• Nenhum resultado encontrado

3 PRODUTIVIDADE NA CONCRETAGEM DE ERCA COM CDC BOMBEADO

3.4 SUGESTÕES DE MELHORIA

Para facilitar a comparação entre fatores e soluções propostas, as soluções encontradas em bibliografia foram agrupadas na mesma divisão dos fatores influenciadores (Tabela 9). A seguir são apresentadas algumas das principais propostas identificadas:

 Regattieri e Maranhão (2011) recomendam que antes do início do fornecimento de concreto seja feita uma reunião no canteiro com envolvimento da obra, laboratório de controle tecnológico, fornecedor de concreto e o empreiteiro de estrutura para discutir: dias, horários e volumes de fornecimento de concreto; condições de acesso à obra e restrições de trânsito; forma de lançamento do concreto; circulação dos caminhões no canteiro; condições para liberação do lançamento; visitas técnicas à central; requisitos e metodologias para controle do concreto; critérios para aceitação do concreto. Essa sugestão está alinhada com os principais fatores demonstrados no item anterior e ainda demonstra a importância do envolvimento de outros agentes envolvidos na concretagem;

 Regattieri e Maranhão (2011), também demonstram a influência do dia programado para a concretagem sobre sua produtividade, apresentado no item anterior. Essa constatação também sugere a possibilidade de haver um alinhamento entre ambos na definição da data para melhoria da produtividade da concretagem.

 Melo e Costa (2016) sugerem, entre outros pontos, a realização de reuniões semanais de planejamento com o empreiteiro de estrutura e o fornecedor de concreto. Essa sugestão complementa a ideia anterior e sugere a participação contínua dos agentes envolvidos para melhorar o planejamento, preparação, programação e condução da concretagem;

 Moon e Yang (2010) sugerem o uso da tecnologia RFID (radio frequency identification device) para monitoramento dos tempos de fornecimento de concreto na central e na obra e assim conseguir reduzir os tempos de intervalo entre os caminhões enviados à obra. O uso da tecnologia é justificado pela falha na troca de informações entre a central e a obra. Com essa ferramenta, a central poderia definir melhor o momento de envio dos caminhões. Essa sugestão exemplifica o papel que a tecnologia pode ter na melhoria da eficiência das concretagens e a importância da identificação e monitoramento dos tempos de concretagem;

 Freire (2001) destaca o uso do contrato como forma de melhorar a eficiência das concretagens através de multas relacionadas ao não cumprimento das programações quanto à velocidade de envio dos caminhões pela central, vazão de consumo de concreto pela obra e horário de início e término das concretagens por ambos. Freire e Souza (2000) complementam com a sugestão de multa por concreto fora de especificação, o qual é rejeitado pela obra e quebra sequência de fornecimento. Santos (2014) acredita que o contrato também deve conter as responsabilidades das partes claramente definidas, além da antecedência necessária para programação. Essas sugestões apresentam o contrato como uma forma de regrar o relacionamento entre as partes e como forma de aumentar a produtividade das concretagens, indicando que seu conteúdo também merece atenção, conforme indicado na seção 1.1.1.

Tabela 9 – Sugestões para melhoria da produtividade das concretagens

Classificação Sugestões Referências

Projeto do produto

1. Projetos com maior taxa de m³/m² 2. Projetos com menor taxa de aço 3. Tipologia simplificada de projeto

1. Dantas (2006) 2. Melo e Costa (2016) Característica

do material

1. Pedir concreto com abatimento mais elevado 2. Pedir concreto com fck mais alto

1. Dantas (2006) Equipamento e

ferramentas

1. Uso de bomba estacionária / bomba-lança 2. Uso de grua para auxílio à concretagem

1. Dantas (2006) 2. ABCP (2013)

Classificação Sugestões Referências

3. Nas concretagens com grua, utilizar caçamba de tamanho maior

4. Utilizar nível a laser para nivelamento das lajes

3. Melo e Costa (2016) 4. PINI (2014)

Mão-de-obra 1. Baixa rotatividade da equipe

2. Utilização de mão-de-obra qualificada

1. Freire e Souza (2000) 2. ABCP (2013) Planejamento da concretagem (Gestão da Produção)

1. Adequação e correto dimensionamento do sistema de transporte

2. Adequado dimensionamento das equipes de concretagem

3. Adequado dimensionamento dos equipamentos para lançamento,

espalhamento, adensamento e acabamento do concreto

4. Aumentar número de vibradores por concretagem

5. Planejar a execução do serviço

6. Planejar a concretagem de modo a ter um melhor aproveitamento da equipe

7. Redução das distâncias a serem percorridas pelos caminhões no canteiro

8. Reunião antes do início do fornecimento com demais agentes envolvidos nas concretagens

9. Reunião semanal de planejamento com encarregado e concreteira 1. Dantas (2006) 2. Freire e Souza (2000) 3. ABCP (2013) 4. Regattieri e Maranhão (2011) 5. Melo e Costa (2016) 6. PINI (2014) Programação da concretagem (Gestão da Produção)

1. Definir prazo mínimo entre programação do concreto e fornecimento para a obra em contrato

2. Fazer concretagens com volumes maiores 3. Não cancelar solicitação de concreto 4. Não pedir concreto em dias de grande

demanda

5. Sempre programar concretagens com concreto usinado para o período da manhã

1. Dantas (2006) 2. Jarkas (2012) 3. Regattieri e Maranhão (2011) 4. Santos (2014) Preparação para concretagem (Gestão da Produção)

1. Deixar local pronto na véspera e obedecer ao horário de início 1. Freire e Souza (2000) Fornecimento de concreto (Gestão da Produção)

1. Adequar demanda de concreto com fornecimento

2. Entrega de concreto sem atraso

3. Escolher concreteira com menor distância à obra

4. Estipular em contrato multas / prêmios para redução de cancelamentos e atraso dos caminhões

5. Estipular multas contratuais para concreto fora de especificação

6. Pedir concreto usinado com antecedência 7. Uso de RFID para monitoramento dos

caminhões

1. Anson e Wang (1998) 2. Anson, Anton e Cooke

(1989) 3. Dantas (2006) 4. Freire (2001) 5. Freire e Souza (2000) 6. Regattieri e Maranhão (2011) 7. Moon e Yang (2010) 8. PINI (2014) Condução da concretagem (Gestão da Produção)

1. Boa coordenação entre fornecedor e construtora

2. Definição cedo do volume do último caminhão

1. Dantas (2006)

2. Freire e Souza (2000) 3. PINI (2014)

Classificação Sugestões Referências

3. Maior agilidade nas trocas de caminhões e verificação do slump antes do término da descarga do caminhão antecessor Condição do

canteiro (Gestão da Produção)

1. Fazer layout do canteiro preparado para acesso de caminhões-betoneira e mantê-lo organizado 1. Dantas (2006) 2. Freire e Souza (2000) 3. Regattieri e Maranhão (2011) 4. Melo e Costa (2016) 5. PINI (2014) 6. Wang e Anson (2000)

Fonte: elaborado pelo autor.

Pela análise da Tabela 9, percebe-se que a maioria das sugestões se concentram na etapa de planejamento e são atividades direcionadas à construtora, o que demonstra a influência das atividades de um agente sobre a produtividade das concretagens. Outras duas etapas de destaque são o fornecimento de concreto e a programação da concretagem, de relação mais direta entre construtora e fornecedor, que deixam mais claro a importância das atividades exercidas por cada um para melhoria da produtividade.

Percebe-se também que a maioria das sugestões estão relacionadas a atividades que antecedem as concretagens e não aparentam complexidade. Contudo, dada a atualidade do problema, entende-se que em sua maioria elas não são adotadas e é necessário entender o porquê. Ou então não estão agindo sobre o problema correto. Ou, ainda, são necessárias outras soluções para melhoria da produtividade.