1999-2013).

A universidade apresenta desenvolvimentos simultâneos com as instituições Institute of Botany da Chinesa Academy of Science, localizada em Pequim, atuante na pesquisa e no desenvolvimento de fisiologia vegetal molecular, recursos vegetais, fotobiologia e Wuhan Eletric Power Tech College, localizada em Wuhan Guangbutun, promove a pesquisa nas áreas de engenharia de energia, eletrônica etc. (INSTITUTE OF BOTANY, 2013; WUHAN ELETRIC POWER TECH COLLEGE, 1999-2013).

Figura 15-Rede de cooperação tecnológica em instrumentação aplicada ao agronegócio da South China University of Technology (2007-2011).

Fonte: Derwent Innovation Index.