• Nenhum resultado encontrado

4. RESULTADOS

4.2. Análise da Situação Atual

4.2.1. Sumário Executivo

Segundo Rodrigues (2010), os museus históricos são uma fonte quase inesgotável do saber. Espaço de produção e socialização do conhecimento, de identificação do sujeito com a sua história e de conscientização da preservação do patrimônio cultural.

O Museu Militar Brasileiro atua no mercado de Museologia há mais de 6 anos e conta com uma loja com produtos próprios do Museu, produtos variados e de qualidade, para atender todos os seus visitantes e clientes.

Na certeza de que a função do Museu é mais que recolher e conservar peças do acervo histórico, a atuação do mesmo vem preocupando-se cada vez mais em aumentar, aperfeiçoar e diversificar suas atividades, divulgando e aproximando cada vez mais o Museu da comunidade. Como já foi exposto, o Museu se mantem através da venda da bilheteria e venda dos produtos. O objetivo proposto é que em 2016, o Museu duplique a quantidade de visitantes, consequentemente duplicando seu faturamento.

4.2.2. Análise Situacional

Neste capítulo é demonstrado a descrição do produto, a análise do mercado, a análise do consumidor, análise da concorrência e do ambiente interno e externo, e a análise FOFA (SWOT).

O Museu Militar conta no seu cenário com inúmeras viaturas e uma loja de acessórios com diversos produtos como roupas militares (bem como casacos da Segunda Guerra Mundial), fardas Americanas, bonés, camisetas, macacão, mochilas, bermudas, calça masculina e feminina, chaveiros, miniaturas, capacetes, rádios de comunicação da Segunda Guerra Mundial, adesivos, entre outros.

Os produtos são comprados de fornecedores de acordo com a rotatividade, são de alta qualidade e proporcionam conforto, lembranças segurança aos seus clientes e visitantes. As viaturas em exposição são adquiridas em leilões ou de particulares.

4.2.2.2. Mercado

O Museu trabalha para a cada ano aumentar o número de visitantes. E isso vem ocorrendo a cada ano. As visitações em geral aumentam em torno de 20% ao ano. Existe visitações o ano todo, onde as temporadas de escolas começam no início do ano letivo e terminam no mês de novembro, quando se inicia a temporada de visitação dos turistas que se estende até 20 de janeiro. A cada ano são feitas melhorias. Em 2015, foi feita uma ampliação interna com novos viaturas e mais um avião ambientado em sala de exposição de artefatos militares de diversas nacionalidades. Aconselha-se não visitar o Museu somente uma vez, a cada ano existem mudanças, melhorias, novidades para os visitantes conhecer.

4.2.2.3. Consumidor

Os consumidores dos produtos da loja de souvenir do Museu Militar são indivíduos de qualquer idade, pois na loja existem produtos para todas as idades.

4.2.2.4. Concorrência

A concorrência é um fato que afeta muitas empresas nos dias de hoje. Ela deve ser considerada como um fator positivo, um estímulo, pois muitas empresas crescem e se desenvolvem através dela, atendendo as necessidades dos seus clientes.

O Museu Militar Brasileiro tem vários concorrentes no Brasil, mas poucos tem loja de suvenir própria do Museu, como a que o Museu tem. Todas as melhorias que o Museu faz é para atender e satisfazer da melhor maneira os seus visitantes e clientes.

4.2.2.5. Preço

Os produtos da loja de souvenir do Museu Militar Brasileiro são comprados de fornecedores e as viaturas em exposição são adquiridas em leilões ou de particulares. É feito pesquisas com o produto dos fornecedores avaliando preço e qualidade do produto. Após a compra, a loja coloca uma porcentagem em cima do valor desses produtos. A loja sempre tenta equilibrar o valor de cada produto com os benefícios.

4.2.2.6. Analise FOFA

Nesse capitulo, é apresentado os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades de acordo com a visão da acadêmica:

Quadro 2 - Analise FOFA

PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

O Museu Militar Brasileiro é considerado um maiores acervos militares da América Latina.

A cidade que se localiza o Museu Militar é uma região fraca para o turismo.

Possui mais de 100 viaturas no seu acervo. Demora no retorno dos investimentos feitos. Único Museu com 2 aviões Boeing 737-300

no seu cenário.

Estrutura precária para visitação em dia de chuva.

Único Museu com avião Boeing 737-300 com sala de exibição.

OPORTUNIDADES AMEAÇAS

Crescimento no nº de visitantes. Não ter visitações. Aumento de doações.

4.2.3. Objetivos de Marketing

Conforme Cobra (1992), os objetivos de marketing são submetas para o atingimento das metas gerais da empresa. Alguns objetivos traçados pelo Museu:

- Dobrar o nº de visitantes em 2016; - Dobrar o faturamento;

- Inovar em 5 produtos para a loja.

4.2.4. Estratégias de Marketing

Segundo Westwood (1996), as estratégias de marketing são os métodos que permitem atingir os objetivos de marketing.

Nesse capítulo é abordado a segmentação, alvo e posicionamento. A segmentação é que define o alvo, que trata de como o produto deve ser percebido pelo mercado- alvo.

4.2.4.1. Segmentação

O Museu Militar Brasileiro tem sua segmentação considerada como demográfica, tendo suas vendas direcionadas a variáveis como idade, ocupação, renda, grau de instrução, religião, nacionalidade, etc.

A loja do Museu trabalha somente com a comercialização de produtos, não há outro segmento que a empresa poderia adotar. Uma alternativa de renda quando houver baixa na venda dos produtos é oferecer fotos personalizadas do Museu, onde as funcionárias tiram as fotos e imprimem na hora para os visitantes, utilizando a máquina fotográfica e impressora do própria Museu.

4.2.4.2. Alvo

A loja do Museu trabalha com a comercialização de acessórios, roupas militares, casacos da Segunda Guerra Mundial, fardas Americana, bonés, camisetas, macacão, mochilas, bermudas, calça masculina e feminina, chaveiros, miniaturas, capacetes, rádios de comunicação da Segunda Guerra Mundial, adesivos entre outros. As vendas ocorrem o ano inteiro, pois há visitação de escolas, alguns grupos e turistas o ano todo.

4.2.4.3. Posicionamento

A loja do Museu Militar Brasileiro deve se posicionar no mercado de maneira que os seus visitantes considerem importante e tenham interesse de comprar os seus souvenirs e outros produtos, trazendo assim lembranças de algum momento na vida ou da visitação.

Documentos relacionados