• Nenhum resultado encontrado

A SPECTOS SOBRE A SEGUNDA ETAPA DA VOLTA DE CRISTO

Segunda parte 1 A tribulação

5. Cristo volta para julgar e guerrear

5.1. A SPECTOS SOBRE A SEGUNDA ETAPA DA VOLTA DE CRISTO

1) Ele voltará com a Igreja arrebatada e os Seus anjos:

"E seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro,"

(Apocalipse 19.14)

2) As pessoas que viverem na Terra nesse período não estarão preparadas:

"Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora virá o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa."

(Mateus 24.38,39,43)

3) Reunirá os escolhidos da Grande Tribulação:

"E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus."

(Mateus 24.31)

4) Os incrédulos ficarão enfurecidos:

"Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra."

(Apocalipse 11.18)

5) Os judeus serão os que mais sofrerão. Trata-se do tempo da Grande Tribulação, no qual Israel será perseguido pelo dragão:

"Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão."

(Apocalipse 12.13)

Durante a Grande Tribulação, o diabo vai tentar destruir a qualquer preço os recém-nascidos de Israel, isto é, os 144 mil selados que creram no Senhor Jesus.

Por causa do selo de Deus em suas frontes, o diabo não poderá tocá-los:

"Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai,"

(Apocalipse 14. 1)

Haverá durante a Grande Tribulação o segundo arrebatamento. O primeiro foi a Igreja arrebatada antes da tribulação; o segundo será o dos convertidos durante a Grande Tribulação, que tiveram de pagar com a própria vida pela salvação.

6) As duas testemunhas serão mortas, mas ressuscitarão:

"Quando tiverem, então, concluído o testemunho que devem dar, a besta que surge do abismo pelejará contra elas, e as vencerá, e matará."

(Apocalipse 11.7)

Cremos que o segundo arrebatamento acontecerá da mesma forma que o primeiro. As duas testemunhas ressuscitam e os convertidos são arrebatados:

"Ouvi uma voz do céu como voz de muitas águas, como voz de grande trovão; também a voz que ouvi era como de harpistas quando tangem a sua harpa. Entoavam novo cântico diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos anciãos. E ninguém pôde aprender o cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro; e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula."

(Apocalipse 14.2-5)

7) As quatro vozes: Primeira voz:

"Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua e povo."

(Apocalipse 14.6)

Significa dizer que não haverá mais ninguém na Terra para pregar o Evangelho, pois todos os convertidos, incluindo os selados de Israel, a essa altura já terão sido arrebatados.

Então os anjos, que não podem ser tocados pelo anticristo, pregarão o Evangelho a todas as nações. O seu púlpito serão os céus; por isso, todos ouvirão a pregação do Evangelho e se cumprirá o que diz a Bíblia:

"E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações.

Então, virá o fim."

(Mateus 24.14)

Segunda voz:

"Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição."

(Apocalipse 14.8)

Essa voz tem o objetivo de anunciar a destruição da Igreja de Roma, chamada de "a grande meretriz", e alertar os idolatras para que se retirem dela:

"Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos."

(Apocalipse 18.4)

Terceira voz:

"Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro. A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a

marca do seu nome. Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em jesus."

(Apocalipse 14.9-12)

Esta voz focaliza o que acontecerá com os adoradores da besta e da sua imagem.

Quarta voz:

Anuncia a felicidade daqueles que passarão a eternidade com o Senhor Jesus. Fala daqueles que gemeram e morreram durante a Grande Tribulação, mas o martírio deles terá sua compensação gloriosa:

"Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos."

(Apocalipse 20.4)

8) Igreja de Roma será destruída:

"Então, um anjo forte levantou uma pedra como grande pedra de moinho e arrojou-a para dentro do mar, dizendo: Assim, com ímpeto, será arrojada Babilônia, a grande cidade, e nunca jamais será achada. E voz de harpistas, de músicos, de tocadores de flautas e de clarins jamais em ti se ouvirá, nem artífice algum de qualquer arte jamais em ti se achará, e nunca jamais em ti se ouvirá o ruído de pedra de moinho. Também jamais em ti brilhará luz de candeia; nem voz de noivo ou de noiva jamais em ti se ouvirá, pois os teus mercadores foram os grandes da terra, porque todas as nações foram seduzidas pela tua feitiçaria. E nela se achou sangue de profetas, de santos e de todos os que foram mortos sobre a terra."

(Apocalipse 18.21-24)

9) Haverá júbilo no Céu:

"Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus, porquanto verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande meretriz que corrompia a terra com a sua prostituição e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. Segunda vez disseram: Aleluia! E a sua fumaça sobe pelos

séculos dos séculos. Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus, que se acha sentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia! Saiu uma voz do trono, exclamando: Dai louvores ao nosso Deus, todos os seus servos, os que o temeis, os pequenos e os grandes. Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso. Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos."

(Apocalipse 19.1-8)

10) Cristo vencerá a besta e o falso profeta, e os lançará no lago de fogo que arde com enxofre:

"Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre."

(Apocalipse 19.20)

11) Os salvos compartilharão da glória de Cristo em Seu reino:

"Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos."

(Apocalipse 20.4)

12) Satanás será preso:

"Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo."

6. A

RMAGEDOM

A palavra Armagedom significa "colina de megido". A raiz da palavra "megido" significa "derrubar, cortar, matar". Chegamos à conclusão que a palavra Armagedom não diz respeito apenas a uma localização no Oriente Médio, mas indica o que ali aconteceu.

Várias passagens na Bíblia mostram as coisas que aconteceram nessa região:

"Vieram reis e pelejaram; pelejaram os reis de Canaã em Taanaque, junto às águas de Megido; porém não levaram nenhum despojo de prata."

(juizes 5.19) "A vista disto, Acazias, rei de judá, fugiu pelo caminho de Bete-Hagã; porém Jeú o perseguiu e disse: Feri também a este; e o feriram no carro, à subida de Gur, que está junto a Ibleão. E fugiu para Megido, onde morreu."

(2 Reis 9.27) "Nos dias de josias, subiu Faraó-Neco, rei do Egito, contra o rei da Assíria, ao rio Eufrates; e, tendo saído contra ele o rei Josias, Neco o matou, em Megido, no primeiro encontro."

(2 Reis 23.29)

No decorrer da História, inúmeras batalhas e guerras foram travadas por toda a Terra. A dor, o sofrimento e a morte causados por esses conflitos, e pelos que vivenciamos hoje, não podem sequer ser comparados com o que ocorrerá no Armagedom:

"Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes."

"Farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo de Israel e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as nações saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel."

(Ezequiel 39.7)

Existe uma tradução da palavra "Armagedom" que quer dizer "matança":

"Porque a indignação do Senhor está contra todas as nações, e o seu furor, contratado o exército delas; ele as destinou para a destruição e as entregou à matança."

(Isaías 34.2)

De acordo com a Palavra de Deus, a batalha do Armagedom será um evento real, de proporções trágicas para aqueles que desafiam a Deus.

Será uma reunião de forças militares no Oriente Médio, uma das terras mais disputadas do mundo e que nunca conheceu uma paz duradoura:

"E dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos."

(Lucas 19.42)

Será também uma batalha espiritual entre as forças do bem e do mal, e terá o seu desfecho com a intervenção divina e o retorno do Senhor Jesus:

"Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul. Fugireis pelo vale dos meus montes, porque o vale dos montes chegará até Azai; sim, fugireis como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de judá; então, virá o Senhor, meu Deus, e todos os santos, com ele."

(Zacarias 14.4,5)

E aí será decidido o futuro do planeta Terra, pois que também é conhecido como "o vale da Decisão": "Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do Senhor está perto, no vale da Decisão." (Joel 3.14).

Nesse local também ocorrerá julgamento, pois também é conhecido como "vale de Josafá". Josafá, por sinal, quer dizer "o

Senhor Julga":

"E o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra."

(Apocalipse 11.18)

Talvez o amigo leitor pergunte: Como acontecerá esse ajuntamento no Armagedom? Os governantes da Terra, liderados pelo anticristo, cercarão Jerusalém; então Israel estará na sua maior angústia, aflição e tribulação:

"Porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Too-Poderoso. (Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.) Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom."

(Apocalipse 16.14-16)

O Senhor Jesus virá pessoalmente para salvar Israel:

"Eis que vem o Dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti. Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres, forçadas; metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será expulso da cidade. Então, sairá o Senhor e pelejará contra essas nações, como pelejou no dia da batalha."

(Zacarias 14.1-3)

A partir de então Israel reconhecerá o Senhor Jesus como o seu Messias tão esperado, e será estabelecido o Seu Reino em Israel.

De Jerusalém Ele exercerá o Seu reinado de paz durante mil anos:

"Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos."

7. O Milênio

Por estarmos no início do terceiro milênio, a sociedade em geral se recorda da temática do fim dos tempos, dos últimos dias da humanidade.

A Escatologia, que estuda a consumação do tempo e da História, ressurge e muitos alegam ter recebido "visões", com novas revelações sobre o Milênio e a segunda vinda do Senhor Jesus.

O termo "milênio", que se refere ao reinado de Cristo, é de origem latina e significa mil anos:

"Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos."

(Apocalipse 20.4,5)

Durante esses mil anos o Senhor Jesus estará assentado no Seu trono, governando o mundo de Jerusalém, no Monte Sião. Então cessarão as contendas, o ódio, as inimizades, as separações.

Cremos que o Senhor Jesus estará mostrando que é possível viver em paz, porém isso só é possível quando

Ele reina. Assim acontece quando a pessoa deixa o Senhor Jesus reinar em sua vida, passando a ter a vida abundante prometida:

"O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."

(João 10.10)

"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca."

(1 João 5.18)

E aí cessarão as doenças, a derrota, a miséria, a destruição e tudo mais que é nocivo ao ser humano. É isso que acontecerá no Milênio, os mil anos governados pelo Senhor Jesus.

VEJAMOS AS CARACTERÍSTICAS DO MILÊNIO:

• Haverá justiça e retidão:

"Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra."

(Jeremias 23.5,6)

• Toda a Terra ficará sob a disciplina justa do Senhor Jesus:

"Mas, nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão os povos. Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião procederá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém."

(Miquéias 4.1,2)

• Todos serão disciplinados por Ele: "O Senhor será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o Senhor, e um só será o seu nome" (Zacarias 14.9).

• Haverá paz, felicidade, alegria, saúde, longevidade e prosperidade:

"Porque haverá sementeira de paz; a vide dará o seu fruto, aterra, a sua novidade, e os céus, o seu orvalho; e farei que o resto deste povo herde tudo isto."

(Zacarias 8.12) "Não haverá mais nela criança para viver poucos dias, nem velho que não cumpra os seus; porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem."

• A Terra ficará livre da maldição:

"Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o Senhor e memorial eterno, que jamais será extinto."

(Isaías 55.13)

• Foi predito:

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."

(Isaías 9.6)

• Satanás estará preso:

"Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente, Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo. Satanás, e o prendeu por mil anos."

(Apocalipse 20.1,2)

• Só os salvos participarão:

"Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro."

(Apocalipse 2.26,27)

• Nenhum incrédulo participará:

"Então, darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo, Dalém dos rios da Etiópia, os meus adoradores, que constituem a filha da minha dispersão, me trarão sacrifícios."

(Sofonias3.9,1O) • A natureza será restaurada à sua condição natural:

"Ruja o mar e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam. Os rios batam palmas, e juntos cantem de júbilo os montes, na presença do Senhor, porque ele vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com eqüidade." (Salmos 98.7-9).

• No fim dos mil anos, o Reino será entregue pelo Senhor Jesus ao Pai:

"E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder."

(I Coríntios 15.24)

Satanás será solto e ele próprio, enganando-se, supondo que ainda poderá derrotar a Deus, sairá a enganar as nações, aqueles que quiserem se rebelar contra Cristo, pois mesmo no Milênio o homem permanecerá com o livre-arbítrio.

• Então a multidão de rebeldes será reunida para a última batalha, Gogue e Magogue. Esta será a última rebelião contra Deus:

"Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, afim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu."

(Apocalipse 20.7-9)

• Muitos dos que tiverem nascido durante o Milênio optarão pela desobediência ao Senhor Jesus, pois mesmo mediante a visível manifestação do Seu senhorio, escolherão o diabo e sua mentira.

Satanás, porém, será lançado no lago de fogo para sempre, e será atormentado de dia e de noite:

“A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome."

8. O Juízo F

INAL

Depois da batalha final de Gogue e Magogue, todos os ímpios serão ressuscitados para enfrentarem o Juízo Final:

"Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, afim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu."

(Apocalipse 20.7-9) "Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as

Documentos relacionados