• Nenhum resultado encontrado

2.6. ENGENHARIA DE CONHECIMENTO

2.6.2. Técnicas de Aquisição de Conhecimento

A necessidade de ter o conhecimento especialista disponibilizado, onde os sistemas especialistas irão prover a solução de forma rápida e confiável, é necessário a concepção de uma base de conhecimento consistente (COSTA e SILVA, 2005, p. 43).

Técnicas de aquisição de conhecimento são ferramentas que podem ser aproveitadas pelo engenheiro de conhecimento, conforme sua necessidade e objetivo, utilizando desde técnicas manuais até totalmente automáticas. Estas últimas ainda estão em desenvolvimento por pesquisadores da área de TI, focado na aprendizagem de máquinas com ou sem inferência humana (COSTA e SILVA, 2005, p. 43).

i. Técnicas Manuais de Aquisição de Dados

As técnicas manuais na atualidade são as mais utilizadas e em sua maioria estão fundamentadas na psicologia e análises dos sistemas e processos. É muito importante o papel que o engenheiro de conhecimento vai desempenhar nessa atividade, já que é o agente encarregado de adquirir, capturar e processar o conhecimento do especialista, e finalmente codificar o mesmo em uma base de conhecimento (COSTA e SILVA, 2005, p. 43 apud SOLANGE, 2002, P. 69).

Costa e Silva (2005) descrevem as técnicas manuais para a aquisição de conhecimento assim:

Técnica manual de aquisição de conhecimento baseada em acompanhamento: Esta

técnica tem como caraterística o acompanhamento das atividades para a resolução de problemas pelos especialistas com a finalidade de capturar o conhecimento do raciocínio aplicado no momento da ocorrência da falha. Uma das vantagens dessa técnica é a de evitar a aquisição de informações fora do foco pretendido, pois está sendo adquirido em um contexto prático real, que em alguns casos não é possível obter uma quantidade de informações verdadeiramente representativa.

Técnica manual de aquisição de conhecimento baseada em descrições ou imersão

na literatura: Esta técnica tem como finalidade que o engenheiro de conhecimento estude,

analise e entenda o processo ou sistema em questão para ter um conhecimento inicial sobre o mesmo. Manuais, relatórios, desenhos e documentos em geral de um processo industrial fazem

parte do processo de imersão de literatura para adquirir o conhecimento. Esta técnica de aquisição de conhecimento conduz a outras técnicas, como a entrevista, que ajuda a extrair mais o raciocínio humano do especialista. Em muitos casos o especialista faz uma descrição de seu raciocínio carregado de jargões, o que torna mais complexa tarefa do engenheiro em compreender o que o especialista tenta passar. Um conhecimento prévio do processo poderia ajudar na comunicação entre o engenheiro e o especialista possibilitando a aquisição de conhecimento em informações específicas.

Técnica manual de aquisição de conhecimento baseada em entrevistas: é uma das

técnicas mais utilizadas para a aquisição de conhecimento. Para uma melhor coleta de dados, o engenheiro pode receber o auxílio de dispositivos eletrônicos como gravadores de som, gravadoras de vídeo, fotografias, entre outros, e também de documentos estruturados como questionários. Essas ferramentas tem a finalidade de apoiar as análises no sentido de extrair a maior quantidade de informação possível do conhecimento especialista e gravar em arquivo para estudos ou verificações de conhecimento posteriores.

Existem dois tipos de entrevistas na técnica de aquisição de conhecimento, que são: as entrevistas estruturadas e as entrevistas não estruturadas.

A entrevista não estruturada tem como finalidade obter um conhecimento com uma visão mais geral do tema em estudo, não possui um tema especifico sobre a questão em estudo e são livres de ter um foco. Uma das vantagens desse tipo de entrevista é a de propiciar um bom relacionamento entre o engenheiro e o especialista, podendo chegar a temas irrelevantes do conhecimento. Por isso, recomenda-se aplicar nas fases iniciais do processo de aquisição de conhecimento, pois o bom relacionamento entre as partes ajuda a que o especialista fique a vontade para falar de suas experiências e conhecimento adquirido com o tempo.

As entrevistas estruturadas são realizadas com antecipação a fim de direcionar a conversa para a aquisição de conhecimentos específicos, com perguntas bem elaboradas que forçam ao especialista a ser sistemático no momento de passar o conhecimento. Normalmente estas entrevistas são apoiadas por gravadoras de som e vídeo, tomada de anotações para análises posteriores. Recomenda-se criar um glossário de termos que o especialista domina em sua área de função como auxílio ao engenheiro na captura de mais conhecimentos do especialista.

O engenheiro que executa a entrevista deve tomar muito cuidado no direcionamento da mesma, pois em alguns casos os resultados da entrevista poderiam ser influenciados pelo entrevistador o que levaria a um resultado pouco produtivo na busca pelo objetivo pretendido. Pode-se evitar o inconveniente planejando e revisando antecipadamente o que será realizado,

ii. Técnica Semi-Automática para a Aquisição de Conhecimento

A técnica semi-automática para a aquisição de conhecimento é uma ferramenta computacional que ajuda ao engenheiro a codificar, selecionar e organizar o conhecimento em um sistema, permitindo um desenvolvimento mais rápido de uma base de conhecimento. Os especialistas envolvidos nessa atividade de aquisição de conhecimento tem a faculdade de validar a informação entregada pelo sistema na medida em que a base de conhecimento é construída e incrementada com a finalidade de ter auxílios na tomada de decisão de maneira confiável e rápida (COSTA e SILVA, 2005, p. 44).

A complexidade das técnicas manuais está relacionada à quantidade de pessoas envolvidas no processo de aquisição de conhecimento, já que as informações passadas dos especialistas para os programadores podem gerar ruídos que atrapalham na consignação do conhecimento verdadeiro do especialista, é por isso que a técnica semi-automática tem vantagens em relação a outras (COSTA e SILVA, 2005, p. 45).

iii. Técnica de mapeamento de conceitos para a Aquisição de Conhecimento

Esta técnica permite realizar um mapeamento de conceitos a partir da obtenção de conhecimentos. Um diagrama de conceito facilita a relação que existe entre os mesmos, sendo uma ferramenta gráfica que organiza e representa o conhecimento adquirido. A vantagem da utilização da técnica é poder converter o conhecimento tácito que reside nas mentes dos especialistas em conhecimento explícito com a representação de modelos, conceito ou articulação de informação. Os conceitos são representados mediante caixas e círculo, interligados por setas em uma classificação descendente de hierarquia (VÁSQUEZ, SÁNCHEZ, et al., 2013).

Documentos relacionados