• Nenhum resultado encontrado

INSTRUMENTAÇÃO E SEU DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO A Embrapa é uma instituição de ciência e tecnologia, pública de direito privado

(%) Diferença relativa à

7.2 PERFIL DAS UNIVERSIDADES MAPEADAS

7.2.4 Tianjin University

A Tianjin University, fundada em 1985, está localizada em Tianjin na China, possui 4.333 professores e funcionários e uma área de 137 hectares. Atualmente a universidade tornou-se uma importante base de desenvolvimento de alta tecnologia de grande potencial industrial na China (TIANJIN UNIVERSITY, 2011), além disso, se classifica em 24º lugar no ranking das melhores universidades do país (CHINA UNIVERSITY APPLICATION CENTER, 2012). Possui 7.209 depósitos de patentes no escritório nacional de propriedade intelectual, sendo a sétima universidade chinesa que mais realizou pedidos de patentes no ano de 2011, totalizando 117 (STATE INTELLECTUAL PROPERTY OFFICE OF THE PEOPLE'S REPUBLIC OF CHINA, 2011, p.60). No ano de 2001 foi implementado na universidade o parque tecnológico “Tianjin University Hi-Tech Park” (TIANJIN UNIVERSITY, 2011).

As unidades desta universidade que desenvolvem pesquisas associadas ao agronegócio e instrumentação aplicada ao agronegócio são a Escola de Engenharia e Ciências Ambientais e a Escola de Ciências da Vida da Tianjin Normal University, universidade vinculada à Tianjin University. Tais unidades são formadas pelos departamentos e institutos de pesquisa presentes no Quadro 19.

Quadro 19 - Estrutura da Escola de Engenharia e Ciências Ambientais e Escola de Ciências da Vida (Tianjin University).

Escola de Engenharia e Ciências Ambientais (School Of Environment Science and Engineering)

-Departamento de Ciências Ambientais

-Departamento de Engenharia Ambiental, Construção do Ambiente -Departamento de Engenharia de Equipamentos

-Instituto de Recursos e Controle da Poluição da Água -Instituto de Pesquisa em Ambiente Marinho

-Instituto de Pesquisa de Eliminação de Resíduos Sólidos -Instituto de Pesquisa Ambiental

-Instituto de Pesquisa em Ecologia Ambiental e Desenvolvimento Social Sustentável Escola de Ciências da Vida (Tianjin Normal University) - Departamento de Biologia e Ecologia

Fonte:(TIANJIN NORMAL UNIVERSITY, 2013ab; SCHOOL OF ENVIRONMENT SCIENCE AND ENGINEERING, 2013).

As pesquisas científicas da Escola de Engenharia e Ciências Ambientais que se associam ao agronegócio e à instrumentação aplicada ao agronegócio se referem em sua maioria ao meio ambiente, especificamente às áreas de gestão, biotecnologia, modelagem ambiental, informações de processos ambientais, entre outras. Já as da Escola de Ciências da Vida se referem somente à ecologia (Quadro 20).

Quadro 20 - Áreas de pesquisas científicas da Escola de Engenharia e Ciências Ambientais e Escola de Ciências da Vida associadas ao agronegócio e à instrumentação aplicada ao agronegócio (Tianjin University).

Agronegócio

-Recursos, planejamento e gestão ambiental

-Biotecnologia ambiental e ecologia ambiental remediação da poluição - Modelagem ecológica e poluição do meio ambiente marinho

- Monitoramento de informação e processos do corpo humano - Processo de informação biomédica

-Ecologia Instrumentação

Aplicada ao Agronegócio

-HVAC e sistemas de condicionamento de ar e refrigeração de equipamentos de otimização de gás e energia

- Uso limpo e eficiente de energia e tecnologias ambientais - Tecnologia de tratamento, de água e esgoto

Fonte: (TIANJIN NORMAL UNIVERSITY, 2013ab; SCHOOL OF ENVIRONMENT SCIENCE AND ENGINEERING, 2013).

As tecnologias desenvolvidas dentro da temática se mostraram relacionadas ao preparo e tratamento de alimentos e produtos alimentícios, processos de fermentação, catálise, engenharia genética, entre outros. Além do mais, são aplicáveis em alimentos, na água, medicinal e plantas (Quadro 21).

Quadro 21 - Principais áreas tecnológicas e aplicações das tecnologias em instrumentação aplicada ao agronegócio da Tianjin University (2007-2011).

Tianjin University

Principais áreas tecnológicas de interesse aplicações Principais A23L (31) - alimentos, produtos alimentícios ou bebidas não

alcoólicas; seu preparo ou tratamento

C12P (23) - processos de fermentação ou processos que utilizem enzimas para sintetizar uma composição ou composto químico desejado ou para separar isômeros ópticos de uma mistura racêmica

C12N (21) - micro-organismos ou enzimas; suas composições; propagação, conservação, ou manutenção de micro-organismos; engenharia genética ou de mutações; meios de cultura

B01J (20) -processos químicos ou físicos, catálise, química coloidal; aparelhos pertinentes aos mesmos

Alimentos (19) Água (11) Medicina (7)

Plantas (7)

Fonte: Derwent Innovations Index.

Os focos das tecnologias estavam relacionados principalmente à química orgânica, inorgânica e biotecnologia, evidenciando tecnologias que se utilizam de água, ácido cítrico, hidróxido de sódio e à cultura microbiológica (Gráfico 11). Em relação ao foco instrumentação e teste, neste continham patentes referentes a cristalizadores, reatores de leite fluidizado, dispositivos de colheita, refrigeradores, entre outros.

Gráfico 11 - Foco das tecnologias relacionadas à instrumentação aplicada ao agronegócio desenvolvidas pela Tianjin University (2007-2011).

Fonte: Derwent Innovations Index.

Em relação aos principais inventores da universidade (Gráfico 12), destacaram-se os docentes LIAN DUO e SHULAN ZHAO ambos vinculados à Escola de Química e Ciências da Vida (College of Chemistry and Life Sciences) da Tianjin Normal University, atuantes nas áreas de ecologia e química (TIANJIN NORMAL UNIVERSITY, 2013c).

Gráfico 12 - Top 10 inventores da Tianjin University em instrumentação aplicada ao agronegócio (2007-2011).

Fonte: Derwent Innovations Index.

O Gráfico 13 evidencia que grande parte das tecnologias novamente foram protegidas somente no país de origem da universidade, com exceção das patentes de maior valor comercial que receberam depósitos mundiais (WO2012051758-A1; WO2012034297-A1; WO2011160577-A1).

A tecnologia da patente WO2012051758-A1 pode ser usada na indústria agroalimentar por propor um método de produção de suco de batata doce concentrado. Este método aumenta o rendimento e reduz o custo do processo dada a reutilização de resíduos da batata, além de aumentar o valor nutritivo do caldo. Na preparação do suco utiliza-se de um instrumento de ultrassom. Este é geralmente usado no tratamento de alimentos para a obtenção de extratos e na melhoria da qualidade de diversos alimentos (BENELLI, 2010; NASCIMENTO et al., 2008)

A patente WO2012034297-A1 propõe um novo material feito de várias camadas, entre elas uma camada de isolamento térmico composto de fibras de algodão elásticas e placas de metal e outra com espaços para insuflagem de ar. Este novo material pode ser utilizado para o arejamento de paredes de construções, tem pequeno volume podendo ser integralmente dobrado facilmente quando 90 a 80% esgotado. Além do material também busca proteger um instrumento caracterizado como um micro armazenador de ar para refrigeração.

Por fim a WO2011160577-A1 é referente à um catalizador de formato monolítico regular, útil para a produção de etileno glicol por adição de hidrogênio em éster oxálico. O etilenoglicol é usado como anticongelante em diversas aplicações; na fabricação de plásticos, filmes para embalagens; na formulação de tintas, agrotóxicos e papel, entre outros (COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL, 2012).

Gráfico 13 - Países de depósito e origem das tecnologias em instrumentação aplicada ao agronegócio da Tianjin University (2007-2011).

Fonte: Derwent Innovations Index.

Dentre as 16 instituições parcerias no desenvolvimento tecnológico da Tianjin University (Figura 12), esta estabeleceu conexões de maior força com: a Sdic Zhonglu Fruit Juice, subsidiária pertencente ao grupo estatal chinês State Developmente and Investment Corporation (SDIC) atuante em várias áreas, localizado em Beijing. Esta unidade é responsável pela produção de sucos concentrados provenientes de frutas e vegetais. Possui mais de 20 produtos entre eles suco de pera, suco de batata doce, e suco de jujuba. Além desta, também estabelece maiores relações com a Nongke Food Bio-Technology empresa de consultoria, implementada na Zona de Desenvolvimento Dongting em Tianjin, atuante na área de qualidade dos alimentos e tecnologia de segurança, agro-processamento, testes agrícolas, máquinas e equipamentos, produtos de biotransformação, produtos químicos, entre outros (TIANJIN ECONOMIC TECHNOLOGICAL-DEVELOPMENT AREA, 2012; SDIC ZHONGLU FRUIT JUICE, 2009; STATE DEVELOPMENTE AND INVESTMENT CORPORATION, 2013).

Figura 12- Rede de cooperação tecnológica em instrumentação aplicada ao agronegócio da Tianjin University (2007-2011).

Fonte: Derwent Innovations Index.