• Nenhum resultado encontrado

consumida Quantidade

SPEC 11B UM 247,00 91.087,09 IP-MO EIXO SAIDA P/REDUTOR API

68

Antes de se prosseguir com a proposta de solução ao problema, deve-se referenciar Bowersox (2001) quando o mesmo trata de nível mínimo de serviço e exigência de serviço.

“Para estabelecer o nível mínimo de exigência de serviço, é necessário iniciar a reestruturação do sistema adotando políticas referentes ao desempenho em disponibilidade de estoque e capacidade do sistema logístico”.

“Uma forma direta de mudar o serviço é aumentar ou diminuir o volume de estoque de segurança mantido em um ou mais depósitos. O aumento do estoque de segurança em todo o sistema deslocará a curva de estoque médio para cima, aumentando a disponibilidade de serviço ao usuário. A elevação do nível de serviço aumentará o estoque de segurança necessário para obter o mesmo incremento de disponibilidade”.

Após leitura desta citação fica mais claro o objetivo das ações que serão descritas a seguir:

Deve-se reduzir estoques mantendo ou elevando o nível de serviço aos usuários, através de uma maior disponibilidade do estoque necessário.

Retornando às observações dos dados mencionados, sugere-se, a seguir, os passos necessários para a elaboração de um novo modelo de gestão da ferramenta de ressuprimento automático:

1. Redefinir os critérios de entrada de novos itens no estoque com demanda incerta (a serem ressupridos pela ferramenta de ressuprimento automático), objetivando reduzir a entrada de itens sem características de ressuprimento automático.

2. Efetuar pesquisa com os usuários do estoque objetivando readequar os níveis críticos de ressuprimento às necessidades dos usuários.

3. De posse dos dados da pesquisa mencionada no item anterior, deve-se redefinir no banco de dados os itens críticos no estoque com demanda incerta ou estoque suprido com ressuprimento automático;

69

4. Redefinição da modalidade de acompanhamento dos saldos de estoque com demanda incerta, ou seja, estabelecer nova política de vigilância ao estoque, evitando saldo zero;

5. Redefinição das quantidades a comprar para o estoque, com foco de comprar menos, porém mais voltado para a real necessidade do usuário.

6.3. Implantação do aperfeiçoamento de Modelo de Ressuprimento Automático

Os passos de trabalho são seqüenciados em um fluxograma de serviços mostrados na figura 17 , com detalhamento destes passos logo a seguir.

Figura 17: Fluxograma de implementação do novo modelo Passo 1. Redefinição nos critérios de

entrada de novos itens no estoque.

Passo 2 .Redefinição dos itens críticos no estoque com demanda incerta ou estoque suprido com ressuprimento automático – Pesquisa com o usuário;

Passo 3. Mudança nas criticidades dos

novos itens críticos;

Passo 4. Redefinição da modalidade de

acompanhamento dos saldos de estoque com demanda incerta – Elevação do nível de serviço.

Passo 5. Redefinição das quantidades a comprar para o estoque – Diminuição do lote de compra;

70

6.3.1 Detalhamento dos Passos do Fluxograma de Implantação do aperfeiçoamento do Modelo de Gestão do Estoque com Itens de Demanda Incerta

• Passo 1- Redefinição nos critérios de entrada de novos itens no estoque com

demanda incerta;

Esta ação é imediata e não requer grandes esforços, pois a regra que define a entrada de novos itens a serem ressupridos através da ferramenta de ressuprimento automático está padronizada na UN –RNCE sob o padrão PG – 23-0004-H conforme o anexo 2, subitem 4.1 onde está determinado que o item deve, necessariamente, ter no mínimo três consumos anuais registrados em meses distintos, nos últimos doze meses para ter seu ressuprimento mudado para ressuprimento automático.

O que será feito:

Esta regra será alterada para quatro consumos mensais. Esta decisão certamente irá baixar o nível de estoque, pois bloqueará o aumento de itens em ressuprimento automático e não afetando o nível de serviço, pois o estoque que não está em ressuprimento automático está em outra modalidade descrita no capítulo 4 e sendo monitorado pelo usuário.

• Passo 2 - Redefinição dos itens críticos no estoque com demanda incerta ou

estoque suprido com ressuprimento automático;

Analisando as criticidade existentes, verifica-se inicialmente que todas elas estavam em níveis máximos (criticidade 1 = nível de serviço = 99%). Logo ter- se-ia que efetuar uma ampla ação que identificasse quais os níveis de criticidade necessários que proporcionassem um nível de estoque adequado a cada tipo de usuário.

Para concretizar esta ação foi necessário efetuar uma outra pesquisa nos bancos de dados do SUM para:

1. Identificar os principais usuários do estoque com demanda incerta relacionando este estoque suas respectivas criticidade

2. Enviar estes relatórios para que os usuários redefinirem as criticidade de estoque de 01 a 03.

71

Para identificar os principais usuários do estoque com suas respectivas criticidades, foi elaborada uma consulta no banco de dados do SUM que resultou na tabela 5 que, foi enviada aos usuários para que os mesmos redefinam as criticidade dos itens estocados de acordo com a necessidade dos seus processos produtivos. Esta pesquisa ao usuário foi feita em nove gerências operacionais com retorno de oito pesquisas respondidas totalizando um percentual de 88,88% de sucesso na captação de dados. A gerência que não respondeu a pesquisa será questionada novamente em nova captação de dados.

Este resultado está exemplificado na mesma tabela 5.

Tabela 5: Extrato da lista de estoques por usuário com resposta da redefinição das criticidades

Fonte: Sistema único de materiais (SUM)

CM NOME BÁSICO DESCRIÇÃO COMPLETA UF QTD TOTAL VALOR TOTAL SETORCRITIC.

5310-059-

16649 PORCA

Documentos relacionados