• Nenhum resultado encontrado

Sugestões de experiências dos respondentes acerca de vivências em outras instituições

Fator 6 – Avaliação dos veículos

4.2 ANÁLISE QUALITATIVA

4.2.1 Sugestões de experiências dos respondentes acerca de vivências em outras instituições

Em relação ao questionamento do instrumento de avaliação sobre a utilização de transporte de outra universidade ou instituição pública, 214 respondentes afirmaram que já utilizaram. Destes, 21 quiseram dar alguma ideia/sugestão ao setor de transporte da UFSM com base em sua experiência em outra instituição.

Assim, as sugestões foram elencadas em cinco categorias, conforme o assunto abordado (Tangibilidade no agendamento, Confiabilidade e Segurança nas viagens, Empatia nas viagens, Avaliação dos veículos e Outras sugestões), e em 15 variáveis, como a Tabela 24 apresenta. A “Quantidade” refere-se ao número de vezes que aquela variável foi mencionada nas sugestões dos respondentes.

Tabela 24 – Sugestões de experiência dos respondentes com base em vivências em outras instituições públicas

Categorias Variáveis Quantidade Total

Avaliação do agendamento/secretaria 10

Tangibilidade no agendamento

Agendamento a cargo da secretaria 1

10 Agendamento com estimativa de custo 2

Agendamento mais rápido 1

Agendamento online 1

Centralização do serviço de transporte 1 Descentralização do serviço de transporte 1 Docente não fazia o agendamento/trâmites

burocráticos 1

Organização das viagens de forma a otimizar

os veículos para os destinos em comum 1 Viagens com maior liberdade de

quilometragem e horários 1

Avaliação das viagens/motoristas 6

Confiabilidade e Segurança nas

viagens

Educação dos motoristas 1 1

Empatia nas

viagens Maior disponibilidade de horários 1 1

Avaliação dos

veículos Qualidade superior dos veículos 4 4

Outros 7

Outras sugestões

Exemplos de outras instituições: Unipampa (inclusive sobre o sistema de agendamento); IFSul

5

7

Questionário de satisfação 1

Servidores, que não são motoristas, dirigirem

os veículos 1

A partir da Tabela 24, observa-se que a categoria “Tangibilidade no agendamento” obteve dez sugestões, as categorias “Confiabilidade e Segurança nas viagens” e “Empatia nas viagens” obtiveram uma sugestão cada, a categoria “Avaliação dos veículos” obteve quatro sugestões e, ainda, foram relatadas mais sete sugestões com base em experiências em outras instituições, classificadas dentro da categoria “Outras sugestões”.

Destaca-se, portanto, que a categoria que apresentou mais sugestões foi “Tangibilidade no agendamento”, relacionada à parte administrativa da secretaria do setor. No entanto, a variável que mais obteve sugestões foi “Exemplo de outras instituições”, da categoria “Outras sugestões”.

É válido recordar que, na análise quantitativa, verificaram-se diferenças de média na avaliação em todos os fatores para os usuários que já utilizaram transporte de outra instituição e para os que não utilizaram. Percebeu-se que os que já utilizaram, avaliaram pior a prestação do serviço (médias inferiores) do que aqueles que nunca utilizaram. Inferiu-se que, devido a outras experiências, os que já utilizaram podem realizar comparações e, por isso, ser mais críticos. Nesse sentido, é importante relatar algumas sugestões propostas pelos respondentes (Quadro 13).

Quadro 13 – Relato de sugestões de experiência em outras instituições públicas (continua)

Categorias Variáveis Relatos de sugestões de experiência

Avaliação do agendamento/secretaria Tangibilidade no agendamento Centralização do serviço de transporte

Nas duas outras universidades que estive, havia uma central de transportes onde todos os ônibus e motoristas estavam lotados nesse departamento. O agendamento e a manutenção eram realizados nesse departamento.

Descentralização do

serviço de transporte Serviço era descentralizado.

Avaliação das viagens/motoristas Empatia nas

viagens

Maior disponibilidade

de horários Maior disponibilidade de horários e carros.

Outros Outras sugestões Exemplos de outras instituições: Unipampa

Na Unipampa é utilizado um painel de viagens, através do sistema da Universidade. Neste painel é possível agendar/solicitar viagens que passa pela aprovação da chefia ou responsável, acompanhar o status. Também é possível visualizar todas as viagens agendadas em todos os campi (ou cidade de saída) com a indicação de destino, informa também o número de lugares disponíveis, possibilitando solicitar carona. Essa automatização possibilitou a melhoria e economicidade do serviço. Nesse sentido acredito que o serviço lá é mais organizado.

Na Unipampa, o agendamento é on-line, com estimativa de custo e aprovação da chefia. O agendamento gera uma ordem de serviço com os dados do condutor e do passageiro, além das datas e motivos da viagem, ao final da viagem você responde a um questionário de satisfação.

Servidores, que não são motoristas, dirigirem os veículos

Em algumas instituições, existe a possibilidade de servidores do quadro, não pertencentes ao cargo de motorista, dirigirem veículos oficiais.

Fonte: elaborado pela autora (2019).

Nos relatos de sugestões de experiências feitos pelos respondentes da pesquisa, o sistema de agendamento utilizado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi mencionado quatro vezes. Além disso, conforme é visto na sequência da análise qualitativa, houve 23 sugestões para informatizar o sistema de agendamento do transporte da UFSM, além de sugestões para haver maior transparência acerca das viagens, disponibilizando os dados em um portal. Assim, faz-se necessário elucidar o sistema utilizado pela Unipampa, podendo-se emergir ideias para o desenvolvimento de um sistema pela UFSM.

De acordo com consulta realizada ao portal da Unipampa4, nessa

universidade, a solicitação de veículos oficiais, bem como o controle pelo setor responsável são realizados pelo Módulo Frotas e Logística, do Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (GURI), cujo acesso é restrito a alunos e servidores da universidade. Com o intuito de facilitar o acesso e a solicitação do transporte, o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Unipampa desenvolveu um manual para o módulo5. Ele contempla todos os passos

para a solicitação, os quais são: acesso ao sistema, cadastro de motorista, cadastro de veículo, cadastro de rotas, deslocamento, passageiros e percurso. Também explica as ações para a administração do setor, como o gerenciamento das solicitações, painel de veículos e painel de viagens. Além do manual, a universidade disponibiliza um vídeo tutorial que detalha o processo, bem como formulários, normativas e legislações para a utilização dos veículos oficiais e, ainda, um questionário de avaliação do transporte, visando à melhoria contínua dos serviços. Ademais, estão disponíveis informações a respeito das viagens já efetuadas, em andamento e a serem efetivadas pela universidade na forma de um portal de transparência.

4 Disponível em: <http://novoportal.unipampa.edu.br/novoportal/>. Acesso em: 25 mar. 2019. 5 Disponível em:

<http://novoportal.unipampa.edu.br/uruguaiana/sites/uruguaiana/files/documentos/manual_sistema_g uri.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2019.

Nesse sentido, é recomendável que a UFSM contate a Unipampa visando realizar um benchmarking6 e entender melhor o funcionamento do sistema utilizado

pelo setor de transporte dessa universidade. Para tanto, podem ser feitas visitas aos

campi, entrevistas pessoalmente ou mesmo via telefone ou e-mail. Da mesma forma,

é importante contatar outras universidades públicas para investigar como atuam, tanto no que se refere ao sistema de agendamento quanto a aspectos como conservação e manutenção da frota de veículos, atendimento e capacitação da secretaria e dos motoristas, transparência de informações, entre outros.

O próximo tópico relata, na visão dos usuários, problemas ocorridos na prestação de serviço do transporte da UFSM.

4.2.2 Relatos de caso de problemas na prestação de serviço do transporte da