• Nenhum resultado encontrado

2 PONTO DE PARTIDA: UMA PASSAGEM POR DOCUMENTOS IMPORTANTES QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

4 METODOLOGIA – MEIO DO CAMINHO

4.3 SUJEITOS DA PESQUISA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha25 – IF Farroupilha – foi criado pela Lei n° 11.892, de 29 de dezembro (BRASIL, 2008), por meio da integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul, de sua Unidade Descentralizada de Júlio de Castilhos, da Escola Agrotécnica Federal de Alegrete e do acréscimo da Unidade Descentralizada de Ensino de Santo Augusto que, anteriormente, pertencia ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves.

É caracterizado como uma instituição com natureza jurídica de autarquia, que lhe confere autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. De acordo com a lei de sua criação, o IF Farroupilha é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Equiparados às universidades, os institutos são instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais, além de detentores de autonomia universitária.

Hoje, no Rio Grande do Sul, o IF Farroupilha é composto pelas seguintes unidades administrativas: Campus Alegrete; Campus Jaguari; Campus Júlio de Castilhos; Campus Panambi; Campus Santa Rosa; Campus Santo Ângelo; Campus Santo Augusto; Campus São Borja; Campus São Vicente do Sul; Campus Frederico Westphalen; Campus Avançado Uruguaiana;oito Centros de Referência (Candelária, Carazinho, Não - me -Toque, Quaraí, Rosário do Sul, Santiago, São Gabriel e Três Passos) e 35 polos de educação a distância. É uma instituição de ensino público e gratuito e, em atenção aos arranjos produtivos sociais e culturais locais, oferta cursos de formação inicial e continuada a trabalhadores, cursos técnicos de nível médio (presenciais e a distância) e cursos de graduação e pós-graduação, proporcionando a verticalização do ensino.

25 Texto baseado no PPC do curso de Comércio – modalidade PROEJA do Instituto Federal Farroupilha

O Campus Júlio de Castilhos tem a sua sede em São João do Barro Preto, interior do município de Júlio de Castilhos, na RS 527 - Estrada de acesso secundário para Tupanciretã, região central do estado do Rio Grande do Sul. Nesse local, funcionou o antigo grupo escolar “Centro Cooperativo de Treinamento Agrícola”, fundado no ano de 1961, que tinha por meta a formação de jovens para o trabalho no meio rural. Atualmente, o Campus conta com um quadro de 119 servidores, entre professores e técnico-administrativos em educação. Além disso, trabalham na instituição 39 profissionais de empresas terceirizadas para prestação de serviços de refeitório, segurança, limpeza e conservação, manutenção predial e serviços agropecuários, e com 1342 alunos matriculados (PDI, 2014 -2018). Conta com a Educação de Jovens e Adultos desde 2008, no Campus Júlio de Castilhos, oferecendo o curso Técnico em Informática. Nessa primeira etapa foram efetivadas duas turmas, sendo que muitos alunos já tinham o ensino médio.

Foi pensado em uma nova alternativa de curso, que estivesse em sintonia com as expectativas de trabalho do aluno do PROEJA, e que contemplasse as especificidades da região. Nesse sentido, o Campus participou do projeto PROEJA Formação Inicial e Continuada (FIC), que em sua construção realizou uma audiência pública na comunidade de Júlio de Castilhos, a qual apontou a área de serviços como a mais solicitada pelos participantes. Respeitando os anseios da comunidade, bem como propondo a verticalização das ofertas de curso, foi proposto o curso Técnico em Comércio.

O curso foi criado com o objetivo de proporcionar aos jovens e adultos excluídos do processo educacional a oportunidade de concluírem o ensino médio integrado a uma formação profissional, permitindo que construíssem seus próprios caminhos de inserção profissional, assumindo uma ação socioambiental e de responsabilidade na busca da qualificação e do exercício da cidadania transformadora. Com o curso Técnico em Comércio, na modalidade PROEJA, o Campus Júlio de Castilhos busca construir um diálogo entre educação, trabalho, ciência, tecnologia e inovação, reconhecendo a multidimensionalidade das expressões humanas e comprometendo- se com a definição de novos marcos éticos, políticos e sociais.

A oferta da Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal Farroupilha se dá em observância à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996). Essa oferta também ocorre em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio,

propostas pela Resolução CNE/CEB nº 06 de 20 de setembro de 2012, em âmbito institucional e demais legislações nacionais vigentes (PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM COMÉRIO INTEGRADO PROEJA – PPC/2014, p. 15 e 16).

Destacamos que, no Campus Júlio de Castilhos, foram realizadas as atividades

in loco com alunos do PROEJA, do Curso Técnico em Comércio. Os alunos

pesquisados foram os da sétima turma, do primeiro ano, do Curso Técnico em Comércio do Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos, do ano de 2016. Inicialmente, eram vinte e dois alunos, sendo que dois desistiram do curso logo no início do ano de 2016.

O perfil dos alunos é o de pessoas com diferentes idades, predominando a idade adulta, de 20 a 50 anos, que deixaram de estudar há tempo, têm filhos, trabalham de dia, têm baixa renda e apresentam dificuldades de expressão tanto na escrita como na oralidade. Essas pessoas retornaram à escola na expectativa de enfrentar a exclusão social e de obter um trabalho digno, buscando aumentar a renda para melhorar suas vidas. Mais da metade dos alunos são da cidade de Tupanciretã e os outros da cidade de Júlio de Castilhos.

A pesquisadora deste estudo é professora titular da turma de alunos em questão na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura. Em vista disso foi pensado um projeto para a aplicação das atividades para a escritura dos relatos autobiográficos, pois seria possível ao longo do ano desenvolver as atividades propostas, já que a ementa do curso propicia esse tipo de trabalho. O PPC do Curso Técnico em Comércio, modalidade PROEJA, incentiva iniciativas como essa, pois prevê:

Compreensão do uso da linguagem como geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade. Desenvolvimento da capacidade leitora. Conhecimento e produção de gêneros textuais diversos, atendendo a necessidades comunicativas variadas. Reconhecimento de textos publicitários para venda de produtos (PPC do curso Técnico em Comércio – modalidade PROEJA – 1º ano, 2014, p.29).

Consideramos importante salientar que os alunos iniciaram os estudos apresentando grandes dificuldades na escrita e na interpretação de textos.

Com a preocupação de não revelarmos a identidade dos alunos, levando em conta que eles abordaram em seus relatos problemas enfrentados por eles e suas famílias, bem como situações marcantes de suas vidas, optamos por nomes fictícios:

pseudônimos escolhidos por eles, conforme Quadro 15. Os relatos produzidos na Construção Independente têm o pseudônimo mais o número 1, os produzidos na Construção Independente têm o pseudônimo mais número 2 e os produzidos na última versão têm o pseudônimo mais o número 3.

Quadro 14 – Pseudônimos escolhidos pelos alunos.

Construção Espontânea Construção Independente Última Versão

# Gabiru 1 # Gabiru 2 # Gabiru 3

# Laranjinha 1 # Laranjinha 2 # Laranjinha 3 # Potro Moro 1 # Potro Moro 2 Desistiu do curso

# Alemão 1 # Alemão 2 Desistiu do curso

# Ema 1 # Ema 2 Desistiu do curso

# John 1 # John 2 Reprovado no 1º ano

# Moreninha 1 # Moreninha 2 # Moreninha 3

# Capitão Rodrigo 1 # Capitão Rodrigo 2 # Capitão Rodrigo 3

# Drica 1 # Drica 2 # Drica 3

# Caçula 1 # Caçula 2 # Caçula 3

# Lulu 1 # Lulu 2 # Lulu 3

# Estrela Cadente 1 # Estrela Cadente 2 # Estrela Cadente 3 # Metamorfose 1 # Metamorfose 2 Desistiu do curso

# Andorinha 1 # Andorinha 2 # Andorinha 3

# Anjo 1 # Anjo 2 # Anjo 3

# Boneca 1 # Boneca 2 # Boneca 3

# Negra 1 # Negra 2 # Negra 3

# Falcão 1 # Falcão 2 # Falcão 3

# Sonhador 1 # Sonhador 2 # Sonhador 3

Total= 19 alunos Total= 19 alunos Total= 14 alunos