• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO:

No documento PROCESSO PENAL MILITAR (páginas 30-35)

1. PRINCÍPIOS DO PROCESSO PENAL MILITAR

2. APLICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA LEI PROCESSUAL PENAL

MILITAR

3. APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL NO ESPAÇO

4. APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL NO TEMPO

5. LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA MILITAR

6. QUESTÕES COMENTADAS

6.1. QUESTÃO 1

Com base nas normas positivadas no Código de Processo Penal Militar (CPPM), Decreto Lei 1002/69, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, se a afirmativa for verdadeira, e a letra F se a afirmativa for falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta. ( ) Em tempo de paz, as normas do Código de Processo Penal Militar não se aplicam fora do território

nacional.

( ) Jurisprudência e usos e costumes militares podem suprir casos omissos do CPPM.

( ) Quando militares estaduais responderem na justiça militar estadual por crimes previstos na lei penal militar, os recursos, a execução da sentença e a organização da justiça serão regulados pelo CPPM.

(A)F-F-F (B)F-V-F (C)V-F-V (D)V-V-F (E)F-V-V

6.1. QUESTÃO 1 RESPOSTA LETRA B

( F ) Em tempo de paz, as normas do Código de Processo Penal Militar não se aplicam fora do território nacional. (Art 4 b , c - fora do território nacional ou em lugar de extraterritorialidade

brasileira, quando se tratar de crime que atente contra as instituições militares)

( V ) Jurisprudência e usos e costumes militares podem suprir casos omissos do CPPM. (Art 3º b c) ( F ) Quando militares estaduais responderem na justiça militar estadual por crimes previstos na lei

penal militar, os recursos, a execução da sentença e a organização da justiça serão regulados

pelo CPPM.

(Art. 6º Obedecerão às normas processuais previstas neste Código, no que forem aplicáveis,

salvo quanto à organização de Justiça, aos recursos e à execução de sentença, os processos da Justiça Militar Estadual,....)

6.2. QUESTÃO 2

São órgãos da Justiça Militar da União em tempo de paz:

a) o Superior Tribunal Militar; a Auditoria de Correição; o Conselho Superior de Justiça Militar; os Juízes- Auditores e os Juízes-Auditores Substitutos.

b) o Superior Tribunal Militar; a Auditoria de Correição; o Ministério Público Militar; os Juízes-Auditores e os Juízes-Auditores Substitutos.

c) o Superior Tribunal Militar; o Conselho Superior de Justiça Militar; os Conselhos Permanentes de Justiça; os Juízes-Auditores e os Juízes-Auditores Substitutos.

d) o Superior Tribunal Militar; a Auditoria de Correição; os Conselhos Especiais de Justiça; os Juízes- Auditores e os Juízes-Auditores Substitutos.

e) o Superior Tribunal Militar; a Auditoria de Correição; o Conselho Superior de Justiça Militar; os Juízes- Auditores e os Juízes-Auditores Substitutos.

6. QUESTÕES COMENTADAS

6.2. QUESTÃO 2 RESPOSTA LETRA D

a) o Superior Tribunal Militar; a Auditoria de Correição; o Conselho Superior de Justiça Militar; os Juízes-Auditores e os Juízes-Auditores Substitutos.

b) o Superior Tribunal Militar; a Auditoria de Correição; o Ministério Público Militar; os Juízes- Auditores e os Juízes-Auditores Substitutos.

c) o Superior Tribunal Militar; o Conselho Superior de Justiça Militar; os Conselhos Permanentes de Justiça; os Juízes-Auditores e os Juízes-Auditores Substitutos.

d) o Superior Tribunal Militar; a Auditoria de Correição; os Conselhos Especiais de Justiça; os Juízes-Auditores e os Juízes-Auditores Substitutos.

e) o Superior Tribunal Militar; a Auditoria de Correição; o Conselho Superior de Justiça Militar; os Juízes-Auditores e os Juízes-Auditores Substitutos.

6.3. QUESTÃO 3

Analise as proposições abaixo que versam sobre o processo penal militar e julgue se são certas ou erradas :

( ) Conforme positivado no CPPM, deve ser aplicada, por analogia, a legislação de processo penal comum sempre que beneficiar a defesa pessoal do acusado.

6. QUESTÕES COMENTADAS

6.3. QUESTÃO 3 RESPOSTA ERRADO

Conforme positivado no CPPM, deve ser aplicada, por analogia, a legislação de processo penal comum

sempre que beneficiar a defesa pessoal do acusado.

A lei processual comum pode ser aplicada apenas nos casos omissos pela Legislação processual

militar e mesmo assim de não prejudicar a índole do processo penal

Art. 3º Os casos omissos neste Código serão supridos:

a) pela legislação de processo penal comum, quando aplicável ao caso concreto e sem prejuízo da índole do processo penal militar;

6.4. QUESTÃO 4

Em relação ao cargo do militar e sua carreira é correto afirmar que:

a) É vedado a todos os militares a cumulação de cargos estranhos à carreira militar. b) Em hipótese alguma caberá habeas corpus em relação a punições disciplinares militares

c) Aos militares são proibidas a sindicalização e a greve e enquanto estiverem em serviço ativo, não podem estar filiados a partidos políticos;

d) O oficial condenado na justiça comum ou militar a pena privativa de liberdade superior a dois anos, por sentença transitada em julgado, perderá automaticamente posto e patente;

e) O oficial em atividade que tomar posse em cargo ou emprego público civil permanente perderá posto e patente.

6. QUESTÕES COMENTADAS

6.4. QUESTÃO 4 RESPOSTA LETRA C

a) É vedado a todos os militares a cumulação de cargos estranhos à carreira militar. (Professor e

profissionais de saúde com compatibilidade de horários)

b) Em hipótese alguma caberá habeas corpus em relação a punições disciplinares militares (STF

admite quando houver ilegalidade ou abuso de poder)

c) Aos militares são proibidas a sindicalização e a greve e enquanto estiverem em serviço ativo, não podem estar filiados a partidos políticos;

d) o oficial condenado na justiça comum ou militar a pena privativa de liberdade superior a dois anos, por sentença transitada em julgado, perderá automaticamente posto e patente; (Vitaliciedade – só o

STM pode decretar a perda de posto e patente)

e) O oficial em atividade que tomar posse em cargo ou emprego público civil permanente perderá

posto e patente. (será transferido para a reserva, nos termos da lei)

6.5. QUESTÃO 5

Com base nas normas positivadas no Código de Processo Penal Militar (CPPM), Decreto Lei 1002/69, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

a) Em regra, a lei de processo penal militar deve ser interpretada no sentido literal de suas expressões, admitindo-se excepcionalmente a interpretação extensiva ou a interpretação restritiva em algumas situações.

b) É admissível a aplicação da lei processual penal comum em casos de omissão da lei processual penal militar ou quando essa última for mais gravosa ao réu.

c) O CPPM deve ser aplicado integralmente nos processos de competência da Justiça Militar Estadual. d) Assim como a lei processual penal comum, a lei processual penal militar só é aplicável dentro do território nacional, exceto em tempo de guerra.

e) Surgindo nova lei processual penal militar esta deverá ser aplicada imediatamente a todos os

processos que se iniciem após a sua vigência e também aos processos em andamentos caso seja mais favorável ao réu.

6. QUESTÕES COMENTADAS

6.5. QUESTÃO 5 RESPOSTA LETRA A

a) Em regra, a lei de processo penal militar deve ser interpretada no sentido literal de suas expressões, admitindo-se excepcionalmente a interpretação extensiva ou a interpretação restritiva em algumas situações. (Art. 2º CPPM)

b) É admissível a aplicação da lei processual penal comum em casos de omissão da lei processual penal militar ou quando essa última for mais gravosa ao réu. (Art. 3º CPPM)

c) O CPPM deve ser aplicado integralmente nos processos de competência da Justiça Militar Estadual. (Art. 6º CPPM)

d) Assim como a lei processual penal comum, a lei processual penal militar só é aplicável dentro do

território nacional, exceto em tempo de guerra. (Art. 4º I b , c CPPM)

e) Surgindo nova lei processual penal militar esta deverá ser aplicada imediatamente a todos os processos que se iniciem após a sua vigência e também aos processos em andamentos caso seja

mais favorável ao réu. (Art. 5º CPPM)

No documento PROCESSO PENAL MILITAR (páginas 30-35)

Documentos relacionados