• Nenhum resultado encontrado

PLANO A CURTO PRAZO

SUMÁRIO DA AULA

Visualização de uma entrevista ao cavaleiro Joaquim Bastinhas. A entrevista: definição, estrutura, características, classificação e guião. Leitura de uma entrevista escrita realizada ao humorista António Raminhos. Exercícios de aplicação.

OBSERVAÇÕES

Alteração do plano de aula sempre que seja necessário.

BIBLIOGRAFIA

- COSTA, Fernanda e Luísa Mendonça. Diálogos 7. Porto editora. Porto. 2013.

- PINTO, Alexandre Dias, Carlota Miranda e Patrícia Nunes. Desafios de Português 10º ano. Santillana constância. Carnaxide. 2010.

- PINTO, José Manuel de Castro. Gramática de Português para todos. 1ª edição. Plátano Editora. Lisboa. 2007.

- VILAS-BOAS, António e Manuel Vieira. Entre Palavras 7. 1ª edição. Sebenta. 2015.

WEBGRAFIA:

www.youtube.com www.escolavirtual.pt

105 António Raminhos, conhecido pela sua participação no 5 Para a Meia-Noite, considera ter os ingredientes necessários para apresentar o talk-show da RTP1. No entanto, este desejo surgiu recentemente. «Noutra altura, se calhar não me sentia tão à vontade, mas agora acho que já tenho outra “estaleca”», afirmou ao nosso

site. O concorrente de Feitos ao Bife, concurso apresentado por Vasco Palmeirim,

aceitou o convite d’A Televisão e apresenta-se aqui num registo mais sério, abordando o seu percurso na caixinha mágica. Já de seguida, uma conversa a não perder…

1._____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________? É uma boa questão. Já pensei: «E se isto acabar, o que faço?», mas não tenho uma resposta, porque começo imediatamente a pensar em parvoíces. E isso dá origem a

sketches ou piadas, o que me leva a crer que ainda há aqui «coisa» para alguns anos…

Meses vá.

2._____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________? Curiosamente, eu sempre consumi muito humor, desde pequeno. Mas nunca tinha pensado na área como uma hipótese. Quando fui para o fantástico mundo do desemprego, aproveitei e fiz um blog, onde comecei a escrever sketches e piadas. Contudo, só anos mais tarde, nuns espetáculos no Funchal, senti realmente que «era isto». E, mais recentemente, quando estive no Brasil, senti o mesmo.

3._____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________? Mesmo quando era jornalista e tinha carteira profissional, não me sentia um jornalista. Acho que é muito mais do que isso, tal como ser comediante é muito mais do que ver muita comédia e contar piadas.

106 4._____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________? Mitch Hedberg, Demetri Martin, Herman José, Conan O’Brien e o primeiro de todos foi Jerry Lewis. Lembro-me quando a RTP dava à tarde filmes do Jerry Lewis e eu devia estar a estudar… E não estava.

5._____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________? Ser genuíno e não ser muito de modas. Dá-me ideia que muita malta quer ser humorista porque é giro e tal e são muito malucos. E, então, vêm todas as séries de comédia, sabem tudo e são ateus (também parece um pré-requisito agora). Mas isto é um trabalho como outro qualquer.

6._____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________? É o tempo dos concursos sem conteúdo, como o Splash! Celebridades, o da luva de boxe, outro de karaoke. Está quase tudo a tornar-se num game-show japonês, mas sem a loucura dos japoneses… E isso é que é pena!

7._____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________? Muita gente me aborda na rua como sendo o «granda maluco», sobretudo é isso. Malta que se cruza e fala comigo, como se eu fosse amigo de infância. E por mim é sem problema! Vamos embora!

8._____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________? Às vezes são os melhores dias. Porque posso estar chateado ou em baixo com alguma coisa e aproveito esse momento para compensar tudo o resto ou dar tudo. Por outro lado, quem convive comigo vê-me muitas vezes naturalmente bruto e não sabe distinguir se estou a gozar ou a falar a sério. O que dá jeito!

9._____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________? É fácil escrever piadas quando nos lembramos, mais complicado é fazê-lo todos os dias… e a contrarrelógio muitas vezes.

10.____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________? Quero agradar a toda a gente e isso é impossível. Quero ser sempre o melhor e isso é impossível. Estou numa constante avaliação. Se 50 pessoas dizem que gostam e uma diz que não gosta, fico a pensar porque é que aquela não gosta. É uma coisa de doidos. 11.____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________?

107 Ocupam sensivelmente dois dias «oficiais», mais o sábado todo, onde ensaiamos no mínimo mais duas vezes. Mas quando recebemos as provas, geralmente à segunda, começamos logo a pensar nisso.

12.____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________? Epá, passou-me tudo! Não sabia se havia de rir ou chorar, porque era a última pessoa que eu poderia imaginar estar ali. E nesse momento, numa questão de segundos, passou- me na cabeça a vida da minha mãe, as dificuldades, os problemas que teve e que foi do caraças estar ali.

13.____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________? Nada! Ficámos a rir, não precisamos de falar muito para saber o que pensamos! Agradeci sobretudo à equipa e à minha mãe pela surpresa.

14.____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________? É sim senhor. Um rapaz cinco estrelas, com talento para apresentar e muito mais. Conversamos muito, discutimos ideias, dizemos parvoíces. Acho que o Vasco pode ser uma aposta da RTP.

15.____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________? Aproveitei o programa para fazer coisas que inicialmente não poderia fazer noutro local. Como sketches do Herman, Monty Python, Jim Carrey, etc…

16.____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________? As piores áreas para mim são cantar e dançar, mas sendo isto um programa mais virado para o humor, qualquer uma vai dar para rir.

17.____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________? Sim, gostava de apresentar o 5 Para a Meia-Noite. Noutra altura, se calhar não me sentia tão à vontade, mas agora acho que já tenho outra «estaleca». Não podia era perder a oportunidade de continuar a fazer sketches e a partir coisas!

A Entrevista – António Raminhos

108

1. Das seguintes perguntas, seleciona a apropriada para cada resposta:

PERGUNTAS

a) Mas chegou a viver intensamente a profissão de jornalista? b) Para si, que características deve ter um bom humorista? c) Qual a situação mais hilariante que já teve com um fã?

d) Isto de ser humorista não é para qualquer um, é isso que está a querer dizer?

e) Quais as suas fontes de inspiração?

f) Falemos agora de projetos atuais. Os ensaios para Feitos ao Bife ocupam- lhe quantos dias por semana?

g) Alguma vez pensou voltar a ser jornalista se o humor não corresse bem? h) Então e quando começou a sentir que o humor era a sua vocação? i) Como avalia o atual panorama televisivo?

j) O que é que falaram quando estiveram juntos, após o término da gala? k) O que lhe passou pela cabeça quando, na primeira gala do concurso da

RTP1, foi surpreendido com um «momento armadilhado»: a entrada da sua mãe em estúdio?

l) Quais as áreas que vai experimentar nas próximas emissões? m) Quais as suas fragilidades, os seus medos?

n) Quando um dia não lhe corre bem ou quando não está bem-disposto, como consegue dar a volta?

o) Muita gente gostaria de o ver a apresentar o 5 Para a Meia-Noite. Sentia- se à vontade neste registo?

p) Vasco Palmeirim está a ser uma boa aposta por parte da RTP1? q) E quais são as áreas que mais receia?

Documentos relacionados